Patrimônio cultural
Patrimônio cultural são os elementos de natureza material ou imaterial que representam o modo de vida e a história de determinado povo e que são importantes para a preservação de sua memória. Por essa razão, tais elementos são tombados ou listados como patrimônio cultural. A Unesco é a agência da ONU responsável pela listagem dos patrimônios culturais de interesse global, ao passo que o Iphan realiza o trabalho de manutenção e de preservação em território brasileiro.
Leia também: Afinal, qual é o conceito de cultura?
Resumo sobre patrimônio cultural
-
Patrimônio cultural é todo elemento físico, manifestação ou expressão cultural que identificam um povo e que são fundamentais para a preservação de sua memória.
-
Os patrimônios culturais da humanidade são listados pela Unesco. No Brasil, a curadoria e proteção do patrimônio é feita pelo Iphan.
-
O Iphan é uma autarquia do governo federal ligada ao Ministério da Cultura e criada em 1937.
-
Quando um monumento ou aspecto cultural é considerado patrimônio cultural, diz-se que ele foi tombado.
-
O patrimônio cultural pode ser classificado em material ou imaterial.
-
O patrimônio material é aquele tangível, que compreende infraestrutura, monumentos, praças, cidades, bairros, sítios arqueológicos, móveis, roupas, documentos e objetos de relevância para a cultura e para a história de um povo.
-
O patrimônio imaterial é aquele intangível, que compreende a linguagem, o modo de vida, os saberes, as danças, as músicas, as festas, os ritos e outros aspectos da vida social e cultural de uma população.
-
A noção de patrimônio cultural é importante para a proteção e manutenção da história e da cultura dos diferentes povos que habitam e habitaram o mundo.
Videoaula sobre patrimônio cultural
O que é patrimônio cultural?
Patrimônio cultural é todo elemento material ou imaterial que representa as tradições e os costumes de determinado povo e que são importantes para a preservação de sua memória. Tais elementos são carregados de valores que expressam a maneira como vivem as civilizações modernas ou, também, como viviam as civilizações antigas que moldaram a história de uma cidade, uma região ou mesmo um e mais países. Os patrimônios culturais, portanto, resguardam elementos físicos, expressões e manifestações que caracterizam e conferem identidade a um povo.
Quando um aspecto cultural passa a ser considerado patrimônio, dizemos que ele foi tombado. Nesse caso, a entidade responsável por listar os patrimônios culturais da humanidade é a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), agência especializada da ONU. No Brasil, a proteção dos patrimônios culturais e a manutenção daqueles considerados patrimônio da humanidade é feita pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Tipos de patrimônio cultural
O patrimônio cultural é tudo aquilo que remete à memória de um povo. Assim sendo, são vários os aspectos que podem ser tombados como patrimônio cultural. Levando em consideração o artigo 216 da Constituição Federal do Brasil, que delimita aquilo que pode ser tombado como patrimônio cultural, podemos dizer que são tipos de patrimônio cultural:
-
modo de vida de determinado povo;
-
trabalhos manuais e vários modos e saberes de fazer e de criar;
-
a linguagem e as diversas formas de expressão, o que inclui danças tradicionais, músicas, ritos, celebrações e aspectos relacionados à religiosidade e à manifestação da fé;
-
trabalhos e criações de natureza artística, tecnológica e também científica;
-
monumentos, centros urbanos e lugares que apresentam significado histórico, paisagístico e científico, o que abrange aspectos paleontológicos, arqueológicos e ecológicos;
-
obras, documentos, objetos materiais bem como edifícios e outros elementos da infraestrutura urbana e cultural que se destinam às manifestações artísticas e culturais.
Veja também: Folclore brasileiro — conjunto de representações culturais populares do Brasil
Patrimônio material x patrimônio imaterial
Os tipos de patrimônio cultural que descrevemos acima se encaixam em duas categorias distintas: material ou imaterial. A seguir, compreenda a diferença entre elas.
→ O que é o patrimônio material?
São todos os elementos tangíveis, palpáveis, que apresentam importância histórica e cultural para determinado povo e que foram tombados como patrimônio. Trata-se de:
-
monumentos históricos;
-
sítios arqueológicos ou paleontológicos;
-
cidades ou áreas dentro de uma cidade;
-
edifícios;
-
bens pessoais;
-
móveis;
-
documentos;
-
arquivos de naturezas diversas e outros elementos físicos de importância para a preservação da memória e para a propagação da cultura de um povo.
→ O que é o patrimônio imaterial?
São todos os elementos intangíveis que compõem a vida social de um povo ou de uma localidade. O patrimônio imaterial é composto por:
-
danças típicas;
-
músicas;
-
línguas e dialetos;
-
conhecimentos acerca de uma prática;
-
a feitura de determinados objetos;
-
as festas e celebrações;
-
os ritos e outras expressões que representam aquela população e que devem ser resguardados a fim de preservar sua memória e transmitir a sua cultura para as próximas gerações.
Quais são os patrimônios culturais do Brasil?
O Brasil, país de imensa riqueza histórica e cultural, apresenta 15 patrimônios culturais materiais listados pela Unesco como de grande valor para a humanidade. Além daqueles listados pela agência, o Iphan tombou expressões da vida cotidiana da população das diferentes regiões do país que representam as suas respectivas tradições.
São patrimônios materiais do Brasil, listados pela Unesco e catalogados no site do Iphan:
-
Cais do Valongo - Rio de Janeiro (RJ);
-
Cidade de Brasília (DF);
-
Cidades de Paraty e Ilha Grande (RJ), patrimônios culturais e naturais;
-
Cidade Histórica de Ouro Preto (MG);
-
Centro Histórico de Goiás (GO);
-
Centro Histórico de Diamantina (MG);
-
Centro Histórico de Ouro Preto (MG);
-
Centro Histórico de Olinda (PE);
-
Centro Histórico de São Luís (MA);
-
Centro Histórico de Salvador (BA);
-
Conjunto Moderno da Pampulha - Belo Horizonte (MG);
-
Parque Nacional Serra da Capivara (PI);
-
Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE);
-
Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar (RJ);
-
Ruínas de São Miguel das Missões (RS);
-
Santuário do Bom Jesus de Matozinhos (MG).
Todas as regiões e unidades da federação do Brasil têm, ao menos, um elemento cultural listado como patrimônio imaterial. Dentre os patrimônios culturais imateriais do Brasil, destacamos:
-
Cachoeira de Iauaretê (lugar sagrado dos povos indígenas que vivem próximo aos rios Uaupés e Papuri, no Amazonas);
-
Feira de Caruaru (PE);
-
Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis (GO);
-
Jongo do Sudeste (expressão que integra religiosidade, dança e música);
-
Matrizes do samba (RJ);
-
Modo artesanal de fazer queijo em Minas Gerais;
-
Modo de fazer viola de cocho (região Centro-Oeste);
-
Ofício das baianas de acarajé;
-
Ofício das paneleiras de goiabeiras em Vitória (ES);
-
Pintura corporal e arte gráfica Wajãpi;
-
Renda irlandesa de Divina Pastora (SE);
-
Ritual Yaokwa do povo Enawene Nawe (MT);
-
Roda de capoeira e ofício dos mestres de capoeira;
-
Samba de roda do Recôncavo Baiano;
-
Sistema agrícola tradicional do Rio Negro (AM);
-
Tambor de crioula (MA);
-
Toque dos sinos e o ofício de sineiro (MG).
Patrimônios culturais no mundo
Existem hoje, no mundo, 933 locais ou expressões listadas como patrimônio cultural. Dentre os mais conhecidos deles, podemos citar:
-
Bagan (Myanmar);
-
Campo de pirâmides de Gizé a Dashur (Egito);
-
Catedral de Notre Dame de Paris (França);
-
Chichén Itzá (México);
-
Cidade de Quito (Equador);
-
Cidade Histórica de Sucre (Bolívia);
-
Ilha de Gorée (Senegal);
-
Monumentos históricos da Antiga Quioto (Japão);
-
Parque Arqueológico de Angkor (Camboja);
-
Parque Nacional de Rapa Nui (Chile);
-
Petra (Jordânia);
Qual é a importância dos patrimônios culturais?
Os patrimônios culturais são importantes para que o modo de vida, os costumes e as tradições de um povo se perpetuem através das gerações. O tombamento dos patrimônios culturais permite que aqueles elementos que identificam e que particularizam uma população mantenham sua memória preservada e passem adiante, de forma fidedigna, a história daquela população.
Saiba mais: Ilha de Páscoa e os mistérios sobre a construção dos moais e a civilização Rapa Nui
Como preservar os patrimônios culturais
A preservação dos patrimônios culturais é um dever dos Estados e, por conseguinte, dos governos que estão à frente deles. Cabe ao poder público a garantia da manutenção e da proteção dos bens materiais e imateriais tombados como patrimônio, haja vista se tratar de elementos de grande interesse para a manutenção da memória da população e para preservação e propagação da história do seu povo.
A implementação de leis e de políticas públicas de proteção é a principal forma de se preservar os patrimônios culturais. Junto disso citamos, ainda, a criação de órgãos especializados no cuidado para com a cultura e a história local, como é o caso do Iphan, que conheceremos adiante. Para além disso, a conscientização da população sobre a importância do patrimônio cultural para a sua própria história e o incentivo ao turismo consciente também auxiliam na manutenção dos bens tombados.
O Iphan e o patrimônio cultural do Brasil
Iphan é a sigla para Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O Iphan é uma autarquia federal integrante do Ministério da Cultura do Brasil, e foi criado com o objetivo principal de proteger os bens históricos e culturais do país, além de assegurar a conservação dos elementos materiais e imateriais tombados como patrimônio da humanidade pela Unesco. O Iphan foi criado em 13 de janeiro de 1937, no primeiro governo do então presidente Getúlio Vargas. A sede do instituto fica em Brasília, no Distrito Federal.
Créditos das imagens
[1]Vinicius Bacarin/ Shutterstock
Fontes
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Disponível em: https://www.gov.br/iphan/pt-br.
IPHAN. Apresentação. IPHAN, 23 nov. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/iphan/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/apresentacao.
Portal IPHAN. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/.
UNESCO. World Heritage List: Cultural. UNESCO, [s.d.]. Disponível em: https://whc.unesco.org/en/list/?&type=cultural.