Telescópio Hubble

O telescópio Hubble, lançado em abril de 1990, foi responsável pela captação de imagens extremamente importantes para estudos relativos ao universo.
O telescópio Hubble foi responsável pela descoberta de inúmeros corpos celestes

Projetado nos anos 1970 e 1980, o telescópio espacial Hubble foi lançado em 1990 e proporcionou uma revolução na Astronomia. As imagens captadas por meio das lentes desse telescópio revelaram um universo muito maior e mais belo do que o ser humano havia imaginado.

Para se ter uma ideia da precisão na formação das imagens do Hubble, por meio dele, é possível enxergar uma bola de futebol a 51 quilômetros de distância. Tal precisão permite a observação detalhada de corpos celestes.


Estrutura do Hubble

O principal elemento do telescópio Hubble é um espelho de 2,40 m de diâmetro. Esse espelho caracteriza-o como um telescópio refletor. O Hubble está a 600 km da superfície da Terra e possui período de revolução ao redor do planeta de aproximadamente 95 minutos. A energia necessária para o funcionamento desse equipamento é captada por intermédio de dois painéis solares de aproximadamente 30 m2 cada. A massa total do telescópio é de aproximadamente onze toneladas.


Quem é Hubble?

Edwin Powell Hubble (1889-1953) foi um importante astrofísico estadunidense e o responsável pela descoberta de corpos celestes e pela determinação das distâncias entre várias galáxias.

Em 1929, Edwin Hubble demonstrou que as galáxias afastam-se com enormes velocidades e que o movimento desses imensos corpos celestes é acelerado, ou seja, as velocidades de afastamento aumentam cada vez mais. Por meio da luz emitida pelas galáxias mais distantes, foi possível estabelecer uma relação de proporcionalidade entre a velocidade de afastamento e a distância entre as galáxias.


O Hubble usa óculos!

Após o lançamento do telescópio, em abril de 1990, um defeito na forma de seu espelho impossibilitava a focalização das imagens dos objetos. A solução não foi a substituição do espelho, mas uma correção sobre o espelho defeituoso. Em dezembro de 1993, uma missão espacial consertou, com sucesso, o espelho que compõe o telescópio Hubble.


Descobertas feitas pelo Hubble

  1. Conseguiu imagens detalhadas de nebulosas, o que possibilitou a compreensão da formação e morte de estrelas;

  2. Gerou imagens de mais de 1500 galáxias, mostrando um universo imenso, jamais observado anteriormente;

  3. Visão em tempo real da colisão de um cometa com o planeta Júpiter;

  4. Localizou CO2 na superfície de um planeta;

  5. Planetas fora do Sistema Solar foram identificados;

  6. Imagens da colisão entre galáxias;

  7. Detecção de buracos negros.


Imagens captadas pelo Hubble

As imagens a seguir foram retiradas diretamente do site da NASA e foram captadas pelo Hubble.


Galáxia espiral localizada a aproximadamente 2,54 milhões de anos-luz da Terra


Galáxia elíptica localizada na direção da constelação de Antlia


Galáxia espiral localizada na direção da constelação de Canes Venatici


Essa nebulosa pertence à constelação de Sagitário e está a cerca de 3000 anos-luz da Terra


Nessa imagem, há uma infinidade de galáxias


O substituto do Hubble

O telescópio espacial James Webb substituirá o telescópio Hubble no ínício de 2021. O telescópio James Webb custou 8,8 bilhões de dólares, é 100 vezes mais potente que o Hubble, opera a - 233 °C e ficará a uma distância de 1,5 milhão de quilômetros da Terra.

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígonos regulares e irregulares
Nessa aula veremos o que é um polígono, nomenclaruta de um polígono e como classificá-lo em regular e irregular.