Sal ácido

Os sais ácidos são originados de reações de neutralização parcial, em que há excesso de hidrônio, ou pela interação entre um ácido forte e uma base.
Bicarbonato de sódio é o principal exemplo de sal ácido

Um sal ácido é toda substância inorgânica formada obrigatoriamente por dois cátions, sendo um deles o hidrônio, representado por H+ ou H3O+, e o outro é um ânion qualquer (oxigenado ou não).


Fórmula geral de um sal ácido

A formação de um sal ácido acontece por meio de uma reação de neutralização parcial de um ácido e uma base, processo no qual a quantidade de hidroxilas presentes na base não neutraliza todos os hidrogênios do ácido.


Equação de neutralização parcial

Analisando a equação acima, observa-se que o ácido genérico é binário, ou seja, possui dois hidrogênios, enquanto a base apresenta apenas uma hidroxila. Logo, nessa neutralização, uma hidroxila une-se a apenas um hidrogênio, formando a água:


Equação que representa a formação da água em uma neutralização

Já o cátion da base (Y+) interage com o hidrônio (H+) e o ânion do ácido (X-2), formando o sal ácido.


Equação representando a formação do sal ácido

Obs.: o ânion do ácido é bivalente

Por causa do hidrônio na fórmula de um sal ácido, para realizar sua nomenclatura, devemos levar em conta a seguinte regra:

Prefixo + hidrogeno + nome do ânion + de + nome do cátion

Exemplos

  • NaHCO3

Esse sal é gerado a partir da neutralização parcial entre o ácido carbônico (H2CO3) e o hidróxido de sódio (NaOH). A água é formada pela interação de um hidrônio (H+) com um hidróxido (OH-), e o sal é formado pela interação entre o cátion da base (Na+), o ânion (CO3-2) do ácido e o cátion hidrônio:


Equação de neutralização do ácido carbônico e hidróxido de sódio

Nesse sal ácido, temos os seguintes componentes:

- Cátion sódio: Na+

- 1 cátion hidrônio: mono

- Ânion carbonato: CO3-2

Logo, o nome desse sal é mono-hidrogeno-carbonato de sódio ou carbonato ácido de sódio.

  • CuHSO4

Esse sal é originado a partir da neutralização parcial entre o ácido sulfúrico (H2CO4) e o hidróxido de cobre I (CuOH). A água é formada pela interação de um hidrônio (H+) com um hidróxido (OH-), e o sal é formado pela interação entre o cátion da base (Cu+), o ânion (SO4-2) do ácido e o cátion hidrônio:


Equação de neutralização do ácido sulfúrico e hidróxido de cobre I

Nesse sal ácido, temos os seguintes componentes:

- Cátion cobre I: Cu+

- 1 cátion hidrônio: mono

- Ânion sulfato: SO4-2

Logo, o nome desse sal é mono-hidrogeno-sulfato de cobre I ou sulfato ácido de cobre I.

Publicado por Diogo Lopes Dias
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos