Whatsapp icon Whatsapp

Missão Mars 2020

Mars 2020 é o nome da missão que levou um veículo espacial não tripulado, chamado Perseverance, até Marte. O foguete Atlas V-541 foi lançado do Cabo Canaveral, nos Estados Unidos da América, em 20 de julho de 2020, e pousou no Planeta Vermelho em 18 de fevereiro de 2021. O principal objetivo da missão é procurar sinais de vida microbiana antiga em Marte.

Veja também: Buracos negros – o que são, de onde surgem, descobertas

Rover Perseverance

Perseverance é o nome do robô que explorará a composição do solo e das rochas de Marte, em busca de sinais que indiquem a existência de vida microbiana no Planeta Vermelho, mesmo que em um passado remoto.

Depois de uma longa viagem, que durou pouco mais de sete meses, o rover Perseverance pousou em Marte, no dia 18 de fevereiro de 2021. Construído no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, o robô foi desenvolvido para investigar a geologia de Marte; buscar por sinais de vida microbiana antiga; e, por fim, testar a viabilidade da produção de oxigênio na atmosfera de Marte por meio da conversão de dióxido de carbono.

O rover Perseverance explorará a superfície de Marte.[1]
O rover Perseverance explorará a superfície de Marte.[1]

O rover Perseverance é operado remotamente por ondas de rádio, pesa mais de duas toneladas e é munido de um grande número de instrumentos de coleta e análise de amostras, sensores, câmeras etc. Além de se mover três vezes mais rápido que os antigos rovers enviados a Marte, também conta com um drone, Ingenuity, com o qual os pesquisadores conseguiram realizar voos autônomos na rarefeita atmosfera do planeta e registrar imagens dele.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Missão Mars 2020

O lançamento do rover Perseverance ocorreu no Cabo Canaveral, no dia 30 de julho de 2020. A partir dessa data, o rover passou a ser transportado por uma espaçonave, que viajou a uma velocidade média de 40.000 km/h e chegou a Marte após um período de cerca de sete meses, tendo percorrido uma distância de 480 milhões de quilômetros. Durante a fase de cruzeiro, a trajetória da espaçonave foi corrigida remotamente, garantindo que ela chegasse em Marte de forma segura.

O rover Perseverance explorará a superfície de Marte.[1]
Lançamento do foguete Atlas contendo o rover Perseverance.[2]

Apesar de ser a fase mais curta de toda a missão, o pouso sempre foi a fase mais crítica. Para que o pouso em Marte ocorresse bem, a espaçonave precisou se desprender de um módulo de entrada, que adentrou a atmosfera do planeta a cerca de 20.000 km/h.

O módulo de entrada era protegido por um escudo térmico, que, depois de ter cumprido sua missão de proteger o rover do superaquecimento, foi ejetado. Nesse momento, um grande paraquedas desacelerou o módulo de entrada. Por fim, as últimas desacelerações foram feitas pelos propulsores do módulo de pouso, que alçaram o rover por cabos até que ele pudesse tocar o solo marciano.

Depois de pousar em segurança, o rover pretende coletar amostras e analisar a composição do solo de Marte por pelo menos um ano marciano, cerca de 687 dias terrestres.

Veja também: Exoplanetas – planetas que se encontram fora do Sistema Solar

Ingenuity, o helicóptero projetado para voar em Marte

Ingenuity é um drone que se assemelha a uma miniatura de helicóptero e que foi desenvolvido pela Nasa para realizar um voo autônomo sobre a superfície de Marte. Ingenuity chegou em solo marciano no dia 18 de fevereiro de 2021, junto à sonda Persevarence, e marcou a história da humanidade ao realizar o primeiro voo motorizado bem-sucedido em outro planeta, no dia 18 de abril de 2021.

O helicóptero Ingenuity, que mede 49 cm de altura e pesa 1,8 kg, foi desenvolvido para voar de forma autônoma, uma vez que quaisquer controles enviados a partir da Terra levam de 5 a 20 minutos para chegar a Marte, a depender da distância entre os dois planetas. O primeiro voo feito pelo Ingenuity durou 39 segundos e, nesse tempo, o helicóptero voou a 3 m do chão, permanecendo estável por 39 segundos até voltar ao ponto inicial.

Foto da sombra de helicóptero ingenuity, capturada durante a primeira decolagem em Marte. [3]
Foto da sombra de helicóptero ingenuity, capturada durante a primeira decolagem em Marte. [3]

Pode não parecer muita coisa, mas o feito de voar sobre Marte pela primeira vez é bastante grandioso. A atmosfera do Planeta Vermelho tem uma densidade muito baixa, cerca de 1% da densidade da atmosfera da Terra. Tal densidade é similar à da atmosfera terrestre, mas a uma altura de 35 km a partir do nível do mar. Por esse motivo, as hélices do Ingenuity foram projetadas para girar a 2500 rpm, muito além do que ele precisaria para voar na Terra (500 rpm).

Vale dizer que o voo em si foi um dos últimos desafios a serem enfrentados pelo Ingenuity. Antes disso, o helicóptero precisou se manter aquecido a uma temperatura de 7 ºC, enquanto enfrentava as noites frias de Marte, que podem atingir temperaturas de até -90 ºC. Mesmo com tantas dificuldades, Ingenuity atingiu seu objetivo principal, mostrando que é possível voar na atmosfera de Marte.

Veja também: Afinal, o que são estrelas?

Curiosidades sobre Marte

Marte é o destino do rover Perseverance e é também o quarto planeta em distância do Sol. O Planeta Vermelho é assim chamado graças à sua coloração, proveniente da grande quantidade de óxido de ferro em sua superfície. Marte é um planeta rochoso e, assim como a Terra, tem atmosfera, ainda que rarefeita e bastante diferente da nossa. Vamos conferir algumas curiosidades sobre esse planeta?

  • Assim como a Terra, Marte tem dois polos, que ficam congelados na maior parte do tempo.
  • Marte conta com dois satélites naturais — Fobos e Deimos.
  • Marte tem, aproximadamente, metade do raio da Terra.
  • A gravidade de Marte é de, aproximadamente, 3,71 m/s².
  • A temperatura média de Marte é de, aproximadamente, -63 ºC.
  • O maior vulcão do Sistema Solar está localizado em Marte e chama-se Monte Olimpo. Ele é três vezes maior que o Monte Everest.

Créditos das imagens:

[1] NASA/JPL-Caltech

[2] NASA/JPL-Caltech

[3] NASA/JPL-Caltech

Publicado por Rafael Helerbrock

Artigos Relacionados

Buracos Negros
Acesse o texto e descubra mais sobre os buracos negros. Conheça suas características, descubra o que já sabemos sobre eles, e entenda de onde eles vieram.
Exoplanetas
Você sabe o que são exoplanetas? Descubra como eles são descobertos, a qual distância ficam da Terra e saiba onde encontram-se os exoplanetas mais próximos da Terra.
Ondas de rádio
Descubra o que são ondas de rádio e quais são suas características. Confira alguns exemplos de dispositivos que fazem uso dessa radiação.
Marte – o planeta vermelho
Planeta Marte
Marte faz parte dos planetas do sistema solar. Confira aqui suas características!
video icon
Sociologia
Trabalho infantil no Brasil e no mundo
O trabalho infantil é considerado pela sociologia um dos problemas sociais mais graves e antigos do Brasil e do mundo. Veja isso e muito mais nesta videoaula.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!