Linha Internacional da Data

A Linha Internacional da Data é uma linha imaginária que marca a mudança da data. Ela possui grande importância para a definição do calendário e do horário terrestre.
O monumento acima simboliza a passagem da Linha Internacional da Data na Oceania.[1]

 A Linha Internacional da Data é uma linha imaginária localizada nos extremos leste e oeste do planeta a qual marca a mudança da data. Ela está localizada no chamado antimeridiano de Greenwich, ou seja, no ponto 180° de longitude terrestre.

A sua história está atrelada à necessidade do estabelecimento de um marco para a passagem dos dias. O seu funcionamento se relaciona à mudança da data. Sendo assim, essa linha possui fundamental importância para a definição dos fusos horários e dos calendários civis.

Veja também: Linha do Equador — linha imaginária que divide o globo em dois hemisférios

Resumo sobre a Linha Internacional da Data

  • A Linha Internacional da Data é uma linha imaginária localizada no meridiano de 180° que marca a passagem de data no planeta.

  • Essa linha funciona como um marco na mudança da data a partir de definições internacionais.

  • Ela evidencia elementos como o movimento de rotação e a esfericidade terrestre.

  • É crucial para a definição de fusos horários e calendários civis e para o desenvolvimento das atividades humanas.

  • A história da Linha Internacional da Data teve início por meio de discussões que evidenciavam a necessidade da padronização do horário e do calendário mundial.

  • A partir da Conferência Internacional do Meridiano (1884), realizada em Washington (EUA), definiu-se a Linha Internacional da Data.

O que é a Linha Internacional da Data?

A Linha Internacional da Data é uma linha imaginária situada no antimeridiano de Greenwich, ou seja, ela fica no meridiano terrestre de 180°, pois Greenwich está localizado no meridiano terrestre de 0°. Em termos geográficos, a Linha Internacional da Data está situada nos extremos leste e oeste do planeta, mais precisamente no oceano Pacífico, entre os seguintes continentes:

A Linha Internacional da Data é um marco político que indica a passagem dos dias civis no planeta. Logo, a sua principal função é a divisão entre o início e o fim de um dia. Sendo assim, ela possui grande importância para a definição dos fusos horários e dos calendários.

Como funciona a Linha Internacional da Data?

A Linha Internacional da Data é uma linha imaginária que determina a mudança da data. Se trata do ponto do planeta que marca a passagem de um dia para o outro. Sendo assim, essa linha imaginária tem como base o movimento de rotação e a esfericidade terrestre.

O funcionamento da Linha Internacional da Data se dá mediante a passagem por esta linha imaginária, que está localizada entre os extremos leste e oeste do planeta:

  • ao avançar de oeste para leste, volta-se um dia no calendário;

  • ao avançar de leste para oeste, avança-se um dia no calendário.

O fato de a Linha Internacional da Data estar localizada em uma região desabitada, ao longo do oceano Pacífico, facilita a operacionalização do seu funcionamento.

Para que serve a Linha Internacional da Data?

A Linha Internacional da Data serve para marcar a mudança de data por meio do estabelecimento de uma linha imaginária de passagem entre um dia e outro. Sendo assim, ela auxilia na demarcação dos calendários e na operacionalização dos fusos horários. A sua função é predominantemente política, sendo fundamental para o desenvolvimento de diversas atividades civis.

Mapa da Linha Internacional da Data

Importância da Linha Internacional da Data

A importância da Linha Internacional da Data está atrelada, prioritariamente, à definição dos calendários e dos fusos horários. Essa linha é fundamental para a operacionalização da passagem de um dia para o outro por meio de deslocamentos diversos, como viagens aéreas e navegações marítimas. Portanto, ela facilita o desenvolvimento de diversas atividades humanas.

Saiba mais: Trópicos de Câncer e de Capricórnio — linhas imaginárias paralelas à Linha do Equador

História da Linha Internacional da Data

A história da Linha Internacional da Data perpassa ao período das Grandes Navegações, especialmente o século XVI, quando navegadores discutiam a importância da definição de um marco imaginário para a passagem dos dias. As questões debatidas por diversos desbravadores eram duas:

  • a esfericidade do planeta;

  • a indefinição sobre os dias terrestres.

Os navegadores enfrentavam dificuldades na demarcação dos dias das suas viagens, ou seja, na medição de sua duração.

O Meridiano de Greenwich é outra linha imaginária de grande importância em nível mundial.

Porém, tal debate foi resolvido somente no século XIX, por meio de discussões internacionais sobre a necessidade do estabelecimento de linhas imaginárias e fusos horários. A partir da Conferência Internacional do Meridiano (1884), realizada em Washington (EUA), definiu-se o Meridiano de Greenwich (0°) como o marco zero da contagem do tempo no planeta. Já a Linha Internacional da Data (180°), também chamada de antimeridiano de Greenwich, foi definida como o ponto de passagem de dias.

Crédito de imagem

[1] Don Mammoser / Shutterstock 

Publicado por Mateus Campos
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula da soma dos ângulos externos de um polígono convexo qualquer e como encontrar a medida de cada ângulo externo.