Tireoide

Tireoide é uma glândula em formato de borboleta que tem dois lobos, cada qual em um lado da traqueia. Ela é uma importante produtora de hormônios.
A tireoide está localizada na região do pescoço abaixo do pomo de Adão.

A tireoide é uma glândula localizada na região do pescoço que apresenta o formato de borboleta. Trata-se de uma glândula endócrina e, portanto, responsável pela produção de hormônios. A tri-iodotironina, a tiroxina e a calcitonina são hormônios produzidos por ela.

A tri-iodotironina e a tiroxina estão relacionadas com o metabolismo, enquanto a calcitonina atua no controle da quantidade de cálcio na corrente sanguínea. Vários distúrbios podem acometer a tireoide, afetando o funcionamento adequado dessa importante glândula. O hipotireoidismo e o hipertireoidismo são dois desses problemas.

Leia também: Glândula pineal — responsável pela produção do hormônio do sono

Resumo sobre tireoide

  • É uma glândula endócrina responsável por produzir T3, T4 e calcitonina.

  • Os hormônios T3 e T4 regulam a taxa de metabolismo do nosso corpo.

  • A calcitonina atua diminuindo o nível de cálcio no sangue.

  • O hipertireoidismo provoca sintomas como agitação, aceleração dos batimentos cardíacos, menstruação irregular e queda de cabelo.

  • Pessoas com hipotireoidismo podem apresentar desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, problemas de memória e ganho de peso.

Características da glândula tireoide

A glândula tireoide, também chamada por alguns autores de tiroide, é uma glândula endócrina, ou seja, responsável pela produção de hormônios. Ela está localizada na região logo abaixo do pomo de Adão, na porção anterior do pescoço. O termo tireoide é derivado do latim e significa “escudo”, essa denominação foi escolhida, pois acreditava-se, no passado, que a tireoide apresentava apenas função estética.

A tireoide possui um formato que lembra uma borboleta, com dois lobos conectados na linha média. Cada lóbulo está localizado de um lado da traqueia. A glândula é composta por milhares de pequenas esferas, com diâmetro entre 0,2-0,9 mm, denominadas folículos tireoidianos.

A glândula tireoide de uma pessoa adulta pesa entre 20-30 gramas. Em algumas situações, como no hipotireoidismo e no hipertireoidismo, a glândula pode apresentar seu volume aumentado, uma situação conhecida como bócio.

Hormônios produzidos pela tireoide

A tireoide é uma glândula responsável pela produção de três hormônios: tri-iodotironina (T3), tiroxina (T4) e calcitonina. Os hormônios T3 e T4 atuam no metabolismo do nosso corpo, adequando os batimentos cardíacos, a pressão sanguínea e o tônus muscular. Também atuam na regulação de funções digestórias, reprodutivas, no crescimento e desenvolvimento das crianças e no sistema nervoso.

Tanto o hormônio T3 quanto o T4 são derivados do aminoácido tirosina, e sua produção requer iodo, um mineral essencial. O hormônio T3 apresenta três átomos de iodo, enquanto o T4 apresenta quatro átomos. O iodo pode ser obtido na nossa alimentação, estando presente no sal iodado e em alimentos marinhos. Algumas pessoas, no entanto, apresentam uma quantidade de iodo inadequada em sua dieta, o que leva à redução da produção desses dois hormônios da tireoide.

O hormônio calcitonina, por sua vez, está relacionado com a homeostase do cálcio. Quando os níveis de cálcio aumentam no sangue, a tireoide libera a calcitonina, a qual promove uma diminuição dos níveis de cálcio por meio da inibição da reabsorção óssea e do aumento da excreção pelos rins.

Saiba mais: Tireoidite de Hashimoto — a doença autoimune que pode desencadear o bócio e o hipotireoidismo

Regulação da secreção dos hormônios da tireoide

Os hormônios T3 e T4 são liberados pela tireoide em um mecanismo de feedback negativo. Quando os níveis dos hormônios da tireoide caem abaixo dos normais, o hipotálamo inicia a secreção do TRH, o hormônio de liberação da tirotrofina. O TRH agirá na adeno-hipófise, promovendo a secreção do hormônio estimulador da tireoide, o TSH. O TSH então estimulará a glândula tireoide a secretar os hormônios T3 e T4.

Quando os níveis de T3 e T4 normais são atingidos, eles bloquearão a liberação de TRH e, consequentemente, a liberação de TSH. Essa inibição faz com que não ocorra uma superprodução dos hormônios da tireoide.

Problemas que afetam a tireoide

O câncer da tireoide é um problema que afeta, principalmente, mulheres com idade superior a 35 anos.

É comum ouvirmos as pessoas dizerem que estão com tireoide para se referirem a problemas que afetam essa glândula. É importante destacar que tireoide é o nome dado à glândula, órgão presente no corpo humano normalmente. Tireoide, portanto, não é uma doença. Desse modo, diferentes problemas podem acometer a glândula tireoide, sendo importante destacar o hipertireoidismo, o hipotireoidismo e os nódulos na tireoide.

→ Hipertireoidismo

O hipertireoidismo ocorre quando a glândula tireoide passa a liberar os hormônios T3 e T4 em uma quantidade acima dos valores normais. Como salientado, os hormônios da tireoide atuam no metabolismo do ser humano, portanto, um aumento deles faz com que o organismo apresente um funcionamento mais acelerado. Nesses casos, é comum que a pessoa durma pouco, apresente coração disparado, queda de cabelo, menstruação irregular, fique agitada, perca peso e apresente intestino solto.

→ Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é uma condição em que a glândula tireoide passa a liberar seus hormônios em quantidade insuficiente. Como os hormônios da tireoide estão relacionados com o metabolismo, uma queda em sua produção faz com que o organismo funcione de maneira mais lenta. Em pessoas com hipotireoidismo, é comum observar alguns sintomas.

Entre eles estão cansaço, batimentos cardíacos mais lentos, intestino preso, sonolência, ganho de peso, pele seca, redução da memória, aumento dos níveis de colesterol no organismo e depressão. O hipotireoidismo pode também comprometer o crescimento do indivíduo. Em crianças que nascem com hipotireoidismo, o hipotireoidismo congênito, o problema pode ser detectado no teste do pezinho.

→ Nódulos na tireoide

Nódulos são um problema frequente na tireoide e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), estima-se que 60% da população brasileira tenham nódulos na tireoide em algum momento da vida.

É importante destacar que nem todo nódulo presente na tireoide é maligno, sendo fundamental que o endocrinologista faça um exame minucioso a fim de se confirmar ou excluir o diagnóstico de câncer.

O câncer na tireoide acomete, principalmente, mulheres acima de 35 anos. Muitas vezes ele é percebido pelo próprio paciente, que verifica uma protuberância na região do pescoço. Ao notar qualquer alteração, é fundamental consultar um endocrinologista.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Português
Literatura de Cordel
Saiba as origens, as especificidades e alguns dos principais autores da Literatura de Cordel no Brasil.