Paraguai

Paraguai, um dos menores países da América do Sul, é propício ao desenvolvimento de atividades agropecuárias, como a produção de soja e carne.
Bandeira do Paraguai.

O Paraguai, um pequeno país da América do Sul, tem como marca o relevo plano e a densa hidrografia. Foi colonizado por espanhóis e se envolveu em diversos conflitos com os países vizinhos. A cultura paraguaia tem forte influência indígena, e a população local possui dois idiomas oficiais, o espanhol e o guarani. A economia do Paraguai está concentrada na produção de bens agropecuários, sendo esse país um grande produtor e exportador de energia elétrica.

Leia também: Países subdesenvolvidos — nações pouco industrializadas e com muitas vulnerabilidades sociais

Resumo sobre o Paraguai

  • É um atinga colônia da Espanha que alcançou sua independência em 1811, formando uma das repúblicas da América do Sul.

  • A Guerra do Paraguai e a Guerra do Chaco foram dois conflitos militares sul-americanos que aconteceram no território.

  • Sua geografia é caracterizada pelas vastas áreas de relevo plano favoráveis ao desenvolvimento de atividades agropecuárias.

  • Possui na sua composição populacional muitos residentes estrangeiros, inclusive brasileiros, os chamados “brasiguaios”.

  • A produção de energia elétrica é muito grande no país, que é um grande produtor e exportador de energia produzida por meio da água.

  • Sua cultura tem como marco a manutenção da influência indígena no país, como por meio da adoção oficial da língua guarani no país.

Dados gerais do Paraguai

  • Nome oficial: República do Paraguai

  • Gentílico: paraguaio

  • Extensão territorial: 406.752 quilômetros quadrados

  • Localização: América do Sul

  • Capital: Assunção

  • Clima: subtropical

  • Governo: república presidencialista

  • Idioma: espanhol e guarani

  • Religiões: 97% (cristianismo), 1% (ateísmo), 2% (outras)

  • População: 7.133.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 15 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,728 (elevado)

  • Moeda: Guarani

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 35,3 bilhões

  • PIB per capita: US$ 4949

  • Gini: 45%

  • Fuso horário: UTC–4

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • Organização dos Estados Americanos (OEA);

    • Mercado Comum do Sul (Mercosul).

  • Divisão administrativa: 17 departamentos e um Distrito Capital. Os departamentos paraguaios são:

Alto Paraguay

Cordillera

Alto Paraná

Guairá

Amambay

Itapúa

Boquerón

Misiones

Caaguazú

Ñeembucú

Caazapá

Paraguarí

Canindeyú

Presidente Hayes

Central

San Pedro

Concepción

 

Mapa do Paraguai

História do Paraguai

O Paraguai é um ex-colônia espanhola, colonizado com outras nações sul-americanas, no contexto das Grandes Navegações. A colônia foi administrada com outras colônias espanholas na região, como Peru e Argentina. A independência do Paraguai ocorreu somente em 1811.

Após a independência, o Paraguai viveu um período de isolacionismo político marcado por governos militares. O país enfrentou uma guerra, conhecida como Guerra do Paraguai (1865-1870), contra Argentina, Brasil e Uruguai. O conflito bélico resultou em grandes perdas econômicas e humanas para o Paraguai. Ademais, já entre 1932 e 1935, o país enfrentou uma disputa territorial contra a Bolívia, conhecida como Guerra do Chaco.

Após os distúrbios externos de elevado grau bélico, o Paraguai ainda passou por grandes complicações políticas internas marcadas pela sucessão de governos ditatoriais. A redemocratização, já no final do século XX, marcou uma reestruturação da economia local e, por consequência, um crescimento do país.

  • Videoaula sobre a Guerra do Paraguai

Etimologia do Paraguai

O nome do país, Paraguai, é uma referência ao rio de mesmo nome. O rio Paraguai é o principal do país e seu nome tem origem indígena, cujo significado é “água que vem do mar”. Assim, o nome do rio, e consequentemente do país, é um indicativo da abundância local de água. O mar em questão seria uma referência ao bioma Pantanal.

Geografia do Paraguai

O Paraguai é um pequeno país encravado no centro-sul da América do Sul. O território paraguaio faz fronteira com Argentina, Brasil e Bolívia. O país não possui saída para o mar.

Sua geografia, em razão do seu pequeno território, é bastante homogênea. Seu relevo é predominantemente plano, sendo muito favorável ao desenvolvimento de atividades agropecuárias. Já o clima é o subtropical úmido, com forte influência da continentalidade.

A vegetação do Paraguai varia entre campos subtropicais e formações alagadiças, sendo estas últimas típicas do Pantanal. O Paraguai possui uma ampla disponibilidade de reservas de água doce. Seus principais rios são o Paraguai e o Paraná.

Leia também: Bacia Platina — bacia hidrográfica da qual o rio Paraguai faz parte

Demografia do Paraguai

O Paraguai é um país pouco populoso, com cerca de sete milhões de habitantes, e também pouco povoado, com cerca de 15 habitantes por quilômetro quadrado. A maior parte da sua população está concentrada da região metropolitana da capital nacional. As maiores cidades em população são Assunção, Ciudad del Este, San Lorenzo e Lambaré.

Em termos demográficos, o Paraguai tem registrado um crescimento constante da sua população em conjunto com a melhora de indicadores sociais, como o aumento da expectativa de vida. O país possui uma significativa população de origem estrangeira, inclusive brasileira, sendo esta chamada de “brasiguaia”.

Economia do Paraguai

O Paraguai é um grande produtor de bens agropecuários. A produção de energia, especialmente a hidráulica, também é muito importante para a economia paraguaia. Há no país uma forte produção de grãos, como soja e milho; além da criação de gado de corte.

A indústria do país está centrada no beneficiamento de bens primários, como fábricas de alimentos, bebidas, produtos minerais, materiais construtivos, entre outros. O setor terciário é muito forte no país, especialmente por meio do comércio local e da exportação de bens primários. O Paraguai possui diversos incentivos fiscais, princialmente focados na redução de impostos, o que possibilita o desenvolvimento de um amplo comércio de bens de consumo.

Infraestrutura do Paraguai

A Usina Binacional de Itaipu é uma das maiores do mundo.

O Paraguai tem uma infraestrutura bem desenvolvida, notadamente atrelada ao desenvolvimento das atividades produtivas, especialmente centradas no setor primário. Portanto, o país possui grandes estruturas em termos de transporte, como rodoviais, ferrovias e hidrovias, além de forte capacidade de armazenagem de grãos e demais alimentos.

O Paraguai também é uma potência da produção de energia elétrica, especialmente por meio de hidrelétricas, sendo um importante exportador de energia sul-americano. O país possui redes de serviços públicos consideradas satisfatórias para a população, mas com certa dificuldade de abrangência espacial, especialmente no interior. Os índices de violência no Paraguai também são considerados elevados.

Leia também: Mercosul — bloco econômico sul-americano do qual o Paraguai faz parte

Governo do Paraguai

O Paraguai é uma república presidencialista, logo, o poder está centrado na mãos do presidente, que governa em conjunto com os outros poderes, Legislativo e Judiciário. Os representantes do Executivo e do Legislativo são escolhidos por meio do voto direto da população para um período de cinco anos.

O sistema político paraguaio envolve a existência de diversos partidos políticos que disputam as eleições locais. No caso específico do Legislativo nacional, há o Senado e a Câmara dos Deputados. O Paraguai é considerado um país com pouca abertura política e econômica. O país é bastante conservador e possui poucas legislações de atendimento ao respeito das liberdades individuais da sua população.

Cultura do Paraguai

A cultura do Paraguai tem como marco mais importante a influência indígena, que, ao contrário da maioria das nações americanas, ainda é bastante presente no cotidiano do país. A língua guarani é um exemplo de resistência da cultura indígena no âmbito local. Já a religião tem uma forte base europeia, assim como costumes culturais diversos, como a música e o cinema.

O Paraguai é um importante polo de artesanato indígena e possui diversos equipamentos de conservação da cultura local, como os museus nacionais do país. As danças típicas locais são a polca e a galopa. A culinária paraguaia tem como base o consumo de carnes e grãos diversos. O futebol é o esporte mais admirado do país.

Curiosidades do Paraguai

  • O chá-mate, conhecido no Paraguai como tererê, é a bebida nacional do país. Ele é consumido frio pelos paraguaios.

  • A chipa, o bori bori e a sopa paraguaia são nomes dos pratos típicos amplamente consumidos no Paraguai.

  • O Paraguai possui diversas ruínas históricas de cidades construídas durante a colonização do país por meio das missões jesuíticas.

  • A Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo, é binacional, uma vez que pertence ao Brasil e ao Paraguai.

  • O Paraguai é um importante centro de compras da América do Sul e atrai muitos brasileiros em razão dos preços baixos das mercadorias. 

Publicado por Mateus Campos
Geografia
O Estado de Israel e seus conflitos
Entenda as particularidades do processo de formação do Estado de Israel e os conflitos árabe-israelenses ao longo do século XX.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos