Whatsapp icon Whatsapp

Produto de Solubilidade

O produto de solubilidade (Kps) corresponde à constante de equilíbrio que relaciona um soluto pouco solúvel e seu íons em solução.
Os cálculos renais são agregados cristalinos formados pela precipitação de alguns sais, como o fosfato de cálcio
Os cálculos renais são agregados cristalinos formados pela precipitação de alguns sais, como o fosfato de cálcio

O produto de solubilidade é simbolizado por KPS ou KS e é uma constante de equilíbrio entre um sólido não dissolvido e seus íons. O estudo do produto de solubilidade (KPS) sempre envolve um soluto pouco solúvel em solução.

Consideremos o fosfato de cálcio (Ca3(PO4)2), um sal que possui pouca solubilidade em condições ambientes. Ao ser colocado em meio aquoso, ele dissocia-se e forma alguns íons, conforme a equação iônica a seguir mostra:

Ca3(PO4)2(s) → 3 Ca2+(aq) + 2 PO43-(aq)

No entanto, visto que sua solubilidade é pequena, alguns desses íons formados tendem a unir-se novamente, o que ocasiona a precipitação do sal:

3 Ca2+(aq) + 2 PO43-(aq) → Ca3(PO4)2(s)

Uma das possíveis origens dos cálculos renais (litíase nas vias urinárias, conhecida popularmente como “pedras nos rins”), inclusive, é que os íons desse sal (cálcio, Ca2+ e fosfato, PO43-) presentes no sangue unem-se muito facilmente no organismo humano, precipitando na forma de fosfato de cálcio nos rins.

Assim, forma-se o seguinte equilíbrio (a velocidade de dissociação iônica do sal (reação direta) é igual à velocidade da precipitação do sal (reação inversa)):

Ca3(PO4)2(s) ↔ 3 Ca2+(aq) + 2 PO43-(aq)

Conforme explicado no texto Constante de equilíbrio, essa constante em termos de concentração em quantidade de matéria (Kc) é expressa colocando-se, no numerador, a multiplicação das concentrações dos produtos da reação elevadas aos seus respectivos coeficientes na equação; e no denominador, coloca-se a multiplicação das concentrações dos reagentes também elevadas aos seus respectivos coeficientes. Assim, para o equilíbrio acima, temos:

Kc = [Ca2+]3. [PO43-]2
            
[Ca3(PO4)2]

No entanto, nesse mesmo texto é mostrado que as substâncias sólidas não entram na expressão de Kc porque a sua concentração é invariável. Visto que ela é uma constante, temos o seguinte:

Kc . [Ca3(PO4)2] = [Ca2+]3. [PO43-]2

Matematicamente, sempre que temos o produto entre duas constantes, há a formação de outra constante. Assim:

Kc . [Ca3(PO4)2] = KPS

Portanto, o nosso produto de solubilidade (KPS) é dado por:

KPS = [Ca2+]3. [PO43-]2

Podemos dizer que a expressão do produto de solubilidade (KPS) sempre é igual ao produto das concentrações em mol/L dos seus íons na solução saturada elevadas a uma potência que é igual ao seu coeficiente na equação de dissociação iônica do composto.

Por exemplo, considere a seguinte reação genérica:

AmBn(s) ↔ m An+(aq) + n Bm-(aq)

A expressão do produto de solubilidade é dada por:

KPS = [An+]m . [Bm-]n

Lembrando que quando falamos de produto iônico, referimo-nos à multiplicação [An+]m . [Bm-]n.

Importante: Não confunda a solubilidade (S) com o produto de solubilidade (KPS), pois a solubilidade é a quantidade de soluto dissolvida em determinado volume de solução. Já o produto de solubilidade (KPS) é uma constante de equilíbrio que está diretamente relacionada com a solubilidade.

A solubilidade (S) muitas vezes é chamada de constante de solubilidade (CS). Assim, o produto de solubilidade (KPS) pode nos ajudar a encontrar a constante de solubilidade do composto que queremos. Vejamos dois exemplos para entender como aplicar a expressão mostrada mais acima para descobrir o valor de KPS de um composto através da solubilidade e vice-versa:

Exemplo 1:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Considerando que a solubilidade do Ca3(PO4)2, a 25ºC, vale 10-6 mol/L, qual será o valor do produto de solubilidade (KPS) para esse composto?”

Resolução:

* Primeiro escrevemos a equação que representa a dissociação iônica do sal:

Ca3(PO4)2(s) ↔ 3 Ca2+(aq) + 2 PO43-(aq)

* Vemos pelos coeficientes que a proporção estequiométrica é igual a 1 : 3 : 2. Assim, temos:


Parte de cálculo do produto de solubilidade

* Agora podemos jogar os valores das concentrações em mol/L dos íons na expressão de KPS:

KPS = [Ca2+]3. [PO43-]2
KPS = ( 3 . 10-6)3 . (2 . 10-6)2
KPS = 27 . 10-18 . 4 . 10-12
KPS = 108 . 10-30
KPS = 1,08 . 10-28

Exemplo 2:

(UERJ) O hidróxido de magnésio, Mg(OH)2, é uma base fraca pouco solúvel em água, apresentando constante de produto de solubilidade, KPS, igual a 4 . 1012. Uma suspensão dessa base em água é conhecida comercialmente como “leite de magnésia”, sendo comumente usada no tratamento de acidez no estômago. Calcule, em mol/L, a solubilidade do Mg(OH)2, numa solução dessa base.”

Resolução:


Parte de cálculo da constante de solubilidade

KPS = [Mg2+]. [OH-]2
4 . 1012 = x . (2x)2
x . (2x)2= 4 . 1012
x . 4x2= 4 . 1012
4x3 = 4 . 1012
x3 = 4 . 1012
          4
x3 = 1012

x = 10-4 mol/L

Observe na expressão do produto de solubilidade (KPS) que essa grandeza é diretamente proporcional à concentração dos íons em solução. Isso quer dizer que o KPS nos indica se um composto será mais ou menos solúvel em água. Quanto mais íons em solução, mais solúvel é a substância e maior é o KPS e vice-versa.

Mas essa afirmativa é verdadeira para sais ou bases que são similares, ou seja, que, ao se dissociarem em solução aquosa, liberam para o meio a mesma quantidade de íons. Por exemplo, observe os dois compostos a seguir:

KPS (BaSO4) = 1,1 . 10-10

KPS (CaSO4 ) = 7,1 . 10-5

Observe que esses dois sais são de mesma natureza, ou seja, ambos liberam em solução aquosa um cátion e um ânion. Assim, podemos definir qual dos dois é mais solúvel observando apenas o valor do KPS. Veja que, observando somente a potência de 10, chegamos à conclusão de que o KPS do CaSO4 é maior, portanto, ele é mais solúvel que o BaSO4.

Agora quando os compostos liberam quantidades diferentes de íons no meio, é preciso calcular a solubilidade de cada um a partir do KPS, como foi feito no exemplo 2, e comparar os resultados.

Com esses cálculos, podemos fazer a seguinte relação entre o produto de solubilidade (KPS) e o produto iônico.

* Produto iônico = KPS → solução saturada;

* Produto iônico < KPS → solução insaturada;

* Produto iônico > KPS → solução saturada com corpo de fundo (ou solução supersaturada, o que é menos provável).

Se você tem dúvidas sobre esses tipos de soluções, leia o texto Solubilidade e Saturação.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Classificação das soluções
Classificação das soluções, Estado de agregação, Natureza das partículas dispersas, Solução Sólida, Solução Líquida, Solução Gasosa, Solução diluída, Solução concentrada, Solução saturada, Solução supersaturada, Solução molecular, Solução iônica, Solução aquosa de cloreto de sódio.
Constante de Equilíbrio
Aprenda a determinar a constante do equilíbrio químico em reações químicas reversíveis.
Constante de Equilíbrio Kp
Entenda a diferença da constante de equilíbrio Kp para a Kc, como escrever a sua expressão para as reações em equilíbrio e como interpretá-la.
Cálculo da constante de equilíbrio Kc
Veja como é fácil fazer o cálculo da constante de equilíbrio e determinar o valor de Kc para as reações.
Cálculo da constante de equilíbrio Kp
Aprenda a resolver exercícios de cálculo da constante de equilíbrio Kp de reações em equilíbrio que contêm pelo menos um gás.
Deslocamento de Equilíbrio
Relação entre reação reversível e equilíbrio de um sistema.
Efeito do Íon Comum
Entenda o efeito do íon comum que ocorre em equilíbrios iônicos e que é o princípio básico de funcionamento das soluções-tampão.
Equilíbrio iônico da água
Entenda como é formado o equilíbrio iônico da água, qual é o seu produto iônico, como este varia com a temperatura, bem como sua relação com o pH.
Equilíbrio químico
Você sabe como o equilíbrio químico é atingido? Clique e descubra!
Osmose nos seres vivos
Veja como a osmose nos seres vivos permite certos acontecimentos, tais como: as raízes das plantas extraírem água do solo, a hemodiálise e a aplicação de soros e injeções.
Quociente de equilíbrio (Qc)
Entenda o que é o quociente de equilíbrio (Qc), como ele é calculado, qual a sua relação com a constante de equilíbrio e qual a sua aplicação.
Solubilidade e Saturação
Nesse texto você verá o que são soluções saturadas, insaturadas e supersaturadas e conceitos relacionados à solubilidade e à saturação de soluções químicas.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Moda e Mediana" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Moda e Mediana
Nessa aula veremos como calcular a moda e a mediana de uma amostra. Mosrarei que a moda é o elemento que possui maior frequência e que uma amostra pode ter mais de uma moda ou não ter moda. Posteriormente, veremos que para calcular a mediana devemos montar o hall (organizar em ordem a amostra) e verificar a quantidade de termos dessa amostra.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.