Whatsapp icon Whatsapp

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o conjunto de representações culturais populares de nosso país. Ele é composto, entre outros aspectos, por suas lendas, músicas, danças e festas.
Representação dos personagens de lendas do folclore brasileiro: boitatá, iara, saci-pererê, mula sem cabeça e lobisomem.
As lendas são parte importante do folclore brasileiro.

O folclore brasileiro é o conjunto de representações culturais populares de nosso país. O nosso folclore é manifestado de diferentes maneiras, estando presente em lendas, danças, músicas, festas populares, comidas, artesanatos, entre outros.

Os estudos do folclore brasileiro ganharam força no século XX, e um documento muito importante nesse campo é a Carta do Folclore Brasileiro, emitida em 1951 e reformulada em 1995. A importância do folclore é reforçada pelo Dia do Folclore Brasileiro, celebrado em 22 de agosto.

Leia também: Quais são as principais danças folclóricas do Brasil?

Resumo sobre o folclore brasileiro

  • O folclore brasileiro é o conjunto das representações culturais populares de nosso país.

  • Entre as lendas mais populares de nosso folclore, destacam-se as do saci, da iara, do boto-cor-de-rosa, entre outras.

  • O Carnaval, a Festa Junina, a Congada, o maracatu, o frevo e o carimbó são exemplos de manifestações folclóricas brasileiras.

  • O estudo de nosso folclore ganhou força a partir do século XX e foi incentivado por correntes como o romantismo e o modernismo.

  • O Dia do Folclore Brasileiro é celebrado anualmente em 22 de agosto.

O que é folclore?

O folclore é o conjunto das manifestações culturais populares praticadas por determinado povo, ajudando a definir o senso de identidade social. Existem uma série de critérios estabelecidos para definir o que é e o que não é folclore.

Em geral, quando falamos de folclore, referimo-nos a manifestações culturais que se dão em festas populares ou por meio de música, dança, brincadeiras, lendas, artesanato, culinária, entre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O folclore se transformou em área de estudo das Ciências Humanas a partir do século XVIII, mas se consolidou na Europa no século XIX. Foi nesse século que a palavra folk-lore foi criada no idioma inglês, e nesse período surgiram as primeiras instituições que se dedicavam a estudar, registrar e entender as tradições folclóricas.

Dentro dos estudos sobre folclore, consolidou-se chamar as manifestações folclóricas presentes nos diferentes povos que habitam a Terra de fatos folclóricos.

Lendas do folclore brasileiro

Ilustração mostrando as principais lendas e os principais personagens do folclore brasileiro.
As lendas do folclore brasileiro fazem parte da cultura do país. (Créditos de imagem: Paulo José Soares Braga | Mundo Educação)

O folclore brasileiro é muito conhecido por suas lendas tradicionais, que trazem personagens que surgiram das influências das culturas indígena, africana e europeia. Vamos conhecer um pouco das principais lendas do nosso folclore:

  • Iara: sereia conhecida por sua beleza física e por ter uma bela voz e muitas riquezas. É descrita como metade mulher e metade peixe e conhecida por seduzir homens que passam pelos rios para levá-los para o fundo d’água.

  • Boto-cor-de-rosa: ser amazônico que tem a forma de um boto e é conhecido por assumir a forma de um homem sedutor que vai a festas seduzir mulheres. Ao engravidá-las, retorna ao rio, assume a forma de boto novamente e desaparece.

  • Boitatá: cobra de fogo que tem diversos olhos e cuja função é proteger os campos daqueles que querem incendiá-los. Na lenda, pode assumir a forma de um tronco em chamas e pode até matar aqueles que tentam realizar incêndios criminosos na floresta.

  • Saci-pererê: ser do folclore nacional que é conhecido por sua personalidade zombeteira. O saci é marcado como responsável por uma série de travessuras contra moradores das zonas rurais e contra viajantes. É descrito como uma jovem negro que possui apenas uma perna.

  • Curupira: ser mítico geralmente descrito como o guardião da floresta. É muito conhecido por ter os pés ao contrário (os calcanhares apontados para a frente), além de ser pequeno, ter cabelos vermelhos e ser portador de uma grande força física. Persegue e pune aqueles que entram com a intenção de destruir a floresta.

  • Mula sem cabeça: lenda que apresenta uma mula com labaredas no lugar da cabeça. No folclore, a mula é uma mulher que foi amaldiçoada depois de manter relações carnais com um padre. A mula é bastante agressiva, ferindo ou matando todos que cruzam o seu caminho.

  • Caipora: é conhecida como a protetora dos animais que são perseguidos por caçadores. É residente da floresta e seu nome original, caapora, significa “habitante do mato”. É comumente descrita como uma índia de baixa estatura, possuindo cabelos vermelhos.

  • Cuca: é um ser descrito com as características de uma bruxa que sequestra crianças desobedientes.

  • Lobisomem: não é uma lenda originária do folclore brasileiro, mas nele ganhou espaço. Essa lenda apresenta um homem amaldiçoado pela licantropia, capacidade de transformar-se em um lobo. O lobisomem aparece nas noites de Lua cheia, é feroz e mata todos que cruzam o seu caminho.

  • Negrinho do pastoreio: é uma lenda que fala de um garoto escravizado que sofreu maus-tratos de um fazendeiro. Na história, ele reaparece em um cavalo, acompanhado da Virgem Maria e sem nenhum dos ferimentos causados pelo seu senhor.

  • Vitória-régia: é uma lenda que fala de uma índia que é apaixonada pela Lua. Ela mergulha em um lago ao ver o reflexo do astro, sendo transformada em vitória-régia, a estrela das águas.

  • Tutu: é a lenda de um bicho monstruoso semelhante ao bicho-papão. É conhecido por devorar as crianças que não dormem no horário certo.

Veja também: Corpo-seco — outro ser que faz parte do folclore brasileiro

Outras manifestações do folclore brasileiro

Embora as lendas sejam parte importante do folclore brasileiro, elas não são suas únicas manifestações. Veja, a seguir, outras manifestações culturais integrantes do nosso folclore.

Festas populares do folclore brasileiro

Foliões durante a Congada, uma das festas populares que fazem parte do folclore brasileiro.
A Congada é uma das festas populares que fazem parte do folclore brasileiro. [1]

Quando o assunto são as festas populares, os grandes destaques sempre são o Carnaval e a Festa Junina, embora, na cultura popular brasileira, existam outras festas importantes, como a Folia de Reis, a Congada, o Festival Folclórico de Parintins, o Círio de Nazaré, as Cavalhadas, a Procissão do Fogaréu, entre outras.

Músicas e danças do folclore brasileiro

Encontro dos maracatus do baque solto, um dos tipos de maracatu, manifestação cultural que faz parte do folclore brasileiro.
O maracatu é uma manifestação cultural que faz parte do folclore brasileiro. [2]

As músicas e danças também são fundamentas na cultura popular brasileira e muitas delas se destacam no acervo folclórico brasileiro. Aqui podemos mencionar o maracatu, o frevo, a catira, o baião, o samba, o carimbó, o afoxé, a quadrilha, o jongo, entre outras.

História do folclore no Brasil

O folclore só se estabeleceu enquanto área de estudo no Brasil em meados do século XX. Seu desenvolvimento tem relação direta com os movimentos nacionalistas e o senso de identidade nacional de alguns povos. Nesse sentido, o folclore passou a ser resgatado enquanto um elemento que ressalta a cultura nacional.

No Brasil, essa visão ganhou força, sendo influenciada pelo romantismo e pelo modernismo, sobretudo este último, que procurava encontrar a verdadeira brasilidade no interior do país. Para isso, o folclore e os símbolos da cultura popular passaram a ser exaltados. Nesse momento inicial, destaca-se bastante a influência de nomes como Mário de Andrade.

A preservação do folclore tornou-se preocupação internacional a partir da criação da ONU, na década de 1940, e isso influenciou os intelectuais brasileiros a se reunirem em um evento para discutir a questão. Por isso foi realizado no Rio de Janeiro, em 1951, o I Congresso Brasileiro de Folclore.

Nesse evento foi debatido o entendimento de folclore, estabelecendo-se critérios para definir o que integraria o folclore brasileiro. Os estudos sobre o tema seguiram avançando no Brasil nos anos seguintes, mas sofreram um grande impacto com o início da Ditadura Militar. Nesse período, os militares interromperam, até 1976, uma campanha de defesa e valorização do folclore nacional que era realizada pelo governo brasileiro.

Só na década de 1990 que os estudos na área avançaram novamente, e essa década ficou marcada pelo VIII Congresso Brasileiro de Folclore, realizado em Salvador no ano de 1995. Nesse evento, algumas definições emitidas no I Congresso foram reformuladas, incluindo a Carta do Folclore Brasileiro, documento que conceitua o que é o folclore.

Esse documento definiu que o “folclore é o conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social”. Outras questões abordadas por esse documento fariam com que o folclore se tornasse objeto de estudo das Ciências Sociais e Humanas. Por fim, uma série de ações são recomendadas como forma de garantir a preservação do folclore brasileiro.

Saiba também: Qual é a história do Carnaval no Brasil?

Dia do Folclore

No Brasil, o Dia do Folclore é celebrado em 22 de agosto. A importância da preservação do legado folclórico brasileiro é reforçada pela existência dessa data comemorativa, criada pelo decreto nº 56.747, assinado em 17 de agosto de 1965 pelo então presidente Humberto Castello Branco.

Esse decreto estabeleceu o 22 de agosto como data para celebração do Dia do Folclore Brasileiro porque nesse dia, em 1846, uma carta de William John Thoms, escritor inglês, fora publicada em uma revista, sugerindo a criação do termo folk-lore para referir-se à cultura tradicional e popular de um povo.

Crédito de imagem

[1] Angela_Macario / Shutterstock

[2] Erica Catarina Pontes / Shutterstock

Fontes

BENJAMIN, Roberto. Conceito de Folclore. Disponível em: https://www.unicamp.br/folclore/Material/extra_conceito.pdf.

CÂMARA CASCUDO, Luís da. Dicionário do folclore brasileiro. São Paulo: Ediouro, s/d.

CÂMARA CASCUDO, Luís da. Geografia dos mitos brasileiros. São Paulo: Global, 2012.

CNF. Carta do Folclore Brasileiro. Anais VIII Congresso Brasileiro de Folclore, Salvador, 1995. Disponível em: https://www.gov.br/iphan/pt-br/unidades-especiais/centro-nacional-de-folclore-e-cultura-popular/CartadoFolcloreBrasileiro1995.pdf.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

22 de agosto – Dia do Folclore
Clique aqui e descubra a origem do Dia do Folclore. Confira o significado do termo “folklore”. Saiba mais sobre as manifestações folclóricas brasileiras.
Boitatá
Acesse o site e conheça mais sobre a lenda do boitatá. Saiba como essa lenda é contada em várias partes do Brasil e quais são suas principais características.
Boto-cor-de-rosa
Clique para conhecer mais detalhes da lenda do boto-cor-de-rosa, ser que se transforma em homem para conquistar mulheres nas festas ribeirinhas.
Caipora
Conheça detalhes de uma famosa lenda do folclore brasileiro: a da caipora. Saiba mais sobre as formas desse ser, como age e quais versões de sua lenda há no Brasil.
Carnaval
Clique aqui para saber mais sobre o Carnaval. Entenda quando essa festa popular surgiu, como ela chegou ao Brasil e quais são suas principais características.
Corpo-seco
Clique aqui para saber mais sobre o corpo-seco, lenda que faz parte do folclore brasileiro. Veja em quais regiões essa lenda é mais conhecida e qual o seu sentido.
Cuca
Acesse o site e conheça mais sobre a personagem Cuca. Veja qual é a sua origem, como ela se tornou popular no Brasil e sua importância no folclore.
Curupira
Clique para saber mais sobre a lenda do curupira! Aprenda sobre a origem dessa lenda e qual é o significado do nome desse ser do folclore brasileiro.
Danças folclóricas no Brasil
Confira danças folclóricas que ocorrem no Brasil e a sua origem.
Folclore
Acesse este link para saber mais sobre o folclore. Confira aqui a definição e origem do termo, a história dos estudos realizados na área, e suas características básicas.
Folclore brasileiro na obra de Câmara Cascudo
Entenda a importância do folclore brasileiro para a obra de Câmara Cascudo e as contribuições desse autor para essa área.
Folia de Reis
Clique aqui, saiba o que é Folia de Reis e conheça a origem e as principais características dessa festividade.
Iara
Conheça a história de Iara, lenda presente no folclore brasileiro. Veja o que caracteriza esse ser e como essa história surgiu.
Lobisomem
Clique aqui e conheça detalhes sobre a lenda do lobisomem. Veja onde essa narrativa surgiu, conheça diferentes versões dela, e saiba como ela chegou ao Brasil.
Mula sem cabeça
Clique e acesse este texto para conhecer mais sobre a mula sem cabeça, uma tradicional figura do folclore brasileiro. Conheça a origem dessa lenda.
Saci-pererê
Clique e acesse para conhecer detalhes sobre a lenda do saci-pererê, uma das mais famosas do nosso folclore. Veja a origem e a influência de Monteiro Lobato nela.
Tutu
Acesse o texto para conhecer a lenda do Tutu. Conheça as características desse monstro presente em canções de ninar e que é associado ao bicho-papão.
video icon
Escrito"Função Seno com Geogebra" sobre fundo bege e amarelo.
Matemática
Função Seno com Geogebra
Nesta aula utilizaremos o software gratuito geogebra para mostrar as possíveis variações da função seno. Analisaremos o eixo central, a amplitude, o máximo e mínimo, a imagem e o período da função seno.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.