Terceiro Reich

Terceiro Reich é a forma pela qual é chamado o Estado alemão entre 1933 e 1945, momento em que ele foi governado por Hitler e pelos membros da alta cúpula do Partido Nazista.
Extensão máxima do território do Terceiro Reich no ano de 1942. [1]

Terceiro Reich é como os membros do Partido Nazista chamaram o Estado alemão durante o governo de Adolf Hitler (1933-1945). Formou-se quando o presidente Hindenburg, após ver a vitória do Partido Nazista nas eleições legislativas de 1933, convidou Hitler para ocupar o cargo de chanceler da Alemanha, cargo semelhante ao do presidente no Brasil, sendo este o líder do governo.

No final de 1933, o Reichstag (parlamento alemão), de maioria nazista, aprovou uma lei que concedeu poderes totais a Hitler. Em 1934, com o falecimento do presidente Hindenburg, Hitler também se tornou presidente do país, tornando-se, assim, chefe de Estado e de governo, além de ser o Führer, o líder máximo do Partido Nazista.

Hitler afirmou que o Terceiro Reich alemão perduraria por mil anos e que este seria povoado somente por arianos, considerados por ele membros de uma raça superior. Desde que assumiu o governo, ele ignorou o Tratado de Versalhes e passou a fortalecer as forças armadas da Alemanha, além de ter iniciado, no final da década de 1930, uma política expansionista, buscando o “espaço vital” e unir os povos germânicos (pangermanismo).

O expansionismo levou à Segunda Guerra Mundial, na qual o Terceiro Reich conquistou diversas vitórias no início do conflito, mas, a partir do final de 1942, passou a sofrer inúmeros derrotas, as quais levaram à derrota da Alemanha e ao consequente fim do Terceiro Reich.

Leia também: Adolf Hitler — detalhes sobre o líder do nazismo e o ditador da Alemanha entre 1933 e 1945

Resumo sobre o Terceiro Reich

  • Terceiro Reich é como os membros do Partido Nazista chamaram o Estado alemão durante o governo de Hitler (1933-1945).

  • O Terceiro Reich seria o herdeiro do Primeiro Reich, o Sacro Império Romano Germânico, e do Segundo Reich, formado em 1871 com a Unificação Alemã, processo liderado por Otto Von Bismarck e pelo Kayser Guilherme II.

  • O Terceiro Reich foi caracterizado pelo autoritarismo, pelo culto ao líder, pelo antissemitismo, pelo anticomunismo, pelo militarismo e pelo expansionismo.

  • O Partido Nazista controlava todas as instituições do Terceiro Reich, e todos os funcionários públicos deveriam ser filiados ao partido.

  • A economia do Terceiro Reich contava com grandes investimentos estatais e com a realização de grandes obras públicas.

  • O Terceiro Reich foi considerado um Estado totalitário, sistema onde a vida pública a vida e privada dos seus habitantes é controlada.

  • Em 1939, o Terceiro Reich invadiu a Polônia, iniciando, assim, a Segunda Guerra Mundial.

  • Com o suicídio de Hitler e a rendição da Alemanha, o Terceiro Reich terminou.

  • A Alemanha foi posteriormente dividida em duas, uma sob influência da União Soviética e a outra sob influência dos Estados Unidos.

O que foi o Terceiro Reich?

O Terceiro Reich foi o Estado alemão entre 1933 e 1945, período no qual Adolf Hitler e o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, conhecido como Partido Nazista, governaram a Alemanha.

Os nazistas, desde a origem do partido na década de 1920, defendiam que a Alemanha deveria construir o Terceiro Reich, ou “terceiro reino”. Hitler afirmava que o Terceiro Reich seria o maior da história e que perduraria por mil anos. Para os nazistas, o Primeiro Reich Alemão existiu na época do Sacro Império Romano Germânico, entre o século X e XIX. O Segundo Reich foi edificado em 1871, com a conclusão da Unificação da Alemanha, e perdurou até 1918, quando o Império Alemão se rendeu no final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Desde que chegou ao poder, em 1933, Hitler passou a fortalecer as forças armadas do país, ignorando as cláusulas do Tratado de Versalhes.

Em seus discursos e em seus escritos, Hitler sempre defendeu a construção do Lebensraum, ou “espaço vital”. Por essa ideia, o território alemão, fruto do Tratado de Versalhes, não possuía recursos suficientes para a existência do povo alemão. Dessa forma, a Alemanha deveria conquistar territórios vizinhos, principalmente aqueles que possuíam populações germânicas (pangermanismo), criando, assim, o espaço vital para os arianos.

A ideia de Lebensraum e do pangermanismo fundamentou a política expansionista de Hitler. Entre 11 e 13 de março de 1938, a Alemanha anexou a Áustria ao Reich, no que ficou conhecido pelos alemães como “Anschluss” (anexação). Em outubro de 1938, os nazistas ocuparam a região dos Sudetos, na Checoslováquia, região com grande porcentagem de população germânica, e muitos checos foram expulsos da região. Em março do ano seguinte, a Alemanha ocupou o restante do país, que passou também a fazer parte do Reich.

Tropas alemães sendo saudadas por simpatizantes nazistas austríacos durante a Anschluss, a anexação da Áustria ao Terceiro Reich. [2]

Em 23 de agosto de 1939, a Alemanha Nazista e a União Soviética assinaram o Pacto Germano-Soviético, também chamado de Pacto de Não Agressão. Nove dias depois, a Alemanha Nazista e a União Soviética invadiram a Polônia, fato que levou ao início da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Mapa de uma propaganda nazista de 1943 mostrando o Lebensraum. A região leste do Reich é representada como uma espécie de colônia de exploração. [3]

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha aumentou consideravelmente o território do Reich, conquistando a França, a Bélgica, os Países Baixos, a Dinamarca, a Noruega, a Iugoslávia, a Grécia, entre outros países. Em 1941, quebrando o Pacto de Não Agressão, a Alemanha invadiu a União Soviética, conquistando parte do território do país. No mesmo ano, após perder a Batalha de Stalingrado para os soviéticos, os nazistas passaram a perder sucessivas batalhas, e o território do Reich foi sendo reduzido gradativamente, até seu fim em maio de 1945.

Principais objetivos do Terceiro Reich

O primeiro objetivo do Reich alemão era o de conquistar o Lebensraum, o chamado “espaço vital”. Desde que chegou ao poder e fundou o seu Terceiro Reich, Hitler passou a ampliar as forças armadas da Alemanha, preparando o país para as futuras conquistas. Ao se sentir fortalecido, os alemães passaram a anexar território vizinhos, como a Áustria, a Checoslováquia e a Polônia. Foi a invasão desta última que levou ao início da Segunda Guerra Mundial.

Também existia um objetivo racial do Terceiro Reich. Hitler e os nazistas acreditavam na existência da raça ariana e que esta estava ameaçada pelo aumento exponencial de outras raças, entre elas judeus, eslavos e ciganos. Na visão nazista, o aumento da taxa de fecundidade deveria aumentar entre os germânicos, e diversas políticas foram feitas para tal fim. Por outro lado, as pessoas de outras raças deveriam ser expulsas do Reich ou mesmo executadas. A partir de 1935, com as Leis de Nuremberg, o casamento entre arianos e não arianos se tornou proibido, uma vez que os nazistas acreditavam que a miscigenação tornaria a raça ariana fraca, contaminada e impura. Com o início da guerra, os nazistas colocaram em prática o plano de extermínio dos judeus.

O objetivo político dos nazistas era o de tornar o nazismo a única ideologia do Reich, eliminando outras ideologias, principalmente o comunismo. Para atingir tais objetivos, desde os anos iniciais do partido, os nazistas criaram grupo paramilitares, que praticavam violência contra os opositores, inclusive com assassinatos. Ao chegar ao poder, Hitler e o Partido Nazista passaram a utilizar a propaganda como o principal método para propagar o nazismo. Nesse contexto, Goebbels tornou-se o ministro da propaganda, considerado por muitos o segundo mais importante líder do Reich, atrás apenas de Hitler. O Partido Nazista também se apoderou das forças policiais e das forças armadas e criaram uma rede de espionagem interna, na qual a Gestapo, que tinha como objetivo identificar e eliminar opositores, teve destaque.

Acesse também: Como era a propaganda nazista?

Quais as características do Terceiro Reich?

O Terceiro Reich foi um estado totalitário, controlando a vida pública e até mesmo a vida privada das pessoas. Quando chegaram ao poder, em 1933, os nazistas implementaram diversas políticas que foram fortalecendo rapidamente o poder de Hitler.

Em março de 1933, o Reichstag, de maioria nazista, aprovou a Lei de Conceção de Plenos Poderes, pela qual Hitler se tornou ditador no país, governando por decretos que não precisavam de aprovação do Parlamento.

Após a aprovação das leis, os nazistas passaram a perseguir os opositores, principalmente grupos de esquerda. Os primeiros campos de concentração foram construídos para aprisionar estes opositores, além de homossexuais, de judeus, dentre outros grupos.

Hitler também passou a implementar uma política de perseguição aos membros do próprio partido, os quais divergiam da cúpula nazista sobre os rumos que o Terceiro Reich deveria seguir. Na noite de 30 de junho de 1934, os nazistas perpetraram a “Noite das Longas Facas”, na qual membros da SA e de outros grupos de antigos apoiadores do nazismo foram executados. O principal líder da AS, Ernst Rohm, foi assassinado pelos nazistas nesta noite.

Após eliminar a oposição interna, os nazistas passaram a perseguir os judeus, com a aprovação de diversas leis que, gradativamente, excluíram eles da vida social da Alemanha. A partir de 9 de novembro de 1938, quando ocorreu a Noite dos Cristais, a violência contra os judeus passou a crescer exponencialmente. Com a guerra, eles foram isolados nos guetos, e, durante a guerra, a cúpula do Partido Nazista pôs em prática a Solução Final que culminou com o Holocausto.

O militarismo foi outra característica do Terceiro Reich, com as forças armadas sendo importantes na repressão aos grupos internos, na conquista de novos territórios para o Reich e na perseguição aos judeus. As escolas nazistas eram militarizadas, e as crianças eram tratadas como minisoldados, vestindo uniformes, cumprindo regras rígidas, sofrendo castigos, muitas vezes físicos, e trajando uniformes militares.

Veja também: Qual era a linguagem do Terceiro Reich?

Como funcionava o Terceiro Reich?

A organização política do Terceiro Reich era centralizada na pessoa de Hitler, que acumulava os cargos de Primeiro-Ministro (cargo chamado na Alemanha de chanceler), de presidente da República e de Führer, o líder máximo do Partido Nazista.

Hitler no evento de aniversário do Partido Nazista na cidade de Nuremberg em 1934. [4]

Em 1º de dezembro de 1933, o Parlamento alemão aprovou uma lei que estabeleceu como único partido da Alemanha o Partido Nazista, de modo que todos os outros partidos foram tornados ilegais. Em 1939, todos os funcionários públicos do Reich passaram a ser obrigados a jurar fidelidade a Hitler, inclusive os militares. Todos os funcionários públicos deveriam também ser filiados ao Partido Nazista. O Partido Nazista controlava todas as instituições do país, como escolas, universidades, forças policiais, clubes e associações de jovens e de mulheres.

Os membros mais antigos do Partido Nazista e mais próximos de Hitler foram nomeados como ministros do Reich. Entre eles, estavam:

  • Josep Goebbels, ministro do esclarecimento público e da propaganda;

  • Hermann Göring, ministro da economia e ministro da aviação;

  • Franz Von Papen, vice-chanceler do Reich;

  • Joachin Von Ribbentrop, ministro das relações exteriores;

  • Heinrich Himmler, ministro do interior do reich;

  • Albert Speer, ministro do Reich para armamentos e munições.

Na economia, o Terceiro Reich adotou um modelo híbrido, com participação estatal e privada na economia do país. Hitler, ao assumir o poder em 1933, encontrou a economia alemã arrasada após a Crise de 1929 e passou a promover grandes obras públicas, como a construção de portos, de aeroportos, de estradas e de indústrias de base, as quais também faziam parte do projeto de expansão territorial e de uma futura guerra contra a França e contra a Grã-Bretanha.

O Terceiro Reich contou com o apoio de diversas empresas no seu esforço de guerra, como a Volkswagem, a BMW, a Mercedes-Benz, a Siemens, a Porsche, a Audi, a Hugo Boss, a Bayer, a Basf, entre outras. Todas essas empresas fabricaram veículos, armas e outros bens necessários para manter o Terceiro Reich na Segunda Guerra Mundial e promover o extermínio dos judeus e de outros grupos. A Bayer, por exemplo, fabricou o Zyklon B, gás usado na execução dos judeus nos campos de extermínio.

Fim do Terceiro Reich

Em 1º de setembro de 1939, a Alemanha invadiu a Polônia, o que fez com que o Reino Unido e a França declarassem guerra ao país, iniciando, assim, a Segunda Guerra Mundial.

Nos anos iniciais da guerra, a Alemanha conquistou diversos países, entre eles a Polônia, os Países Baixos, a Bélgica, a Dinamarca, a Noruega e a França. Tropas anglo-francesas foram obrigadas a deixar a Europa continental após a Batalha de Dunquerque.

Em 1941, buscando reservas de petróleo e mão de obra, recursos escassos no Reich, Hitler quebrou o Pacto Germano-Soviética, também chamado de Pacto de Não Agressão, e invadiu a União Soviética na Operação Barbarossa. No início da invasão, os três exércitos alemães conquistaram diversas vitórias sobre os soviéticos, fazendo milhões de prisioneiros, mas, no final de 1941, sob o rigoroso inverno soviético, os alemães pararam de avançar nas três frentes de batalha.

Os alemães passaram um ano relativamente parados na União Soviética, e, no final de 1942, os soviéticos venceram a Batalha de Stalingrado, sendo um momento de inflexão na guerra. A partir da derrota na União Soviética, a Alemanha passou a recuar, e o Reich foi gradativamente perdendo território.

Em 6 de junho de 1944, estadunidenses e britânicos abriram uma nova frente de batalha, na Normandia, e passaram a empurrar as tropas alemãs para Berlim.

Em abril de 1945, os soviéticos cercaram Berlim pelo leste, enquanto os estadunidenses cercaram a cidade pelo oeste. Sob ataque, Hitler e seus principais ministros se esconderam em um bunker subterrâneo em Berlim, chamado de “Toca do Lobo”.

Em 29 de abril de 1945, Hitler se casou com Eva Braun no bunker. No dia seguinte, o casal assassinou o cachorro de estimação, um pastor alemão chamado Blondi, e, na sequência, cometeu suicídio. No dia seguinte, Goebbels e sua esposa, Magda Goebbels, assassinaram seus seis filhos e, em seguida, também cometeram suicídio.

Em 8 de maio de 1945, em Berlim, os principais líderes nazistas se renderam perante representantes da União Soviética, da Grã-Bretanha, da França e dos Estados Unidos. Este foi o fim oficial do Terceiro Reich.

Quais foram as consequências do Terceiro Reich?

A principal consequência do Terceiro Reich e das políticas autoritárias, racistas e beligerantes de Hitler e do Partido Nazista foi a pior guerra da história, a Segunda Guerra Mundial, que deixou um saldo de cerca de 60 milhões de mortos. O Holocausto, genocídio no qual foram mortos 6 milhões de judeus, também foi outra consequência do Terceiro Reich.

O Reich que era para durar mil anos durou apenas doze e deixou a Alemanha em ruínas, com milhões de mortos e com seu povo vivendo em total miséria. Após a guerra, a Alemanha foi dividida em quatro regiões, as quais, posteriormente, se tornaram duas, a Alemanha Oriental, socialista e alinhada à União Soviética, e a Alemanha Ocidental, capitalista e alinhada aos Estados Unidos, no contexto da Guerra Fria.

Exercícios resolvidos sobre Terceiro Reich

Questão 1

(Mackenzie)

“[...] todo cruzamento de dois seres de valor desigual dá como produto um meio termo entre os valores dos pais [...] Tal ajuntamento está em contradição com a vontade da natureza, que tende a elevar o nível dos seres. Este objetivo não pode ser atingido pela união de indivíduos de valores diferentes, mas só pela vitória completa e definitiva dos que representam o mais alto valor. O papel do mais forte é o de dominar e não o de se fundir com o mais fraco, sacrificando assim sua própria grandeza.” (Adolf Hitler).

No livro Mein Kampf, Hitler expressava que:

A) a necessidade de preservação da raça pura justificava o domínio e a eliminação das demais raças e a expansão da Alemanha.

B) o racismo e o autoritarismo serviriam para defender a elevação da raça pura eslava e o extermínio dos judeus.

C) o movimento nacional-socialista desaprovava o antissemitismo e o aperfeiçoamento genético por meio da eugenia.

D) os alemães eram superiores e a raça ariana inferior, justificando, desse modo, o espaço vital.

E) o mito da superioridade da raça ariana servia para que os nazistas estimulassem o internacionalismo e o liberalismo.

Resolução:

Alternativa A.

Uma das principais características do Terceiro Reich foi a supervalorização da questão racial. Na visão dos nazistas, os alemães faziam parte de uma raça superior que estava ameaçada pelas raças inferiores, uma vez que estas se reproduziam mais rápido do que os arianos. Expulsar as raças inferiores do território do Reich e até exterminá-las era justificado para preservar a raça ariana.

Questão 2

(Fuvest) A ascensão de Hitler ao poder, no início dos anos trinta, ocorreu:

A) pelas mãos do exército alemão que quis desforrar-se das humilhações impostas pelo Tratado de Versalhes.

B) através de uma ação golpista cuja ponta de lança foram as forças paramilitares do partido nazista.

C) a partir de sua convocação pelo presidente Hindenburg, para chefiar uma coalizão governamental.

D) através de uma mobilização semelhante à que ocorreu na Itália, com a marcha de Mussolini sobre Roma.

E) em consequência de uma aliança entre os nazistas e os comunistas.

Resolução:

Alternativa C.

Em 1933, o Partido Nazista foi vitorioso nas eleições para o Reichstag e conseguiu formar maioria após fazer alianças com outros partidos. Hindenburg, presidente da Alemanha, convidou Hitler para o cargo de chanceler, e este rapidamente aceitou o convite, passando a governar a Alemanha, marco inicial do Terceiro Reich.

Créditos de imagem

[1] Peter Hermes Furian / Shutterstock

[2] Everett Collection / Shutterstock

[3] PraetorXXXfenix / Wikimedia Commons (reprodução)

[4] Andreas Wolochow / Shutterstock

Fontes

BEEVOR, Antony. A Segunda Guerra Mundial. Editora Record, São Paulo, 2015.

FERRAZ, Francisco Cesar. A Segunda Guerra Mundial. Editora Contexto, São Paulo, 2022.

JONG, David de. Bilionários nazistas. Editora Objetiva, São Paulo, 2023.

MASSON, Phillippe. A Segunda Guerra Mundial: História e estratégias. Editora Contexto, São Paulo, 2010.

Publicado por Jair Messias Ferreira Junior

Artigos Relacionados

Adolf Hitler
Acesse e descubra detalhes da vida de Adolf Hitler, o líder do partido nazista. Entenda como foi a vida do homem responsável pela morte de milhões.
Batalha de Berlim e a queda do Nazismo
Entenda os fatos relacionados à Batalha de Berlim, como a subsequente queda do Nazismo entre os últimos eventos da Segunda Guerra Mundial.
Holocausto
Acesse o site e veja o que foi o Holocausto e como os judeus foram perseguidos e mortos pelos nazistas. Conheça a Solução Final de Hitler contra os judeus.
Invasão da Polônia e início da Segunda Guerra Mundial
Clique e entenda o evento que causou o início da Segunda Guerra Mundial: a invasão da Polônia em 1939.
Nazismo
Você sabe o que foi o nazismo? Clique aqui e entenda o que ele foi, como surgiu, onde se encaixava no espectro político e como promoveu o Holocausto.
Operação Barbarossa
Clique aqui e entenda o que foi a Operação Barbarossa. Descubra quais foram seus objetivos, saiba como aconteceu e descubra como teve fim.
Pangermanismo
Clique aqui, saiba o que foi o pangermanismo, descubra o que ele defendia e entenda qual é a diferença entre pangermanismo e pan-eslavismo.
Propaganda nazista
Saiba como operava a máquina de propaganda nazista e quais eram os instrumentos dos quais ela se valia.
Segunda Guerra Mundial
Acesse o site e veja os motivos da Segunda Guerra Mundial. Acompanhe as fases do conflito e seus combatentes. Veja as consequências da guerra para o mundo pós-1945.
Solução Final: o plano de extermínio dos judeus
Você sabe o que foi a Solução Final? Entenda como foi arquitetado esse que foi o plano nazista de extermínio dos judeus na Europa.
Inglês
Como usar whatever, whenever, whoever, however, whichever?
Assista à videoaula e aprenda sobre as palavras whatever, whenever, whoever, however e whichever. Entenda como são formadas, o que indicam e como usá-las.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos