Whatsapp icon Whatsapp

Pradarias

Pradarias são vegetações, compostas por gramíneas, que ocorrem predominantemente em zonas de relevo de planícies. No Brasil, essas vegetações são conhecidas como Pampas.
Pradaria no leste do estado de Dacota do Norte, nos Estados Unidos.
As pradarias são formadas por vegetações campestres bastante homogêneas.

As pradarias são um tipo de vegetação basicamente formado por gramíneas. Ocorrem em zonas geográficas diversas. No Brasil, elas recebem o nome de pampas, bioma localizado no Sul do país. A vegetação da pradaria é bastante homogênea e apresenta baixa diversidade vegetacional. Além disso, as pradarias ocorrem em climas tropicais e temperados, tendo como característica específica a constante presença de umidade.

Leia também: Taiga — o bioma conhecido pela homogeneidade de suas espécies vegetais

Resumo sobre pradarias

  • São vegetações campestres formadas por espécies de gramíneas e herbáceas de pequena estatura.

  • Ocorrem em zonas geográficas como a América do Norte, América do Sul e Ásia Central.

  • Seu clima varia de temperado a tropical. Essa vegetação ocorre em zonas de clima bastante úmido.

  • São exemplos de sua fauna os pica-paus, as avestruzes, os antílopes e os cães-de-pradaria.

  • As estepes são um tipo de vegetação muito próximo das pradarias, mas que ocorre em zonas de clima mais seco.

  • Há no Brasil uma significativa cobertura vegetacional de pradarias no estado do Rio Grande do Sul.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é pradaria?

As pradarias são vegetações de gramíneas que ocorrem em zonas de relevo suave. Nesse tipo vegetacional, predomina a ocorrência de diversas espécies de gramíneas, capins e demais plantas de baixa estatura. As pradarias estão distribuídas em diversas zonas geográficas do planeta, uma vez que ocorrem em climas tropicais e temperados.

Características das pradarias

→ Localização das pradarias

As pradarias estão localizadas em uma ampla zona geográfica, que compreende partes importantes dos diversos continentes do planeta. Há uma grande formação delas na América do Norte, Europa e Ásia, além de porções significativas na América, África e Oceania.

São zonas geográficas importantes de pradarias o interior dos Estados Unidos e o Canadá, parte significativa da Argentina e do Uruguai, além de zonas dos países localizados no centro da Ásia e da Europa. No Brasil ocorre pradarias no Sul do país, especificamente no estado do Rio Grande do Sul.

→ Vegetação das pradarias

A vegetação de pradarias é composta por diversas espécies de plantas que apresentam baixa estatura, com destaque para gramíneas e herbáceas. Esse tipo de vegetação é bastante homogêneo e forma uma cobertura vegetal ampla com pouca diferença espacial. Nas zonas de pradarias não se encontram árvores, arbustos e demais vegetações de médio e grande porte.

→ Clima das pradarias

O clima da pradaria mais típico é o temperado, caracterizado pelas temperaturas mais amenas, além da dualidade sazonal da ocorrência de chuvas. Porém as pradarias também ocorrem em zonas de clima tropical, notadamente subtropical.

Nesse clima, há uma distribuição constante de chuvas ao longo do ano e uma considerável amplitude térmica ao longo dos dias. A questão da umidade está inclusive diretamente atrelada ao conceito de pradaria, uma vez que essa vegetação ocorre em regiões mais úmidas, onde a influência das precipitações é bastante significativa.

→ Fauna das pradarias

As pradarias apresentam importante diversidade de espécies animais. Nesse tipo vegetacional, ocorrem muitas espécies de aves, roedores e pequenos mamíferos. Esse tipo de vegetação é indicado para a criação de rebanhos de animais domésticos, como bovinos e caprinos. São exemplos de animais que habitam as pradarias os pica-paus, as avestruzes, os antílopes e os cães-de-pradaria.

Veja também: Cerrado — o bioma que possui uma grande diversidade de espécies animais

Tipos de pradarias

As pradarias são divididas conforme a estatura das suas espécies vegetais. Sendo assim, há três tipos:

  • Pradaria alta: formada pelas espécies vegetais de pradarias que apresentam altura mais elevada.

  • Pradaria média: composta por espécies herbáceas e gramíneas que apresentam estatura mediana.

  • Pradaria baixa: caracterizada pela formação homogênea de gramíneas rasteiras de altura muito baixa.

Pradarias x estepes

As pradarias e as estepes são vegetações muito parecidas que se diferenciam especialmente pelas suas condições climáticas:

  • Pradarias: ocorrem em zonas de climas mais úmidos, com considerável influência da precipitação na formação vegetal. Portanto, essa vegetação é mais concentrada e volumosa, formada por várias espécies de gramíneas, que mantêm uma coloração viva ao longo do ano.

  • Estepes: estão diretamente ligadas às zonas de climas mais secos, como bordas de áreas desérticas e regiões montanhosas, logo, têm uma forte influência da baixa taxa de umidade no seu ambiente natural. A vegetação de estepe é mais seca, esparsa e apresenta formações vegetais mais heterogêneas.

Há pradaria no Brasil?

Céu nublado em uma área com o bioma Pampa, no estado do Rio Grande do Sul.
Os Pampas gaúchos são um exemplo de pradarias.

As pradarias no Brasil são chamadas de Pampa, um importante bioma brasileiro que possui localização geográfica muito específica, no caso, parte do estado do Rio Grande do Sul. A pradaria brasileira ocorre em uma zona de clima subtropical, com forte influência da precipitação, além de médias termais mais amenas. O Pampa possui grande importância econômica, especialmente no desenvolvimento de atividades agropecuárias, como a criação de animais e a plantação de cereais.

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Campos
Os campos são um tipo de vegetação que ocorre em pequenas áreas do Brasil. Confira!
Dobramentos modernos
Entenda, de forma prática, o que são e como se originaram as estruturas geológicas conhecidas por dobramentos modernos.
Estepes
Saiba quais são as principais características das vegetações de estepes. Veja detalhes sobre essa vegetação que ocorre em zonas de climas considerados inóspitos.
Pampa
Saiba quais são as principais características geográficas do Pampa. Aprenda sobre sua importância ambiental e econômica.
Taiga
Veja os principais aspectos físicos da taiga. Entenda mais sobre a vegetação característica desse bioma e o seu emprego em diversas atividades industriais.
Tundra
Conheça as características geográficas da tundra, bioma marcado pelas baixíssimas temperaturas. Entenda a diferença entre a tundra ártica e a alpina.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Semelhança de Triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Semelhança de Triângulos
Nessa aula veremos que para dois triângulos serem semelhantes é necessário que os ângulos correspondentes sejam congruentes e os lados homólogos proporcionais. Para isso, basta analisar os seguintes casos de semelhança de triângulos: AA (Ângulo, Ângulo), LLL (Lado, Lado, Lado) e LAL(Lado, Ângulo, Lado).