Whatsapp icon Whatsapp

O que é intervenção federal?

A intervenção federal é um dos estados de exceção previstos na nossa Constituição. É um mecanismo legal decretado pelo governo para situações emergenciais.
Constituição Federal, documento que prevê a intervenção federal no Brasil.
A intervenção federal é um estado de exceção previsto na Constituição Federal. [1]

Intervenção federal é um dos estados de exceção previstos pela Constituição. Por meio dela, a autonomia que é dada aos entes da federação (municípios, estados e Distrito Federal) é temporariamente interrompida para que o Governo Federal intervenha e resolva uma situação que demanda ação emergencial.

O Governo Federal determina o local que estará sob intervenção federal, além de ter de estabelecer um interventor para cuidar dessa intervenção, justificar o que motiva tal ação e determinar um prazo de duração. Para que a intervenção federal decretada tenha validade, o Congresso Nacional precisa aprová-la dentro de 24 horas.

Leia também: Você sabe o que é crime eleitoral?

Resumo sobre intervenção federal

  • Intervenção federal é um estado de exceção previsto na Constituição Federal.

  • Esse mecanismo determina a suspensão temporária da autonomia de algum ente da federação.

  • A intervenção federal necessita de aprovação do Congresso Nacional em até 24 horas após o seu decreto pelo presidente.

  • Outros estados de exceção presentes na Constituição são o estado de defesa e o estado de sítio.

  • Entre 1988 e 2023, já foram realizadas três intervenções federais — no Rio de Janeiro, em Roraima e no Distrito Federal.

O que é intervenção federal?

A Constituição Federal é o documento basilar do Brasil que estabelece a organização de nosso país em diversos aspectos. Um trecho desse documento determina ações a serem tomadas em contextos emergenciais, e nós chamamos essas ações de estado de exceção. Esse mecanismo suspende temporariamente alguns direitos dos cidadãos em situações emergenciais em que a segurança e a ordem do país estão ameaçadas.

A intervenção federal é um dos estados de exceção previstos na Constituição Federal. Esse mecanismo está presente no artigo 34 de nossa Carta Magna junto do estado de defesa e do estado de sítio. Intervenção federal é quando o Governo Federal suspende temporariamente a autonomia de algum ente da federação (estados, Distrito Federal e municípios).

Esse estado de exceção é acionado em situações excepcionais e de grande emergência e tem como objetivo permitir a intervenção do Governo Federal para que uma situação de gravidade seja colocada sob controle. Por meio desse mecanismo, o governo nomeia um interventor para que seja responsável pela administração do local que estará temporariamente sob a intervenção e também determina sua duração e as condições em que ela será conduzida.

O decreto de intervenção federal também precisa ser apresentado perante o Congresso Nacional dentro de 24 horas. Isso porque uma intervenção federal só pode entrar em vigor com a aprovação do Congresso Nacional. Com a resolução da questão que causou a necessidade da intervenção, o estado de exceção deve ser encerrado pelo governo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando o governo pode decretar intervenção federal?

Como já mencionado, a intervenção federal é uma medida que deve ser tomada em contextos emergenciais. O governo brasileiro não pode acionar essa medida quando bem entender, porque deve haver um contexto que justifique a sua necessidade. Isso porque estados de exceção reduzem direitos fundamentais e alteram o funcionamento dos poderes — e exatamente por isso são entendidos como estados de exceção.

Portanto, o decreto de intervenção federal é algo extremamente delicado, que deve ser acionado para situações graves. A Constituição Federal estabelece que o estado de exceção pode ser decretado para as seguintes situações:

  • garantir a integridade territorial do Brasil;

  • repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da federação a outra;

  • acabar com grave comprometimento da ordem pública;

  • garantir o livre exercício de qualquer um dos poderes nas unidades da federação;

  • reorganizar as finanças de unidade da federação;

  • garantir a execução de lei federal, ordem ou decisão judicial;

  • assegurar o respeito aos direitos constitucionais.

Saiba mais: Poder Executivo — um dos Três Poderes que administram o Brasil

Quando ocorreu intervenção federal no Brasil?

General Braga Netto e, ao fundo, símbolo do governo federal.
Em 2018, o General Braga Netto foi nomeado pelo governo para conduzir a intervenção federal no Rio de Janeiro. [2]

A intervenção federal é um estado de exceção que está presente na Constituição Federal, promulgada em 1988. Portanto, usando como base essa data, o Brasil já presenciou intervenções federais em três ocasiões desde 1988.

  • Fevereiro de 2018, no Rio de Janeiro: nessa ocasião, o então presidente, Michel Temer, decidiu decretar intervenção federal para que o governo pudesse solucionar os problemas de segurança pública no estado do Rio de Janeiro.

  • Dezembro de 2018, em Roraima: Michel Temer anunciou outra intervenção federal, desta vez para solucionar problemas graves nas finanças daquele estado.

  • Janeiro de 2023, no Distrito Federal: o governo Lula decidiu decretar uma intervenção no Distrito Federal para garantir a ordem e a segurança pública naquele local depois que manifestantes apoiadores do ex-presidente Bolsonaro invadiram o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional. Nessa manifestação, os bolsonaristas defendiam um golpe de Estado, realizando inúmeros atos de vandalismo nos três prédios e causando grande prejuízo material.

Créditos das imagens

[1] rafapress e Shutterstock

[2] Commons

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Constituição de 1988
Clique aqui e acesse o texto sobre a Constituição de 1988, a Constituição Cidadã. Veja como aconteceu sua elaboração. Conheça o contexto histórico e saiba como foi o processo de luta por uma nova Constituição no Brasil. Veja ainda algumas das conquistas obtidas com esse texto constitucional.
Estado Democrático de Direito
Conheça um pouco mais sobre o Estado Democrático de Direito, suas bases filosóficas, suas características e sua importância.
Estado de sítio
Descubra o que é o estado de sítio. Veja como ele pode ser implantado, em quais situações isso pode ser feito, o que muda com ele, e os momentos em que ocorreu.
Lei marcial
Clique aqui e saiba o que é lei marcial. Entenda quando pode ser adotada e quais direitos podem ser reduzidos. Descubra se existe previsão de lei marcial no Brasil.
Luiz Inácio Lula da Silva
Clique para conhecer detalhes da trajetória de vida de Luiz Inácio Lula da Silva. Veja como ele entrou na política e como se tornou presidente do Brasil.
Michel Temer
Clique para acessar e conhecer mais detalhes sobre a vida de Michel Temer, político que assumiu a presidência do Brasil em 2016.
video icon
Escrito"“To” e “for”: qual a diferença e como usar?" em fundo azul e vermelho.
Inglês
“To” e “for”: qual a diferença e como usar?
Assista à videoaula e aprenda a diferenciar as preposições “to” e “for”. Entenda como elas podem ser usadas nas frases.