Whatsapp icon Whatsapp

Força das bases

A força das bases é a classificação que indica a capacidade de dissociação (liberação de íons) dessas substâncias em água.
Exemplos de bases fortes (esquerda) e fracas (direita)
Exemplos de bases fortes (esquerda) e fracas (direita)

Determinar a força das bases é informar a capacidade que elas apresentam de sofrer dissociação quando adicionadas à água. De forma geral, quando uma base é misturada com a água, ela libera um cátion qualquer e o ânion hidróxido (OH-), como podemos observar na equação de dissociação a seguir:

Equação que representa a dissociação de uma base
Equação que representa a dissociação de uma base

A quantidade de íons (cátion e ânion) que uma base libera depende da sua força, ou seja, existem bases que liberam muitos íons (bases fortes) e outras que liberam poucos íons (bases fracas).

Para reconhecer e classificar a força (forte ou fraca) das bases, podemos utilizar um dos três critérios a seguir:

  • Nome (hidróxido + de + nome do elemento)

  • Fórmula química

  • Grau de dissociação (α)

1- Classificação com base no nome ou fórmula química

a) Base forte

Uma base é forte quando sofre dissociação (liberação de cátions e ânion) facilmente. Para reconhecer essa característica, basta analisar o grupo Y que acompanha o hidróxido (OH) na fórmula química ou no nome da base.

Em uma base inorgânica, o Y pode ser um metal qualquer ou o amônio (NH4)
Em uma base inorgânica, o Y pode ser um metal qualquer ou o amônio (NH4)

Se o Y da base for um metal alcalino ou metal alcalinoterroso (com exceção dos elementos berílio e magnésio), ela será forte. Veja a lista dos elementos que formam bases fortes:

b) Base fraca

Uma base é fraca quando dificilmente sofre dissociação. Para reconhecer essa característica, basta averiguar se a base não apresenta os elementos pertencentes às famílias IA e IIA, que foram descritos acima.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2- Grau de dissociação (α) das bases

O grau de dissociação (α) é outra forma de determinar a força de uma base. Ele indica a porcentagem de íons que foram liberados a partir de uma base quando ela sofre dissociação em água.

A expressão matemática utilizada para determinar o grau de dissociação é:

Sempre após realizar a divisão entre o número de íons-fórmula dissociados e o número de íons-fórmula total, devemos multiplicar o resultado por 100 para determinar a porcentagem da dissociação. Por meio da porcentagem, podemos determinar a força da base com os seguintes parâmetros:

  • Base forte

Quando o grau de dissociação for superior a 5 %.

α > 5%

  • Base fraca

Quando o grau de dissociação for igual ou inferior a 5 %.

α ≤ 5%

Exemplos de determinação da força de bases

Exemplo 1: Hidróxido de prata

Nessa base, temos a presença do elemento químico prata, o qual pertence à família IB da Tabela Periódica. Como ele não pertence às famílias IA e IIA, logo, forma uma base fraca.

Exemplo 2: Sr(OH)2

Nessa base, temos a presença do elemento estrôncio (Sr), o qual pertence à família IIA (metais alcalinoterrosos), por isso, trata-se de uma base forte.

Exemplo 3: Se forem adicionados à água 60 íons-fórmula de uma base YOH e apenas 25 deles se dissociarem, qual será sua classificação em relação à força?

Para determinar a força da base, temos que calcular o seu grau de dissociação (α) por meio do número de íons-fórmula dissociados (25) e o número de íons-fórmula total (60) da base na expressão abaixo:

α = número de íons-fórmula dissociados
    número de íons-fórmula total

α = 25
      60

α = 0,41 ou 41,6% (quando multiplicamos por 100)

Como o α da base é maior que 5%, logo, trata-se de uma base forte.

Publicado por Diogo Lopes Dias

Artigos Relacionados

Bases
Conheça quais são as principais bases e como elas são classificadas. Aprenda como nomeiam-se os compostos alcalinos e quais são suas aplicações mais comuns.
Bases no cotidiano
Conheça algumas das principais aplicações e origens das bases usadas no cotidiano.
Características e Propriedades dos Compostos Iônicos
A forte ligação de natureza elétrica entre os íons dos compostos iônicos produz aglomerados com formas geométricas bem definidas, que são responsáveis por suas propriedades.
Características e nomenclatura das Bases
Bases, dissociação iônica, hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio, hidróxido de alumínio, íons, cátion, ânion, hidróxido de ferro, hidróxido de cobre, sabor adstringente.
Classificação das Bases
Como a solubilidade se relaciona com o grau de dissociação de bases.
Conceito de ácido, base e sal pela teoria de Arrhenius
Segundo o conceito de Arrhenius, em solução aquosa os ácidos produzem como cátion somente o hidrogênio, as bases produzem como ânion somente a hidroxila e os sais geram íons diferentes destes.
Dissociação e Ionização
Svant August Arrhenius, dissociação iônica, ionização, condutividade elétrica, compostos iônicos, soluções aquosas, sal de cozinha, soda cáustica, corrente elétrica, dissociação iônica.
Equações de dissociação das bases
Aprenda a interpretar e a construir equações de dissociação de bases!
Funções Inorgânicas
Conheça o conceito de funções inorgânicas, o que diferencia ácidos, bases, sais e óxidos e o que é a Teoria da Dissociação Iônica de Arrhenius.
video icon
Escrito"CEI - Comunidade dos Estados Independentes" proxímo ao símbolo do CEI - Comunidade dos Estados Independentes em fundo azul.
Geografia
CEI - Comunidade dos Estados Independentes
Assista à videoaula e conheça a CEI — Comunidade dos Estados Independentes. Saiba como essa organização surgiu e seus objetivos. Entenda o contexto geopolítico de formação da CEI.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.