Whatsapp icon Whatsapp

Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz)

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma instituição, vinculada ao Ministério da Saúde, que tem por finalidade desenvolver atividades voltadas para a área da saúde, educação e do desenvolvimento científico e tecnológico. De acordo com a própria fundação, os conceitos que pautam a Fiocruz são “promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania”.

A Fiocruz é responsável pela produção de vários medicamentos e vacinas, oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. Além disso, oferece cursos de pós-graduação nos níveis de especialização, mestrado e doutorado.

Leia mais: Instituto Butantan – entre outras atividades, atua na produção de soros e vacinas para a população

Breve história da Fiocruz

A Fiocruz é uma fundação brasileira que surgiu, originalmente, com o objetivo de fabricar soros e vacinas contra a peste bubônica, uma doença causada por bactéria e que é transmitida pela picada de uma pulga. Sua história inicia-se com a criação do Instituto Soroterápico Federal, na Fazenda de Manguinhos, Zona Norte do Rio de Janeiro, em 25 de maio de 1900. O instituto foi inaugurado sob a direção-geral do Barão de Pedro Affonso e a direção-técnica de Oswaldo Cruz. O bacteriologista Oswaldo Cruz assumiu a direção-geral em 1902.

Sob o comando de Oswaldo Cruz, o instituto ajudou a erradicar a epidemias de peste bubônica e de febre amarela, que causavam grandes danos ao povo do Rio de Janeiro. Além disso, o instituto exerceu papel primordial no desenvolvimento do Departamento Nacional de Saúde Pública, no ano de 1920.

A história da Fiocruz é longa, e, durante esses anos, a fundação enfrentou diferentes momentos da política brasileira. Apesar de ser palco de grandes avanços e vitórias no campo científico, a fundação sofreu em alguns momentos, como quando teve a cassação dos direitos políticos de seus cientistas, durante o regime militar, episódio conhecido como Massacre de Manguinhos.

A Fiocruz faz parte da história do desenvolvimento científico em nosso país. [1]
A Fiocruz faz parte da história do desenvolvimento científico em nosso país. [1]

Dentre as conquistas científicas realizadas nesses longos anos da fundação, podemos citar o isolamento, em 1987, do HIV pela primeira vez no Brasil; o sequenciamento do genoma da vacina BCG, em conjunto com a Fundação Ataulpho de Paiva, em 2006; o desenvolvimento, em 2011, de um método que permite a confirmação do diagnóstico do HIV em cerca de 20 minutos.

Em 2020, a Fiocruz se destacou no enfrentamento da pandemia de covid-19, com ações como a inauguração, em menos de dois meses, do Complexo Hospitalar para atender pacientes graves de covid-19 e a produção de testes moleculares em grande escala para o Ministério da Saúde. A Fundação também realizou um acordo com a biofarmacêutica AstraZeneca para produzir, no Brasil, a vacina contra o Sars-CoV-2 desenvolvida pela Universidade de Oxford.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Finalidade da Fiocruz

De acordo com o Estatuto da Fundação Oswaldo Cruz (Decreto nº 8.932, de 14 de dezembro 2016), A Fiocruz, tem por finalidade

“[…] desenvolver atividades nos campos da saúde, da educação e do desenvolvimento científico e tecnológico, devendo, em especial:

I - participar da formulação e da execução da Política Nacional de Saúde, e na área relacionada à saúde, da Política Nacional de Ciência e Tecnologia e da Política Nacional de Educação;

II - promover e realizar pesquisas básicas e aplicadas para a consecução das finalidades a que se refere o caput e propor critérios e mecanismos para o desenvolvimento das atividades de pesquisa e tecnologia para a saúde;

III - formar e capacitar recursos humanos para as áreas de saúde, ciência e tecnologia;

IV - desenvolver tecnologias de produção, produtos e processos e outras tecnologias de interesse para a saúde;

V - desenvolver atividades de referência para a vigilância e o controle da qualidade em saúde;

VI - fabricar produtos biológicos, diagnósticos, profiláticos, prognósticos, medicamentos, fármacos e outros produtos de interesse para a saúde;

VII - desenvolver atividades assistenciais de referência, em apoio ao Sistema Único de Saúde - SUS, ao desenvolvimento científico e tecnológico, e aos projetos de pesquisa;

VIII - desenvolver atividades de produção, captação e armazenamento, análise e difusão da informação para as áreas de saúde, ciência e tecnologia;

IX - desenvolver atividades de prestação de serviços e de cooperação técnica nos campos da saúde, da ciência e da tecnologia;

X - preservar, valorizar e divulgar o patrimônio histórico, cultural e científico da FIOCRUZ e contribuir para a preservação da memória das áreas de saúde e de ciências biomédicas; e

XI - promover atividades de pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico e cooperação técnica voltadas para a conservação do meio ambiente e da biodiversidade.”

Vários projetos de pesquisa são realizados na Fiocruz. [2]
Vários projetos de pesquisa são realizados na Fiocruz. [2]

Vacinas produzidas pela Fiocruz

O Complexo Tecnológico de Vacinas do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio- Manguinhos/Fiocruz) é responsável por produzir várias vacinas, disponibilizadas para a população brasileira por meio do Ministério da Saúde.

As vacinas são produtos administrados na população com o objetivo de desencadear uma reação do sistema imunológico, levando à produção de anticorpos e células de memória, tornando o indivíduo imune contra determinada doença. A fabricação e distribuição de vacinas é essencial para a erradicação de doenças e garantia de uma população saudável.

De acordo com informações do Bio-Manguinhos, o instituto produz as vacinas “DTP e Hib (também chamada vacina tetravalente: combinada contra difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus influenzae b); Hib (Haemophilus influenzae b); meningocócica A e C; pneumocócica 10-valente; febre amarela; poliomielite oral; poliomielite inativada; sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral); tetravalente viral (varicela, sarampo, caxumba e rubéola); e rotavírus humano”.

  • Vacina contra covid-19

A Fiocruz realizou um acordo com a AstraZeneca para produzir, no Brasil, a vacina produzida em Oxford contra o Sars-CoV-2. [3]
A Fiocruz realizou um acordo com a AstraZeneca para produzir, no Brasil, a vacina produzida em Oxford contra o Sars-CoV-2. [3]

Durante a pandemia de covid-19, iniciada no ano de 2020, vários países travaram uma longa batalha em busca de uma vacina eficaz para barrar o avanço da doença e reduzir a mortalidade pela infecção. Nesse contexto, a Fiocruz realizou um acordo com a biofarmacêutica AstraZeneca para produzir, em território nacional, a vacina contra a doença desenvolvida pela Universidade de Oxford.

Inicialmente, a fundação receberá Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção da vacina, entretanto, a expectativa é que, ainda no ano 2021, com a incorporação da tecnologia da produção da matéria-prima (IFA), a Fiocruz seja capaz de entregar vacinas com produção 100% brasileira.

Leia mais: Síndrome respiratória aguda grave (Sars)

Medicamentos produzidos pela Fiocruz

A Fiocruz, por meio da Farmanguinhos, é responsável pela produção de medicamentos como antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, antiulcerosos, antimaláricos, antidiabéticos, anticonvulsivante, tuberculostáticos, anti-helmínticos, vitaminas, suplementos minerais, entre outros. Além disso, o instituto produz vários antirretrovirais, utilizados por pessoas que estão em tratamento devido à infecção pelo HIV.

A Fiocruz produz apenas vacinas e medicamentos?

A Fundação Oswaldo Cruz não está relacionada apenas com a produção de vacinas. Segundo informações da própria fundação, a Fiocruz “atua no desenvolvimento de produtos e processos com aplicação potencial como: novas vacinas, medicamentos à base de plantas, métodos de diagnóstico e monitoramento da saúde do trabalhador, aumento do número de patentes brasileiras e aprimoramento do sistema de saúde nacional”.

Cursos oferecidos pela Fiocruz

A Fiocruz possui programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu e educação profissional. No que diz respeito à pós-graduação stricto sensu, a fundação oferece cursos de mestrado e doutorado, num total de 32 programas que estão inseridos em 10 áreas de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Dos 32 programas, 22 são na modalidade acadêmica e 10 na profissional. Cursos de pós-graduação lato sensu e educação profissional estão disponíveis também na modalidade de ensino a distância.

Museu da Vida

O Museu da Vida foi criado em 1999 e está na Fiocruz, no campus localizado no bairro de Manguinhos. O museu oferece uma grande variedade de espaços e experiências, sendo um local de cultura, diversão, ciência e educação. O local conta com um parque ao ar livre, tenda de teatro, laboratórios, trilhas, salas de exposições, borboletário e mais. Várias exposições são realizadas no local, e atualmente é possível visitar, virtualmente, uma delas: “Aedes: que mosquito é esse?”, disponível neste endereço.

Créditos editoriais:

[1] Dornas Design / Shutterstock.com

[2] Joa Souza / Shutterstock.com

[3] Giovanni Cancemi / Shutterstock.com

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

COVID-19
Amplie seus conhecimentos sobre a COVID-19 aprendendo mais a respeito dos seus sintomas, formas de transmissão, tratamento e prevenção.
A catapora, também chamada de varicela, caracteriza-se pela presença de erupções na pele
Catapora
Aprenda um pouco mais sobre a catapora, uma doença altamente contagiosa que acomete principalmente crianças.
Caxumba
Caxumba, processo infeccioso, caracterizado pela inflamação das glândulas salivares, a infecção é ocasionada pelo vírus da caxumba, doença de transmissão respiratória, os sintomas da caxumba, diagnóstico da caxumba, tratamento da caxumba.
A melhor opção é prevenir a doença
Coqueluche
coqueluche, o que é coqueluche, bactéria que provoca a coqueluche, a transmissão da coqueluche, os sintomas da coqueluche, as fases da coqueluche, o tratamento para a coqueluche, a prevenção contra a coqueluche.
O rotavírus causa diarreia grave, principalmente em crianças
Infecção por rotavírus
Saiba mais sobre a infecção por rotavírus, um vírus causador de diarreia grave.
Instituto Butantan
Clique aqui e conheça mais sobre o Instituto Butantan, responsável por desenvolver vacinas, soros e várias outras atividades voltadas à saúde pública.
“O Triunfo da morte”, obra de Pieter Bruegel, 1562
Peste negra
Fique sabendo dos principais aspectos da Peste Negra, pandemia que assolou a Europa no século XIV.
Poliomielite
Você já ouviu falar da poliomielite? Clique aqui e saiba mais sobre essa doença, conhecida também como paralisia infantil. Saiba seus sintomas e tratamento.
Rubéola
Rubéola
Rubéola, doença causada por vírus, gênero Rubivirus, transmissão da rubéola, risco de contágio da rubéola, sintomas da rubéola, diagnóstico da rubéola, tratamento da rubéola, prevenção da rubéola.
Manifestação do Sarampo
Sarampo
Clique aqui e aprenda um pouco mais a respeito do sarampo conhecendo suas formas de transmissão, seus principais sintomas, sua prevenção e seu tratamento.
Segunda onda de covid-19 no Brasil
Clique aqui e tire suas dúvidas a respeito da segunda onda de covid-19 no Brasil. Entenda o que é a segunda onda e como controlá-la.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.