Whatsapp icon Whatsapp

Poseidon

Poseidon era o deus grego dos mares e dos rios e visto como o responsável por catástrofes, como as enchentes e os terremotos.
Estátua de Poseidon
Poseidon era o deus grego dos mares e dos rios.

Poseidon era o deus grego dos mares e dos rios e considerado quem provocava catástrofes, como as enchentes e os terremotos. Apesar disso, os gregos pediam-lhe proteção quando terremotos aconteciam. Poseidon também era o patrono dos marinheiros, que costumavam oferecer-lhe oferendas.

Os historiadores afirmam que o culto a Poseidon já era praticado desde os micênicos, e cogita-se que pode ser mais antigo ainda que isso. Na mitologia, ele era irmão de Zeus, sendo resgatado do ventre de seu pai por seu irmão e tendo lutado contra os titãs na Titanomaquia.

Leia mais: Apolo — deus do Sol, da música, das artes, da medicina, da profecia etc.

Resumo sobre Poseidon

  • Poseidon era o deus grego dos mares e dos rios.

  • Era tido como responsável pelas catástrofes e muito temido.

  • Na mitologia, ele era irmão de Zeus, e lutou com seu irmão contra os titãs.

  • Era fortemente relacionado com os cavalos nos mitos gregos.

  • Os gregos realizavam os Jogos Ístmicos em homenagem a ele.

Quem foi Poseidon?

Poseidon foi uma divindade da religiosidade dos gregos na Antiguidade. Ele era considerado o deus dos mares e dos rios e o responsável por trazer as enchentes, os terremotos e por causar grandes destruições. Paradoxalmente, os gregos também o consideravam seu protetor quando ocorriam terremotos.

Sua associação com as águas fez dele o patrono dos marinheiros. Os gregos tinham um grande respeito por Poseidon porque temiam ser vítimas da sua fúria. Também o consideravam um domador de cavalos, e existem passagens na mitologia grega que reforçam sua associação com esses animais.

As referências a Poseidon na mitologia grega reforçam sua imagem como um deus furioso, com destaque para o poema épico de Homero a Odisseia. Esse poema conta a história do retorno de Odisseu, rei de Ítaca, para sua terra depois do término da Guerra de Troia. Acontece que Odisseu desagradou a Poseidon quando feriu um filho desse deus.

A partir daí, Poseidon persegue Odisseu implacavelmente, e o herói grego só consegue retornar para o seu reino com a ajuda de outros deuses, como Hermes e Zeus. Poseidon também teria participado da Guerra de Troia, atuando ao lado dos aqueus (gregos).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Origens de Poseidon

Os historiadores afirmam que o culto a Poseidon é bastante antigo e antecede os gregos. Sabemos que Poseidon era adorado pelos micênicos, pois existem inscrições em Linear B que o mencionam. Essas inscrições remontam ao período que abrange do século XV a.C. ao século XII a.C. Essas inscrições foram encontradas em locais como Pilos e Cnossos.

Além disso, existem uma teoria que aponta que a figura de Poseidon tenha sido resultado da junção de uma antiga divindade pré-grega com outra de origem indo-europeia. Com a assimilação de Poseidon na religiosidade grega, ele passou a ser considerado o filho de Cronos e Reia e irmão de Zeus, o principal deus do panteão grego.

Na mitologia grega, o nascimento de Poseidon se relaciona com a ascensão dos deuses gregos. Poseidon era filho de Cronos e Reia, e, assim como seus irmãos, havia sido devorado por Cronos assim que nasceu. O único que escapou desse destino foi Zeus, salvo por sua mãe, e criado em segurança longe de seu pai.

Eventualmente, Zeus retornou para resgatar seus irmãos e fez Cronos vomitar Poseidon, Héstia, Hera, Deméter e Hades. Após isso, uma guerra dos deuses gregos contra os titãs foi iniciada, sendo conhecida como Titanomaquia. Os deuses venceram esse conflito, travaram um novo contra os gigantes e também o venceram.

Com a vitória, Hades, Poseidon e Zeus se reuniram para sortear seus respectivos domínios, e Poseidon recebeu as águas. Com isso, ele passou a comandá-las, além de todos os seres que as habitam, tanto as doces quanto as salgadas. Os mitos gregos relatam também que Poseidon possui um grande palácio no fundo do oceano.

Leia mais: Perséfone — a deusa grega da vegetação e da agricultura, conhecida também como esposa de Hades

O que a mitologia grega diz sobre Poseidon?

Poseidon foi um dos deuses mais importantes da mitologia grega, e, portanto, existem várias menções a ele em diferentes mitos. Podemos começar por sua tentativa de destronar Zeus como governante do Monte Olimpo, contando com a ajuda de Hera e Atena para isso. No entanto, foi derrotado e, como punição, obrigado a construir os muros de Troia.

Poseidon foi casado com uma nereida chamada Anfitrite, e dessa união nasceram Tristão, um ser parte homem e parte peixe; e Cimopleia, uma ninfa. Os mitos ainda mencionam que Poseidon teve inúmeros filhos e filhas de envolvimentos fora de seu casamento.

Poseidon também ficou conhecido por disputar com Atena o direito de ser o patrono de Atenas. Ambos teriam oferecido diferentes presentes para garantir o posto, sendo que Poseidon ofereceu uma fonte de água salgada e um cavalo, ao passo que Atena ofereceu uma oliveira. Os atenienses escolheram a oliveira, fazendo de Atena sua protetora.

Leia mais: Afrodite — divindade grega conhecida como a deusa do amor, da beleza e do desejo

Culto a Poseidon

Ruínas de um antigo templo de Poseidon, perto de Atenas.
Ruínas de um antigo templo de Poseidon, perto de Atenas.

Poseidon era bastante venerado na Grécia, embora, em alguns locais, sua veneração fosse mais intensa. Um dos locais que centralizavam seu culto era a cidade de Pilos, e outro era o istmo de Corinto. O culto a Poseidon neste local tinha relação com o comércio marítimo.

Nessa região também aconteciam os Jogos Ístmicos, iniciados em 582 a.C., e que tinham como propósito homenagear Poseidon. Nesse evento, atletas de diferentes partes da Grécia se reuniam para participar de diferentes competições.

Muitas cidades na Grécia, como Rodes, possuíam templos em homenagem a Poseidon, e santuários para ele também se espalhavam por diversas partes. Nas cidades costeiras, era muito comum que oferendas fossem dedicadas a esse deus por marinheiros e pescadores. Havia ainda cultos a Poseidon marcados por sacrifícios de animais.

Videoaula sobre Grécia Antiga: religião

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Afrodite
Clique para conhecer mais sobre Afrodite, deusa grega do amor e da beleza. Conheça histórias dela na mitologia grega e como era o seu culto na Grécia.
Hera
Clique e saiba mais sobre Hera, importante deusa da mitologia grega. Veja as histórias que envolviam essa divindade nos mitos gregos.
Medusa
Clique aqui e saiba detalhes sobre Medusa, uma górgona presente na mitologia grega. Conheça o famoso mito a respeito de sua morte.
Zeus
Saiba mais sobre Zeus, o deus supremo na religiosidade dos gregos antigos. Entenda como ele se tornou uma divindade de tamanha importância para essa civilização.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.