Whatsapp icon Whatsapp

Reações com peróxidos

As reações com peróxidos são fenômenos químicos em que esses compostos reagem com água ou ácido e formam peróxido de hidrogênio, acompanhado de base ou sal.
O peróxido de hidrogênio é formado em toda reação com peróxidos
O peróxido de hidrogênio é formado em toda reação com peróxidos

Reações com peróxidos ocorrem quando esses compostos binários – formados por dois elementos químicos, em que o oxigênio é o mais eletronegativo, com carga -1 – são misturados, em um mesmo recipiente, com água ou um ácido inorgânico.

Os elementos químicos formadores de peróxidos são os de NOX +1 (prata, hidrogênio e metais alcalinos), que resultam em peróxidos de fórmula geral Y2O2, e aqueles de NOX +2 (especificamente zinco e metais alcalinoterrosos), os quais resultam em fórmula geral Y2O2.

Assim, podemos representar os reagentes das reações com peróxidos da seguinte forma:

  • Peróxido de NOX +1 com água ou ácido:

Y2O2 + H2O

ou

Y2O2 + HX

  • Peróxido de NOX +2 com água ou ácido:

YO2 + H2O

ou

YO2 + HX

Com relação aos produtos das reações com peróxidos, obviamente, isso dependerá do reagente com o qual o peróxido estará interagindo, porém, independentemente disso, em todas essas reações, haverá um produto Z ao lado do peróxido de hidrogênio (Y2O2).

Um detalhe que não pode ser esquecido é o fato de o peróxido de hidrogênio ser um composto bastante instável. Por essa razão, ele sofre o fenômeno da decomposição de forma espontânea, formando água e gás oxigênio, como na equação abaixo:

H2O2 → H2O + ½ O2

O outro produto formado, juntamente com o peróxido de hidrogênio nas reações com peróxidos, dependerá do reagente utilizado, como veremos a seguir:

Reações de peróxidos com água

Quando colocamos um peróxido no mesmo recipiente com água, ocorre uma reação química entre as duas substâncias, levando à produção de uma base inorgânica e da substância peróxido de hidrogênio (H2O2).

YO2 + H2O → YOH + H2O2

A base é formada pela interação entre o cátion Y+2 (+2 porque, nesse exemplo, a fórmula geral é de um peróxido com elemento de NOX +2), do peróxido, e o ânion hidróxido, OH-, da água. Enquanto isso, o ânion peróxido O2-1 une-se com o cátion hidrônio da água, formando o peróxido de hidrogênio.

1º Exemplo: reação do peróxido de estrôncio (SrO2) com a água

Ao ser colocado no mesmo recipiente que a água, o peróxido de estrôncio reage formando uma base (resultante da interação entre o cátion estrôncio, Sr+2, do peróxido, e o ânion hidróxido, OH-, da água). Já o ânion peróxido O2-1 une-se com o cátion hidrônio da água, formando o peróxido de hidrogênio:

SrO2 + 2 H2O → Sr(OH)2 + H2O2

Como o peróxido de hidrogênio sofre a decomposição:

H2O2 → H2O + ½ O2

Devemos escrever a equação da reação do peróxido de hidrogênio levando em consideração esse fato:

SrO2 + 2 H2O → Sr(OH)2 + H2O + ½ O2

Eliminando uma molécula de água do reagente, com uma do produto, a equação da reação do peróxido de estrôncio com a água, na realidade, será:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

SrO2 + H2O → Sr(OH)2 + ½ O2

2º Exemplo: reação do peróxido de prata (Ag2O2) com a água

Ao ser colocado no mesmo recipiente que a água, o peróxido de prata reage formando uma base (resultante da interação entre o cátion prata, Ag+, do peróxido, e o ânion hidróxido, OH-, da água). Já o ânion peróxido O2-1 une-se com o cátion hidrônio da água, formando o peróxido de hidrogênio:

Ag2O2 + 2 H2O → 2 AgOH + H2O2

Como o peróxido de hidrogênio sofre a decomposição:

H2O2 → H2O + ½ O2

Assim, devemos escrever a equação da reação do peróxido de hidrogênio levando em consideração esse fato:

Ag2O2 + 2 H2O → 2 AgOH + H2O + ½ O2

Eliminando uma molécula de água do reagente, com uma do produto, a equação da reação do peróxido de prata com a água, na realidade, será:

Ag2O2 + H2O → 2 AgOH + ½ O2

Reações dos peróxidos com ácidos inorgânicos

Quando colocamos um peróxido no mesmo recipiente com um ácido inorgânico, ocorre uma reação química entre as duas substâncias, levando à produção de um sal inorgânico qualquer e da substância peróxido de hidrogênio (H2O2).

Y2O2 + HX → YX + H2O2

O sal é formado pela interação entre o cátion Y+1 (+1 porque, nesse caso, é a fórmula geral de um peróxido com elemento de NOX +1), do peróxido, e o ânion X- do ácido. Enquanto isso, o ânion peróxido O2-1 une-se com o cátion hidrônio da água, formando o peróxido de hidrogênio.

Obs.: Diferentemente do que ocorre na reação de peróxidos com água, nas reações de peróxidos com ácido, o peróxido de hidrogênio não sofre a decomposição porque, em meio ácido, ele torna-se uma substância estável.

1º Exemplo: reação do peróxido de potássio (K2O2) com o ácido cianídrico (HCN)

Ao ser colocado no mesmo recipiente que o ácido, o peróxido de potássio reage formando um sal (resultante da interação entre o cátion potássio, K+1, do peróxido, e o ânion cianeto, CN-, do ácido). Já o ânion peróxido O2-1 une-se com o cátion hidrônio do ácido, formando o peróxido de hidrogênio:

K2O2 + 2 HCN → 2 KCN + H2O2

2º Exemplo: reação do peróxido de zinco (ZnO2) com o ácido fosfórico (H3PO4)

Ao ser colocado no mesmo recipiente que o ácido, o peróxido de zinco reage formando um sal (resultante da interação entre o cátion zinco, Zn+2, do peróxido, e o ânion fosfato, PO4-3, do ácido). Já o ânion peróxido O2-1 une-se com o cátion hidrônio do ácido, formando o peróxido de hidrogênio:

3 ZnO2 + 2 H3PO4 → Zn3(PO4)2 + 3 H2O2

Publicado por Diogo Lopes Dias

Artigos Relacionados

Balanceamento de Equações Químicas
Aprenda a realizar o balanceamento das equações químicas por meio do método das tentativas.
Características e nomenclatura das Bases
Bases, dissociação iônica, hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio, hidróxido de alumínio, íons, cátion, ânion, hidróxido de ferro, hidróxido de cobre, sabor adstringente.
Nomenclatura das bases
Conheça todas as particularidades da regra de nomenclatura das bases e aprenda a utilizá-la com exemplos práticos.
Nomenclatura dos sais
Clique e aprenda a realizar a nomenclatura dos sais neutros, ácidos, básicos, duplos, hidratados e alúmen.
Reações com hidretos
Clique e aprenda os princípios e como devemos proceder na montagem de equações que representam reações com hidretos.
Reações com sulfetos
Clique e conheça quais são as principais reações químicas com sulfetos, bem como os reagentes e produtos dessas reações.
Reações inorgânicas
Clique aqui e entenda o que são reações inorgânicas. Conheça seus tipos. Saiba como elas acontecem e onde podem ser observadas no cotidiano.
Reações químicas
Entenda o que são reações químicas e como elas ocorrem. Conheça os tipos de reações e as leis que as regem. Veja alguns exemplos de reações químicas.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula da soma dos ângulos externos de um polígono convexo qualquer e como encontrar a medida de cada ângulo externo.