Whatsapp icon Whatsapp

Metrópoles brasileiras

As metrópoles brasileiras são as 15 cidades que ocupam o topo da hierarquia urbana do Brasil, segundo o IBGE. A cidade de São Paulo é a maior metrópole brasileira.
Vista aérea da cidade do Rio de Janeiro, uma metrópole brasileira.
A cidade de Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) é uma metrópole brasileira.

As metrópoles brasileiras são um conjunto de 15 cidades, conforme definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que possuem forte centralidade nas áreas econômica, demográfica, política e cultural do Brasil. Conforme a tipologia do IBGE, as metrópoles brasileiras são divididas em: grande metrópole nacional, metrópole nacional e metrópole.

A maior metrópole brasileira em população e importância é a cidade de São Paulo (São Paulo). Já a cidade de Campinas (São Paulo) é a única metrópole brasileira que não é uma capital estadual. A definição das metrópoles brasileiras é importante para a instituição de políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico. Essas cidades apresentam inúmeros problemas ambientais e sociais nos seus territórios.

Leia também: Existe alguma diferença entre cidade e município?

Resumo sobre metrópoles brasileiras

  • As metrópoles são cidades que possuem grande importância em termos econômicos e demográficos, logo, ocupam o topo da hierarquia urbana brasileira.

  • O IBGE define que as metrópoles brasileiras são divididas em: grande metrópole nacional, metrópole nacional e metrópole.

  • Conforme a classificação do IBGE, há um total de 15 municípios brasileiros classificados como metrópoles.

  • A maior metrópole brasileira é a cidade de São Paulo (São Paulo); a menor metrópole brasileira é a cidade de Campinas (São Paulo).

  • As metrópoles brasileiras possuem grande importância em termos econômicos, demográficos, políticos e culturais no contexto nacional.

  • As metrópoles brasileiras enfrentam diferentes problemas urbanos, com destaque para as áreas ambiental e social.

Quantas e quais são as metrópoles brasileiras?

De acordo com o estudo das Regiões de Influência das Cidades (2018), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 15 metrópoles. São elas:

METRÓPOLE

ESTADO

CLASSIFICAÇÃO

São Paulo

São Paulo

Grande metrópole nacional

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Metrópole nacional

Brasília

Distrito Federal

Metrópole nacional

Recife

Pernambuco

Metrópole

Belo Horizonte

Minas Gerais

Metrópole

Fortaleza

Ceará

Metrópole

Salvador

Bahia

Metrópole

Curitiba

Paraná

Metrópole

Porto Alegre

Rio Grande do Sul

Metrópole

Belém

Pará

Metrópole

Goiânia

Goiás

Metrópole

Florianópolis

Santa Catarina

Metrópole

Manaus

Amazonas

Metrópole

Vitória

Espírito Santo

Metrópole

Campinas

São Paulo

Metrópole

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tipos de metrópoles brasileiras

O conceito de metrópoles, ao contrário do de região metropolitana, não possui um viés legal, portanto, possui diferenças regionais importantes. No geral, destaca-se que esses grandes centros urbanos, que apresentam população absoluta significativa, centralizam as atividades econômicas e demográficas de uma dada região, desse modo, ocupam o topo da rede urbana local.

No Brasil, a instituição responsável pela classificação das metrópoles é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme a tipologia dessa instituição, há três tipos de metrópoles no Brasil:

  • Grande metrópole nacional: ocupa o topo da hierarquia urbana brasileira, ou seja, centraliza as atividades econômicas e demográficas presentes no país, exercendo forte influência e atração em todo o território nacional. No Brasil, apenas a cidade de São Paulo ocupa essa posição.

Vista aérea um viaduto da cidade de São Paulo, a maior metrópole brasileira.
A cidade de São Paulo (São Paulo) é a única grande metrópole nacional brasileira.
  • Metrópole nacional: ocupa o segundo escalão em importância dentro da rede urbana brasileira. Essas cidades possuem forte protagonismo em nível nacional, centralizando diferentes atividades econômicas e demográficas.

Vista aérea da cidade de Brasília, uma metrópole brasileira.
A cidade de Brasília (Distrito Federal) é uma das duas metrópoles nacionais do Brasil.[1]
  • Metrópole: ocupa uma posição intermediária na rede urbana brasileira, ou seja, exerce forte influência econômica e demográfica em nível regional. São cidades que, no geral, são classificadas como capitais estaduais.

Vista aérea de vários edifícios na cidade de Belo Horizonte, uma metrópole brasileira.
A cidade de Belo Horizonte (Minas Gerais) é uma metrópole nacional do Brasil.

Qual a maior metrópole brasileira?

A maior metrópole brasileira é a cidade de São Paulo, ou seja, esse é o município que ocupa o topo da hierarquia urbana nacional. Conforme a classificação do estudo das Regiões de Influência das Cidades, feito pelo IBGE em 2018, a cidade de São Paulo é a única metrópole brasileira classificada como Grande Metrópole Nacional. A cidade de São Paulo exerce influência econômica, política e cultural em todo o território brasileiro.

Veja também: Segregação socioespacial — a expressão da desigualdade social nos grandes centros urbanos

Qual a menor metrópole brasileira?

A menor metrópole brasileira é a cidade de Campinas (São Paulo), ou seja, esse é o município metropolitano que ocupa o ponto mais baixo da hierarquia urbana nacional, dentro do contexto das metrópoles. Essa cidade possui uma população metropolitana e uma centralidade econômica menor quando comparada às demais metrópoles brasileiras. Desse modo, Campinas é a única metrópole do Brasil que não é uma capital regional.

Vista aérea de Campinas, metrópole brasileira, com um grande lago próximo à paisagem urbana.
A cidade de Campinas (São Paulo) é a menor metrópole brasileira.

Qual a importância das metrópoles brasileiras?

As metrópoles brasileiras são cidades que centralizam as atividades econômicas nacionais, portanto, elas possuem grande importância em termos econômicos para o país, visto que são o centro da produção e consumação de bens nacionais por meio de atividades como as indústrias, o comércio e os serviços.

Essas cidades também possuem amplo protagonismo em termos políticos e culturais e, ainda, concentram boa parte da população brasileira. Nesse sentido, elas são centros importantes para a implementação de políticas públicas diversas que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

Saiba mais: Quais são os principais problemas ambientais urbanos?

Problemas enfrentados pelas metrópoles brasileiras

As cidades brasileiras, no geral, enfrentam diversos problemas urbanos. Esse cenário é ainda mais grave nas cidades que ocupam o topo da hierarquia urbana brasileira, as metrópoles, visto que são centros urbanos bastante amplos territorialmente e concentram grande volume de população.

Ademais, em razão do acelerado processo de urbanização brasileiro, marcado pelo êxodo rural e pela industrialização tardia, a maior parte das metrópoles do país cresceu sem planejamento urbano adequado e, ainda, com a presença de grande desigualdade social.

Os pontos abaixo apresentam alguns problemas enfrentados pelas metrópoles brasileiras:

  • poluição dos recursos naturais como o ar, o solo e a água;

  • emissão de gases que causam o aumento do efeito estufa;

  • grande ocorrência de formas de poluição visual e sonora;

  • contaminação das fontes de água, como os rios e córregos;

  • ação de fenômenos atmosféricos, como a inversão térmica;

  • ocorrência de eventos como a chuva ácida e a ilha de calor;

  • elevada incidência de desastres naturais, como as enchentes;

  • geração de grandes volumes de lixo e resíduos nas cidades;

  • incidência de erosões e deslizamentos de terra nas encostas;

  • impermeabilização do solo e diminuição das áreas verdes;

  • acentuação da vulnerabilidade social e da violência urbana;

  • elevação do volume de trânsito e de acidentes nas avenidas;

  • ausência de moradias e aumento de ocupações irregulares.

Créditos da imagem

[1] Erich Sacco/ Shutterstock

Fontes

AGÊNCIA BRASIL. IBGE atualiza lista de municípios de regiões metropolitanas no país. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-11/ibge-atualiza-lista-de-municipios-de-regioes-metropolitanas-no-pais.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Campinas, Florianópolis e Vitória são as novas metrópoles brasileiras. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/28043-campinas-florianopolis-e-vitoria-sao-as-novas-metropoles-brasileiras.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Regiões de Influência das Cidades. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas/redes-geograficas/15798-regioes-de-influencia-das-cidades.html?=&t=perguntas-frequentes.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Hierarquia urbana
Confira o perfil da hierarquia urbana conhecendo os principais tipos de metrópoles e centros urbanos do Brasil e do mundo.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Leia sobre a história e a importância do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Saiba quais são as principais funções dessa instituição pública.
Metropolização e desmetropolização no Brasil
As causas e os efeitos dos processos de Metropolização e Desmetropolização no Brasil.
Metrópole
Saiba quais são as principais características das metrópoles. Leia mais sobre os tipos existentes dessas formações urbanas. Veja quais são as metrópoles brasileiras.
Problemas ambientais urbanos
Saiba quais são os principais problemas ambientais registrados no meio urbano. Leia sobre as principais causas e consequências do impacto do homem no meio natural.
Rede Urbana
O conceito e as funcionalidades da rede urbana no mundo.
Regiões metropolitanas
Saiba quais são as principais características das regiões metropolitanas. Veja como são criadas e qual a importância delas. Confira alguns exemplos no Brasil e no mundo.
Segregação Residencial
Clique aqui e entenda como ocorre o processo de segregação residencial.
Tipos de cidades
Tipos de cidades, Quais são os principais Tipos de cidades, As características dos variados Tipos de cidades, Como podem ser classificados os Tipos de cidades.
Urbanização brasileira
Clique aqui, saiba quais são as principais características da urbanização brasileira e conheça as causas e as consequências desse processo.
video icon
Professora ao lado do texto"Linha Internacional de Data (LID)".
Geografia
Linha Internacional de Data (LID)
Assista à videoaula e entenda o que é a Linha Internacional de Data (LID). Saiba como ela foi instituída e sua função no mundo

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?