Cloreto de sódio (sal de cozinha)

O cloreto de sódio é um composto iônico de fórmula molecular NaCl, aplicado na culinária, para temperar e conservar carnes e texturizar queijos, e na medicina, para reidratar o organismo e repor os eletrolitos. É indispensável para o bom funcionamento do corpo humano, pois os íons provenientes do sal estão presentes nos nossos sistemas nervoso, muscular e digestivo.A principal forma de obtenção do sal de cozinha é por extração da água marinha, feita pela evaporação.

Leia também: Eletrólise do cloreto de sódio – processo e produtos

Propriedades do cloreto de sódio

  • Fórmula molecular: NaCl
  • Aspecto: sólido, branco
  • Densidade: 2,165 g/cm³
  • Ponto de fusão: 801 °C
  • Ponto de ebulição: 1413 ºC
  • Solubilidade: solúvel em água.
  • Condutividade: é um sal condutor quando dissociado em meio aquoso.

Composição química do cloreto de sódio

A composição da molécula de cloreto de sódio é dada por um átomo de cloro (Cl) e um átomo de sódio (Na), na proporção de 1 para 1. Os átomos dessa molécula são conectados por ligação iônica e formam íons Na + e Cl - quando dissociados em meio aquoso.

Representação da molécula cloreto de sódio e seu arranjo cristalino.

Obtenção do cloreto de sódio

Atualmente a principal fonte de obtenção do cloreto de sódio dá-se pela evaporação da água do mar, um processo semelhante à destilação simples, só que nele é feita apenas a coleta do soluto, o sal, nosso item de interesse.

A água do mar passa por tanques ou placas evaporadoras, reservatórios rasos que abrangem uma extensa área, e quando acontece a concentração dessa salmoura, chegando-se ao ponto de maturação, a água que restou no reservatário é retirada e volta para o mar, e então é possível fazer a coleta do sal que ficou precipitado no fundo.

Em seguida, o cloreto de sódio passa por um processo de lavagem para retirar-se as impurezas, como restos orgânicos e minerais que não são de interesse, como magnésio (Mg) e cálcio (Ca), e então pelo beneficiamento.

O beneficiamento do sal é dado de acordo com o destino de interesse. O sal para consumo humano, por exemplo, é adicionado de iodo (I) para suprir as necessidades do corpo, evitando assim, por exemplo, doenças decorrentes de distúrbio da tireoide, como o bócio.

A coleta do sal é feita após processo de evaporação.

Aplicação do cloreto de sódio

O cloreto de sódio é uma substância química presente no cotidiano, um item indispensável da culinária, usado tanto para temperar quanto para conservar alimentos perecíveis, como a carne.

A propriedade higroscópica (que absorve a água) do sal proporciona um ambiente estéril para muitos microrganismos, bactérias responsáveis pelo apodrecimento do alimento e proliferação de toxinas (que são prejudiciais a nossa saúde) e que não conseguem sobreviver em um meio de elevada pressão osmótica (pressão submetida à carne pelo “roubo” de líquido provocado pelo sal).

Aplicado no ramo alimentício para manipulação da textura de alguns alimentos, como o queijo, que é “curado” (endurecido) com auxílio do sal, o sal também é usado para controlar a fermentação no processo de fabricação de pães, queijos, linguiças e conservas.

Ainda, é utilizado medicinalmente na composição do soro fisiológico, em uma concentração de 0.9 g de cloreto de sódio para cada 100 ml de solução, sendo uma solução isotônica em relação ao corpo, ou seja, tem a mesma concentração de sais dos líquidos corporais. É utilizado para lavagem de mucosas e administração intravenosa quando necessário, e para reposição líquida e eletrolítica no organismo.
O cloreto de sódio é a principal matéria-prima utilizada industrialmente para extração de cloro (Cl2), soda cáustica (NaOH) e hipoclorito de sódio (NaClO).

Veja também: Ácido sulfúrico – substância química mais usada pela indústria

Importância do cloreto de sódio

O cloreto de sódio é indispensável para o bom funcionamento do corpo humano. Os eletrolitos provenientes do sal estão presentes nos processos:

  • de contração muscular, incluindo músculos cardíacos;
  • de sinapses ou impulsos nervosos (reação de transmissão elétrica);
  • de transporte dos gases dióxidos de carbono das células até o trato pulmonar;
  • de absorção de potássio pelo intestino delgado, potássio que age no relaxamento muscular;
  • do pâncreas, para a liberação de insulina.
As sinapses elétricas acontecem em meio iônico, no qual podem estar presentes íons provenientes do cloreto de sódio.

Exercícios resolvidos

Questão 1 – Qual o tipo de interação atômica que acontece na molécula que compõe o sal de cozinha (NaCl)?

A) Ligação metálica
B) Ligação covalente
C) Ligação iônica
D) Ligação dipolo-dipolo
E) Ligação do tipo covalente-dativa

Resolução

Alternativa C. O sal de cozinha possui os átomos de sódio e cloro unidos por ligação iônica, pois são elementos que têm significativa diferença de eletronegatividade entre si. A ligação iônica acontece entre um metal e um ametal; no caso do cloreto de sódio, o metal sódio (Na) doa um elétron para o ametal cloro (Cl), ficando assim ambos estáveis eletronicamente.

Questão 2 – (Unifor-CE) A boa condutibilidade elétrica das soluções aquosas de cloreto de sódio deve-se ao movimento de:

A) elétrons livres.
B) elétrons compartilhados
C) moléculas solvatadas
D) moléculas dispersas
E) íons dispersos.

Resolução

Alternativa E. A dissociação do NaCl resulta na formação de íons dispersos, íons que, por estarem livres, terão carga, possibilitando, assim, a transmissão de corrente elétrica. 

Questão 3 – O sal de cozinha é obtido principalmente da água do mar, assinale a alternativa do nome do procedimento para extração do sal.

A) Filtragem
B) Secagem
C) Decantação
D) Evaporação
E) Destilação

Resolução

Alternativa D. O processo para extração do cloreto de sódio da água do mar é feito por evaporação, processo semelhante à destilação, mas nele não há coleta do líquido final, apenas do soluto. A evaporação para extração do sal é feita submetendo a água do mar ao calor do Sol, até que aconteça gradativamente a concentração e precipitação do sal presente na solução.

Publicado por Laysa Bernardes Marques de Araujo
Português
Literatura de Cordel
Saiba as origens, as especificidades e alguns dos principais autores da Literatura de Cordel no Brasil.