A Terra é plana?

Atualmente, algumas teorias conspiratórias tentam comprovar que a Terra seria plana como um disco de vinil. Contudo, evidências mostram que isso não seria possível.

Mesmo depois de todas as contribuições de Isaac Newton sobre a gravitação universal, as ideias planetárias de Kepler e as propostas a respeito da gravidade feitas por Albert Einstein, alguns arriscam-se em dizer que a Terra não seria redonda, mas plana como um disco de vinil!

Chamadas de terraplanistas, essas pessoas defendem que a forma de esfera da Terra é uma mentira sustentada principalmente pela Nasa, Agência Espacial Estadunidense. O motivo para tamanha farsa, segundo essa teoria conspiratória, seria o poder financeiro e hegemônico.

De acordo com essa visão, o planeta teria um formato de disco e seria coberto pelo firmamento em forma de domo (cúpula). O Sol e a Lua seriam muito menores do que imaginamos e fariam movimentos no espaço disponível nesse domo. A Antártida estaria nas bordas desse disco, por isso seu território seria extremamente vigiado e impossível de ser visitado em sua totalidade. Observe como seria a Terra de acordo com essa teoria terraplanista:

Como provar que a Terra é plana?

Para os seguidores dessa teoria, uma das formas de comprovar que o planeta não possui curvatura é utilizar uma câmera de vídeo com altíssima capacidade de zoom, assim, ao aproximar-se ao máximo do horizonte, seria possível verificar a superfície plana da Terra. Outra forma de comprovar essa teoria, de acordo com os terraplanistas, é observar que rios extensos, como o Nilo, correm sem sofrer declives.

Provas do real formato da Terra

Há mais de dois mil anos, após observar o posicionamento de estrelas, o filósofo grego Aristóteles entendeu que o único formato possível para a Terra deveria ser o circular. Em 500 a.C., os gregos, além de perceberem o posicionamento diferente das estrelas quando vistas em pontos distintos da Terra, também notaram que os navios mostravam somente o mastro quando começavam a aparecer no horizonte.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dessa forma, essa compreensão de que a Terra é redonda decorre de observações do planeta desde tempos muito remotos. A seguir, listamos algumas simples evidências que podem comprovar o formato esférico do planeta.

1) Grandes navegações

Fernão de Magalhães, no século XVI, executou a primeira circum-navegação bem-sucedida. Ao navegar sempre na mesma direção, seu navio retornou ao ponto inicial da viagem, comprovando que o planeta é redondo.

2) Fuso horário

Os fusos horários são outra comprovação do formato circular do planeta. Caso a Terra fosse plana, o Sol deveria brilhar ao mesmo tempo para todos os habitantes. Entretanto, o que vemos é a alternância entre dia e noite para diferentes pontos no planeta.

3) Explorações espaciais

A ida do homem ao espaço, iniciada com a viagem de Yuri Gagárin, o lançamento de satélites e o movimento da Estação Espacial Internacional comprovaram por meio de inúmeras imagens o formato circular da Terra.

Essas e muitas outras evidências confirmam, portanto, que o planeta possui formato esférico e é achatado nos polos. Além disso, a Terra mantém um movimento de rotação com velocidade de 1645 km/h e gira ao redor do Sol, estrela que nos fornece luz e calor.

Evidências como imagens do espaço comprovam que o formato da Terra é esférico
Evidências como imagens do espaço comprovam que o formato da Terra é esférico
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
Assuntos relacionados
A estrutura interna da Terra é segmentada em várias camadas
Camadas da Terra
Conheça as camadas da Terra e saiba como funciona a estrutura interna do nosso planeta.
Sistema de coordenadas geográficas: latitude e longitude
Coordenadas Geográficas
Coordenadas geográficas, O que são as Coordenadas geográficas, quais as influências das Coordenadas geográficas, longitude, latitude, quais são as suas utilidades.
Camadas da Terra
Camadas da Terra
Saiba mais sobre as camadas da Terra e suas propriedades!
Terra, único planeta que possui vida.
Planeta Terra
Conheça algumas curiosidades sobre nosso planeta. Entenda como são formadas as estruturas interna e externa da Terra. Identifique os movimentos terrestres.
A imagem demarca os continentes da Terra, menos a Antártida
Continentes
Conheça um pouco mais sobre os continentes do planeta Terra entendendo suas características e conferindo as principais informações sobre eles.
Leis do Movimento Planetário
Você sabe o que as leis do movimento planetário representam? Confira aqui!
A forma do Planeta Terra é geoide
A forma da Terra
As características do único planeta que abriga água no estado líquido.
Fernão de Magalhães, apesar de idealizar a volta ao mundo, morreu durante a expedição, não conseguindo chegar a seu destino
Fernão de Magalhães e a volta ao mundo
Conheça mais sobre a viagem de Fernão de Magalhães e a primeira circum-navegação do globo.
Os satélites são as principais ferramentas do sensoriamento remoto
Sensoriamento remoto
Conheça como funciona e quais são as principais utilidades do Sensoriamento Remoto.
As leis de Kepler explicam os movimentos de translação dos planetas ao redor do Sol
Leis de Kepler
Conheça as leis de Kepler, postulados que determinam o “balé” dos planetas ao redor do Sol.