Compostos de Grignard

Os compostos de Grignard são organometálicos e constituídos pelo elemento magnésio. Caracterizam-se, entre outros fatores, por serem extremamente tóxicos.
O Magnésio é o metal presente nos compostos de Grignard

Os compostos de Grignard são substâncias orgânicas que pertencem ao grupo dos organometálicos, ou seja, apresentam em sua constituição um metal ligado diretamente ao carbono de um radical orgânico.

Esses compostos são organometálicos, e o metal presente na estrutura é o magnésio, que, por sua vez, está ligado a um radical orgânico e a um halogênio. Veja a estrutura geral de um composto de Grignard:

Características gerais dos Compostos de Grignard

  • Apresentam em sua estrutura ligações covalentes e ligação iônica (esta realizada apenas entre o magnésio e o halogênio);

  • Em geral, são muito densos, quando comparados à água;

  • São substâncias extremamente tóxicas;

  • Em temperatura ambiente, são encontrados geralmente no estado sólido;

  • O ponto de fusão e o ponto de ebulição desses compostos são elevados;

  • Quando misturados com a água, reagem violentamente, não sendo solúveis nela;

  • Quando em contato com o oxigênio do ar, também reagem violentamente;

  • Para evitar a reação química com água ou com o gás oxigênio, o composto de Grignard deve ser mantido em um recipiente que contenha a presença do éter etílico.

Regra de nomenclatura dos Compostos de Grignard

Para fornecer o nome de um composto de Grignard, a regra de nomenclatura estabelecida pela União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC) é a seguinte:

Cloreto, Brometo, Iodeto ou Fluoreto de + nome do radical + magnésio

Veja alguns exemplos:

Exemplo 1: Grignard com cloro em sua composição

Na estrutura fornecida, temos o átomo de cloro (termo cloreto) e o radical metil (CH3) ligados ao magnésio. Assim, o nome do composto é:

Cloreto de metil-magnésio

Exemplo 2: Grignard com bromo em sua composição

Na estrutura fornecida, temos o átomo de bromo (termo brometo) e o radical propil (CH3-CH2-CH2-) ligados ao magnésio. Assim, o nome do composto é:

Brometo de propil-magnésio

Exemplo 3: Grignard com iodo em sua composição

Na estrutura fornecida, temos o átomo de iodo (termo iodeto) e o radical pentil (CH3-CH2-CH2-CH2-CH2-) ligados ao magnésio. Assim, o nome do composto é:

Iodeto de pentil-magnésio

Aplicações dos compostos de Grignard

Os compostos de Grignard são utilizados em sínteses orgânicas, ou seja, eles são utilizados como reagentes em processos químicos para obtenção de outras substâncias orgânicas.

Quando um composto de Grignard reage com um aldeído qualquer, por exemplo, na presença de água e éter, temos a formação de um álcool e do cloreto básico de magnésio ou hidroxicloreto de magnésio, que é um sal básico, como representado na equação a seguir:


Equação de formação de álcool a partir de um composto de Grignard

Publicado por Diogo Lopes Dias
História
Grécia Antiga: Pólis
Assista à nossa videoaula para conhecer as principais características de uma pólis grega. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos