Bicho-geográfico

Bicho-geográfico ou larva migrans é uma doença causada por nematódeos que se caracteriza pela formação de lesões tortuosas que provocam grande coceira.
Bicho-geográfico é uma doença causada por nematódeos que apresenta como sintomas o surgimento de lesões e coceira no local.

Bicho-geográfico ou larva migrans cutânea é uma doença desencadeada por nematódeos pertencentes ao gênero Ancylostoma. A doença é adquirida quando o ser humano entra em contato direto com o solo contaminado pelas larvas do parasita. A larva, ao penetrar a pele, leva ao desenvolvimento de lesões com coceira. As lesões provocadas pela larva são sinuosas e formam uma espécie de mapa, motivo pelo qual a doença ficou conhecida como bicho-geográfico.

Leia também: Varíola dos macacos doença que possui sintomas semelhantes aos sintomas da varíola humana

Resumo sobre bicho-geográfico

  • Bicho-geográfico ou larva migrans é uma doença que surge em decorrência do contato da pele com larvas de nematódeos do gênero Ancylostoma.

  • A doença provoca lesões tortuosas e que causam coceira.

  • As lesões tortuosas surgem pois a larva não é capaz de alcançar camadas mais profundas da pele, movimentando-se no tecido subcutâneo.

  • O tratamento pode envolver medicamentos de uso tópico ou oral.

  • Para evitar a doença, é importante evitar contato direto com solo o qual sabe-se que é frequentado por cães e gatos.

O que é bicho-geográfico?

O bicho-geográfico, conhecido também como larva migrans cutânea, é uma doença causada por um nematódeo pertencente ao gênero Ancylostoma, sendo os agentes mais frequentes Ancylostoma braziliense e Ancylostoma caninum. A doença acontece em várias partes do mundo, ocorrendo, principalmente, nas regiões de climas subtropicais e tropicais.

Esses nematódeos são encontrados vivendo no intestino dos cães e gatos, os quais eliminam os ovos do nematoide pelas fezes. No solo, os ovos darão origem a larvas que, em condições ideais, podem permanecer viáveis por vários dias.

Como contraímos bicho-geográfico?

Os seres humanos se contaminam com o agente causador do bicho-geográfico por meio do contato direto com solo contaminado por fezes de animais infectados. Cães e gatos podem apresentar o nematódeo em seu intestino e, ao liberarem suas fezes, acabam contaminando o solo. Essa contaminação é comum, por exemplo, em solos de praças e parques públicos que são frequentemente visitados por animais domésticos.

Ao entrar em contato com solo contaminado pelas fezes dos animais parasitados, as larvas penetram na pele, desencadeando a doença. As larvas podem penetrar na nossa pele por meio da produção de hialuronidase ou por meio de fissuras, folículos cutâneos ou glândulas sudoríparas.

Após a penetração, as larvas ficam confinadas à epiderme e derme superficial. Em seres humanos, as larvas não completam seu ciclo de vida e morrem após semanas ou meses. Devido a isso, a doença é considerada autolimitada. A Sociedade Brasileira de Dermatologia destaca, no entanto, que a melhora da doença é incerta, embora seja possível, por isso não recomenda-se que o paciente espere que ela aconteça.

Apesar de mãos e pés serem as áreas mais atingidas, o bicho-geográfico pode se manifestar em outras partes do corpo.

As regiões mais atingidas pela doença são as mãos e os pés, uma vez que são as áreas que mais apresentam contato com o solo. A doença pode acometer pessoas de qualquer idade, entretanto ocorre com mais frequência em crianças, pelo fato de elas frequentemente brincarem em locais que podem estar contaminados.

Veja também: Toxoplasmose qual a relação da doença com os gatos domésticos?

Sintomas do bicho-geográfico

Após penetrar na epiderme, a larva do nematódeo do gênero Ancylostoma movimenta-se pelo tecido subcutâneo, formando túneis de coloração avermelhada muito pruriginosos (que provocam muita coceira). Esses túneis vão formando desenhos na pele que lembram um mapa, sendo esse o motivo pelo qual a doença é conhecida como bicho-geográfico. Por provocar coceira intensa, podem surgir infecções bacterianas secundárias em consequência do ato de coçar, sendo essas infecções uma importante complicação da doença.

Diagnóstico do bicho-geográfico

As lesões provocadas pelo bicho-geográfico são bastante fáceis de reconhecer, sendo o diagnóstico iminentemente clínico. O médico, durante a consulta, geralmente avalia o padrão das lesões e questiona o paciente a respeito dos locais frequentados por ele e se as lesões apresentam ou não coceira. Com base nessas informações, ele será capaz de identificar a doença, sendo raramente justificado o uso de exames complementares para diagnóstico.

Tratamento do bicho-geográfico

Geralmente, o bicho-geográfico é tratado com administração de anti-helmíntico de uso tópico, ou seja, com o medicamento sendo aplicado diretamente na pele. Em casos de lesões numerosas, recomenda-se a utilização de medicamentos via oral. Em pacientes com infecções secundárias associadas, antibióticos podem ser recomendados. Vale salientar que apenas um profissional habilitado poderá indicar a melhor terapia em cada caso.

Saiba mais: O que é infecção?

Como evitar o bicho-geográfico?

Como salientado anteriormente, contraímos bicho-geográfico ao termos contato com solo contaminado. Para evitar esse problema, portanto, podemos adotar algumas medidas simples, tais como:

  • evitar transitar descalço em locais onde há a presença de cães e gatos;

  • vermifugar animais domésticos;

  • sempre recolher as fezes do animal de estimação.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a soma dos ângulos internos de um triângulo para generalizar a fórmula da soma dos ângulos internos de um polígono convexo qualquer.