Whatsapp icon Whatsapp

Bulgária

A Bulgária é uma nação do Leste Europeu situada na península Balcânica. O território búlgaro é banhado pelo mar Negro e possui clima e vegetação tipicamente temperados.
Bandeira da Bulgária.
Bandeira da Bulgária.

A Bulgária é um país da Europa Oriental que está localizado nas margens do mar Negro. O território búlgaro, uma das povoações europeias mais antigas, foi disputado por eslavos e turcos. A história local é marcada por muitos conflitos militares e variadas trocas de poder.

Em termos geográficos, a Bulgária tem um clima tipicamente temperado e um relevo montanhoso. O país é um importante produtor de bens primários e secundários. Sua população é governada por uma estrutura de governo parlamentarista. A Bulgária possui fortes tradições culturais e muitos monumentos históricos. O país faz parte da União Europeia e tem se aproximado cada vez mais da Europa Ocidental.

Veja também: Belarus — outro país que faz parte da Europa Oriental

Resumo sobre Bulgária

  • A Bulgária é um país europeu localizado na península Balcânica. É uma das nações mais antigas de toda a Europa.

  • Os búlgaros vivenciaram diversos conflitos ao longo da sua história, com destaque para o envolvimento nas duas Grandes Guerras.

  • A Bulgária possui geografia marcada pelo relevo com montanhas e planícies, pelo clima temperado e pela vegetação de estepes e florestas.

  • Sua população vive um forte processo de envelhecimento em razão da baixa taxa de natalidade e alta expectativa de vida.

  • Economicamente, a Bulgária é uma exportadora de bens primários e secundários, como alguns minerais e produtos agrícolas.

  • A Bulgária possui grande dependência energética de outras nações do globo para atender o seu mercado interno.

  • A cultura búlgara é muito valorizada pela população local por meio da preservação de danças típicas e comidas nacionais.

  • A Bulgária é considerada o berço do alfabeto cirílico, da produção de iogurte e, ainda, do óleo de rosas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais sobre a Bugária

  • Nome oficial: República da Bulgária.

  • Gentílico: Bulgária.

  • Extensão territorial: 110.910 quilômetros quadrados.

  • Localização: Europa Oriental.

  • Capital: Sófia.

  • Clima: temperado.

  • Governo: república parlamentarista.

  • Idioma: búlgaro.

  • Religiões:

    • 60% — cristianismo;

    • 8% — islamismo;

    • 32% — outras.

  • População: 6.948.000 habitantes.

  • Densidade demográfica: 64 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,816 (elevado).

  • Moeda: lev búlgaro.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 69,11 bilhões.

  • PIB per capita: US$ 9.975.

  • Gini: 41%.

  • Fuso horário: UTC+3.

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • Organização do Tratado do Atlântico-Norte (Otan);

    • União Europeia (UE).

  • Divisão administrativa: 28 províncias, sendo elas:

Blagoevgrad

Pernik

Sofia-Grad

Burgas

Pleven

Stara Zagora

Dobrich

Plovdiv

Targovishte

Gabrovo

Razgrad

Varna

Haskovo

Ruse

Veliko Tarnovo

Kardzhali

Shumen

Vidin

Kyustendil

Silistra

Vratsa

Lovech

Sliven

Yambol

Montana

Smolyan

 

Pazardzhik

Sófia

 

História da Bulgária

O território atual da Bulgária foi alvo de disputas entre otomanos e eslavos, sendo oficializado como ocupação búlgara no ano de 681. Portanto, a Bulgária é um país de ocupação muito antiga, que passou por diversos impérios e governos, sendo que a última independência oficial do país ocorreu em 1908. A partir de então, a Bulgária deteve um importante papel militar regional, de modo que participou das duas Grandes Guerras, a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial.

A maior transformação histórica moderna do país ocorreu após a Segunda Guerra Mundial (1939–1945), por meio da queda da monarquia local e ascensão do comunismo soviético. A parceria entre Bulgária e União Soviética durou até os anos 1990. A partir de então, a Bulgária se tornou uma democracia e se aproximou de forma efetiva dos países da Europa Ocidental. A Bulgária é, por exemplo, membro da União Europeia.

Etimologia de Bulgária

O termo Bulgária é relativo aos búlgaros, populações que habitam essa porção do espaço europeu desde tempos muito antigos, a partir da descendência de povos turcos diversos.

Geografia da Bulgária

A Bulgária está localizada na península Balcânica, no Leste Europeu, nas proximidades do mar Negro. Esse mar, inclusive, banha boa parte da porção leste búlgara. O território da Bulgária faz fronteira com:

Geomorfologicamente, a Bulgária está localizada em uma zona montanhosa e tectonicamente instável, formada pelas montanhas dos Bálcãs. O país possui ainda algumas planícies de grande dimensão, como a do Danúbio, nome do principal rio local.

Em termos climáticos, a Bulgária apresenta um clima tipicamente temperado, com intensas variações de temperatura ao longo do ano. O país possui vegetações de estepes e florestas temperadas. São fontes de água importantes da Bulgária:

  • o rio Maritsa;

  • o lago Burgas.

Mapa da Bulgária

Mapa da Bulgária.

Demografia da Bulgária

A população búlgara é formada por quase sete milhões de habitantes. A maior cidade do país é a capital, Sófia, a única cidade local com mais de um milhão de habitantes. O país possui diversos núcleos populacionais de pequeno e médio porte, sendo que a maior parte da população é urbana. A Bulgária tem minorias populacionais importantes, como turcos e romenos.

A demografia da Bulgária apresenta dois pontos complexos: envelhecimento da população e elevada emigração. O país tem taxas de natalidade consideradas baixíssimas, que, em conjunto com o aumento da expectativa de vida, resulta no envelhecimento da população. Além disso, muitos búlgaros emigram para outros países europeus, especialmente da Europa Ocidental.

Saiba mais: Quais fatores explicam o envelhecimento populacional?

Economia da Bulgária

A economia da Bulgária é considerada pequena, mas alcançou grandes avanços nas últimas décadas, especialmente após a entrada do país na União Europeia. Os setores produtivos locais são bem distribuídos, com destaque para as atividades terciárias, especialmente serviços e comércios diversos. Já o turismo é uma das atividades econômicas que mais têm crescido nos últimos anos.

Paisagem na cidade de Sozopol, na costa do mar Negro, na Bulgária.
As belas paisagens búlgaras atraem muitos turistas para o país.

O setor industrial é robusto, especialmente as indústrias de base, que atuam nas transformações de bens naturais diversos. A indústria búlgara tem destaque nas áreas de energia, metalurgia e transporte.

A Bulgária é um importante produtor de bens primários, que fazem parte do setor primário, voltados para a exportação. Nesse contexto, destaca-se a produção mineral de cobre e zinco e o cultivo de frutas e cereais.

Infraestrutura da Bulgária

A Bulgária, apesar dos avanços conquistados com o desenvolvimento econômico, possui infraestruturas modestas para os padrões europeus. O setor de transporte, especialmente o marítimo e o rodoviário, é amplo no país. Por sua vez, os serviços básicos para a população, como água e energia, ainda apresentam cobertura incompleta. Em termos de infraestrutura, a Bulgária enfrenta graves problemas no setor de energia, devido à grande dependência da importação de fontes energéticas.

Governo da Bulgária

A Bulgária tem uma forma de governo parlamentarista. Logo, o Poder Executivo está dividido entre o chefe de Estado e o chefe de governo, que atuam em conjunto na administração do país. Mesmo sendo uma democracia amplamente participativa, os búlgaros ainda possuem formas centralizadas de governança, como nas províncias locais. A Bulgária modernizou muito sua estrutura política nos últimos anos, mas, mesmo assim, o país é considerado um dos mais corruptos de toda a Europa.

Cultura da Bulgária

Pessoas em trajes tradicionais dançando horo búlgaro perto da aldeia de Varvara, na Bulgária.
As danças folclóricas são manifestações culturais importantes dos búlgaros. [1]

A cultura búlgara reúne fortes tradições dos povos turcos e eslavos, que foram responsáveis pela formação da sociedade local. Os búlgaros, mediante sua resistência às invasões diversas, desenvolveram tradições culturais muito particulares. O país possui fortes tradições em manifestações artísticas diversas, em áreas como danças folclóricas e artes plásticas.

A língua búlgara e a religião ortodoxa são elementos nacionais primordiais. A história local é relembrada por meio da conservação de muitas construções históricas, como a Catedral Ortodoxa de Alexandre Nevsky. Os búlgaros têm uma alimentação voltada para massas, tubérculos e pescados. Já nas práticas esportivas, têm destaque os esportes coletivos, como o futebol.

Saiba também: Eslovênia — outro território da península Balcânica com diversas manifestações culturais

Curiosidades da Bulgária

  • A Bulgária é considerada o berço do alfabeto cirílico.

  • A Igreja de Boyana e o Mosteiro de Rila são duas construções históricas búlgaras que são Patrimônio Mundial da Unesco.

  • A Bulgária é considerada a primeira nação produtora de iogurtes. A tradição de produzir iogurtes no país tem cerca de 4.000 mil anos.

  • A raika é a bebida nacional da Bulgária. Ela é feita com uvas e ameixas fermentadas.

  • Um produto típico da Bulgária é o óleo de rosas. O país é um dos principais produtores de flores do mundo.

Crédito de imagem

[1] GEORGID / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Eurocentrismo
Eurocentrismo, O que é Eurocentrismo, Qual é a finalidade do Eurocentrismo, Exemplos de Eurocentrismo, Eurocentrismo e as outras culturas, O Eurocentrismo e a divisão entre oriente e ocidente.
Europa
Conheça a Europa. Saiba quais países fazem parte da Europa. Entenda a economia europeia. Aprenda sobre a geografia e história do continente.
Países da Europa
Conheça os países da Europa. Saiba quantos países há no continente, suas capitais e a quais regiões pertencem. Veja também curiosidades sobre os países europeus.
União Europeia
Saiba quais são as principais características da União Europeia, e veja a lista de países-membros que fazem parte do bloco econômico mais importante do mundo.