Whatsapp icon Whatsapp

Missão Mars 2020

Mars 2020 é o nome da missão que levou um veículo espacial não tripulado, chamado Perseverance, até Marte. O foguete Atlas V-541 foi lançado do Cabo Canaveral, nos Estados Unidos da América, em 20 de julho de 2020, e pousou no Planeta Vermelho em 18 de fevereiro de 2021. O principal objetivo da missão é procurar sinais de vida microbiana antiga em Marte.

Veja também: Buracos negros – o que são, de onde surgem, descobertas

Rover Perseverance

Perseverance é o nome do robô que explorará a composição do solo e das rochas de Marte, em busca de sinais que indiquem a existência de vida microbiana no Planeta Vermelho, mesmo que em um passado remoto.

Depois de uma longa viagem, que durou pouco mais de sete meses, o rover Perseverance pousou em Marte, no dia 18 de fevereiro de 2021. Construído no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, o robô foi desenvolvido para investigar a geologia de Marte; buscar por sinais de vida microbiana antiga; e, por fim, testar a viabilidade da produção de oxigênio na atmosfera de Marte por meio da conversão de dióxido de carbono.

O rover Perseverance explorará a superfície de Marte.[1]
O rover Perseverance explorará a superfície de Marte.[1]

O rover Perseverance é operado remotamente por ondas de rádio, pesa mais de duas toneladas e é munido de um grande número de instrumentos de coleta e análise de amostras, sensores, câmeras etc. Além de se mover três vezes mais rápido que os antigos rovers enviados a Marte, também conta com um drone, Ingenuity, com o qual os pesquisadores conseguiram realizar voos autônomos na rarefeita atmosfera do planeta e registrar imagens dele.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Missão Mars 2020

O lançamento do rover Perseverance ocorreu no Cabo Canaveral, no dia 30 de julho de 2020. A partir dessa data, o rover passou a ser transportado por uma espaçonave, que viajou a uma velocidade média de 40.000 km/h e chegou a Marte após um período de cerca de sete meses, tendo percorrido uma distância de 480 milhões de quilômetros. Durante a fase de cruzeiro, a trajetória da espaçonave foi corrigida remotamente, garantindo que ela chegasse em Marte de forma segura.

O rover Perseverance explorará a superfície de Marte.[1]
Lançamento do foguete Atlas contendo o rover Perseverance.[2]

Apesar de ser a fase mais curta de toda a missão, o pouso sempre foi a fase mais crítica. Para que o pouso em Marte ocorresse bem, a espaçonave precisou se desprender de um módulo de entrada, que adentrou a atmosfera do planeta a cerca de 20.000 km/h.

O módulo de entrada era protegido por um escudo térmico, que, depois de ter cumprido sua missão de proteger o rover do superaquecimento, foi ejetado. Nesse momento, um grande paraquedas desacelerou o módulo de entrada. Por fim, as últimas desacelerações foram feitas pelos propulsores do módulo de pouso, que alçaram o rover por cabos até que ele pudesse tocar o solo marciano.

Depois de pousar em segurança, o rover pretende coletar amostras e analisar a composição do solo de Marte por pelo menos um ano marciano, cerca de 687 dias terrestres.

Veja também: Exoplanetas – planetas que se encontram fora do Sistema Solar

Ingenuity, o helicóptero projetado para voar em Marte

Ingenuity é um drone que se assemelha a uma miniatura de helicóptero e que foi desenvolvido pela Nasa para realizar um voo autônomo sobre a superfície de Marte. Ingenuity chegou em solo marciano no dia 18 de fevereiro de 2021, junto à sonda Persevarence, e marcou a história da humanidade ao realizar o primeiro voo motorizado bem-sucedido em outro planeta, no dia 18 de abril de 2021.

O helicóptero Ingenuity, que mede 49 cm de altura e pesa 1,8 kg, foi desenvolvido para voar de forma autônoma, uma vez que quaisquer controles enviados a partir da Terra levam de 5 a 20 minutos para chegar a Marte, a depender da distância entre os dois planetas. O primeiro voo feito pelo Ingenuity durou 39 segundos e, nesse tempo, o helicóptero voou a 3 m do chão, permanecendo estável por 39 segundos até voltar ao ponto inicial.

Foto da sombra de helicóptero ingenuity, capturada durante a primeira decolagem em Marte. [3]
Foto da sombra de helicóptero ingenuity, capturada durante a primeira decolagem em Marte. [3]

Pode não parecer muita coisa, mas o feito de voar sobre Marte pela primeira vez é bastante grandioso. A atmosfera do Planeta Vermelho tem uma densidade muito baixa, cerca de 1% da densidade da atmosfera da Terra. Tal densidade é similar à da atmosfera terrestre, mas a uma altura de 35 km a partir do nível do mar. Por esse motivo, as hélices do Ingenuity foram projetadas para girar a 2500 rpm, muito além do que ele precisaria para voar na Terra (500 rpm).

Vale dizer que o voo em si foi um dos últimos desafios a serem enfrentados pelo Ingenuity. Antes disso, o helicóptero precisou se manter aquecido a uma temperatura de 7 ºC, enquanto enfrentava as noites frias de Marte, que podem atingir temperaturas de até -90 ºC. Mesmo com tantas dificuldades, Ingenuity atingiu seu objetivo principal, mostrando que é possível voar na atmosfera de Marte.

Veja também: Afinal, o que são estrelas?

Curiosidades sobre Marte

Marte é o destino do rover Perseverance e é também o quarto planeta em distância do Sol. O Planeta Vermelho é assim chamado graças à sua coloração, proveniente da grande quantidade de óxido de ferro em sua superfície. Marte é um planeta rochoso e, assim como a Terra, tem atmosfera, ainda que rarefeita e bastante diferente da nossa. Vamos conferir algumas curiosidades sobre esse planeta?

  • Assim como a Terra, Marte tem dois polos, que ficam congelados na maior parte do tempo.
  • Marte conta com dois satélites naturais — Fobos e Deimos.
  • Marte tem, aproximadamente, metade do raio da Terra.
  • A gravidade de Marte é de, aproximadamente, 3,71 m/s².
  • A temperatura média de Marte é de, aproximadamente, -63 ºC.
  • O maior vulcão do Sistema Solar está localizado em Marte e chama-se Monte Olimpo. Ele é três vezes maior que o Monte Everest.

Créditos das imagens:

[1] NASA/JPL-Caltech

[2] NASA/JPL-Caltech

[3] NASA/JPL-Caltech

Publicado por Rafael Helerbrock

Artigos Relacionados

Buracos Negros
Acesse o texto e descubra mais sobre os buracos negros. Conheça suas características, descubra o que já sabemos sobre eles, e entenda de onde eles vieram.
Exoplanetas
Você sabe o que são exoplanetas? Descubra como eles são descobertos, a qual distância ficam da Terra e saiba onde encontram-se os exoplanetas mais próximos da Terra.
Ondas de rádio
Descubra o que são ondas de rádio e quais são suas características. Confira alguns exemplos de dispositivos que fazem uso dessa radiação.
Planeta Marte
Marte faz parte dos planetas do sistema solar. Confira aqui suas características!
video icon
Escrito"Tiocompostos ou compostos sulfurados" em fundo laranja e próximo a um botijão de gás vazando.
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.