Mundialização
A mundialização é um processo marcado pela integração entre as esferas econômica e cultural em nível mundial. Ela ocorre por meio de disseminação das cadeias comerciais e hábitos culturais entre os países do globo. A acentuação dos fluxos e trocas comerciais bem como o estabelecimento de redes de circulação de pessoas, mercadorias e serviços são características da mundialização.
Esse processo tem como objetivo fomentar a integração econômica e cultural em nível mundial. No âmbito econômico, destaca-se o crescimento das chamadas empresas transnacionais, enquanto, no cultural, ressalta-se o aumento do uso das redes sociais. Porém essa integração econômica e cultural não ocorre de forma homogênea em todo o mundo, gerando, assim, como consequência negativa desse processo, o aumento das disparidades sociais.
Leia também: Indústria cultural — uma forma de produzir bens culturais em larga escala visando ao lucro
Resumo sobre mundialização
-
A integração entre as esferas econômica e cultural das sociedades humanas corresponde ao processo de mundialização.
-
As Grandes Navegações e as Revoluções Industriais foram marcos importantes do desenvolvimento da mundialização.
-
A principal característica da mundialização é a integração da economia mundial, especialmente em termos econômicos e culturais.
-
O principal objetivo da mundialização é possibilitar a integração das diferentes sociedades humanas.
-
Um exemplo de mundialização da economia e da cultura é a disseminação de cadeias de alimentação ao redor do globo.
-
A mundialização tem como consequência negativa a ampliação das desigualdades mundiais, marcadas pela diferença econômica e cultural entre os países.
-
A globalização, diferentemente da mundialização, tem enfoque maior nos processos econômicos em nível mundial.
-
A internacionalização, ao contrário da mundialização, designa apenas a disseminação de pessoas, mercadorias e serviços para além das fronteiras nacionais.
O que é mundialização?
A mundialização é um processo econômico, político e social caracterizado pela integração, especialmente da economia e da cultura, em nível mundial. Esse processo foi marcado pelo desenvolvimento tecnológico da sociedade, como o crescimento das cadeias de transporte e comunicação, que fomentou a integração da sociedade humana em nível global.
→ Exemplo de mundialização
Um exemplo típico da mundialização é a disseminação de grandes cadeias de alimentação, comumente conhecidas como redes de fast-food, que, por meio da atuação em diferentes países do globo, contribuíram para a integração mundial em termos econômicos, em razão do crescimento das redes do comércio global, e também em termos culturais, por causa da expansão de práticas culinárias locais.
História da mundialização
A mundialização ocorreu historicamente por meio do desenvolvimento de ferramentas diversas, como os transportes e as comunicações, tecnologias que possibilitaram a integração das sociedades humanas em nível global. São marcos históricos dessa integração o período das Grandes Navegações, a partir do qual o comércio mundial foi fortemente desenvolvido, e, ainda, o processo das Revoluções Industriais, que marcaram a urbanização e industrialização em escala global.
Mais recentemente, com o desenvolvimento dos organismos supranacionais, além da maior integração mundial em termos de comércios e serviços, assim como o crescimento das redes sociais e demais ferramentas de disseminação cultural, a mundialização é uma forte protagonista dos tempos atuais.
Saiba mais: ONU — um dos principais organismos supranacionais que existem na atualidade
Características da mundialização
A principal característica da mundialização é a integração da economia mundial, especialmente por meio do desenvolvimento de ferramentas diversas, que possibilitam maior incorporação das sociedades humanas em termos econômicos e culturais.
Essa integração é possibilitada por meio de outras importantes características, como:
-
maior fluxo de pessoas, mercadorias e serviços;
-
estabelecimento de redes de comércio em nível mundial;
-
desenvolvimento de tecnologias de transporte e comunicação;
-
instituição das grandes cadeias industriais e comerciais;
-
funcionamento de um sistema capitalista, especialmente em suas fases financeira e informacional.
Objetivos da mundialização
O principal objetivo da mundialização é possibilitar a integração das diferentes sociedades humanas, especialmente por meio de aspectos econômicos e sociais, fomentando assim a homogeneidade em nível mundial. Dessa forma, o crescimento econômico e comercial, a disseminação de formas de cultura e o desenvolvimento das redes e fluxos internacionais são objetivos alcançados pela mundialização.
Tipos de mundialização
A mundialização é um processo marcado pela integração econômica, política e social, que envolve especificamente duas esferas.
→ Mundialização da economia
A mundialização da economia é um processo bastante atual, marcado pela disseminação de empresas e comércios transnacionais ao redor do globo. O desenvolvimento dos transportes a das comunicações possibilitou o aumento dos fluxos e trocas comerciais globais e contribuiu ativamente para o estabelecimento da divisão internacional do trabalho presente no mundo atual.
→ Mundialização da cultural
A mundialização da cultura corresponde à disseminação de hábitos culturais ao redor do mundo. O crescimento do uso das redes sociais, além de outras formas de entretenimento, como séries e filmes, contribuiu de forma ativa para a disseminação de hábitos culturais locais em nível mundial. O uso de línguas e expressões estrangeiras também é um exemplo desse tipo de mundialização.
Vantagens e desvantagens da mundialização
O processo de mundialização, como ocorre com os diferentes sistemas em nível mundial, possui vantagens e desvantagens importantes, que impactam diretamente nas esferas econômica, política e social e também na vida dos agrupamentos humanos.
Nesse contexto, pode-se citar como vantagens da mundialização:
-
desenvolvimento dos transportes e das comunicações;
-
aumento do comércio internacional em nível global;
-
facilidade de circulação de pessoas, mercadorias e serviços;
-
crescimento do intercâmbio cultural entre as nações;
-
enriquecimento das economias das nações do mundo.
Por sua vez, destacam-se como pontos importantes em termos de desvantagens da mundialização:
-
crescimento da desigualdade econômica e social;
-
diferença de desenvolvimento entre as nações do globo;
-
impacto ambiental provocado pela integração econômica;
-
aumento da padronização cultural entre os países e sociedades;
-
protagonismo das nações desenvolvidas na economia e na cultura.
Mundialização x globalização
Tradicionalmente, a mundialização e a globalização são tratadas como sinônimos, inclusive nos estudos geográficos, mas algumas perspectivas as consideram como diferentes conceitos:
-
Mundialização: apesar de ela também tratar da integração econômica envolvida pela globalização, tem como destaque a esfera cultural, ou seja, a mundialização também trata da disseminação de hábitos culturais em nível mundial.
-
Globalização: tem um enfoque mais economicista, logo, é um processo fortemente vinculado à integração econômica em nível mundial.
Veja também: Quais são as fases da globalização?
Mundialização x internacionalização
A mundialização e a internacionalização também são termos muito utilizados como sinônimos, mas algumas perspectivas geográficas as consideram como conceitos distintos:
-
Mundialização: refere-se à integração propriamente dita desses processos, em nível mundial, com destaque para as esferas econômica e, principalmente, cultural.
-
Internacionalização: indica apenas o caráter de disseminação de pessoas, mercadorias e serviços para além das fronteiras nacionais.
Crédito de imagem
[1] hanohiki / Shutterstock