Whatsapp icon Whatsapp

Commodities

Commodities são mercadorias primárias de origem agrícola, pecuária, mineral e ambiental que fornecem matérias-primas importantes para a produção industrial global.
Empilhadeira carregando sacos de açúcar
As commodities são produtos de origem primária utilizados como matéria-prima.

As commodities são mercadorias primárias produzidas em larga escala que fornecem matéria-prima para diferentes setores da sociedade. Seus principais tipos são: agrícola, pecuário, mineral e ambiental. A função delas é prover matérias-primas para a fabricação de diversos produtos industrializados.

Essas mercadorias têm grande importância econômica e estratégica em razão da sua utilização por diversos agentes. As commodities são comercializadas no mercado internacional, logo, sofrem grande volatilidade de preços. O Brasil é um grande produtor de commodities, como a carne bovina e o minério de ferro.

Leia também: Quais são os principais produtos da agropecuária brasileira?

Resumo sobre commodities

  • São mercadorias de origem primária, produzidas em larga escala e utilizadas como matérias-primas por diversos agentes econômicos.

  • São exemplos a soja, o milho, o algodão, a carne, o petróleo, o gás natural, a madeira e a água.

  • São classificadas, conforme a sua origem, em agrícolas, pecuárias, minerais e ambientais.

  • Sua principal função é o fornecimento de matérias-primas para a produção de bens industrializados.

  • Sua comercialização funciona, conforme o mercado internacional, mediante negociações feitas em bolsas de valores.

  • São de suma importância para o fornecimento de bens primários para o funcionamento da sociedade.

  • Um dos seus principais produtores no mundo é o Brasil, com destaque para a produção de soja, carne, petróleo, açúcar e ferro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que são commodities?

As commodities são mercadorias, principalmente de origem primária, produzidas em larga escala. Elas possuem grande valor comercial, uma vez que são negociadas nos mercados internacionais. As commodities apresentam grande capacidade de comercialização e armazenagem, visto que são amplamente utilizadas como matérias-primas para a produção de diversos bens industrializados.

Exemplos de commodities

As commodities são mercadorias, principalmente, de origem primária, portanto, possuem origem agrícola, pecuária, mineral ou ambiental. São exemplos de commodities a soja, o milho, o café, a carne de boi, o minério de ferro, a madeira, entre outros.

 Exemplos de commodities sobre notas de dinheiro
As commodities são mercadorias de origem primária negociadas no mercado internacional.

Quais os tipos de commodities?

As commodities são comumente divididas em quatro grandes grupos, especialmente conforme a sua origem, que varia de acordo com a sua classificação dentro do setor primário. Desse modo, seus tipos são:

  • Commodities agrícolas: têm origem nas atividades agrícolas, ou seja, são mercadorias obtidas do cultivo de diferentes espécies alimentícias, geralmente por meio do sistema de produção em larga escala. São exemplos a soja e o milho.

  • Commodities pecuárias: são obtidas por meio criação de animais, logo, das atividades pecuárias. Normalmente, elas são fruto do confinamento de grandes rebanhos com base no intenso uso de tecnologias de produção animal. São exemplos as produções de carne de boi e carne de frango.

 Gado em pasto
A carne bovina é um dos principais tipos de commodities pecuárias.
  • Commodities minerais: são produzidas por meio da extração de recursos minerais, principalmente dos solos. Assim, são mercadorias com origem mineral. São exemplos o ferro, o ouro, o níquel, além de fontes de energia, como o petróleo e o gás natural.

  • Commodities ambientais: reúnem um grande volume de mercadorias com uma origem atrelada aos elementos ambientais do planeta. Elas são obtidas por meio da exploração de elementos naturais. São exemplos a água e a madeira.

Exploração de madeira
A exploração de madeira é um exemplo de commodities ambientais.

Qual a função das commodities?

A principal função das commodities é fornecer matérias-primas para a obtenção de diversos derivados. Pela produção dessas mercadorias, notadamente de origem primária, torna-se possível o fornecimento de diversos recursos agropecuários, minerais e ambientais, fundamentais para a produção de bens industrializados diversos.

Ademais, as commodities têm como função importante fornecer recursos para a manutenção do sistema global de produção, com destaque para insumos estratégicos, como fontes de energia e de alimentação.

Como funcionam as commodities?

As commodities são mercadorias comercializadas no mercado internacional, portanto, elas são compradas nos chamados mercados globais, como as bolsas de valores. Dessa forma, os preços dessas mercadorias são, de certo modo, padronizados, além de muito voláteis, uma vez que a produção delas depende de diversos fatores de ordem política, econômica e até mesmo climática.

O preço das commodities também é negociado mediante o livre mercado, ou seja, a chamada lei da oferta e da procura, implicando a instabilidade dos preços desses produtos. Sendo assim, o funcionamento das commodities dá-se mediante o mercado global de matérias-primas, cenário que implica a complexa comercialização desse tipo de mercadoria.

Leia também: Exportação e importação — qual a diferença?

Importância das commodities

A importância das commodities está ligada ao papel dessas mercadorias no fornecimento de matérias-primas para os diferentes setores da sociedade. A produção de bens primários gera subsídios importantes para o sistema produtivo global, além de grandes divisas para governos e entes privados. Portanto, as commodities possuem grande importância econômica, tanto para o capital privado quanto para os organismos governamentais.

Ademais, destaca-se que elas são fundamentais para o comércio global, uma vez que fornecem os insumos necessários para a fabricação de diversos bens industrializados, assim como para o fornecimento de diferentes recursos importantes para o funcionamento da cadeia comercial mundial. Essas mercadorias também têm grande importância no abastecimento de diversos setores, com destaque para a alimentação e a energia.

Commodities brasileiras

Colheita de soja
O Brasil é um dos grandes produtores de soja do mundo.[1]

O Brasil é um grande produtor de commodities, pois detém uma vasta produção agropecuária, com destaque para os setores de grãos e de carne assim como para a elevada produção de bens minerais, desde recursos minerais até fontes de energia. O território brasileiro apresenta grande diversidade geográfica, fator que contribui para a exploração e cultivação de diversas commodities, especialmente a produção agropecuária e mineral.

O Brasil tem uma economia de forte base primária, com vasta tradição na produção de recursos de origem natural. O país é um dos grandes produtores agropecuários do mundo e ainda possui grandes reservas de minerais diversos. Atualmente, o mercado de commodities brasileiro apresenta como destaque a produção de soja, minério de ferro, petróleo bruto, açúcar e carne bovina.

Créditos da imagem

[1] lourencolf / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Agricultura
Clique aqui, saiba quais são as características da agricultura, conheça seus principais tipos e descubra qual é a sua importância.
Agropecuária no Brasil: principais produtos
Conheça os principais produtos cultivados pela agropecuária no Brasil, as suas áreas produtoras e o papel de suas mercadorias na economia nacional.
Crise financeira do capitalismo
Confira uma síntese explicativa da crise financeira de 2008 e entenda como ocorreu uma das mais graves convulsões do capitalismo mundial.
Divisão Internacional do Trabalho (DIT)
Divisão Internacional do Trabalho (DIT), O que é a Divisão Internacional do Trabalho (DIT), As características da Divisão Internacional do Trabalho (DIT), Quando teve início a Divisão Internacional do Trabalho (DIT), Os pontos positivos da Divisão Internacional do Trabalho (DIT), A quem interessa a Divisão Internacional do Trabalho (DIT).
Economia de Mercado
O conceito de economia de mercado e o seu papel na economia capitalista.
Recursos Minerais do Brasil
Conheça os principais recursos minerais do Brasil e sua importância para o país.
Revolução Verde
Saiba mais sobre o processo de modernização da agricultura mundial conhecido como Revolução Verde. Entenda suas vantagens, desvantagens e principais consequências.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.