Whatsapp icon Whatsapp

World Trade Center

O World Trade Center era um conjunto arquitetônico localizado na cidade de Nova York (Estados Unidos) que foi destruído em um ataque terrorista que ocorreu no ano de 2001.
World Trade Center por volta de 1980, antes da destruição das Torres Gêmeas no atentado dia 11 de setembro de 2001.
O World Trade Center era o conjunto arquitetônico mais moderno de Nova York (Estados Unidos). [1]

O World Trade Center era um grande complexo de sete edifícios localizados na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. As chamadas “Torres Gêmeas” eram as principais estruturas desse complexo. Elas foram derrubadas por meio de um atentado terrorista em 11 de setembro de 2001.

Esses edifícios eram um dos principais marcos da vida cultural e econômica estadunidense. O complexo abrigava escritórios de grandes empresas dos Estados Unidos. O atentado terrorista citado resultou na morte de cerca de 3.000 pessoas. Atualmente, foi construído outro complexo de edifícios no lugar do World Trade Center, além de um memorial para as vítimas da tragédia.

Leia também: Estátua da Liberdade — um dos principais símbolos estadunidenses na atualidade

Resumo sobre o World Trade Center

  • O World Trade Center era uma grande estrutura de engenharia composta por sete edifícios, dentre eles as chamadas “Torres Gêmeas”.

  • Ele estava localizado na cidade de Nova York (Estados Unidos), logo era um dos principais centros comerciais do país.

  • O principal uso desse complexo era comercial, com destaque para os escritórios de empresas internacionais, que ocupavam a maior parte dos andares.

  • O World Trade Center era um dos edifícios mais icônicos do mundo, reconhecido pelo seu tamanho, importância e modernidade.

  • Em 11 de setembro de 2001, dois aviões foram arremessados de forma proposital contra as estruturas das “Torres Gêmeas”.

  • O atentado resultou em cerca de 3.000 mortes e milhares de feridos, além da destruição completa de todo o complexo do World Trade Center.

  • O One World Trade Center é o nome do novo complexo de edifícios inaugurados no lugar do antigo World Trade Center.

Qual a origem e a história do World Trade Center?

O World Trade Center, conhecido pela sigla WTC, era um complexo arquitetônico multiúso composto por sete edifícios, todos localizados na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. As chamadas “Torres Gêmeas”, principal estrutura do referido complexo, foram inauguradas em 1973.

Bandeira dos Estados Unidos hasteada em Nova York, com o World Trade Center, ainda com as “Torres Gêmeas”, ao fundo.
Principal estrutura do World Trade Center, as “Torres Gêmeas” eram um símbolo do poderio econômico estadunidense.

A origem da construção desses edifícios está atrelada ao crescimento econômico e ao cenário político estadunidense na segunda metade do século XX. Nesse contexto, o World Trade Center, localizado em um dos principais centros financeiros do país, era um símbolo da grande força estadunidense, especialmente no âmbito econômico.

A construção dos prédios foi motivo de destaque na imprensa internacional e marcou ainda uma nova era na modernização das estruturas civis. Além disso, a sua construção deu origem a outras estruturas na mesma região, formando um grande complexo, composto especialmente por escritórios, que eram preenchidos por grandes empresas estadunidenses.

O World Trade Center passou por outros eventos marcantes, como incêndios, assaltos e até mesmo um atentado a bomba. Porém, o complexo ficou reconhecido em nível internacional por causa de um dos maiores atentados terroristas da história.

Em 11 de setembro de 2001, dois aviões atingiram as “Torres Gêmeas” do complexo, em uma ação planejada e ordenada, que levou ao colapso das estruturas locais. O evento é descrito até os dias atuais como o pior ataque terrorista já sofrido pelos Estados Unidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as características do World Trade Center?

O World Trade Center era uma grande obra de engenharia composta por sete edifícios, dentre eles as chamadas “Torres Gêmeas”, principais estruturas do complexo. Essas torres, inauguradas em 4 de abril de 1973, foram terminadas após sete anos de construção. Já as demais estruturas do complexo foram construídas e inauguradas ao longo do intervalo entre os anos de 1975 e 1985.

A totalidade do complexo era uma das principais estruturas de engenharia construídas em solo estadunidense e representava a modernização da indústria de construção civil local. O custo das obras de todo o complexo estimado na época chegou próximo aos 400 milhões de dólares.

O prédio principal do complexo, uma das “Torres Gêmeas”, chamada de One World Trade Center, tinha 417 metros de altura; já o World Trade Center 2, segunda torre principal do complexo, possuía 415 metros de altura. Além dessas duas estruturas, havia ainda mais cinco prédios (World Trade Center 3, World Trade Center 4, World Trade Center 5, World Trade Center 6 e World Trade Center 7), que formavam todo o complexo do World Trade Center.

O principal uso do referido complexo era comercial, com destaque para os escritórios de empresas internacionais, que ocupavam a maior parte dos andares. Havia ainda estruturas de lazer espalhadas ao longo dos edifícios do complexo estadunidense. O World Trade Center era o principal centro comercial e financeiro de Nova York.

Eventos marcantes que ocorreram no World Trade Center

O World Trade Center era um dos edifícios mais icônicos do mundo, reconhecido pelo seu tamanho, importância e modernidade. A imagem dos edifícios, especialmente das chamadas “Torres Gêmeas”, era comum em filmes, séries e jogos que eram ambientados na cidade de Nova York.

O referido complexo passou por diferentes episódios marcantes ao longo da sua história, como incêndios localizados, assaltos aos escritórios e, até mesmo, um atentado a bomba de pequena magnitude, mas que deixou mortos. Esses eventos ficaram marcados na história do World Trade Center, mas não chegaram ao nível de repercussão e destruição do ocorrido em 2001.

Em 11 de setembro de 2001, dois aviões foram arremessados de forma proposital contra as estruturas das “Torres Gêmeas”. Esses aviões haviam sido sequestrados por membros da organização terrorista Al-Qaeda. O atentado, planejado e orquestrado, ficou marcado como o pior sofrido pelos Estados Unidos.

“Torres Gêmeas” (World Trade Center) em chamas após a colisão dos aviões no atentado do dia 11 de setembro de 2001.
“Torres Gêmeas” em chamas após a colisão dos aviões no atentado do dia 11 de setembro de 2001. [2]

A colisão dos aviões, e posteriormente os incêndios causados pelo atentado, culminou no desmoronamento das duas torres. Os outros prédios do complexo, além de edifícios vizinhos, foram atingidos por destroços desses desmoronamentos. O atentado resultou em cerca de 2.753 mortes e milhares de feridos, além da destruição completa de todo o complexo do World Trade Center.

Saiba também: Osama bin Laden — o idealizador dos atentados do dia 11 de setembro de 2001

Por que o World Trade Center é importante?

A importância do World Trade Center está atrelada ao seu simbolismo cultural e ao seu protagonismo econômico. O complexo, um dos mais modernos da época de sua construção, era objeto de fascínio, sendo frequentemente representando em diversos produtos estadunidenses, como filmes, séries e jogos.

O World Trade Center representava a predominância do sistema capitalista de produção, em um contexto da Guerra Fria, na qual os Estados Unidos eram uma das potências que dominavam a lógica global.

Além disso, o World Trade Center também detinha grande importância econômica, visto que era sede de escritórios de grandes empresas estadunidenses, logo considerado o centro da indústria local da época. O complexo também era um grande centro financeiro, com muitas operações de bancos e correlatos que eram fundamentais para o funcionamento da economia estadunidense e de todo o sistema-mundo baseado no dólar.

World Trade Center atualmente

One World Trade Center é o nome do novo complexo de edifícios inaugurados no lugar do antigo World Trade Center. O One World Trade Center tem como edifício principal uma torre de cerca de 541 metros. Ela é inteiramente ocupada por escritórios, no geral, de importantes empresas estadunidenses. A construção da referida torre foi efetivada com modernas técnicas de engenharia civil.

 Memorial & Museu Nacional do 11 de Setembro, no One World Trade Center.
O complexo do One World Trade Center conta com um memorial para as vítimas do atentado.

Além da torre principal, há ainda no complexo mais três edifícios de escritórios, um terminal de trânsito e um memorial em homenagem aos mortos no ataque terrorista contra o complexo anterior. O One World Trade Center conta inclusive com modernas estruturas, como uma base e um centro de concreto, que o torna mais resistente a possíveis futuros ataques terroristas.

O One World Trade Center, assim como todo o complexo, representa um marco na sociedade estadunidense, que ficou amplamente abalada pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. Atualmente, ele é um dos principais centros comerciais e também turísticos de Nova York, além de estar entre os edifícios mais altos do mundo, assim como o seu sucessor, o World Trade Center.

Curiosidades sobre o World Trade Center

  • As “Torres Gêmeas” do World Trade Center já foram classificadas como os prédios mais altos do mundo, na época da sua inauguração.

  • Os projetos iniciais do World Trade Center foram desenhados em 1943 e passaram por diversas modificações de engenharia civil.

  • O número de mortos no World Trade Center foi próximo de 3.000 mil pessoas. Os dados indicam que havia até cinco brasileiros entre as vítimas.

  • Os ataques terroristas no World Trade Center culminaram na realização de invasões militares estadunidenses no Afeganistão (2001) e também no Iraque (2003).

  • Atualmente, o One World Trade Center, que possui 541 metros de altura, é considerado o prédio mais alto do Ocidente.

Créditos de imagem

[1] Benny Marty / Shutterstock

[2] Robert J. Fisch / Wikimedia Commons (reprodução)

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

América
Clique aqui e saiba quais são os países que fazem parte da América. Conheça as características geográficas, socioculturais e econômicas desse continente.
América do Norte
Clique aqui e conheça as características geográficas da América do Norte, bem como os aspectos históricos e culturais dessa importante porção americana.
Bandeira dos Estados Unidos
Você sabe qual é o significado da bandeira dos Estados Unidos? Leia sobre a história e as tradições atreladas à bandeira de um dos países mais importantes do mundo.
Canadá
Saiba mais sobre as características da geografia do Canadá. Veja as principais informações da demografia, da economia e da infraestrutura desse país americano.
Colonização inglesa na América do Norte
Clique aqui, saiba como ocorreu a colonização inglesa na América do Norte e descubra quais foram os principais acontecimentos desse contexto.
México
Saiba quais são as principais características geográficas do México. Veja detalhes sobre a demografia, a economia e a cultura dessa importante nação americana.
USMCA
Conheça mais sobre o USMCA, o novo acordo que substitui o antigo Nafta. Saiba qual o objetivo desse acordo, o que se manteve e quais foram as mudanças propostas.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula do número de diagonais de um polígono convexo e resolveremos questões modelo.