Whatsapp icon Whatsapp

Caranguejo

Caranguejo é um crustáceo muito apreciado na culinária litorânea. Destaca-se por ter carapaça resistente e dez patas, sendo as primeiras dotadas de pinças.
Caranguejo em superfície de areia
O caranguejo tem o primeiro par de patas com pinças, usadas para a defesa e alimentação.

Caranguejo é um animal artrópode do grupo dos crustáceos, assim como camarões e lagostas. Apresenta uma carapaça resistente e um corpo com forma arredondada. Os caranguejos fazem parte da ordem dos decápodes, possuindo dez patas, sendo o primeiro par dotado de garras ou pinças, que os ajudam a se defender e capturar alimento.

Os caranguejos podem ser encontrados no ambiente marinho, na água doce e no ambiente terrestre. Apresentam diferentes formas de alimentação, existindo representantes herbívoros, carnívoros e onívoros.

Leia mais: Moluscos — fazem parte do filo Mollusca, maior filo de invertebrados, ficando atrás apenas dos artrópodes

Resumo sobre caranguejo

  • Caranguejos são crustáceos da infraordem Brachyura.

  • Possuem uma carapaça resistente, corpo arredondado e dez patas.

  • O primeiro par de patas apresenta, cada uma, uma pinça, que os ajuda a capturar alimentos e se defender de predadores.

  • Podem ser encontrados em ambiente marinho, água doce ou ambiente terrestre.

  • Apresentam diferentes formas de alimentação, existindo espécies que se alimentam de vegetais, de outros animais e até mesmo de carniça.

O que é caranguejo?

Caranguejo é um animal invertebrado pertencente ao:

  • filo Arthropoda;

  • subfilo Crustacea;

  • ordem Decapoda;

  • infraordem Brachyura.

É importante destacar que, apesar de popularmente várias espécies serem chamadas de caranguejos, caranguejos verdadeiros são aqueles pertencentes à infraordem Brachyura, a qual inclui mais de 6500 espécies.

Assim como outros animais do grupo dos artrópodes, os caranguejos apresentam um exoesqueleto, ou seja, um esqueleto externo, que lhe fornece, entre outras funções, proteção contra os predadores. Nesses animais, o exoesqueleto é endurecido de carbonato de cálcio, formando uma proteção muito resistente. A carapaça do caranguejo é larga, e, ao observarmos o animal, percebemos que seu corpo é arredondado.

Os caranguejos possuem, assim como outros crustáceos, o corpo dividido em cefalotórax e abdômen. Nesses animais, o abdômen é reduzido e se encaixa firmemente por baixo do cefalotórax. Os caranguejos têm 10 patas na região do tórax, sendo o primeiro par dotado de garras ou pinças. Essas garras são utilizadas pelo animal para capturar seu alimento e se defender de predadores. Além disso, são utilizadas na disputa pelas fêmeas na época reprodutiva.

Os outros quatro pares de patas são usados pelo caranguejo na movimentação, geralmente lateral. Apesar de serem conhecidos por andar de lado, os caranguejos também podem se locomover andando para frente, mas é um movimento mais lento que o de costume.

Nem todo caranguejo apresenta capacidade de natação. Os membros da família Portunidae, no entanto, são nadadores ágeis e destacam-se por possuírem, no final do seu último par de patas, largos remos achatados. Esses remos são fundamentais para sua natação. No Brasil, os caranguejos nadadores são conhecidos como siris.

Leia mais: Fisiologia da respiração dos animais invertebrados

Qual é o habitat dos caranguejos?

Muitas pessoas associam os caranguejos ao ambiente marinho, acreditando que todas as espécies desse animal são encontradas em água salgada. Fato é que os caranguejos podem ser observados em diferentes habitat, ocorrendo em água doce e também no ambiente terrestre.

Caranguejos constituem a principal fonte de renda de muitas famílias que vivem nas regiões litorâneas.

Caranguejos amarrados para venda
Caranguejos amarrados para venda
  • Guaiamum (Cardisoma guanhumi): também conhecido como caranguejo-azul, é uma espécie de caranguejo muito importante na região Nordeste, onde representa a principal fonte de renda para muitas famílias. Essa espécie é encontrada nos ecossistemas estuarinos (regiões de transição entre terra, mar e rio), ao longo da costa do Atlântico Ocidental de todo o continente americano.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Caranguejo-uçá (Ucides cordatus): outra espécie muito conhecida em nosso território, é característica dos manguezais e vive em regiões de mangue não muito afastadas do mar. Ele constrói galerias nas zonas atingidas pelas marés e é considerado um crustáceo semiterrestre.

Qual a alimentação dos caranguejos?

Os caranguejos, a depender da espécie estudada, podem ser herbívoros, carnívoros ou onívoros. Há espécies que se alimentam ainda de restos de seres vivos, sendo chamados de carniceiros, e aqueles que se alimentam de partículas alimentares depositadas sobre os sedimentos, os chamados detritívoros.

  • Guaiamum: é predominantemente herbívoro. Entretanto, ele também se alimenta de outros organismos, ingerindo insetos e animais mortos. Em situações de estresse, já foram registrados hábitos canibais entre indivíduos da espécie.

  • Caranguejo-uçá: este, por sua vez, alimenta-se de folhas e sementes que encontra nos mangues.

Leia mais: Principais diferenças entre os grupos de artrópodes

Como é a reprodução dos caranguejos?

Os caranguejos apresentam diferentes formas de reprodução, a depender da espécie estudada. Falaremos a seguir da reprodução do caranguejo-uçá, uma espécie muito conhecida no Brasil e que habita áreas estuarinas.

Os caranguejos-uçá, no período reprodutivo, saem de suas tocas em busca de parceiros para a reprodução, um fenômeno conhecido como andada. Durante esse período, esses animais ficam andando sobre a lama e se tornam bastante vulneráveis à captura, sendo uma época em que catar caranguejos é proibido.

Machos, durante a andada, apresentam um comportamento competitivo e entram em combate uns com os outros pelas fêmeas. No momento da reprodução, os machos e fêmeas abrem seus abdômens e se posicionam um na frente do outro. Os machos contam com duas estruturas pontiagudas denominadas gonopódios órgãos utilizados para acasalar. O macho então introduz sua estrutura reprodutora no orifício genital da fêmea, e ocorre a cópula.

Após a fecundação, as fêmeas expelem os ovos para o abdômen, no qual ficam aderidos. De acordo com a Embrapa, uma fêmea de caranguejo-uçá pode produzir até 183.936 ovos em uma única desova. Após cerca de 18 dias, os ovos eclodem e larvas são liberadas e carregadas para o oceano, após um período de desenvolvimento, retornam ao manguezal.

Leia mais: Ovulíparos, ovíparos, ovovíparos e vivíparos

Qual a importância econômica dos caranguejos?

O caranguejo é um animal que apresenta grande importância econômica, principalmente em regiões litorâneas, onde são vendidos em mercados, feiras, bares, restaurantes e até mesmo nas beiras de estradas. A carne do caranguejo muito apreciada e utilizada no preparo de diferentes pratos.

É importante destacar que os caranguejos, além da sua importância econômica, são fundamentais nos ecossistemas em que são encontrados, apresentando também importância ecológica. Dentre os papéis ecológicos desempenhados por esses animais, podemos citar:

  • participação na cadeia alimentar local;

  • aeração do solo devido às tocas que cavam;

  • ciclagem de nutrientes.

Devido a sua importância para o ser humano e para o meio ambiente, é fundamental a preservação das diferentes espécies de caranguejos. Para isso é importante controlar a captura desses animais, principalmente durante o período reprodutivo, e garantir a preservação do meio ambiente em que vivem.

Videoaula sobre artrópodes

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Artrópodes
Vamos conhecer mais sobre os artrópodes? Clique aqui e estude as principais características desse grupo de invertebrados.
O caranguejo é um exemplo de crustáceo encontrado frequentemente em regiões litorâneas
Crustáceos
Conheça as características básicas dos crustáceos, seu modo de vida e alguns exemplos.
Exemplo de uma área de manguezal
Mangues
O conceito de mangue e suas principais funções e importâncias.
Caracterização de um mangue.
Manguezais
Saiba mais sobre os manguezais e qual é a sua importância para o meio ambiente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas