Meningite

A meningite é uma inflamação das meninges que pode ser causada por diferentes agentes. Trata-se de uma doença grave e que pode levar o indivíduo à morte.
A meningite é uma inflamação das meninges e pode ser causada por diferentes agentes.

A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o sistema nervoso central, as chamadas meninges. Pode ser desencadeada por micro-organismos, como vírus e bactérias, mas também pode ter outras causas, tais como câncer, traumatismo craniano e uso de drogas.

A doença pode atingir pessoas em qualquer idade, porém acomete principalmente crianças. Seus sintomas incluem febre alta, rigidez na nuca e dor de cabeça. O tratamento é feito de acordo com o agente causador. Por ser uma doença grave e até mesmo fatal, o diagnóstico precoce é fundamental.

Leia mais: Doenças causadas por bactérias — podem ser simples ou muito graves, como alguns tipos de meningite

Resumo sobre meningite

  • A meningite é uma inflamação das meninges.

  • Pode ser causada por diferentes organismos, tais como bactérias, vírus e fungos.

  • Sua causa, no entanto, não se restringe a micro-organismos, ocorrendo também como consequência de problemas como traumatismo craniano, cirurgia, lúpus e uso de algumas drogas.

  • Suas principais formas de transmissão são através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe, e por via fecal-oral.

  • É uma doença grave que provoca sintomas como febre, dor de cabeça, rigidez na nuca e confusão mental.

  • O tratamento dependerá do agente causador da doença.

O que é meningite?

Meningite é uma doença que se caracteriza por uma inflamação das meninges. As meninges são membranas que envolvem o sistema nervoso central, ou seja, o encéfalo e a medula espinal. A doença ocorre em pessoas de qualquer idade, entretanto, crianças com idade menor que cinco anos são as mais atingidas.

Causas da meningite

A meningite pode ser causada por diferentes agentes, tais como vírus, bactérias, fungos, protozoários e helmintos. Dentre esses agentes, destacam-se as bactérias e os vírus, que são responsáveis pela maioria dos casos e apresentam potencial para provocar surtos. Não podemos deixar de citar também que algumas drogas, cirurgias cerebrais, traumatismo craniano, câncer e lúpus podem causar meningite.

Sintomas da meningite

Entre os sintomas da meningite, estão:

  • febre;

  • dor de cabeça;

  • náusea;

  • vômito;

  • sensibilidade à luz;

  • rigidez na nuca;

  • confusão mental;

  • convulsões;

  • delírios;

  • tremores;

  • coma.

É importante salientar que se trata de uma doença muito grave e que pode até levar o indivíduo à morte.

Em bebês a meningite pode provocar irritabilidade, reflexos anormais e dificuldade para se alimentar.

Em bebês pode-se perceber irritabilidade, vômitos e dificuldade para se alimentar. Eles podem parecer irresponsivos a estímulos ou letárgicos, com reflexos anormais e com a moleira protuberante. Em geral, as meningites provocadas por vírus costumam ser mais leves quando comparadas com as meningites bacterianas.

Transmissão da meningite

A meningite é geralmente transmitida de uma pessoa para a outra por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e garganta. Outra forma comum de transmissão é pela via fecal-oral, por meio da ingestão de água e alimentos contaminados ou em contato com fezes.

Vale salientar que a forma de transmissão está diretamente relacionada com o tipo de agente que se lida. No caso da meningite viral causada por enterovírus, por exemplo, a contaminação é fecal-oral, enquanto a meningite fúngica é adquirida pela inalação de esporos. Já meningites bacterianas podem ser transmitidas por vias respiratórias e alimentos.

Lei mais: Poliomielite — doença viral que acomete principalmente crianças, é transmitida por meio de água e alimentos contaminados

Diagnóstico da meningite

Para realizar o diagnóstico de um caso de meningite, o médico deverá analisar os sintomas apresentados pelo paciente e solicitar a coleta de amostras de sangue e do líquido cefalorraquidiano para a realização de exames específicos. Os exames confirmam o diagnóstico da doença e são fundamentais para identificação do agente causador, primeiro passo para um tratamento eficaz.

É importante destacar que se trata de uma doença muito grave, portanto, é fundamental que, no início dos sintomas, o médico seja procurado.

Tratamento da meningite

O tratamento da meningite será realizado de acordo com o agente que está desencadeando a infecção e será acompanhado em ambiente hospitalar. No caso das meningites virais, na maioria dos casos, não há um tratamento específico para curar o doente, sendo o tratamento baseado no alívio dos sintomas e no monitoramento dos sinais de gravidade. Em algumas situações, antivirais podem ser recomendados. As meningites bacterianas, por sua vez, necessitam do uso de antibióticos.

Leia mais: Vacina BCG — é aplicada em dose única em crianças de até cinco anos, conferindo proteção contra tuberculose

Vacinação contra meningite

A meningite pode ser prevenida com a administração de vacinas. De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança, do Programa Nacional de Imunização, são:

Vacina meningocócica C (conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.

Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.

Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.|1|

Nota

|1| Ministério da Saúde. O que é meningite? Para acessar, clique aqui.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Teorema de Tales
Nessa aula veremos o que é o Teorema de Tales e como resolver exercícios que envolvam esse teorema.