Whatsapp icon Whatsapp

Suíça

A Suíça, um dos países mais desenvolvidos e industrializados do mundo, é uma nação da Europa Central. O país é conhecido pelo seu robusto sistema financeiro e bancário.
Bandeira da Suíça.
Bandeira da Suíça.

 A Suíça é um país localizado na Europa Central. É uma das nações mais desenvolvidas e industrializadas de todo o mundo. A Suíça historicamente adotou uma visão pacífica frente aos conflitos mundiais.

A população suíça desfruta de um elevado padrão de vida. O território suíço conta com belas paisagens, com destaque para as montanhas nevadas. O turismo é uma das principais atividades econômicas do país.

Leia também: Quais países são considerados desenvolvidos?

Resumo sobre a Suíça

  • A primeira formação oficial da Suíça ocorreu, em 1648, por meio da reunião de diversos cantões da porção central europeia.

  • A Suíça tem um relevo muito montanhoso, com destaque para os Alpes Suíços, principal ponto turístico do país.

  • São destaques da economia suíça as indústrias de joias, relógios, produtos bélicos, medicamentos, eletrônicos, equipamentos de precisão, entre outros.

  • O país conta com vastas redes de transporte rodoviário, ferroviário e hidroviário, e, ainda, possui diversas opções de comunicabilidade.

  • A Suíça é um país pouco populoso, com cerca de 8 milhões de habitantes, mas muito povoado, com grandes taxas de população relativa.

  • A cultura da Suíça foi fortemente influenciada pelos países vizinhos: Alemanha, Itália e França.

Dados gerais sobre a Suíça

  • Nome oficial: Confederação Suíça

  • Gentílico: suíço

  • Extensão territorial: 41.291 quilômetros quadrados

  • Localização: Europa Central

  • Capital: Berna

  • Clima: temperado

  • Governo: república parlamentarista

  • Idioma: alemão, francês, italiano e romanche

  • Religiões: 69% (cristianismo), 30% (ateísmo), 1% (outras).

  • População: 8.716.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 221 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,955 (muito elevado)

  • Moeda: Franco suíço

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 862,82 bilhões

  • PIB per capita: US$ 98.770

  • Gini: 32%

  • Fuso horário: UTC+1

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE).

  • Divisão administrativa: 26 cantões, sendo eles:

Zurique

Friburgo

Argóvia

Berna

Soleura

Turgóvia

Lucerna

Basileia-Cidade

Tessino

Uri

Basileia-Campo

Vaud

Schwyz

Schaffhausen

Valais

Obwald

Appenzell Exterior

Neuchâtel

Nidwald

Appenzell Interior

Genebra

Glarus

São Galo

Jura

Zugo

Grisões

 

História da Suíça

A população de origem helvética habitava vastas áreas da Europa Central organizadas em cantões semiautônomos. Porém, com sucessivas invasões de populações romanas e germânicas, houve um agrupamento desses cantões, iniciando-se assim o processo de formação da Confederação Suíça.

A primeira formação oficial do país ocorreu em 1648, sendo que posteriormente a nação suíça passou por diversas mudanças político-administrativas, cada vez mais reforçando a união dos cantões que formavam a federação.

O fato da Suíça adquirir um status de neutralidade nos principais conflitos da Europa e do mundo resultou na preservação do país em um contexto de grandes embates militares. A neutralidade suíça auxiliou inclusive no desenvolvimento econômico do país, que se tornou uma importante potência bancária mundial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Etimologia da Suíça

O nome da Suíça é derivado de um dos cantões que compõem o país chamado de Schwyz. Em dialetos locais, esse nome indicaria um pântano.

Geografia da Suíça

A Suíça é um país situado na Europa, mais precisamente na sua porção central, logo, sem saída para o mar. O território suíço faz fronteira com Alemanha, Áustria, Liechtenstein, Itália e França.

Em termos geomorfológicos, a Suíça tem um relevo muito montanhoso, com destaque para os Alpes Suíços. O clima local é tipicamente temperado, com variações de frio de montanha, especialmente nas zonas de maior altitude.

No caso da vegetação, prevalece florestas temperadas, e no caso de regiões montanhosas, ocorre a presença de tundra alpina. Os principais rios da Suíça são o Ródano e o Reno.

Demografia da Suíça

A Suíça é um país pouco populoso, com cerca de 8 milhões de habitantes, mas muito povoado, com grandes taxas de população relativa. As maiores cidades da Suíça em população são: Zurique, Basileia, Genebra, Berna e Lausana.

A Suíça possui indicadores sociais muito avançados, com destaque para o altíssimo desenvolvimento humano. Os suíços desfrutam de um elevado padrão de vida. Em termos demográficos, a população suíça detém baixa taxa de natalidade e alto índice de longevidade, o que reflete em uma população muito envelhecida.

Leia também: Por que o envelhecimento populacional na Europa pode configurar um grande problema?

Economia da Suíça

A Suíça é uma das nações mais desenvolvidas e industrializadas do mundo. A sua economia é muito diversificada, com forte base no setor de serviços, como o financeiro e o bancário.

O setor primário suíço tem como destaques as produções de frutas temperadas, trigo, cevada e derivados de leite. Já no setor secundário, muito forte no país, evidencia-se indústrias de joias, relógios, produtos bélicos, medicamentos, eletrônicos, equipamentos de precisão, entre outros. Por sua vez, no setor terciário, ressalta-se a participação dos bancos e instituições financeiras, o vasto comércio, além do turismo.

Turismo da Suíça

A Suíça é um dos principais polos turísticos da Europa. O país conta com belas paisagens naturais, especialmente formadas por montanhas de neve, favoráveis à prática de esqui, e, ainda, com centros urbanos imponentes e repletos de belas construções medievais. As cidades de Zurique e Genebra são importantes centros do turismo de negócios.

A atividade turística na Suíça é muito bem estruturada, com a presença de uma ampla rede de hotéis e serviços, com restaurantes, lojas e centros de convenções. Os principais pontos turísticos da Suíça são:

  • Lago Lucerna;

  • Catedral St. Pierre;

  • Centro Histórico de Genebra;

  • Castelo de Chillion;

  • Monte Pilatus;

  • Alpes Suíços.

Vista dos Alpes Suíços
Os Alpes Suíços são o principal ponto turístico da Suíça.

Infraestrutura da Suíça

A Suíça é uma nação muito desenvolvida, logo, possui uma moderna infraestrutura, com destaque para o setor de transportes e comunicações. O país conta com vastas redes de transporte rodoviário, ferroviário e hidroviário, e, ainda, têm diversas opções de comunicabilidade.

A Suíça também é referência em uma matriz elétrica bem diversificada, com valorização das fontes renováveis. A cobertura de serviços, como o saneamento básico, é praticamente universal no país. A Suíça conta ainda com modernos sistemas de saúde e educação, reconhecidos internacionalmente pela alta qualidade.

Governo da Suíça

O governo da Suíça é formado por um Conselho Federal, composto por sete membros, cujas decisões são tomadas em conjunto. Completam ainda a gestão federal suíça os órgãos legisladores, tanto em nível nacional quanto regional.

A divisão de poder na Suíça é muito bem organizada, com elevada participação decisória da população nas decisões locais. A realização de referendos, por exemplo, é muito comum no país. Por sua vez, os cantões, que são as regiões da Suíça, possuem elevada autonomia. A Suíça é reconhecida como uma das democracias mais prósperas de todo o mundo.

Leia também: Regimes de governo — os modos como um governo pode exercer o poder

Cultura da Suíça

A Suíça possui uma cultura fortemente influenciada pelos países vizinhos, Alemanha, Itália e França, cujas populações foram contribuintes para o desenvolvimento cultural local. Cada cantão suíço possui festividades e manifestações próprias, muitas vezes derivadas de aspectos culturais locais.

Na Suíça são comuns festas com influências religiosas cristãs. O país é famoso pela fabricação de artesanato em metais, pela confecção de obras de arte e pela cultivação de produtos como frutas temperadas e queijos diversos. A culinária suíça é muito famosa e faz uso de produtos como batata, leite e queijos. Já no esporte, destaca-se especialmente a prática do futebol.

Curiosidades da Suíça

  • O domingo é um dia sagrado para o descanso na Suíça. A maior parte dos estabelecimentos comerciais do país não funciona nesse dia da semana.

  • As cidades suíças contam com diversas fontes, que oferecem água potável, gratuita e de qualidade, para moradores e turistas.

  • A Suíça possui grande tradição na fabricação de chocolates. O país é sede de grandes empresas produtoras desse alimento.

  • Há uma grande quantidade de lagos na Suíça, cerca de 7 mil, que fornecem água doce para várias cidades do país. 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Alemanha
Clique e veja detalhes sobre a economia, demografia, cultura e geografia da Alemanha. Entenda como está organizado o país e em que aspectos os alemães se destacam.
Eurocentrismo
Eurocentrismo, O que é Eurocentrismo, Qual é a finalidade do Eurocentrismo, Exemplos de Eurocentrismo, Eurocentrismo e as outras culturas, O Eurocentrismo e a divisão entre oriente e ocidente.
Europa
Conheça a Europa. Saiba quais países fazem parte da Europa. Entenda a economia europeia. Aprenda sobre a geografia e história do continente.
França
Clique aqui e conheça a França em detalhes. Aprenda sobre suas características físicas, economia e população. Leia algumas curiosidades sobre esse país fascinante.
Itália
Conheça as principais características geográficas e econômicas da Itália. Saiba mais sobre a cultura dos italianos. Leia um pouco da história desse país.
Países da Europa
Conheça os países da Europa. Saiba quantos países há no continente, suas capitais e a quais regiões pertencem. Veja também curiosidades sobre os países europeus.
Países desenvolvidos
Saiba mais sobre os países desenvolvidos, nações que apresentam elevado desenvolvimento social e econômico.
União Europeia
Saiba quais são as principais características da União Europeia, e veja a lista de países-membros que fazem parte do bloco econômico mais importante do mundo.
Zona do Euro
Conheça os países da União Europeia que adotam o Euro como moeda única.
Áustria
Clique aqui e conheça as principais características da Áustria!
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.