Whatsapp icon Whatsapp

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o conjunto de representações culturais populares de nosso país. Ele é composto, entre outros aspectos, por suas lendas, músicas, danças e festas.
Representação dos personagens de lendas do folclore brasileiro: boitatá, iara, saci-pererê, mula sem cabeça e lobisomem.
As lendas são parte importante do folclore brasileiro.

O folclore brasileiro é o conjunto de representações culturais populares de nosso país. O nosso folclore é manifestado de diferentes maneiras, estando presente em lendas, danças, músicas, festas populares, comidas, artesanatos, entre outros.

Os estudos do folclore brasileiro ganharam força no século XX, e um documento muito importante nesse campo é a Carta do Folclore Brasileiro, emitida em 1951 e reformulada em 1995. A importância do folclore é reforçada pelo Dia do Folclore Brasileiro, celebrado em 22 de agosto.

Leia também: Quais são as principais danças folclóricas do Brasil?

Resumo sobre o folclore brasileiro

  • O folclore brasileiro é o conjunto das representações culturais populares de nosso país.

  • Entre as lendas mais populares de nosso folclore, destacam-se as do saci, da iara, do boto-cor-de-rosa, entre outras.

  • O Carnaval, a Festa Junina, a Congada, o maracatu, o frevo e o carimbó são exemplos de manifestações folclóricas brasileiras.

  • O estudo de nosso folclore ganhou força a partir do século XX e foi incentivado por correntes como o romantismo e o modernismo.

  • O Dia do Folclore Brasileiro é celebrado anualmente em 22 de agosto.

O que é folclore?

O folclore é o conjunto das manifestações culturais populares praticadas por determinado povo, ajudando a definir o senso de identidade social. Existem uma série de critérios estabelecidos para definir o que é e o que não é folclore.

Em geral, quando falamos de folclore, referimo-nos a manifestações culturais que se dão em festas populares ou por meio de música, dança, brincadeiras, lendas, artesanato, culinária, entre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O folclore se transformou em área de estudo das Ciências Humanas a partir do século XVIII, mas se consolidou na Europa no século XIX. Foi nesse século que a palavra folk-lore foi criada no idioma inglês, e nesse período surgiram as primeiras instituições que se dedicavam a estudar, registrar e entender as tradições folclóricas.

Dentro dos estudos sobre folclore, consolidou-se chamar as manifestações folclóricas presentes nos diferentes povos que habitam a Terra de fatos folclóricos.

Lendas do folclore brasileiro

Ilustração mostrando as principais lendas e os principais personagens do folclore brasileiro.
As lendas do folclore brasileiro fazem parte da cultura do país. (Créditos de imagem: Paulo José Soares Braga | Mundo Educação)

O folclore brasileiro é muito conhecido por suas lendas tradicionais, que trazem personagens que surgiram das influências das culturas indígena, africana e europeia. Vamos conhecer um pouco das principais lendas do nosso folclore:

  • Iara: sereia conhecida por sua beleza física e por ter uma bela voz e muitas riquezas. É descrita como metade mulher e metade peixe e conhecida por seduzir homens que passam pelos rios para levá-los para o fundo d’água.

  • Boto-cor-de-rosa: ser amazônico que tem a forma de um boto e é conhecido por assumir a forma de um homem sedutor que vai a festas seduzir mulheres. Ao engravidá-las, retorna ao rio, assume a forma de boto novamente e desaparece.

  • Boitatá: cobra de fogo que tem diversos olhos e cuja função é proteger os campos daqueles que querem incendiá-los. Na lenda, pode assumir a forma de um tronco em chamas e pode até matar aqueles que tentam realizar incêndios criminosos na floresta.

  • Saci-pererê: ser do folclore nacional que é conhecido por sua personalidade zombeteira. O saci é marcado como responsável por uma série de travessuras contra moradores das zonas rurais e contra viajantes. É descrito como uma jovem negro que possui apenas uma perna.

  • Curupira: ser mítico geralmente descrito como o guardião da floresta. É muito conhecido por ter os pés ao contrário (os calcanhares apontados para a frente), além de ser pequeno, ter cabelos vermelhos e ser portador de uma grande força física. Persegue e pune aqueles que entram com a intenção de destruir a floresta.

  • Mula sem cabeça: lenda que apresenta uma mula com labaredas no lugar da cabeça. No folclore, a mula é uma mulher que foi amaldiçoada depois de manter relações carnais com um padre. A mula é bastante agressiva, ferindo ou matando todos que cruzam o seu caminho.

  • Caipora: é conhecida como a protetora dos animais que são perseguidos por caçadores. É residente da floresta e seu nome original, caapora, significa “habitante do mato”. É comumente descrita como uma índia de baixa estatura, possuindo cabelos vermelhos.

  • Cuca: é um ser descrito com as características de uma bruxa que sequestra crianças desobedientes.

  • Lobisomem: não é uma lenda originária do folclore brasileiro, mas nele ganhou espaço. Essa lenda apresenta um homem amaldiçoado pela licantropia, capacidade de transformar-se em um lobo. O lobisomem aparece nas noites de Lua cheia, é feroz e mata todos que cruzam o seu caminho.

  • Negrinho do pastoreio: é uma lenda que fala de um garoto escravizado que sofreu maus-tratos de um fazendeiro. Na história, ele reaparece em um cavalo, acompanhado da Virgem Maria e sem nenhum dos ferimentos causados pelo seu senhor.

  • Vitória-régia: é uma lenda que fala de uma índia que é apaixonada pela Lua. Ela mergulha em um lago ao ver o reflexo do astro, sendo transformada em vitória-régia, a estrela das águas.

  • Tutu: é a lenda de um bicho monstruoso semelhante ao bicho-papão. É conhecido por devorar as crianças que não dormem no horário certo.

Veja também: Corpo-seco — outro ser que faz parte do folclore brasileiro

Outras manifestações do folclore brasileiro

Embora as lendas sejam parte importante do folclore brasileiro, elas não são suas únicas manifestações. Veja, a seguir, outras manifestações culturais integrantes do nosso folclore.

Festas populares do folclore brasileiro

Foliões durante a Congada, uma das festas populares que fazem parte do folclore brasileiro.
A Congada é uma das festas populares que fazem parte do folclore brasileiro. [1]

Quando o assunto são as festas populares, os grandes destaques sempre são o Carnaval e a Festa Junina, embora, na cultura popular brasileira, existam outras festas importantes, como a Folia de Reis, a Congada, o Festival Folclórico de Parintins, o Círio de Nazaré, as Cavalhadas, a Procissão do Fogaréu, entre outras.

Músicas e danças do folclore brasileiro

Encontro dos maracatus do baque solto, um dos tipos de maracatu, manifestação cultural que faz parte do folclore brasileiro.
O maracatu é uma manifestação cultural que faz parte do folclore brasileiro. [2]

As músicas e danças também são fundamentas na cultura popular brasileira e muitas delas se destacam no acervo folclórico brasileiro. Aqui podemos mencionar o maracatu, o frevo, a catira, o baião, o samba, o carimbó, o afoxé, a quadrilha, o jongo, entre outras.

História do folclore no Brasil

O folclore só se estabeleceu enquanto área de estudo no Brasil em meados do século XX. Seu desenvolvimento tem relação direta com os movimentos nacionalistas e o senso de identidade nacional de alguns povos. Nesse sentido, o folclore passou a ser resgatado enquanto um elemento que ressalta a cultura nacional.

No Brasil, essa visão ganhou força, sendo influenciada pelo romantismo e pelo modernismo, sobretudo este último, que procurava encontrar a verdadeira brasilidade no interior do país. Para isso, o folclore e os símbolos da cultura popular passaram a ser exaltados. Nesse momento inicial, destaca-se bastante a influência de nomes como Mário de Andrade.

A preservação do folclore tornou-se preocupação internacional a partir da criação da ONU, na década de 1940, e isso influenciou os intelectuais brasileiros a se reunirem em um evento para discutir a questão. Por isso foi realizado no Rio de Janeiro, em 1951, o I Congresso Brasileiro de Folclore.

Nesse evento foi debatido o entendimento de folclore, estabelecendo-se critérios para definir o que integraria o folclore brasileiro. Os estudos sobre o tema seguiram avançando no Brasil nos anos seguintes, mas sofreram um grande impacto com o início da Ditadura Militar. Nesse período, os militares interromperam, até 1976, uma campanha de defesa e valorização do folclore nacional que era realizada pelo governo brasileiro.

Só na década de 1990 que os estudos na área avançaram novamente, e essa década ficou marcada pelo VIII Congresso Brasileiro de Folclore, realizado em Salvador no ano de 1995. Nesse evento, algumas definições emitidas no I Congresso foram reformuladas, incluindo a Carta do Folclore Brasileiro, documento que conceitua o que é o folclore.

Esse documento definiu que o “folclore é o conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social”. Outras questões abordadas por esse documento fariam com que o folclore se tornasse objeto de estudo das Ciências Sociais e Humanas. Por fim, uma série de ações são recomendadas como forma de garantir a preservação do folclore brasileiro.

Saiba também: Qual é a história do Carnaval no Brasil?

Dia do Folclore

No Brasil, o Dia do Folclore é celebrado em 22 de agosto. A importância da preservação do legado folclórico brasileiro é reforçada pela existência dessa data comemorativa, criada pelo decreto nº 56.747, assinado em 17 de agosto de 1965 pelo então presidente Humberto Castello Branco.

Esse decreto estabeleceu o 22 de agosto como data para celebração do Dia do Folclore Brasileiro porque nesse dia, em 1846, uma carta de William John Thoms, escritor inglês, fora publicada em uma revista, sugerindo a criação do termo folk-lore para referir-se à cultura tradicional e popular de um povo.

Crédito de imagem

[1] Angela_Macario / Shutterstock

[2] Erica Catarina Pontes / Shutterstock

Fontes

BENJAMIN, Roberto. Conceito de Folclore. Disponível em: https://www.unicamp.br/folclore/Material/extra_conceito.pdf.

CÂMARA CASCUDO, Luís da. Dicionário do folclore brasileiro. São Paulo: Ediouro, s/d.

CÂMARA CASCUDO, Luís da. Geografia dos mitos brasileiros. São Paulo: Global, 2012.

CNF. Carta do Folclore Brasileiro. Anais VIII Congresso Brasileiro de Folclore, Salvador, 1995. Disponível em: https://www.gov.br/iphan/pt-br/unidades-especiais/centro-nacional-de-folclore-e-cultura-popular/CartadoFolcloreBrasileiro1995.pdf.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

22 de agosto – Dia do Folclore
Clique aqui e descubra a origem do Dia do Folclore. Confira o significado do termo “folklore”. Saiba mais sobre as manifestações folclóricas brasileiras.
Boitatá
Acesse o site e conheça mais sobre a lenda do boitatá. Saiba como essa lenda é contada em várias partes do Brasil e quais são suas principais características.
Boto-cor-de-rosa
Clique para conhecer mais detalhes da lenda do boto-cor-de-rosa, ser que se transforma em homem para conquistar mulheres nas festas ribeirinhas.
Caipora
Conheça detalhes de uma famosa lenda do folclore brasileiro: a da caipora. Saiba mais sobre as formas desse ser, como age e quais versões de sua lenda há no Brasil.
Carnaval
Clique aqui para saber mais sobre o Carnaval. Entenda quando essa festa popular surgiu, como ela chegou ao Brasil e quais são suas principais características.
Corpo-seco
Clique aqui para saber mais sobre o corpo-seco, lenda que faz parte do folclore brasileiro. Veja em quais regiões essa lenda é mais conhecida e qual o seu sentido.
Cuca
Acesse o site e conheça mais sobre a personagem Cuca. Veja qual é a sua origem, como ela se tornou popular no Brasil e sua importância no folclore.
Curupira
Clique para saber mais sobre a lenda do curupira! Aprenda sobre a origem dessa lenda e qual é o significado do nome desse ser do folclore brasileiro.
Danças folclóricas no Brasil
Confira danças folclóricas que ocorrem no Brasil e a sua origem.
Folclore
Acesse este link para saber mais sobre o folclore. Confira aqui a definição e origem do termo, a história dos estudos realizados na área, e suas características básicas.
Folclore brasileiro na obra de Câmara Cascudo
Entenda a importância do folclore brasileiro para a obra de Câmara Cascudo e as contribuições desse autor para essa área.
Folia de Reis
Clique aqui, saiba o que é Folia de Reis e conheça a origem e as principais características dessa festividade.
Iara
Conheça a história de Iara, lenda presente no folclore brasileiro. Veja o que caracteriza esse ser e como essa história surgiu.
Lobisomem
Clique aqui e conheça detalhes sobre a lenda do lobisomem. Veja onde essa narrativa surgiu, conheça diferentes versões dela, e saiba como ela chegou ao Brasil.
Mula sem cabeça
Clique e acesse este texto para conhecer mais sobre a mula sem cabeça, uma tradicional figura do folclore brasileiro. Conheça a origem dessa lenda.
Saci-pererê
Clique e acesse para conhecer detalhes sobre a lenda do saci-pererê, uma das mais famosas do nosso folclore. Veja a origem e a influência de Monteiro Lobato nela.
Tutu
Acesse o texto para conhecer a lenda do Tutu. Conheça as características desse monstro presente em canções de ninar e que é associado ao bicho-papão.