Buraco negro
Os buracos negros são grandes estruturas presentes no espaço sideral caracterizadas pela sua acentuada força gravitacional. Essas estruturas não permitem, por exemplo, a passagem da luz.
Uma das possibilidades de formação de um buraco negro é por meio da explosão de estrelas. Esses corpos celestes possuem estruturas muito complexas e diversificadas, tendo como elemento unificador a ação da gravidade ao seu redor. Os buracos negros são classificados em estelares e supermassivos. A primeira foto oficial de um buraco negro foi divulgada em 2019.
Leia também: Fatos curiosos sobre o Universo
Resumo sobre buracos negros
-
Os buracos negros são estruturas espaciais caracterizadas pela acentuada atração gravitacional no seu interior e ao seu redor.
-
A formação de um buraco negro ocorre, por exemplo, por meio da explosão e da morte de determinadas estrelas.
-
Conforme a sua formação, os buracos negros são classificados em dois grandes grupos: estelares ou supermassivos.
-
A teoria geral da relatividade, criada por Albert Einstein, foi uma das que procuraram explicar a ocorrência dos buracos negros.
-
Os buracos negros são estruturas espaciais bastante complexas que ainda foram pouco estudadas pela ciência.
-
A primeira foto de um buraco negro, feita pelo telescópio Event Horizon (EHT), foi divulgada em 2019.
O que é um buraco negro?
Os buracos negros são porções do espaço sideral caracterizadas pela acentuada ação gravitacional. Nessas estruturas, a ação da gravidade é tão forte que há uma massa condensada de objetos celestes comprimidos, nos quais não há sequer a passagem de luz.
Como se forma um buraco negro?
A explicação da formação dos buracos negros mais aceita pela comunidade internacional refere-se aos buracos negros estelares, que são formados por meio da explosão de determinadas estrelas, resultando em um campo gravitacional com elevada capacidade de atração. Porém, não há um maior detalhamento dessa formação, assim como dos chamados buracos negros supermassivos, que são bastante ativos no espaço sideral.
A primeira imagem do buraco negro
A primeira imagem de um buraco negro foi efetuada por um grupo de pesquisadores ligados a agências espaciais estadunidenses e europeias. A foto foi divulgada em 2019 e representa anos de pesquisa científica sobre a formação dos buracos negros. A imagem foi feita pelo telescópio Event Horizon (EHT).
Estrutura e propriedades do buraco negro
Os buracos negros são estruturas bastante complexas e que ainda carecem de estudos mais avançados no campo da Astronomia. Eles possuem estruturações variadas, de diversos tamanhos e formas, assim como inúmeras regiões de alcance. A sua principal característica é a presença de um campo gravitacional muito forte, fato que impede inclusive a passagem de luz por suas estruturas.
O campo gravitacional acentuado dos buracos negros é a sua principal propriedade, característica a qual interfere nos diferentes fenômenos físicos que ocorrem na sua superfície. O mais conhecido deles, especialmente atrelado ao buracos negros supermassivos, é a sua capacidade de atrair matéria celeste para dentro de si.
Quais são os tipos de buracos negros?
Os buracos negros são classificados conforme a origem da sua formação em dois grandes grupos distintos:
-
Buraco negro estelar: Esses buracos negros são formados por meio de estrelas que, após um processo de explosão e sua conseguinte morte, formam grandes estruturas no espaço que são caracterizadas pelo acentuado campo gravitacional.
-
Buraco negro supermassivo: Esses buracos negros não são formados por meio de estrelas, mas ainda não há uma explicação definitiva para a sua origem. Eles são caracterizados pela presença de raios X e pela capacidade de atrair objetos.
Leia também: Diferença entre cometa, asteroide e meteoro
As teorias que explicam os buracos negros
A principal teoria que explica o funcionamento dos buracos negros foi escrita e publicada por Albert Einstein em 1926. A chamada teoria geral da relatividade procura explicar, entre outros fenômenos físicos, a ação gravitacional de determinados corpos. O pesquisador defendia que corpos massivos, nos quais se encaixam os buracos negros, produzem deformações no espaço-tempo. Assim, a elevada gravidade presente nesses corpos seria explicada, dentre outros fatores, por essa deformação. Essa teoria é a mais aplicada para explicar a ação gravitacional dos buracos negros. Porém, ainda são necessários muitos estudos científicos para conclusões mais precisas.
Curiosidades sobre os buracos negros
-
As estimativas apontam que há cerca de 100 milhões de buracos negros estelares, ou seja, originários de estrelas.
-
A descoberta do primeiro buraco negro, chamado de Cygnus X-1, ocorreu em 1960, com o emprego de equipamentos de raios X na Astronomia.
-
O buraco negro mais famoso é o chamado Sagitário A*, que está localizado justamente no centro da Via Láctea.
-
Os buracos negros são representados de diversas formas pela sociedade. O filme Interestelar (2019), por exemplo, aborda a presença de buracos negros no espaço.