Circuito elétrico

Um circuito elétrico é um conjunto de dispositivos elétricos que — com, no mínimo, um fio condutor, um gerador elétrico, um resistor e estando o circuito fechado — permitem a passagem da corrente elétrica e tensão. Existem diversos outros componentes que podem fazer parte de um circuito elétrico, como os capacitores, indutores e transistores. Além disso, os circuitos podem ser rearranjados de três formas, em série, em paralelo, ou misto.
Leia também: Como funciona a corrente elétrica?
Resumo sobre circuito elétrico
- Circuito elétrico é conjunto de dispositivos elétricos que precisa de, no mínimo, um fio condutor, um gerador, um resistor, e que seja um circuito fechado para funcionar.
- Outros dispositivos que podem fazer parte dos circuitos elétricos são: receptor, capacitor, indutor, diodo, transistor, transformador, fusível e disjuntor.
- Os circuitos elétricos podem ser rearranjados em série, paralelo ou misto.
- As equações dos circuitos elétricos são as leis de Ohm, potência elétrica, capacitância, e associação de resistores e capacitores.
- O circuito elétrico baseia-se no movimento dos elétrons livres dentro de um condutor metálico quando uma DDP (diferença de potencial) é aplicada, permitindo o fluxo da corrente elétrica.
O que é circuito elétrico?
Circuito elétrico é o conjunto de dispositivos elétricos que permitem a passagem contínua ou alternada dos portadores de cargas elétricas por um caminho fechado. Para ocorrer a passagem de corrente elétrica no circuito, é necessário que haja, no mínimo, um fio condutor, um gerador aplicando uma DDP (diferença de potencial), um resistor para limitar a corrente elétrica (a resistência pode ser até da própria resistência interna do gerador), e que o circuito esteja fechado.
Na física e engenharias, utiliza-se de diagramas simples para representar circuitos elétricos, o que facilita na compreensão e nos cálculos de propriedades elétricas, em que cada dispositivo tem o seu próprio símbolo.
Elementos do circuito elétrico
Existem incontáveis dispositivos que podem fazer parte de um circuito elétrico. Separamos alguns dos mais conhecidos:
- Fio condutor: é o meio no qual os portadores de cargas elétricas, os elétrons, atravessam a sua secção transversal. É feito de um material chamado de bom condutor elétrico, normalmente um metal, como o cobre, ferro, níquel, cromo, alumínio, prata, ouro etc.
- Resistor: é o dispositivo que se opõe (resiste) à passagem da corrente elétrica. Saiba mais sobre resistores clicando aqui.
- Gerador: transforma qualquer modalidade de energia em energia elétrica. Por exemplo, a bateria, a pilha, a usina hidroelétrica, os painéis solares, a usina eólica, a usina nuclear etc. Para saber mais, clique aqui.
- Capacitor: é um dispositivo usado para armazenar energia elétrica e descarregar com uma rapidez muito maior que a de um gerador. Saiba mais clicando aqui.
- Receptor: transforma energia elétrica em qualquer outra modalidade de energia. Pode ser separado em duas categorias:
- Receptor resistivo: transforma energia elétrica exclusivamente em energia térmica por meio do efeito Joule, por exemplo: o chuveiro elétrico e o ferro elétrico.
- Receptor ativo: transforma energia elétrica em alguma outra modalidade de energia que não seja a térmica, por exemplo: o liquidificador, ventilador, aparelho de som, televisão, motores elétricos etc. O ventilador, por exemplo, transforma a energia elétrica em energia mecânica. Para sabre mais sobre receptores elétricos, clique aqui.
- Interruptor: é o dispositivo que abre e fecha o circuito elétrico. Quando aberto, não há passagem da corrente elétrica. Quando fechado, há a passagem da corrente elétrica.
- Indutor: é um dispositivo elétrico que armazena energia na forma de campo magnético.
- Diodo: é um dispositivo semicondutor que permite a passagem da corrente elétrica em apenas uma única direção.
- Transistor: é um outro dispositivo semicondutor usado para amplificar ou atenuar a intensidade da corrente elétrica.
- Transformador: é um dispositivo usado para aumentar ou diminuir a tensão elétrica.
- Fusível e disjuntor: são os dispositivos de segurança que protegem os circuitos elétricos contra os danos que podem ser causados por curtos-circuitos e sobrecarga de corrente elétrica.
- Dispositivos de controle: os dispositivos de controle são os instrumentos de medida usados para mensurar propriedades físicas em circuitos elétricos, como:
- o amperímetro, para medir corrente elétrica;
- o voltímetro, para medir tensão;
- o ohmímetro, para medir resistência;
- o capacímetro, para medir capacitância; e
- o multímetro, capaz de medir mais de uma propriedade elétrica.
Quais os tipos de circuitos elétricos?
Os dispositivos nos circuitos elétricos podem ser rearranjados de três maneiras:
- Série: nesse arranjo, os dispositivos estão conectados ao longo de um fio, formando um único trajeto para a passagem da corrente elétrica. A corrente elétrica mantém o valor em todos os dispositivos, mas a tensão diminui conforme a corrente percorre cada dispositivo.
- Paralelo: nesse arranjo, o fio pode “se dividir”, formando dois ou mais trajetos distintos. Nesse tipo de conexão, todos os elementos em paralelo estão sujeitos à mesma tensão. No entanto, a corrente que percorre cada ramo do circuito varia de acordo com a resistência elétrica do componente presente em cada trajeto.
- Mistos: nos circuitos mistos, alguns dispositivos são conectados em série, enquanto outros estão em paralelo.
Veja também: O que é e como funciona a associação de resistores em série?
Fórmulas do circuito elétrico
- Fórmula da DDP (diferença de potencial), ou tensão, ou voltagem (U):
Em que Va e Vb são os potenciais elétricos de a e de b respectivamente.
- Fórmula da capacitância (C):
Em que Q é a quantidade de carga elétrica e V é o potencial elétrico.
- Fórmula da intensidade de corrente elétrica (i):
Em que |Δq| é o valor absoluto de quantidade de carga elétrica e Δt é o intervalo de tempo.
- Fórmula da resistência de um condutor (R):
Em que U é a DDP (diferença de potencial) e i é a intensidade de corrente elétrica.
- Fórmula da potência elétrica em um condutor (P):
Em que R é a resistência, i é a corrente elétrica e U é a DDP (diferença de potencial).
Em que R é a resistência, ρ é uma constante que depende do material, l é o comprimento do condutor e A é a área de secção transversal.
- Fórmula da associação em série de resistores:
- Fórmula da associação em paralelo de resistores:
- Fórmula da associação em série de capacitores:
- Fórmula da associação em paralelo de capacitores:
- Fórmula da força eletromotriz (
):
Em que ΔE é a energia potencial elétrica e Δq é a unidade de carga elétrica.
- Fórmula da potência total do gerador (Pt):
Em que ΔE é a energia elétrica e Δt é o intervalo de tempo.
- Fórmula da potência dissipada pela resistência interna do gerador (Pd):
Em que r é a resistência interna e i é a corrente elétrica.
- Fórmula da potência útil (Pu):
Em que U é a tensão e i é a corrente elétrica.
- Equação característica de um gerador:
- Fórmula do rendimento de um gerador:
Em que U é a tensão e i é a corrente elétrica.
Como funciona um circuito elétrico?
Nos metais, os átomos estão ligados por uma ligação que, na Química, chama-se de ligação metálica, que se caracteriza pela formação de uma nuvem eletrônica, constituída por elétrons quase livres: são os elétrons mais afastados do núcleo que apresentam uma fraca energia de ligação com o átomo. Esses elétrons se espalham pelo material, formando uma nuvem pelo retículo cristalino, como um gás.
Quando uma diferença de potencial é aplicada por um gerador em dois pontos de um fio de metal, esses elétrons livres passam a se movimentar majoritariamente em uma direção, caracterizando-se assim uma corrente elétrica no circuito elétrico.
Para que serve um circuito elétrico?
Os circuitos elétricos são utilizados para ligar todo tipo de dispositivo elétrico e eletrônico de acordo com suas especificações de funcionamento, referentes à tensão elétrica de operação e à corrente elétrica suportada pelo dispositivo.
Saiba mais: Como ocorre um choque elétrico?
Exercícios resolvidos sobre circuito elétrico
Questão 1 (ESPM-SP) Em um fio resistor, com 10 Ω de resistência elétrica, é aplicada a seus terminais uma ddp de 0,5 V. A corrente que percorre o fio é:
A) 25 mA
B) 50 mA
C) 75 mA
D) 80 mA
E) 100 mA
Resolução:
Alternativa B
Usando a fórmula da resistência de um condutor:
Questão 2: Três resistores, de resistência R1 = 10 Ω, R2 = 20 Ω e R3 = 30 Ω, estão associados em paralelo. Determine a resistência equivalente à associação.
A) 0
B) 2,45 Ω
C) 5,45 Ω
D) 60 Ω
E) 6000 Ω
Resolução:
Alternativa C
Usando a fórmula da associação em paralelo de resistores:
Fontes
CARRON, Wilson; GUIMARÃES, Osvaldo. As faces da física (vol. único). 1. ed. Moderna, 1997.
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Eletromagnetismo (vol. 3). 9 ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2012.
NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Eletromagnetismo (vol. 3). 2 ed. São Paulo: Editora Blucher, 2014.