Frequência relativa
A frequência relativa é um dado estatístico que possui grande importância para compreender-se melhor um determinado conjunto de dados. A estatística é a área da matemática que auxilia na coleta, na organização e análise de dados.
A frequência relativa é uma forma de realizar essa análise dos dados por meio de uma comparação, pois a frequência relativa de um dado é a porcentagem que aquele dado representa em relação a todos os dados coletados. Para calcular a frequência relativa, precisamos encontrar a frequência absoluta, que é o número de vezes que um dado apareceu, e dividi-la pelo total de dados obtidos.
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O que é frequência relativa?
Conhecemos como frequência relativa a divisão entre a frequência absoluta e o número de dados coletados para um determinado conjunto. Como o nome sugere, a frequência relativa mostra a frequência que um determinado dado tem em relação ao todo, por isso, é bastante comum que ela seja representada como uma porcentagem.
Em uma pesquisa, por mais simples que ela seja, quando coletamos os dados, é fundamental que eles sejam organizados e analisados. A maneira mais comum de organizá-los é construindo uma tabela frequência.
Exemplo:
Durante as eleições do conselho de uma fábrica, um trabalhador decidiu realizar uma pesquisa com os 250 funcionários, que responderam se votarão no candidato A, B ou C. Depois da coleta de dados, esse funcionário constatou que 70 pessoas votariam no candidato A, 92 pessoas, no candidato B, 53, no candidato C, e os demais disseram que não votariam em nenhum dos três candidatos.
Com base nesses dados, podemos calcular a frequência relativa de cada uma das respostas possíveis.
Para encontrar a quantidade de pessoas que não votariam em nenhum dos candidatados, temos que:
250 – 70 – 92 – 53 = 35
Então, as respostas obtidas foram:
Candidato A: 70 votos
Candidato B: 92 votos
Candidato C: 53 votos
Nenhum dos candidatos: 35 votos
Total de funcionários consultados: 250
Para encontrar a frequência relativa de cada uma das respostas obtidas, dividimos a quantidade de votos pelo total de funcionários consultados.
Candidato A: 70 ÷ 250 = 0,28 → 28%
Candidato B: 92 ÷ 250 = 0,368 → 36,8%
Candidato C: 53 ÷ 250 = 0,212 → 21,2%
Nenhum dos candidatos: 35 ÷ 250 = 0,14 → 14%
Podemos representar a frequência relativa por meio de uma tabela:
Candidato |
Frequência relativa |
Frequência relativa (%) |
A |
0,28 |
28% |
B |
0,368 |
36,8% |
C |
0,212 |
21,2% |
Nenhum |
0,14 |
14% |
Total |
1 |
100% |
Com base na frequência relativa, é possível perceber que o candidato B será o mais votado nesse espaço amostral, com 36,8%.
Exemplo 2:
Com a intenção de compreender melhor o fluxo de correntes ao decorrer de uma semana, o número de clientes que uma empresa atendeu nesse período foi anotado na lista a seguir:
Segunda-feira: 10 clientes
Terça-feira: 11 clientes
Quarta-feira: 8 clientes
Quinta-feira: 16 clientes
Sexta-feira: 25 clientes
Sábado: 30 clientes
De acordo com as quantidades encontradas, construa a tabela frequência da quantidade de clientes atendidos por dia ao longo da semana.
Dia da semana |
Frequência absoluta |
Frequência relativa |
Frequência relativa (%) |
Segunda-feira |
16 |
16 : 150 = 0,11 |
11% |
Terça-feira |
15 |
15 : 150 = 0,10 |
10% |
Quarta-feira |
12 |
12 : 150 = 0,08 |
8% |
Quinta-feira |
20 |
20 : 150 = 0,13 |
13% |
Sexta-feira |
37 |
37 : 150 = 0,25 |
25% |
Sábado |
50 |
50 : 150 = 0,33 |
33% |
Total |
150 |
100 : 100 = 1 |
100% |
Leia também: Medidas de dispersão: amplitude e desvio
Frequência relativa acumulada
A frequência relativa acumulada é o acumulo da frequência relativa. Para encontrar a frequência relativa acumulada, acrescentamos uma nova coluna à tabela. Copiamos a primeira frequência relativa na primeira linha, a segunda linha será a soma da frequência relativa da linha com a frequência acumulada da linha anterior, e assim sucessivamente. Veja um exemplo a seguir:
Dia da semana |
Frequência absoluta |
Frequência relativa |
Frequência relativa acumulada |
Segunda-feira |
16 |
0,11 |
0,11 |
Terça-feira |
15 |
0,10 |
0,11 + 0,10 = 0,21 |
Quarta-feira |
12 |
0,08 |
0,21 + 0,08 = 0,29 |
Quinta-feira |
20 |
0,13 |
0,29 + 0,13 = 0,42 |
Sexta-feira |
37 |
0,25 |
0,42 + 0,25 = 0,67 |
Sábado |
50 |
0,33 |
0,67 + 0,33 = 1,00 |
Total |
150 |
1 |
|
Realizando as somas, teremos a seguinte tabela:
Dia da semana |
Frequência absoluta |
Frequência relativa |
Frequência relativa acumulada |
Segunda-feira |
16 |
0,11 |
0,11 |
Terça-feira |
15 |
0,10 |
0,21 |
Quarta-feira |
12 |
0,08 |
0,29 |
Quinta-feira |
20 |
0,13 |
0,42 |
Sexta-feira |
37 |
0,25 |
0,67 |
Sábado |
50 |
0,33 |
1,00 |
Total |
150 |
1 |
|
Podemos fazer a frequência acumulada relativa em porcentagem também:
Dia da semana |
Frequência absoluta |
Frequência relativa (%) |
Frequência relativa acumulada(%) |
*Segunda-feira |
16 |
11% |
11% |
Terça-feira |
15 |
10% |
11% + 10% = 21% |
Quarta-feira |
12 |
8% |
21% + 8% = 29% |
Quinta-feira |
20 |
13% |
29% + 13% = 42% |
Sexta-feira |
37 |
25% |
42% + 25% = 67 % |
Sábado |
50 |
33% |
67% + 33% = 100% |
Total |
150 |
100% |
|
Logo, a tabela será:
Dia da semana |
Frequência absoluta |
Frequência relativa (%) |
Frequência relativa acumulada(%) |
Segunda-feira |
16 |
11% |
11% |
Terça-feira |
15 |
10% |
21% |
Quarta-feira |
12 |
8% |
29% |
Quinta-feira |
20 |
13% |
42% |
Sexta-feira |
37 |
25% |
67% |
Sábado |
50 |
33% |
100% |
Total |
150 |
100% |
|
Diferença entre a frequência absoluta e a frequência relativa
Ao longo dos exemplos, podemos entender que a frequência absoluta é puramente o número de vezes que determinado evento se repetiu, logo, ela não diz muito sobre o conjunto, mas sim sobre um dado em específico, então, a frequência absoluta nada mais é que a frequência em que uma resposta se repetiu.
Já a frequência relativa é encontrada quando dividimos a frequência absoluta pelo total de dados coletados. Quando fazemos a divisão, é possível comparar a frequência daquele dado em relação ao todo. Utilizamos a frequência relativa para encontrar a porcentagem que aquele determinado dado representa em relação a todos os dados obtidos. Para saber mais sobre essa outra análise de dados, leia o texto: Frequência absoluta.
Exercícios resolvidos sobre frequência relativa
Questão 1 - Marque a alternativa que contém corretamente a definição de frequência relativa:
A) A frequência relativa é uma frequência utilizada na estatística que nos mostra o número de vezes que um mesmo valor de variável se repetiu em relação ao conjunto, e por isso ela é dada sempre em porcentagem ou número decimal.
B) A frequência relativa é o número de vezes que um mesmo valor de variável apareceu dentro do conjunto. Para encontrá-la, basta contar o número de vezes que essa mesma resposta apareceu.
C) A frequência relativa é o valor que possui maior probabilidade de ser sorteado dentro de um conjunto, pois ele é relativamente o valor mais frequente.
D) A frequência relativa é uma medida estatística que serve para a tomada de decisões. Encontramos a frequência relativa quando dividimos a quantidade de elementos em um conjunto pela frequência absoluta.
E) A frequência relativa é o valor que está no meio do conjunto, conhecido também como mediana. Utilizamos a frequência absoluta para encontrar o termo central e absoluto do conjunto.
Resolução
Alternativa A
A alternativa que define corretamente a frequência relativa é a A. Ela é encontrada quando dividimos a frequência absoluta pelo total de elementos do conjunto, e o seu resultado nos mostra a frequência daquele valor de variável em relação ao conjunto todo.
Questão 2 - Em uma sala de aula, o professor fez uma pesquisa sobre o nível de domínio de inglês dos seus alunos por autodeclaração deles. As respostas obtidas foram as seguintes:
Nulo – 4 alunos
Básico – 13 alunos
Intermediário – 5 alunos
Avançado – 3 alunos
Analisando os resultados a seguir, podemos afirmar que:
A) a quantidade de estudantes que se consideram com nível intermediário ou maior é de exatamente 35% deles.
B) os estudantes que não dominam inglês, ou seja, consideram-se com conhecimento nulo, correspondem a 4% deles.
C) o número de estudantes que se consideram avançados em inglês é igual a 12% do total deles.
D) 55% dos alunos se consideram com nível básico de inglês, e 65% se consideram com nível básico ou nulo.
Resolução
Alternativa C
Para responder a questão, verificaremos cada uma das alternativas.
Primeiro encontraremos o total de respostas obtidas:
4 + 13 + 5 + 3 = 25
Agora vamos verificar cada alternativa.
A) → falsa
Intermediário ou maior é o mesmo que intermediário e avançado, que é um total de 5 + 3 = 8 estudantes. Calculando a porcentagem, temos: 8 : 25 = 0,32 = 32%.
B) → falsa
Dividindo o total de estudantes que se declararam sem domínio algum de inglês pelo total de respostas, temos que: 4 : 25 = 0,16 = 16%.
C) → verdadeira
Há 3 estudantes que se consideram com domínio avançado, então, temos que:
3 : 12 = 0,24 = 24%
D) → falsa
O total de estudantes que se consideram com conhecimento básico é 13, então, temos que:
13 : 25 = 0,52 = 52%