Revolução Russa

Realizada em 1917, a Revolução Russa foi o acontecimento responsável por transformar a Rússia na primeira nação socialista da história.
Vladimir Lenin foi o principal líder da Revolução Russa. Ele assumiu o governo da Rússia após a revolução.

A Revolução Russa foi o acontecimento que resultou na transformação da Rússia na primeira nação socialista da história. Aconteceu em outubro de 1917, de acordo com o calendário juliano, por meio de um levante armado, conduzido pelos bolcheviques inicialmente, em São Petersburgo. Após a revolução, o país foi assumido por Vladimir Lenin.

A Rússia do começo do século XX era um país pobre, agrário e atrasado em relação às grandes nações da Europa Ocidental. Além disso, possuía uma sociedade extremamente desigual e um governo autoritário, conduzido pela dinastia Romanov. Esse cenário se agravou com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), permitindo que os socialistas chegassem ao poder.

Leia também: Revolução Chinesa — a ascensão do Partido Comunista Chinês ao poder da China

Resumo sobre a Revolução Russa

  • A Revolução Russa foi o acontecimento responsável por transformar a Rússia na primeira nação socialista da história.

  • Ocorreu em 1917.

  • No começo do século XX, a Rússia era governada pela monarquia czarista e conduzida pelos Romanov desde o século XVII.

  • A Rússia era um país pobre, atrasado, com uma grande desigualdade social e um governo autoritário.

  • Os bolcheviques eram parte do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR) e defendiam que a tomada de poder acontecesse pela via revolucionária.

  • A Revolução Russa é dividida em duas fases: Revolução de Fevereiro e Revolução de Outubro.

  • Por meio da Revolução Russa, Vladimir Lenin assumiu o poder na Rússia.

Videoaula sobre a Revolução Russa

O que foi a Revolução Russa?

A Revolução Russa foi o acontecimento responsável pela transformação da Rússia no primeiro país socialista da história, em 1917. A Rússia era um país em agitação, desde o começo do século XX, que enfrentava inúmeros problemas, como a grande exploração de sua população, a pobreza, a desigualdade social, o autoritarismo do imperador, a guerra etc.

A tomada de poder na Rússia foi realizada pelos bolcheviques, uma das alas do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR) . Esse grupo, liderado por Lenin, acreditava no estabelecimento de um governo socialista aos moldes marxistas da ditadura do proletariado. Com a ascensão dos bolcheviques, estabeleceu-se a União Soviética.

Rússia antes da Revolução Russa

No começo do século XX, a Rússia era um país pobre e atrasado em relação aos países da Europa Ocidental. O país ainda possuía uma monarquia absolutista, em que o czar (imperador) era a autoridade absoluta. Além disso, a sociedade russa possuía grupos privilegiados (clero e nobreza), que sustentavam os seus luxos por meio da exploração da população.

O czarismo, como era conhecida a monarquia russa, era executado pela dinastia Romanov desde o começo do século XVII, e, no contexto da Revolução Russa, o país era governado por Nicolau II. A Rússia era um país que ainda dependia da agricultura, e esse atraso tecnológico se tornou um problema.

Houve tentativas de modernização do país, e, no final do século XIX, uma tímida industrialização aconteceu em grandes cidades, como São Petersburgo e Moscou. A cidade de São Petersburgo foi transformada em capital do país, no século XVIII, com o objetivo de aproximar a capital russa das grandes cidades europeias.

Essas iniciativas, no entanto, não foram suficientes porque a maioria da população russa, composta por camponeses e operários, vivia em um estado de grande pobreza. Isso deu energia para que movimentos de oposição ganhassem força no país, e um deles foi o Partido Operário Social-Democrata Russo, do qual surgiram os bolcheviques.

Socialismo na Rússia

O Partido Operário Social-Democrata Russo foi um partido político que surgiu em 1898 e que se inspirava nas ideias de Karl Marx e de Friedrich Engels. Esse partido reuniu diversos grupos revolucionários que atuavam na Rússia e propôs a derrubada de czarismo e o estabelecimento de uma nova realidade, que permitiria a construção do socialismo.

Esse partido acabou se dividindo em dois grupos, que possuíam propostas distintas sobre como realizar a tomada de poder na Rússia. A divisão do Partido Operário Social-Democrata Russo aconteceu em 1903, quando se estabeleceram os mencheviques e os bolcheviques.

Os mencheviques eram liderados por Martov e Plekhanov, enquanto os bolcheviques eram liderados por Lenin. Essa divisão aconteceu durante o Segundo Congresso do POSDR, organizado em Londres. Veja, a seguir, o que os mencheviques e os bolcheviques defendiam:

  • Mencheviques: acreditavam ser necessário o desenvolvimento do capitalismo na Rússia para então dar início a algumas reformas que trariam melhorias à vida dos trabalhadores. A partir daí, seria possível então proceder com a tomada de poder pelos socialistas para o estabelecimento do socialismo na Rússia.

  • Bolcheviques: defendiam que a tomada de poder para a implantação do socialismo deveria ser imediata e conduzida por meio de uma revolução armada, liderada pelos próprios trabalhadores. Com isso seria implantada a ditadura do proletariado, que conduziria o país para o comunismo. Lenin também defendia uma estrutura de poder do partido centralizada, com obediência ao comando do partido e aos princípios do marxismo.

Revolução de 1905

A Revolução Russa foi o resultado do desgaste do czarismo na Rússia e do aumento da insatisfação social com esse regime e a situação do país. Em 1904, o czar Nicolau II decidiu iniciar uma guerra contra o Japão pelo controle da Manchúria. Essa guerra ficou conhecida como Guerra Russo-Japonesa.

Esse conflito agravou os problemas russos e aumentou a pobreza da população, que, insatisfeita, passou a realizar uma série de protestos e outras manifestações, como greves. Um desses protestos foi o Domingo Sangrento, em que a população de São Petersburgo realizou uma passeata pacífica pelas ruas da cidade, pedindo que o czar a ajudasse a enfrentar os problemas que a assolavam.

Nessa passeata a população ainda exaltava o czar, carregando cartazes em seu apoio e cantando-lhe músicas. A reação de Nicolau II foi brutal, e a população que estava na passeata foi alvo da violência dos guardas que protegiam o Palácio de Inverno (casa do czar). Os guardas abriram fogo contra a população russa, e essa violência pode ter causado a morte de até cinco mil pessoas. Esse acontecimento chocou a população russa, que, indignada com a ação do czar, conduziu uma série de revoltas contra o governo.

As revoltas conduzidas pela população em reação ao Domingo Sangrento foram o que se chamou de Revolução de 1905, entendida como um ensaio para a Revolução Russa de 1917. Durante a Revolução de 1905, surgiram os sovietes, os conselhos formados pelos trabalhadores operários. Para saber mais detalhes sobre o Domingo Sangrento e a Revolução de 1905, clique aqui.

Quais foram as fases da Revolução Russa?

A Revolução Russa, que ocorreu em 1917, é dividida em duas fases: Revolução de Fevereiro e Revolução de Outubro.

Revolução de Fevereiro

O envolvimento da Rússia na Primeira Guerra Mundial agravou a situação do país e colocou os trabalhadores em estado de rebelião.

Em 1917, a situação da Rússia continuava precária devido à participação do país na Primeira Guerra Mundial. A falta de alimentos que o país sofria e a grande quantidade de derrotas para a Alemanha tornaram o conflito impopular para a população russa. O apoio ao imperador Nicolau II era extremamente baixo.

A agitação da população russa levou a diversos protestos e levantes populares como demonstração da insatisfação com a falta de alimentos e o envolvimento do país na guerra. Um desses levantes contou com a participação das tropas do czar e resultou na invasão do Palácio Tauride, onde se reunia a Duma (Parlamento russo, criado após 1905).

A insatisfação popular e o levante dos guardas, que se uniram ao povo, fizeram com que Nicolau II abdicasse do trono. O vazio no poder fez com que a Rússia se transformasse em uma república que foi chamada de Governo Provisório e foi governada por Georgy Lvov e depois por Aleksandr Kerensky.

Revolução de Outubro

Em outubro de 1917 (no calendário juliano), os bolcheviques organizaram um levante armado e tomaram os principais prédios de São Petersburgo, capital do país. O líder do Governo Provisório, Aleksandr Kerensky, fugiu, e Lenin se estabeleceu como o governante da Rússia.

Lenin ganhou enorme popularidade na Rússia ao retornar ao país e coordenar uma série de manifestações em defesa de um levante revolucionário e de melhorias para o povo russo. Entre os lemas defendidos por ele, estavam “paz, pão e terra” e “todo poder aos sovietes”. Com isso, os bolcheviques se estabeleceram no governo da Rússia.

Consequências da Revolução Russa

Dentre as consequências da Revolução Russa, podemos destacar:

  • realização de reforma agrária na Rússia, com a distribuição de terras entre os camponeses;

  • saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial por meio do Tratado de Brest-Litovsk;

  • confisco das propriedades privadas;

  • estatização da economia;

  • Guerra Civil Russa (1918-1921);

  • emergência da Rússia como potência mundial sob o nome de União Soviética;

  • Guerra Fria (1947-1991).

Fontes

FREEZE, Gregory L. (org.). História da Rússia. Lisboa: Edições 70, 2017.

GILBERT, Martin. A História do Século XX. São Paulo: Planeta, 2016.

HOBSBAWN, Eric. A era dos extremos: o breve século XX. 1941-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos de Revolução Russa

A perseguição stalinista aos opositores
Saiba mais sobre a perseguição stalinista aos opositores do líder soviético Josef Stálin.
Bolcheviques e mencheviques
Descubra quem são os bolcheviques e os mencheviques. Conheça a sua origem, seus principais líderes e o que cada grupo defendia na Revolução Russa.
Domingo Sangrento e a Revolução de 1905
Clique aqui e entenda a relação que há entre o massacre que ocorreu em São Petersburgo, conhecido como Domingo Sangrento, e a Revolução de 1905 na Rússia.
Josef Stalin
Clique no link para saber mais sobre a vida de Josef Stalin. Veja detalhes sobre sua atuação revolucionária e sobre o seu governo.
Leon Trotsky
Acesse este link para ver detalhes sobre a vida de Leon Trotsky, um dos grandes revolucionários russos do século XX.
NEP
O plano que conciliou práticas econômicas socialistas e capitalistas.
O Império Russo no início do século XX
O Império Russo no inicio do século XX, era imenso e constituído por diferentes povos com diversas línguas e tradições diferentes. A industrialização se deu de maneira mesmo assim o Império Russo continuou a ser agrário e arcaico.
Os sovietes e o duplo poder
Os sovietes se opunham ao Governo Provisório como órgão de poder dos trabalhadores contra os exploradores. Conheça!
Revolução de Outubro
Clique no link para saber mais detalhes sobre a Revolução de Outubro. Veja o contexto, como os bolcheviques chegaram ao poder e as consequências disso.
Revolução Permanente x Socialismo num só país
Os dois projetos que disputaram o governo russo após a morte de Vladimir Lênin.
Revolução Russa – A crise e a queda do czarismo
Revolução Russa, Socialismo, czarismo, queda do czarismo, processo revolucionário russo, mundo contemporâneo, Nicolau II, Lênin, Trotski, Stálin, Exército Vermelho, bolcheviques, mencheviques, guerra civil, Primeira Guerra Mundial, NEP, planos qüinqüenais.
Revolução Russa – o processo revolucionário e o Governo Lênin
Revolução Russa, Socialismo, czarismo, queda do czarismo, processo revolucionário russo, mundo contemporâneo, Nicolau II, Lênin, Trotski, Stálin, Exército Vermelho, bolcheviques, mencheviques, guerra civil, Primeira Guerra Mundial, NEP, planos qüinqüenais.
Stalinismo
Clique para conhecer mais sobre o stalinismo, regime totalitário que existiu na União Soviética entre 1927 e 1953. Veja os principais acontecimentos desse período.
Enem
O que você precisa saber sobre o SiSU 2024
Assista ao vídeo para conferir tudo que você precisa saber sobre o SiSU 2024.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos