Propriedades da fosfoetanolamina

A fosfoetanolamina (o princípio ativo da pílula do câncer) foi alvo de inúmeras polêmicas por ser apontada como possível cura para o câncer.
Cápsulas de fosfoetanolamina, a pílula do câncer

Durante 20 anos, desde 1995, o grupo de pesquisa do professor Gilberto Orivaldo Chierice, da USP de São Carlos, desenvolveu uma substância denominada de fosfoetanolamina sintética. No ano de 2015, essa substância tornou-se bastante popular porque o professor Chierice divulgou para a mídia que a fosfoetanolamina sintética desenvolvida pelo seu grupo apresentava ótimos resultados no tratamento do câncer.

Para que uma substância seja considerada eficaz para o tratamento de uma doença, são necessários vários testes e pesquisas, todos confirmados e aceitos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Como a fosfoetanolamina ainda não passou por esses trâmites legais obrigatórios, ainda não pode ser chamada de medicamento ou de cura para o câncer.

Neste texto, vamos dar ênfase nas características e propriedades da Fosfoetanolamina:

1) Propriedades da Fosfoetanolamina

a) Composição química


Fórmula estrutural da Fosfoetanolamina

Os elementos químicos que formam a molécula de Fosfoetanolamina (C2H8NO4P) são:

  • Carbono (2 átomos)

  • Oxigênio (4 átomos)

  • Nitrogênio (1 átomo)

  • Hidrogênio (8 átomos)

  • Fósforo (1 átomo)

Todos esses elementos compõem três grupos distintos na molécula:

Em virtude da presença do grupo orgânico amina, de acordo com a Bioquímica, a Fosfoetanolamina é uma amina primária, pois o Nitrogênio está ligado a dois átomos de Hidrogênio. Porém, como é um tipo de fosfolipídeo (lipídio que apresenta ácido fosfórico), também é considerada um monoéster.

b) Características físicas

  • Sólida em temperatura ambiente;

  • Solúvel em água e em solventes orgânicos;

  • Suas moléculas interagem por meio de Ligações de Hidrogênio;

  • Ponto de fusão e ebulição ainda desconhecidos.

c) Reatividade

No organismo, a fosfoetanolamina é utilizada como reagente básico na produção de diversos fosfolipídios importantes para o equilíbrio e manutenção celular.

Entre eles, temos:

  • Fosfatidiletanolamina:

  • Fosfatidilserina:

  • Fosfatidilcolina:

2) Comportamento no organismo

As moléculas de fosfoetanolamina e os fosfolipídeos produzidos a partir delas apresentam as seguintes possíveis ações no organismo:

  • Participa de vias de sinalização (indica se a célula está com defeito) para um macrófago;

  • Composição da membrana celular;

  • Transporte de ácido graxo para as mitocôndrias;

  • Participação na síntese de substratos intermediários (participa da quebra dos nutrientes adquiridos na alimentação) do metabolismo;

  • Participação de etapas da regulação do metabolismo celular, como o metabolismo mitocondrial;

  • Participa da síntese de acetilcolina (substância que participa da transmissão do impulso nervoso);

  • Participa da síntese hormonal;

  • Divisão celular.

3) Síntese laboratorial de Fosfoetanolamina

A produção de fosfoetanolamina em laboratório pode ser realizada por meio da reação química entre o ácido fosfórico e a etanolamina (2-aminoetanol). Nessa reação, as duas moléculas unem-se após a formação de uma molécula de água por meio da hidroxila (OH) da etanolamina e de um hidrogênio do ácido fosfórico.


Equação de formação da fosfoetanolamina

Publicado por Diogo Lopes Dias

Artigos Relacionados

Amina
Descubra o que são as aminas. Conheça suas características e nomenclatura. Saiba como as aminas são classificadas e quais as mais comuns no dia a dia.
Esterificação
Saiba mais sobre as reações de esterificação, suas aplicações, como elas ocorrem e sua diferença em relação à transesterificação e à saponificação.
Estrutura Química dos Esteroides
Conheça a estrutura química, as fontes de obtenção e as funções essenciais dos esteroides, tais como o colesterol, e os hormônios sexuais testosterona e estradiol.
Força intermolecular, temperatura e solubilidade de moléculas
Como a interação entre moléculas torna um composto mais solúvel?
Ligações de Hidrogênio
Ocorre quando a molécula possui um hidrogênio (“polo positivo”) ligado ao flúor, nitrogênio ou oxigênio, ou seja, elementos muito eletronegativos (“polos negativos”).
Lipídios
Compreenda o que são os lipídios e as principais funções dessas moléculas nos organismos vivos.
Metabolismo
Entenda o que é metabolismo e compreenda a diferença entre anabolismo e catabolismo.
Nomenclatura dos hidrocarbonetos
Saiba mais sobre as regras de nomenclatura para hidrocarbonetos. Saiba como analisar uma estrutura e definir sua nomenclatura. Resolva os exercícios propostos.
Organelas celulares
Você sabe o que são organelas celulares? Clique aqui, descubra o que são essas estruturas, e conheça algumas delas e suas funções.
Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição na Tabela Periódica
Veja qual é a relação dos pontos de fusão e de ebulição dos elementos em relação ao crescimento do seu número atômico, na mesma família e no mesmo período da Tabela Periódica.
Retículo endoplasmático
Aprenda as principais características do retículo endoplasmático e entenda a diferença entre seus dois tipos.
Solubilidade dos Compostos Orgânicos
Você sabe por que o etanol consegue se misturar tanto em água como em gasolina? Isso é explicado pelos fatores que determinam a solubilidade dos compostos orgânicos.
Ácido Fosfórico
Conheça mais sobre o ácido fosfórico, o ácido que deu origem ao mito de que os refrigerantes à base de cola desentopem pias.
Ácidos
Clique e descubra a definição de ácido, suas características, classificações e utilizações. Confira também exercícios resolvidos sobre o tema!
Ésteres
Descubra o que são os ésteres. Saiba mais sobre sua nomenclatura. Veja quais são as diferentes classificações e formas de obtenção. Resolva os exercícios propostos.
História
Grécia Antiga: Os Cretenses
Assista à nossa videoaula para conhecer a história dos cretenses. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos