Funções Inorgânicas

Para facilitar o estudo das substâncias químicas, elas foram divididas em grupos ou funções químicas, que são conjuntos de substâncias que apresentam propriedades químicas semelhantes, por possuírem estruturas parecidas. As duas principais funções químicas são: funções inorgânicas e funções orgânicas.

Antigamente acreditava-se que as substâncias orgânicas eram aquelas que se originavam de organismos vivos (vegetal e animal); e as inorgânicas seriam as de origem mineral.

No entanto, verificou-se que isso não era correto, pois grande parte das substâncias orgânicas pode sim ser sintetizada em laboratório. Então, hoje em dia, esses grupos são conceituados da seguinte forma:

Conceito de substâncias orgânicas e inorgânicas

Agora que já conceituamos o que é uma função inorgânica, vejamos como se subdivide esse grupo e quais são as características que diferenciam seus compostos.

Para isso é necessário conhecer a Teoria da Dissociação Iônica proposta pelo sueco Svante Arrhenius, pois ela é a base da classificação das funções inorgânicas principais. Em 1884, Arrhenius realizou vários experimentos para explicar a condutividade de algumas soluções.

Ele descobriu que a condutividade elétrica das soluções dependia da existência de íons, que eram os responsáveis por transportar a carga. Arrhenius chegou, então, à conclusão de que as soluções iônicas transportavam corrente elétrica porque os seus íons, que antes estavam em um aglomerado iônico, eram separados quando colocados em água. A esse fenômeno ele deu o nome de dissociação iônica. Ele percebeu também que quando se colocavam algumas substâncias moleculares na água, ocorria o fenômeno da ionização, quando a água atua como reagente e forma íons positivos (cátions) e negativos (ânions).

Baseado nesses estudos, Arrhenius observou que determinados grupos de substâncias inorgânicas liberavam os mesmos cátions, quando colocados em água. Já em outro grupo, as substâncias liberavam os mesmo ânions. Desse modo, observou-se que era possível dividir as substâncias inorgânicas em grupos menores ou funções inorgânicas, que ficaram sendo quatro: ácidos, bases, sais e óxidos.

Segundo a Teoria de Arrhenius, os conceitos dados para as funções são: ácidos, bases e sais. Os óxidos são a única função inorgânica que não baseiam sua definição na Teoria de Arrhenius.

Conceito de ácidos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

HxA + H2O → x H+(aq) + Ax-(aq)
ou
HxA + H2O → x H3O1+ (aq) + Ax-(aq)

Exemplos:

  • Ácido sulfúrico: H2SOH3O1+ + HSO4-   ou   H2SO H1+ + HSO4-
  • Ácido clorídrico: HCl   →    H3O1+ + Cl1-        ou    HCl     →  H1+ + Cl1-

Conceito de bases

C(OH)x + H2O → Cx+ + xOH-

Exemplos:

  • Hidróxido de sódio: NaOH(s)  → Na1+ +  OH1-
  • Hidróxido de cálcio: Ca(OH)2 → Ca2+ + 2 OH1-

O veneno do ferrão da abelha é um ácido; e o da vespa é uma base

Conceito de sais

Exemplos:

  • Sal de cozinha – Cloreto de sódio: NaCl → Na1+ +  Cl1-
  • Nitrato de cálcio: Ca (NO3)2 → Ca2+ + 2NO31-
  • Fosfato de amônio: (NH4)3PO4→ 3 NH4+1 + PO43-

Conceito de óxidos

Exemplos:

CO2, SO2, SO3, P2O5, Cl2O6, NO2, N2O4, Na2O, etc.

As pérolas e as conchas são constituídas, principalmente, de um sal; e as tintas, de óxidos

Para saber mais sobre cada uma dessas funções inorgânicas, sua nomenclatura, classificação, aplicações, propriedades e os demais aspectos relacionados a elas, leia outros textos de nosso site da seção de Química Inorgânica, como os descritos abaixo:

São quatro as funções inorgânicas principais: ácidos, bases, sais e óxidos
São quatro as funções inorgânicas principais: ácidos, bases, sais e óxidos
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

(UFPA) Considerando a equação química:

Cl2O7 + 2 NaOH → 2 NaClO4 + H2O

os reagentes e produtos pertencem, respectivamente, às funções:

a) óxido, base, sal e óxido.

b) sal, base, sal e hidreto.

c) ácido, sal, óxido e hidreto.

d) óxido, base, óxido e hidreto.

e) base, ácido, óxido e óxido.

Questão 2

(Cefet-PR) Algumas substâncias químicas são conhecidas por nomes populares. Assim temos, por exemplo, sublimado corrosivo (HgCl2), cal viva (CaO), potassa cáustica (KOH) e espírito de sal (HCl). O sublimado corrosivo, a cal viva, a potassa cáustica e o espírito de sal pertencem, respectivamente, às funções:

a) ácido, base, óxido, ácido.

b) sal, sal, base, ácido.

c) ácido, base, base, sal.

d) sal, óxido, base, ácido.

e) ácido, base, sal, óxido.

Mais Questões
Assuntos relacionados
A ilustração retrata fórmulas químicas de substâncias estudadas na Química Inorgânica
Definição de Química Inorgânica
Veja a definição antiga e a atual de Química Inorgânica, saiba diferenciá-la da Química Orgânica e entenda quais são as funções inorgânicas.
Existem vários tipos de sais inorgânicos que precisam ser classificados em grupos específicos para serem estudados
Classificação e nomenclatura dos sais
Conheça a classificação dos sais em neutros, ácidos, básicos, duplos, hidratados e alúmen, além de compreender como é realizada a nomenclatura em cada caso.
Utilizamos o sal para salgar alimentos.
Os sais
Sais, compostos iônicos, cloreto de sódio, sal de cozinha, cátion, ânion, base forte, ácido forte, hidróxido de sódio, ácido clorídrico, reação de neutralização, sabor salgado, dicromato de potássio, salinas, Sulfato de cobre.
Exemplos de alimentos com ácidos
Aplicações dos ácidos mais comuns
Você conhece as aplicações dos ácidos mais comuns? Clique e descubra as diversas utilizações de alguns ácidos, empregados principalmente na indústria, participando da produção de produtos fundamentais como fertilizantes, ou na rotina laboratorial, em que são usados na síntese de outras funções inorgânicas.
A principal aplicação do hidróxido de sódio é na produção de sabão
Hidróxido de Sódio
O hidróxido de sódio, comumente conhecido como soda cáustica, tem larga aplicação. Veja quais são essas aplicações, a sua constituição, obtenção e suas propriedades físicas e químicas.
“Sabão de cinza” feito com óxido de potássio (óxido básico presente nas cinzas da madeira)
Óxidos Básicos
Entenda o que são óxidos básicos, suas propriedades, aplicações e exemplos principais, como o óxido de potássio, de cálcio e de sódio, além do óxido nitroso.
Exemplos de bases consideradas solúveis em água
Solubilidade das bases
Aprenda a classificar uma base quanto à sua capacidade de dissolver-se muito, pouco ou quase nada em água!
Exemplos de bases fortes (esquerda) e fracas (direita)
Força das bases
Aprenda a determinar a força das bases por meio da simples análise de sua fórmula, nome e grau de dissociação!
Bases
Conheça quais são as principais bases e como elas são classificadas. Aprenda como nomeiam-se os compostos alcalinos e quais são suas aplicações mais comuns.
O mármore é usado para decorar ambientes.
Mármore
Mármore, rocha metamórfica proveniente do calcário, mica, feldspato, transformação físico-química sofrida pelo calcário a altas temperaturas e pressão, jazidas de mármore se encontram em regiões de atividade vulcânica, rocha matriz calcária, grau metamórfico, composição química do mineral, estátua Vênus de Milo, material rentável na indústria de rochas ornamentais.
Tacho de cobre.
Metal Cobre
Bom condutor de eletricidade e calor, alto grau de dureza, resistente à corrosão, minérios de cobre, materiais metalúrgicos, cobre metálico, azurita, malaquita, cintilância, tachos de cobre, utensílios domésticos.
Alumínio liquefeito.
Obtenção do Alumínio
Conheça o processo que permite obter o metal puro.
Entre os tipos de reações estudadas na Química está a de Síntese ou de Adição
Reação de Síntese ou de Adição
A reação de síntese ou de adição se dá quando dois ou mais reagentes se combinam para originar um único produto.