Câncer de cérebro
Câncer de cérebro ou câncer cerebral é um tipo de câncer do sistema nervoso central. Ele pode ter origem no próprio cérebro ou ter atingido o órgão por meio de um câncer que se originou em outra parte do organismo. Os sintomas são variados e podem incluir dores de cabeça, alterações no equilíbrio, convulsões, fraqueza e alterações de personalidade.
Até o momento, não existem exames de rotina para diagnosticar o problema, entretanto, diante de um quadro sugestivo, o médico poderá realizar exames, como a ressonância magnética, como forma de tentar diagnosticar o problema. O tratamento do câncer de cérebro dependerá de diferentes fatores, como a localização e o tipo de tumor. Entre as opções de tratamento destacam-se a cirurgia, radioterapia e quimioterapia.
Leia também: Câncer infantil — características e sintomas que ajudam no diagnóstico precoce
Resumo sobre câncer de cérebro
-
O câncer de cérebro é um tipo de câncer do sistema nervoso central.
-
Em adultos, a maioria dos tumores que afetam o cérebro é resultado de metástase.
-
Tumores cerebrais podem provocar dores de cabeça, convulsões, fraqueza e até mesmo problemas de audição, de fala e mudanças comportamentais.
-
Exames de imagem são usados na detecção de câncer de cérebro.
-
O tratamento do câncer de cérebro pode ser feito com adoção de cirurgias, radioterapia ou quimioterapia.
Características do câncer de cérebro
O câncer de cérebro, assim como outros tipos de câncer, é resultado do crescimento anormal e descontrolado de células que levam à formação de tumores. Junto à medula espinhal, o câncer de cérebro é classificado como um tipo de câncer do sistema nervoso central.
Os tumores que atingem o cérebro podem surgir diretamente no órgão ou chegarem ao cérebro por meio de metástase, ou seja, iniciam-se em outro órgão e, posteriormente, se disseminam para o cérebro. Quando surgem no cérebro, são chamados de tumores cerebrais primários, e quando surgem em outro órgão, recebem o nome de tumores cerebrais metastáticos.
É importante destacar que os tumores metastáticos são os mais comuns em adultos. Nesses casos, o tratamento não é feito da mesma forma que nos cânceres que se iniciam no próprio cérebro. Se um câncer inicia-se no pulmão e se dissemina para o cérebro, por exemplo, ele será tratado como câncer de pulmão.
Os tumores cerebrais primários surgem nas células do cérebro e, em geral, não se disseminam para órgãos distantes. Esses tumores, no entanto, causam danos graves, pois acabam destruindo o tecido cerebral.
Sintomas do câncer de cérebro
Os tumores cerebrais podem destruir o tecido cerebral normal e podem também gerar um aumento da pressão dentro do crânio, provocando diferentes sintomas. Alguns dos sintomas que podem ocorrer em caso de câncer de cérebro são:
-
dores de cabeça que se tornam mais fortes ao longo do tempo;
-
dores de cabeça que se iniciam sempre na mesma região;
-
dores de cabeça que passaram a ocorrer com maior frequência;
-
mudança do tipo de dor de cabeça;
-
convulsões;
-
fraqueza ou dormência em partes específicas do corpo;
-
alterações na fala e na compreensão;
-
mudanças na personalidade;
-
alterações na locomoção;
-
problemas de equilíbrio;
-
sonolência;
-
problemas de visão;
-
dificuldade para engolir.
É importante destacar que a presença desses sintomas não indica necessariamente um câncer cerebral, entretanto é importante a avaliação. Alguns problemas que podem desencadear quadros semelhantes são os AVCs, meningite e até mesmo quadros psiquiátricos.
Veja também: Epilepsia — quais as causas desse problema neurológico?
Como detectar o câncer de cérebro?
Até o momento, não existem exames de rotina para a detecção do câncer de cérebro. Geralmente, o diagnóstico ocorre quando o paciente procura ajuda médica devido a outras razões clínicas. Dentre os exames que podem colaborar para a confirmação do diagnóstico estão a ressonância magnética e a tomografia.
Câncer de cérebro tem tratamento?
Dentre os tratamentos disponíveis para câncer de cérebro estão a cirurgia, radioterapia e quimioterapia. É importante salientar que o tratamento do câncer de cérebro varia de acordo com o quadro do paciente e o tipo de tumor apresentado pelo indivíduo. Alguns tumores, por exemplo, podem ser curados apenas com cirurgia, enquanto para outros se faz necessária a combinação de terapias, como a cirurgia e a radioterapia.