Número atômico e número de massa

O número atômico e o número de massa são determinados com base nas partículas do núcleo atômico. O primeiro é descrito na Tabela Periódica, já o segundo deve ser calculado.
O núcleo do átomo pode nos informar dois parâmetros importantes: o número atômico (Z) e o número de massa (A).

O número atômico e o número de massa são dois parâmetros importantes informados pelo núcleo do átomo. O número atômico (Z) corresponde ao número de prótons no núcleo do átomo. O número de massa (A) corresponde ao número de partículas pesadas no núcleo atômico, ou seja, prótons e nêutrons. O número de massa pode ser calculado, então, pela fórmula A = Z + n, em que “n” corresponde ao número de nêutrons.

O número atômico é coletado da Tabela Periódica, pois ele serve para identificar os elementos químicos. Quando representamos elementos químicos em textos, deve-se representar o número atômico colocando o seu valor abaixo e à esquerda do símbolo do elemento químico, enquanto o número de massa deve ser escrito acima e à esquerda do elemento químico.

Leia também: Afinal, o que é um átomo?

Resumo sobre número atômico e número de massa

  • O número atômico, representado pela letra Z, corresponde ao número de prótons no núcleo.
  • O número de massa, representado pela letra A, corresponde ao somatório de partículas pesadas do núcleo: prótons e nêutrons.
  • A fórmula geral para cálculo do número de massa é A = Z + n.
  • O número atômico pode ser coletado na Tabela Periódica, enquanto o número de massa deve ser calculado.
  • Quando representamos elementos químicos, o número atômico fica localizado embaixo e à esquerda do símbolo, enquanto o número de massa fica localizado em cima e à direita do símbolo.

O que é número atômico?

O número atômico, representado pela letra Z, é definido como o número de prótons que um átomo tem em seu núcleo. É usado para diferenciar os elementos químicos e para organizar os elementos na Tabela Periódica. Foi proposto, em 1913, pelo físico amador holandês Antonius van den Broek e mais bem explicado, fisicamente, pelo físico inglês Henry Moseley. Para saber mais sobre o número atômico, clique aqui.

O que é número de massa?

O número de massa, representado pela letra A, é definido como o número total de partículas pesadas (prótons e nêutrons) que um átomo tem em seu núcleo. Como a junção de prótons e nêutrons é conhecida como “núcleons”, alguns autores também podem se referir a esse número como “número de núcleon”.

Veja também: Qual a diferença entre número de massa e massa atômica?

Diferenças entre o número atômico e o número de massa

O número atômico faz referência apenas à quantidade de cargas presentes no núcleo atômico, ou seja, ele pode ser entendido como a carga nuclear da espécie atômica. Assim sendo, o número atômico depende unica e exclusivamente do número de prótons.

o número de massa é uma forma de se representar a massa da espécie atômica em termos das partículas que têm massa significativa na estrutura atômica: prótons e nêutrons. Os elétrons não são contabilizados, mesmo fazendo parte da estrutura básica do átomo, pois têm uma massa muito menor que a dos núcleons.

Como calcular o número atômico e o número de massa

O número atômico, em si, não precisa ser calculado. Ele é determinado apenas como o número prótons contidos no núcleo e pode ser encontrado na Tabela Periódica. Assim sendo, podemos dizer que:

Z = nº prótons

Como consequência de o átomo ser eletricamente neutro, o número de prótons é igual ao número de elétrons. Contudo, com a existência dos íons, não é possível dizer que o número atômico é também o número de elétrons, visto que uma espécie atômica pode ganhar ou perder elétrons.

o número de massa poderá ser calculado pelo somatório de partículas nucleares, ou seja, o somatório entre o número de prótons e nêutrons:

A = p + n

Em que “p” é o número de prótons e “n” é o número de nêutrons. Analogamente, como o número de prótons é o número atômico, a fórmula pode ser reescrita da seguinte forma:

A = Z + n

Em que Z é o número atômico.

Como identificar o número atômico e o número de massa

O número atômico pode ser encontrado na Tabela Periódica. O número atômico é, inclusive, a forma utilizada para dispor os elementos na tabela, que organiza os elementos em ordem crescente de número atômico.

O número de massa, entretanto, varia de isótopo para isótopo. Assim sendo, a Tabela Periódica não apresenta esse parâmetro, mas sim uma média ponderada dos números de massa dos isótopos dos elementos. O número de massa, aliás, é numericamente igual à massa atômica.

Contudo, quando escrevemos um elemento químico, é possível representar ambos os parâmetros: o número atômico deve ser colocado abaixo e à esquerda do símbolo do elemento, enquanto o número de massa deve ser posto em cima e à esquerda do símbolo do elemento.

Representação geral dos elementos químicos, com seus respectivos números atômico e de massa.

Por extensão, também é possível perceber o número de massa da espécie. Quando escrevemos, por exemplo, césio-137 ou Cs-137, estamos nos referindo ao isótopo de césio que tem número de massa igual a 137.

Saiba mais: Isótopos, isóbaros, isótonos e isoeletrônicos – conceitos e diferenças

Exercícios resolvidos sobre número atômico e número de massa

Questão 1. (Unesp/2024.1) O exame de diagnóstico por imagem denominado PET-Scan (sigla em inglês para Tomografia por Emissão de Pósitrons) utiliza como emissor de pósitrons (\(_{+1}^{0}e \)) o radionuclídeo 18F. Ao emitir um pósitron, esse radionuclídeo transforma-se no isótopo 18O, cujo número de prótons e número de nêutrons são, respectivamente, iguais a

(A) 8 e 10.

(B) 9 e 10.

(C) 8 e 9.

(D) 10 e 8.

(E) 10 e 9.

Resposta: Letra A

O isótopo 18O consiste no átomo de oxigênio com número de massa igual a 18 (o número está acima e à esquerda do símbolo). Ao se consultar a Tabela Periódica, vê-se que o elemento químico oxigênio tem Z = 8; assim, seu número de prótons é igual a 8.

O número de nêutrons é determinado assim:

A = Z + n

18 = 8 + n

n = 10

Ou seja, a espécie tem 10 nêutrons.

Questão 2. (Etec/2023.1) O iodo é um elemento químico que apresenta número de massa 127 e número atômico 53.

Na Química, pode ser representado da seguinte maneira: \(_{53}^{127}I \).

A partir das informações dadas para o elemento iodo, pode-se afirmar, corretamente, que apresenta

(A) 53 prótons.

(B) 53 nêutrons.

(C) 74 elétrons.

(D) 74 prótons.

(E) 127 nêutrons.

Resposta: Letra A

Ao ter número atômico 53, o iodo apresenta também 53 prótons. Todo átomo é eletricamente neutro, assim sendo, o iodo apresenta também 53 elétrons. O número de nêutrons é calculado da seguinte forma:

A = Z + n

127 = 53 + n

n = 74

Fontes

ATKINS, P.; JONES, L.; LAVERMAN, L. Príncípios de Química: Questionando a vida e o meio ambiente. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2018.

INTERNATIONAL OF PURE AND APPLIED CHEMISTRY – IUPAC. Compendium of Chemical Terminology – IUPAC Recommendations (Gold Book). Disponível em: https://goldbook.iupac.org/

TAVARES, O. A. P. Talento de Moseley: desvendando os segredos do átomo. Ciência e Sociedade – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. v. 1, n. 1, 2013.

Publicado por Stéfano Araújo Novais

Artigos Relacionados

Atomística
Clique aqui e fique por dentro dos assuntos e conceitos relacionados ao átomo! Aproveite e teste esse conhecimento conferindo nossos exercícios resolvidos.
Camada de valência
Clique aqui e saiba o que é camada de valência. Descubra quantos elétrons ela possui e conheça as duas formas de encontrá-la.
Diferença entre número de massa e massa atômica
Número de massa é a soma dos prótons e nêutrons. Massa atômica é a média ponderada das massas atômicas dos isótopos naturais do elemento.
Estrutura atômica
Clique aqui e entenda o que é estrutura atômica. Descubra qual é essa estrutura. Saiba qual é sua relação com a Tabela Periódica e conheça sua história.
Evolução dos modelos atômicos
Conheça a história da evolução dos modelos atômicos, incluindo os modelos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr.
Massa Atômica de um Átomo
Entenda a definição de massa atômica de um átomo, como ela é encontrada e a sua diferença em relação ao número de massa.
Matéria e sua classificação
Como a matéria se classifica, substâncias simples, substâncias compostas, misturas, fases de uma mistura, mistura homogênea, mistura heterogênea, Metano, Oxigênio, Ozônio, Água, Gás cianídrico, Gás carbônico, Amônia, Hidrogênio, Hélio.
Modelo Atômico de Bohr
Entenda as características de um modelo atômico fundamentado em dois postulados e conhecido como o Modelo Atômico de Bohr.
Modelo Atômico de Rutherford-Bohr
Conheça o modelo atômico de Rutherford-Bohr que explica muitos fenômenos, como a emissão de luzes coloridas pelos fogos de artifício.
Modelos atômicos
A reformulação científica dos modelos atômicos inicialmente propostos.
Núcleo atômico
Clique aqui e conheça importantes aspectos sobre o núcleo atômico!
Número atômico
Saiba o que é número atômico e qual a sua importância para a construção da Tabela Periódica. Aprenda a distinguir entre número atômico e número de massa.
Prótons
Saiba mais sobre o próton conhecendo suas características, importância para estrutura atômica e história. Confira ainda exercícios resolvidos sobre o assunto.
Semelhanças entre átomos
Saiba a diferença entre Isótonos, Isóbaros e Isótopos.
Átomo
Clique aqui, saiba o que é o átomo, reconheça suas principais subpartículas e acompanhe seu desenvolvimento histórico com a evolução dos modelos atômicos.
Inglês
Como usar whatever, whenever, whoever, however, whichever?
Assista à videoaula e aprenda sobre as palavras whatever, whenever, whoever, however e whichever. Entenda como são formadas, o que indicam e como usá-las.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos