Whatsapp icon Whatsapp

Nomenclatura das bases

A regra de nomenclatura para uma base utiliza como critérios fundamentais o nome do elemento que acompanha a hidroxila e o termo hidróxido.
Hidróxido de sódio é o nome da base utilizada na fabricação de sabões em barra
Hidróxido de sódio é o nome da base utilizada na fabricação de sabões em barra

A nomenclatura das bases, assim como a nomenclatura das outras funções inorgânicas como ácidos, sais e óxidos, segue obrigatoriamente uma regra que, no caso das bases, é dada por:

Regra de nomenclatura geral para as bases

O termo hidróxido proposto na regra de nomenclatura das bases é referente ao grupo hidroxila (OH), presente na fórmula dessas substâncias, que é colocado junto ao nome do elemento que acompanha o grupo OH.

Fórmula geral de uma base segundo Arrhenius

Obs.: Caso o elemento químico que acompanhe o grupo hidroxila não seja a prata (Ag), o zinco (Zn) ou não pertença às famílias IA, IIA e IIIA, devemos indicar, depois do nome do elemento, o algarismo romano correspondente ao índice que está localizado após o grupo hidroxila (com ou sem parênteses).

Regra de nomenclatura para as bases com algarismo romano

Acompanhe a seguir alguns exemplos da aplicação da regra de nomenclatura das bases:

1º Exemplo: Sr(OH)2

Nessa base, temos o grupo hidroxila ligado ao elemento estrôncio (que pertence à família IIA) apresentando a carga +2, que é indicada pelo índice colocado após o parêntese. Assim, a nomenclatura dessa base é hidróxido de estrôncio.

Obs.: O algarismo romano referente à carga não foi colocado após o nome estrôncio por este se tratar de um elemento da da família IIA.

2º Exemplo: AgOH

Nessa base, temos o grupo hidroxila ligado ao elemento prata (que pertence à família IB) apresentando a carga +1, que é indicada pela ausência de índice após o parêntese. Assim, a nomenclatura para essa base é hidróxido de prata.

Obs.: O algarismo romano referente à carga não foi colocado após o nome do elemento, pois esse é o procedimento quando o elemento é a prata, o zinco ou pertence às famílias IA, IIA e IIIA.

3º Exemplo: Ti(OH)4

Nessa base, temos o grupo hidroxila ligado ao elemento titânio (que pertence à família IVB) apresentando a carga +4, que é indicada pelo índice colocado após o parêntese. Assim, a nomenclatura para essa base é hidróxido de titânio IV.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Obs.: Conforme o que explicamos anteriormente, o algarismo romano referente à carga foi colocado depois do nome do elemento titânio por ele não fazer parte das famílias IA, IIA, IIIA.

4º Exemplo: Sb(OH)5

Nessa base, temos o grupo hidroxila ligado ao elemento antimônio (que pertence à família VA) apresentando a carga +5, que é indicada pelo índice colocado após o parêntese. Assim, a nomenclatura para essa base é hidróxido de antimônio V.

Obs.: Assim como no exemplo anterior, o algarismo romano referente à carga foi colocado depois do nome do elemento antimônio por ele não fazer parte das famílias IA, IIA, IIIA.

5º Exemplo: Fe(OH)2

Nessa base, temos o grupo hidroxila ligado ao elemento ferro (que pertence à família VIIIB) apresentando a carga +2, que está indicada pelo índice colocado depois do parêntese. Assim, a nomenclatura para essa base é hidróxido de ferro II.

Obs.: O algarismo romano referente à carga foi colocado após o nome do elemento ferro por ele não fazer parte das famílias IA, IIA, IIIA.

  • Nomenclatura usual das bases

Uma variação da regra de nomenclatura das bases pode ser utilizada quando um elemento químico é capaz de formar mais de uma base, que é o caso dos elementos que não pertencem às famílias IA, IIA e IIIA.

Nesses casos, sempre temos nas bases o elemento apresentando cargas diferentes, como nos casos de hidróxido de ferro II [Fe(OH)2] e hidróxido de ferro III [Fe(OH)3], em que um deles apresenta carga maior que o outro.

Regra de nomenclatura usual para as bases

Na regra de nomenclatura usual para as bases, o termo oso será utilizado para o caso de a base apresentar o cátion de menor carga, e o termo ico será utilizado para o caso de cátion de maior carga.

Exemplo: Hidróxido de ferro II [Fe(OH)2] e Hidróxido de ferro III [Fe(OH)3].

Como o ferro II apresenta menor carga e o ferro III apresenta maior carga, o nome dessas bases será, respectivamente, hidróxido ferroso e hidróxido férrico.

Publicado por Diogo Lopes Dias
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Bases
Conheça quais são as principais bases e como elas são classificadas. Aprenda como nomeiam-se os compostos alcalinos e quais são suas aplicações mais comuns.
Bases no cotidiano
Conheça algumas das principais aplicações e origens das bases usadas no cotidiano.
Características e nomenclatura das Bases
Bases, dissociação iônica, hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio, hidróxido de alumínio, íons, cátion, ânion, hidróxido de ferro, hidróxido de cobre, sabor adstringente.
Classificação das Bases
Como a solubilidade se relaciona com o grau de dissociação de bases.
Conceito de ácido, base e sal pela teoria de Arrhenius
Segundo o conceito de Arrhenius, em solução aquosa os ácidos produzem como cátion somente o hidrogênio, as bases produzem como ânion somente a hidroxila e os sais geram íons diferentes destes.
Equações de dissociação das bases
Aprenda a interpretar e a construir equações de dissociação de bases!
Força das bases
Aprenda a determinar a força das bases por meio da simples análise de sua fórmula, nome e grau de dissociação!
Principais bases
Conheça as principais bases usadas na indústria química, suas características e aplicações na sociedade.
Solubilidade das bases
Aprenda a classificar uma base quanto à sua capacidade de dissolver-se muito, pouco ou quase nada em água!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.