Whatsapp icon Whatsapp

Camadas da Terra

As camadas da Terra são a crosta terrestre, o manto e o núcleo. Essas três camadas formam a composição do planeta Terra e possuem características distintas entre si.

A crosta terrestre é a camada mais externa do planeta. Nela ocorre o desenvolvimento das atividades humanas. Já o manto é a camada intermediária terrestre, formado por rochas de densidade mediana e responsável pela formação do magma. Por fim, o núcleo é a camada mais interna do planeta, sendo formado basicamente por ferro e níquel.

As camadas da Terra, em especial o manto e o núcleo, ainda são pouco conhecidas pela ciência, uma vez que as suas características naturais, além das limitações técnicas dos equipamentos humanos, não permitem a sua exploração por completo.

Veja também: Movimentos da Terra — quais são e efeitos

Quais são as camadas da Terra?

O planeta Terra possui três grandes camadas:

  • crosta terrestre;
  • manto;
  • núcleo.

No caso do manto e do núcleo, eles ainda podem ser divididos em manto superior e inferior, assim como em núcleo externo e núcleo interno. Essas divisões ocorrem em razão da grande espessura dessas camadas e pelas particularidades que caracterizam cada uma delas. A ilustração abaixo mostra a divisão das camadas da Terra.

O Planeta Terra possui três grandes camadas: crosta terrestre, manto e núcleo.
O Planeta Terra possui três grandes camadas: crosta terrestre, manto e núcleo.

O estudo das camadas da Terra, comumente empregado na Geografia, na Biologia e na Geologia, é realizado por meio de sondagens subterrâneas. Porém, como é sabido, a grande espessura das camadas, assim como as dificuldades técnicas de exploração impossibilitam um maior conhecimento dessas estruturas, em especial do manto e do núcleo. Desse modo, os cientistas procuram alternativas viáveis para uma melhor compreensão das camadas terrestres, como o estudo das ondas sísmicas internas do planeta, que permitem, a partir das suas medições e análises, traçar hipóteses sobre a formação, a espessura e a composição de cada uma dessas camadas. Segue abaixo as principais características de cada uma das camadas da Terra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Crosta terrestre

A crosta terrestre é a camada mais externa do planeta Terra. É considerada a camada terrestre mais importante, uma vez que é na crosta que são desenvolvidas as atividades humanas, assim como são registradas as ocorrências dos diferentes fenômenos geográficos.

Ela é a menor camada em espessura, quando comparada com as demais, e o seu tamanho é variável, podendo chegar até 40 quilômetros de profundidade. A sua composição é predominantemente de material rochoso, sendo as rochas da crosta formadas por minerais, como a sílica e o alumínio.

A crosta pode ser dividida entre partes continentais e oceânicas, e a sua estrutura é toda fragmentada, formando as chamadas placas tectônicas. Essas placas flutuam sobre o manto, mais precisamente na astenosfera, camada de transição entre a crosta e o manto superior. A partir da movimentação dessas placas na astenosfera, ocorrem diversos fenômenos geológicos, como os terremotos. A separação entre a crosta terrestre e o manto é dada pela Descontinuidade de Mohorovicic. Para saber mais sobre essa camada, leia: Crosta terrestre.

  • Manto

Logo abaixo da crosta, há a camada do manto terrestre. O manto é a camada mais profunda do planeta e é comumente dividido em manto superior e manto inferior. As temperaturas no manto podem chegar até a 2.000 ºC.

Essa camada é composta basicamente por rochas com densidade intermediária, compostas por minerais como silício e magnésio. No caso do manto superior, essas rochas possuem um estado pastoso, em razão do calor que irradia do manto inferior e do núcleo. É a partir do manto superior que o magma é expelido pelos vulcões. O manto superior é responsável ainda pela movimentação das placas tectônicas que formam a crosta.

Já em relação ao manto inferior, a sua estruturação é basicamente líquida, uma vez que as rochas presentes nessa camada se dissolvem, em razão do calor proveniente do núcleo. A Descontinuidade de Wiechert-Gutenberg marca a passagem do manto inferior para o núcleo. Para saber mais sobre essa camada, leia: Manto terrestre.

A lava expelida pelos vulcões têm sua origem no manto terrestre.
A lava expelida pelos vulcões têm sua origem no manto terrestre.
  • Núcleo

O núcleo é a camada mais interna do planeta Terra. Ele é basicamente formado por ferro e níquel, sendo dividido em núcleo externo e interno. A parte externa do núcleo possui temperaturas próximas a 3.000 ºC e possui uma composição líquida, em razão das altas temperaturas registradas no interior da Terra. Já o núcleo interno, apesar de registrar temperaturas de até 6.000ºC, é sólido, devido à alta pressão no ponto mais interno da Terra.

Essa é a camada menos conhecida do planeta, já que, em razão das suas características naturais e de limitações técnicas, é a mais difícil de ser estudada. O núcleo é apontado por muitos cientistas como o ponto de origem do magnetismo terrestre, uma vez que a sua movimentação gera uma corrente elétrica, resultando na formação de um campo magnético. Para saber mais sobre essa camada, leia: Núcleo terrestre.

Leia também: Por que vulcões entram em erupção?

Exercícios resolvidos

Questão 1

(UFJF) Leia o fragmento de texto a seguir:

Tais mudanças nas partes superficiais do globo pareciam, para mim, improváveis de acontecer se a Terra fosse sólida até o centro. Desse modo, imaginei que as partes internas poderiam ser um fluido mais denso e de densidade específica maior que qualquer outro sólido que conhecemos, que assim poderia nadar no ou sobre aquele fluido. Desse modo, a superfície da Terra seria uma casca capaz de ser quebrada e desordenada pelos movimentos violentos do fluido sobre o qual repousa.

Benjamin Franklin, 1782, em uma carta para o geólogo francês Abbé J. L. Giraud-Soulavie in PRESS, frank et al. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

Sobre a estrutura interna da Terra, pode-se AFIRMAR que:

a) a crosta é uma camada única constituída de uma placa tectônica, dividida em duas seções.

b) a litosfera é a camada mais densa e se mantém em movimento devido às correntes convectivas.

c) as camadas da Terra são separadas umas das outras por áreas denominadas descontinuidade.

d) ela é formada por camadas alternadas, de densidades semelhantes, que diminuem da superfície para o centro.

e) o núcleo divide-se em duas partes — superior e inferior — e seu material é o magma.

Resolução: Alternativa C. A Descontinuidade de Mohorovicic marca a separação entre a crosta terrestre e o manto. Já a Descontinuidade de Wiechert-Gutenberg indica a divisão entre o manto e o núcleo. Essas descontinuidades possuem características específicas, que marcam a passagem de uma camada para a outra, sendo descobertas por meio do estudo das ondas sísmicas produzidas pelo planeta.

Questão 2

(UFCG) […] a crosta terrestre está para a Terra na mesma proporção que a casca de ovo está para o ovo. A clara e a gema do ovo podem ser comparadas às camadas internas da Terra, representadas pelo manto e pelo núcleo.

ROSS, Jurandyr L. S. Geografia do Brasil. 5 ed. São Paulo: Edusp, 2005.

Analisando as características e a dinâmica da estrutura geológica da Terra, é CORRETO afirmar que:

a) a litosfera compreende um corpo não estático. Ela é constituída pela crosta continental e pela crosta oceânica.

b) a crosta terrestre, chamada de litosfera, corresponde à camada mais superficial, fluida e espessa da Terra.

c) o manto de composição sólida dominante e de elevada temperatura compreende a camada mais susceptível a abalos sísmicos.

d) o núcleo, chamado de orosfera, de composição magmática, corresponde à camada mais rígida e complexa da Terra.

e) o manto da Terra, formado por rochas basálticas graníticas, estrutura-se a partir de combinações físico-químicas estáticas.

Resolução: Alternativa A. A litosfera, também chamada de crosta terrestre, é a camada mais externa da Terra. Ela é formada por porções terrestres e oceânicas, sendo não estática, uma vez que nela ocorrem diversos fenômenos geológicos, como o tectonismo e o vulcanismo.

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A Terra é plana?
A Terra é plana ou esférica? Clique aqui e conheça algumas evidências que comprovam qual é o real formato do nosso planeta.
As principais Placas Tectônicas
Clique aqui e conheça quais são as principais placas tectônicas da Terra!
Centro da Terra
Conheça o centro da Terra e entenda a sua composição, características e demais dinâmicas.
Crosta terrestre
Saiba quais são as principais características da crosta terrestre. Veja como funciona a dinâmica estrutural dessa porção importante da formação do planeta.
Fatores climáticos
Saiba quais são os fatores climáticos que determinam o clima de uma região.
Fósseis
Clique aqui e saiba quais são as principais características dos fósseis. Descubra como são formados e entenda a importância que possuem.
Manto terrestre
Clique aqui, saiba quais são as principais características do manto e descubra a composição, as partes e a dinâmica da camada intermediária do planeta.
Movimentos da Terra
Aprenda mais sobre os movimentos da Terra. Descubra quais são os principais movimentos realizados pelo planeta e suas principais características.
Núcleo terrestre
Clique aqui, descubra como é formado o núcleo terrestre, saiba quais são suas principais características e entenda qual é a sua dinâmica e a sua importância.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.