Princípio de Pascal
O princípio de Pascal é um princípio fundamental da Hidrostática que aborda a transmissão integral da pressão para todo o fluido, através da pressão empregada em apenas um ponto do fluido. Ele é amplamente empregado nas construções de mecanismos e sistemas hidraúlicos.
Leia também: Quais os conceitos mais importantes da Hidrostática?
Resumo sobre o princípio de Pascal
- O princípio de Pascal foi formulado pelo polímata Blaise Pascal e enunciado em 1652.
- A fórmula do princípio de Pascal é dada pela força aplicada sobre a área de um pistão igualada à força recebida sobre a área de um pistão.
- O princípio de Pascal é aplicado na fabricação de máquinas hidráulicas, sistemas hidráulicos, caixas d’água, barragens e poços artesianos, e muito mais.
- O princípio de Pascal é capaz de explicar alguns fenômenos observados no cotidiano, como o enchimento de um balão ao assopramos em seu interior e a saída pasta de dente do tubo independentemente do ponto que apertemos.
- Através do princípio de Stevin, pode-se formular o princípio de Pascal e o princípio dos vasos comunicantes.
O que diz o princípio de Pascal?
O princípio de Pascal foi enunciado em 1652 pelo polímata Blaise Pascal (1623-1662) e dizia:
Uma variação da pressão aplicada a um fluido incompressível contido em um recipiente é transmitida integralmente a todas as partes do fluido e às paredes do recipiente.|1|
De acordo com o princípio de Pascal, qualquer pressão aplicada sobre um fluido incompressível é transferida para todo o restante do fluido, como observado na imagem abaixo.
Fórmula do princípio de Pascal
A fórmula do princípio de Pascal é:
F1 é a força aplicada sobre o pistão 1, medida em Newton [N].
F2 é a força recebida sobre o pistão 2, medida em Newton [N].
A1 é a área do pistão 1, medida em metros quadrados [m2].
A2 é a área do pistão 2, medida em metros quadrados [m2].
Veja também: Como atua a força de empuxo?
Aplicações do princípio de Pascal no cotidiano
O princípio de Pascal é capaz de explicar alguns fenômenos observados no cotidiano, como o enchimento de um balão ao assopramos em seu interior e a saída da pasta de dente do tubo independentemente do ponto que apertamos. Ele é amplamente utilizado:
- Na Engenharia Mecânica: na construção de máquinas e sistemas hidráulicos como os macacos hidráulicos, prensas hidráulicas, direções hidráulicas, amortecedores hidráulicos, elevadores hidráulicos e freios a disco.
- Na Medicina: através do aparelho de medição da pressão arterial chamado de esfigmomanômetro e na manobra de Heimlich.
- Em outras áreas: na construção de caixas d’água, barragens, poços artesianos, verificação do alcance de minas subaquáticas, etc.
Princípio de Stevin
O princípio de Stevin foi formulado pelo físico, matemático e engenheiro Simon Stevin (1548-1620) e trata a respeito de a variação de pressão entre pontos distintos de um líquido homogêneo em equilíbrio ser constante, dependendo apenas da densidade do fluido, aceleração da gravidade e variação de altura entre esses pontos. Suas principais aplicações são o princípio dos vasos comunicantes e o princípio de Pascal.
O princípio de Stevin pode ser calculado através da fórmula:
ou
∆p é a pressão manométrica, medida em Pascal [Pa].
p é a pressão absoluta ou total, medida em Pascal [Pa].
po é a pressão atmosférica, medida em Pascal [Pa].
ρ é a densidade do fluido, medida em [kg/m3].
g é a gravidade, medida em [m/s2].
h é a altura, medida em metros [m].
Saiba mais: Teorema de Stevin — método para calcular a pressão de um corpo imerso em fluido
Exercícios resolvidos sobre o princípio de Pascal
Questão 01
(Enem) Para oferecer acessibilidade aos portadores de dificuldades de locomoção, é utilizado, em ônibus e automóveis, o elevador hidráulico.
Nesse dispositivo é usada uma bomba elétrica, para forçar um fluido a passar de uma tubulação estreita para outra mais larga e, dessa forma, acionar um pistão que movimenta a plataforma.
Considere um elevador hidráulico cuja área da cabeça do pistão seja cinco vezes maior do que a área da tubulação que sai da bomba.
Desprezando o atrito e considerando uma aceleração gravitacional de 10 m/s2, deseja-se elevar uma pessoa de 65 kg em uma cadeira de rodas de 15 kg sobre a plataforma de 20 kg.
Qual deve ser a força exercida pelo motor da bomba sobre o fluido, para que o cadeirante seja elevado com velocidade constante?
a) 20 N
b) 100 N
c) 200 N
d) 1000 N
e) 5000 N
Resolução
Alternativa C.
Primeiramente, calcularemos a força 2, que é a força sobre a plataforma ocasionada pela força peso sobre o cadeirante, plataforma e cadeira de rodas.
Por fim, calcularemos a força 1, que é a força que o motor da bomba faz sobre o fluido para elevar o cadeirante, através da fórmula do princípio de Pascal:
Como
Questão 02
(EEAR) Uma prensa hidráulica possui ramos com áreas iguais a 15 cm² e 60 cm². Se aplicarmos uma força de intensidade
a)
b)
c)
d)
Resolução
Alternativa D.
Primeiramente, converteremos as áreas de cm2 para m2:
Calcularemos a força 2 através da fórmula do princípio de Pascal:
Então, a força 2 equivale a
Nota
|1| HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Gravitação, Ondas e Termodinâmica (vol. 2) 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2009.
Fontes
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Gravitação, Ondas e Termodinâmica (vol. 2) 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Fluidos, Oscilações e Ondas, Calor (vol. 2). 5 ed. São Paulo: Editora Blucher, 2015.