A luz e o controle de qualidade

Ao interagir com diferentes tipos de substâncias, a luz apresenta comportamentos distintos, que podem ser utilizados no controle de qualidade de diversos produtos.
O controle de qualidade de produtos pode ser feito pela interação da luz com as substâncias que os compõem

A luz é uma onda eletromagnética, ou seja, não precisa de um meio de propagação e é formada por um campo elétrico e um magnético, variáveis no tempo e que se propagam no espaço. No vácuo, as radiações eletromagnéticas atingem sua velocidade máxima, que corresponde a 300 milhões de metros por segundo.

Propagando-se em diversos meios e incidindo sobre diferentes corpos, a luz pode sofrer os fenômenos ondulatórios da reflexão, refração, difração, polarização, etc. A interação da luz com os materiais pelos quais se propaga ou incide pode ser aproveitada para a determinação do controle de qualidade de produtos industrializados, por exemplo.

A seguir, listamos três exemplos de uso da luz no controle da qualidade de produtos.

A luz e caulim

Utilizado na fabricação de papel, adubos, cosméticos e porcelana, o caulim é uma espécie de argila, cujo principal componente é a caulinita. Esse material precisa de um rigoroso controle de qualidade como o tamanho das partículas e a alvura.

Ao incidir luz sobre amostras de caulim, observam-se a porcentagem de radiação que atravessa o material e a coloração obtida a partir do fenômeno da dispersão da luz policromática. Os índices encontrados com a incidência de luz no material determinam a qualidade e a pureza da substância.

A luz e a cor do chocolate

Erros em fases importantes do processo de produção dos chocolates podem provocar alteração na cor da substância, assim, a qualidade do produto, além de outros fatores, está relacionada à sua cor.

As avaliações da cor do chocolate são feitas a partir de observações e com o uso de instrumentos. Com o uso de colorímetros e espectrofotômetros, a cor do chocolate pode ser analisada e a sua qualidade garantida. Ao incidir luz sobre a substância, os aparelhos fazem a análise dos raios de luz refletidos, determinando a sua cor.

O refratômetro

Os refratômetros são equipamentos utilizados para a determinação do índice de refração da luz em substâncias na fase líquida. O aparelho emite um raio de luz que atinge a substância e sofre refração, fenômeno que determina a alteração na direção de propagação e na velocidade da luz, quando ela muda seu meio de propagação. A partir dos ângulos de incidência e refração da luz, pode-se determinar o índice de refração da substância.

Mudanças na densidade de substâncias provocam alterações no valor do índice de refração, portanto, a determinação dessa grandeza torna-se importante para garantir a qualidade desses produtos.

Ao utilizar o refratômetro para medir o índice de refração de um suco, por exemplo, um valor pré-determinado de qualidade é esperado. Caso o teor de açúcar esteja fora dos padrões normais, o índice de refração do suco não terá o valor ideal, e a sua qualidade estará comprometida.

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.