Whatsapp icon Whatsapp

Sapoti

O sapoti é o fruto do sapotizeiro (Manilkara zapota L.), uma planta nativa do sul do México e da América Central. Muito apreciado in natura, esse fruto é cultivado em várias partes do Brasil, desde o sul do estado de São Paulo até a região amazônica. O sapoti apresenta casca com coloração marrom, e sua polpa pode variar do amarelado até o marrom, quando o fruto está maduro. É muito perecível em condições naturais, o que torna a conservação após sua coleta um desafio.

Leia mais: Camomila – muito utilizada como planta medicinal em todo o mundo

O sapotizeiro

O sapotizeiro é uma planta da família Sapotaceae que tem como fruto o sapoti. É uma árvore com folhas verdes e brilhantes e de copa frondosa que pode apresentar formato arredondado, piramidal ou irregular. A planta pode atingir 15 metros de altura e possui vários galhos resistentes, os quais são difíceis de ser quebrados.

A planta produz látex, e seu tronco é curto, com coloração que varia de cinza-claro à marrom-escuro. A inflorescência é fasciculada, apresentando flores pequenas de coloração branca, levemente rosada ou em tom de creme. A polinização é, principalmente, entomófila, ou seja, realizada por insetos. O fruto (sapoti) é uma baga, e sua dispersão é feita por animais como aves e morcegos.

Na medicina popular, o sapotizeiro é utilizado no tratamento de diferentes problemas de saúde. As folhas, por exemplo, são usadas para tratamento de resfriados, diarreia e tosse. As sementes, por sua vez, são esmagadas e usadas no controle da febre e de forma diurética, e a casca do tronco da planta é usada para fabricar-se um chá que auxilia no controle de febre, verminoses e diarreia.

 O sapotizeiro não é uma planta nativa do Brasil, mas é amplamente cultivada aqui.
O sapotizeiro não é uma planta nativa do Brasil, mas é amplamente cultivada aqui.

Essa planta é nativa do sul do México e da América Central. De acordo com a Embrapa, a planta espalhou-se por toda a América tropical, Caribe e América do Sul e nas partes mais quentes da Flórida, Estados Unidos, principalmente na região de Key West e nas proximidades de Miami. A planta pode ser encontrada, ainda, na Ásia e Oceania.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É amplamente cultivada no Brasil, sendo seu desenvolvimento favorecido por altas temperaturas e umidade. A planta desenvolve-se em diferentes tipos de solo, mas cresce, preferencialmente, em solos ricos em matéria orgânica, bem drenados e aerados.

O cultivo do sapotizeiro apresenta como principal objetivo a produção de fruto, entretanto o látex dessa planta também apresenta importância econômica, sendo utilizado, na primeira metade do século XX, como matéria-prima para a fabricação de goma de mascar no México e América Central.

[publicação_omnia]

O sapoti

O sapoti é um fruto de formato ovalado com casca fina de coloração marrom. Na superfície do fruto, percebe-se a presença de um pó que se desprende ao ser tocado. A polpa do fruto apresenta cor esbranquiçada quando ele está imaturo, com ela mudando à medida que ele amadurece, passando a apresentar coloração amarelada, castanho-avermelhada ou marrom. Possui sabor adocicado e levemente adstringente.

No que diz respeito a suas propriedades nutricionais, o sapoti destaca-se por apresentar vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Além disso, possui sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. Cada 100 gramas da fruta possui 96 calorias.

 O sapoti é um fruto ingerido (normalmente) in natura e que apresenta várias vitaminas e sais minerais.
O sapoti é um fruto ingerido (normalmente) in natura e que apresenta várias vitaminas e sais minerais.

O sapoti é um fruto consumido, geralmente, in natura, porém pode ser utilizado na fabricação de doces, geleias, sorvetes e compotas. Esse fruto amadurece rapidamente sob condições naturais, portanto, para garantir-se a comercialização, é necessário que os produtores desenvolvam técnicas para retardar a maturação. Duas das técnicas são o controle da atmosfera com a remoção do etileno (hormônio vegetal gasoso que atua no amadurecimento dos frutos) e o aumento da concentração de gás carbônico.

Leia também: Alimentação saudável – entenda a importância de adicionar frutas em sua dieta

Sapota e sapoti

Sapoti e sapota são dois nomes utilizados para diferenciar os frutos do sapotizeiro. Sapota é o nome dado ao fruto arredondado e maior que o sapoti. O sapoti, por sua vez, apresenta formato ovalado e é mais leve que a sapota. Vale salientar que essas diferenças entre os frutos não são caracterizadas como variedades botânicas.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore.
21 de setembro – Dia da Árvore
Entenda a importância do Dia da Árvore e por que essa data foi escolhida clicando aqui. Neste texto abordaremos ainda a importância das espécies arbóreas tanto ecológica quanto economicamente. Citaremos também as consequências da retirada de nossas árvores.
Açaí
Saiba qual é a origem do açaí e conheça seus benefícios para a saúde. Entenda também como é o seu consumo pelo país e quais as características do cultivo.
Figo
Clique aqui e conheça mais informações acerca do figo, uma fruta consumida em diversas partes do mundo. Saiba mais sobre seus benefícios e formas de consumo.
Linhaça
Linhaça
A linhaça previne doenças e melhora o sistema imunológico, além de diminuir o ritmo de envelhecimento celular. Conheça mais sobre essa semente!
Maçã
Maçã
A maçã é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. Confira!
O pequizeiro é protegido por lei – e não é por um acaso!
Pequi
Saiba as propriedades do pequi e sua utilização na medicina natural.
A pitomba é um fruto que possui uma casca dura, mas quebrável, e sua árvore pode atingir até 12 metros de altura
Pitomba
Conheça mais sobre essa fruta tão apreciada pela população da região Nordeste!
O capim-santo é uma planta medicinal que possui ação calmante e antiespasmódica
Plantas medicinais
Saiba mais sobre as plantas medicinais e por que elas são altamente utilizadas pela população.
Cada cacho da pupunheira possui até cem frutos
Pupunheira
Planta típica da região amazônica de bastante interesse econômico.
A babosa é uma planta tradicionalmente utilizada como medicinal, entretanto apresenta alto poder abortivo
Riscos do uso de plantas medicinais
Descubra os riscos de se utilizar plantas medicinais clicando aqui!
As vitaminas do complexo B podem ser encontradas em diferentes alimentos
Vitaminas do complexo B
Saiba mais sobre as diferentes vitaminas do complexo B conhecendo a função de cada uma delas e onde podem ser encontradas.
video icon
Biologia
Reprodução sexuada
Confira nossa aula sobre reprodução sexuada, que é o padrão mais comum de reprodução dos grupos de seres vivos e o que possui o maior sucesso evolutivo. Veja aqui as suas características!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.