Whatsapp icon Whatsapp

Cuiabá

A cidade de Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso, está situada em uma zona de vegetação tipicamente de Cerrado. Possui um clima tropical com duas estações bem definidas.
Bandeira de Cuiabá
Bandeira de Cuiabá

Cuiabá é a capital do Mato Grosso, estado da Região Centro-Oeste do Brasil conhecido pela importância da produção agropecuária. A cidade foi fundada por bandeirantes, que se estabeleceram na região, em razão da descoberta de reservas de ouro. O município possui um relevo planáltico, um clima tropical e uma vegetação de Cerrado. O principal curso de água local é o Rio Cuiabá, que nomeia a cidade, situada na sua margem esquerda.

A economia cuiabana é marcada pela atividade terciária, mas a agroindústria também é um ramo econômico importante. A sua população local é de cerca de 600 mil habitantes, e o município é um importante centro de serviços do Mato Grosso. Destaca-se também a cultura local, caracterizada pelas danças típicas, como o cururu e o siriri.

Leia também: Quais são as capitais dos estados do Brasil?

Resumo

  • A cidade de Cuiabá foi fundada em 1719, a partir de um pequeno povoado construído por bandeirantes.
  • O crescimento urbano da cidade alcançou maior destaque na segunda metade do século XX, por meio da chegada de muitos imigrantes de outras regiões do Brasil.
  • A localização geográfica de Cuiabá é estratégica, já que a cidade está situada entre três dos principais biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e Pantanal.
  • A população cuiabana foi formada por descendentes de europeus e indígenas, além dos diversos grupos de imigrantes que povoaram a região.
  • A economia da Cuiabá está centrada no setor terciário, em atividades como o serviço público, o comércio e os serviços.
  • A cidade conta ainda com atividades industriais voltadas para o beneficiamento de produtos primários, como soja, algodão e carne bovina.
  • A Usina Termelétrica de Cuiabá é um importante equipamento de infraestrutura da cidade, já que é responsável pelo fornecimento de energia elétrica para boa parte dos municípios mato-grossenses.
  • A cultura cuiabana reúne ritmos musicais como o rasqueado e o lambadão; já as danças típicas da cidade são o cururu e o siriri.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais de Cuiabá

→ Localização de Cuiabá

  • País: Brasil.
  • Unidade federativa: Mato Grosso.
  • Região intermediária: Cuiabá.          
  • Região imediata: Cuiabá.     
  • Região metropolitana: Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.       
  • Municípios limítrofes: Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Santo Antônio de Leverger, Várzea Grande, Acorizal.

→ Geografia de Cuiabá

  • Área total: 3.291,696 quilômetros quadrados.
  • População total: 618.124 habitantes.
  • Densidade demográfica: 157,66 habitantes/quilômetro quadrado.
  • Gentílico: cuiabano.
  • Clima: tropical.
  • Altitude: 125 metros.
  • Fuso horário: UTC-4.

Histórico:

  • Fundação: 8 de abril de 1719.

História de Cuiabá

A história de Cuiabá está totalmente ligada à descoberta de ouro no território da cidade. Em tempos remotos, a região era ocupada por diversas tribos indígenas, que viviam de atividades relacionadas à subsistência. A partir do movimento de bandeiras para a região, ou seja, de incursões realizadas pelos colonizadores portugueses para desbravar o interior brasileiro no período do Brasil Colônia, houve o primeiro contato entre indígenas e exploradores.

O interesse dos bandeirantes pelo território cuiabano deu-se em razão da descoberta de reservas de ouro. Portanto, foi instituído um pequeno povoado na região, no ano de 1719, com o objetivo de apoiar a exploração aurífera local. O referido povoamento foi elevado à categoria de vila, mais precisamente em 1727, chamada de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

Fachada da Igreja de São Benedito, um dos marcos fundadores de Cuiabá, Mato Grosso.
O centro histórico de Cuiabá guarda prédios que remetem à ocupação do território cuiabano durante o período de exploração aurífera.  [1]

O crescimento urbano da cidade foi muito expressivo, acompanhado das descobertas de novas reservas de ouro e, consequentemente, da maior importância política local. A vila foi elevada à categoria de cidade em 1818, sendo escolhida como capital do Mato Grosso ainda no período imperial brasileiro, em 1835. Porém, o esgotamento das reservas de ouro culminou na decadência econômica da cidade. Além disso, a Guerra do Paraguai (1864-1870) gerou forte instabilidade política na região.

Somente nos anos de 1940, Cuiabá recuperou o seu desenvolvimento econômico e sua centralidade política, em especial devido à maior integração da cidade com outras regiões brasileiras. Em 1960, no contexto da construção de Brasília, assim como em 1970, em razão do forte incentivo estatal para o povoamento da fronteira oeste brasileira, o município de Cuiabá registrou forte incremento populacional. Dessa maneira, estabeleceu-se como uma das cidades mais importantes do Centro-Oeste do Brasil.

Leia também: Estado Novo e a marcha para o oeste brasileiro

Geografia de Cuiabá

A cidade de Cuiabá está localizada na porção centro-sul do território do estado do Mato Grosso, mais precisamente na margem esquerda do Rio Cuiabá, um dos mais importantes rios mato-grossenses. O sítio urbano cuiabano está situado em uma área planáltica, de relevo suave, com baixa amplitude entre as elevações.

A porção de planalto onde está localizado o município funciona como um divisor de águas entre as bacias hidrográficas Amazônica e Platina. O Rio Cuiabá é um dos maiores afluentes do Rio Paraguai, curso de água formador da Bacia Platina.

O clima da capital de Mato Grosso é tipicamente tropical. Logo, caracteriza-se por duas estações bem definidas: uma mais úmida, entre outubro e abril, e outra seca, entre maio e setembro. A estação seca cuiabana apresenta forte atuação de massas de ar seco, que, junto com o fenômeno da continentalidade, impede a formação de umidade na região. Assim, nesse período, Cuiabá apresenta baixíssima umidade relativa do ar, fenômeno que favorece ainda a ocorrência de queimadas.

A região de Cuiabá está geograficamente situada na zona de confluência de três dos principais biomas brasileiros: a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal. O território cuiabano propriamente dito é ocupado por porções de vegetação de Cerrado, caracterizado pela elevada biodiversidade e pela forte adaptação das espécies vegetais à estação mais seca. Porém, restam poucos fragmentos vegetais na cidade, em razão principalmente da derrubada indiscriminada da floresta, devido à expansão urbana do município.

Mapa de Cuiabá

Mapa do estado do Mato Grosso, com destaque para a localização de Cuiabá.
Mapa do estado do Mato Grosso, com destaque para a localização de Cuiabá.

Demografia de Cuiabá

A cidade de Cuiabá possui cerca de 600 mil habitantes. Em termos populacionais, é a maior cidade do Mato Grosso e uma das maiores do Centro-Oeste do Brasil. A cidade, junto com o município vizinho de Várzea Grande, forma o maior aglomerado urbano mato-grossense. As duas cidades, inclusive, são altamente conurbadas.

A população cuiabana foi formada predominantemente por descendentes dos primeiros colonizadores da região e também dos grupos indígenas locais. Ademais, a cidade recebeu um forte fluxo de imigrantes de diversas regiões do Brasil, em especial a partir de inventivos estatais implementados na segunda metade do século XX. A cidade de Cuiabá apresenta um elevado desenvolvimento humano, marcado por bons índices sociais. Na atualidade, continua sendo um centro de recepção de população do Brasil.

Leia também: Qual é a diferença entre cidade e município?

Economia de Cuiabá

A economia de Cuiabá está ancorada na administração pública, no comércio e nos serviços. Sendo assim, tem como setor econômico dominante o terciário. A indústria também é um ramo importante, em especial a agroindústria, que domina as atividades industriais locais.

A localização de Cuiabá, em uma das regiões de maior produção agropecuária do Brasil, favorece as atividades industriais e logísticas voltadas para a produção rural. O município é um grande exportador de produtos derivados de soja, além de algodão e carne bovina. Porém, a maior parte desses bens é produzida no interior do Mato Grosso, sendo apenas comercializada em Cuiabá. O setor primário propriamente dito da cidade é baseado nas lavouras de subsistência e hortifrutigranjeiros.

Infraestrutura de Cuiabá

A cidade de Cuiabá apresenta uma infraestrutura limitada, porém adequada para as necessidades da população local. Por mais que seja o principal centro urbano de Mato Grosso, a cidade carece de grandes equipamentos em termos de estrutura.

Na área de transporte, por exemplo, o município conta com uma ampla rede de ruas e avenidas e está ligado por meio rodoviário às demais regiões do território brasileiro. Porém, o principal aeroporto mato-grossense, Aeroporto Marechal Rondon, está situado em Várzea Grande. No mesmo sentido, várias cidades do norte de Mato Grosso concentram uma grande estrutura de serviços, devido à importância econômica dessa região no contexto agropecuário nacional. Sendo assim, esses municípios polarizam, junto com Cuiabá, o protagonismo dos serviços públicos e privados no estado.

A cidade de Cuiabá possui uma grande importância para o estado de Mato Grosso em termos de infraestrutura de energia, já que conta com uma termelétrica movida a gás natural, a Usina Termelétrica de Cuiabá, que fornece boa parte da eletricidade para abastecimento dos municípios mato-grossenses. Em Cuiabá, estão situados ainda importantes serviços públicos da esfera estadual, assim como os maiores veículos de mídia e comunicação do Mato Grosso.

A cidade conta ainda com um dos principais equipamentos esportivos mato-grossenses, a Arena Pantanal, sede da Copa do Mundo de Futebol masculino, realizada no Brasil em 2014.

Vista aérea da Arena Pantanal, na cidade de Cuiabá.
A Arena Pantanal, principal arena esportiva de Cuiabá, recebeu jogos da Copa do Mundo de Futebol masculino de 2014.  [2]

A cidade de Cuiabá é setorizada geograficamente em 115 bairros oficias, distribuídos em 4 regiões administrativas. Porém, possui também vários agrupamentos urbanos informais, em especial nas zonas periféricas e de expansão da mancha urbana da cidade. O crescimento populacional exacerbado de Cuiabá resultou em deficiências no atendimento de serviços e infraestrutura urbana para parte da população local.

Governo de Cuiabá

A cidade de Cuiabá é administrada pela composição dos Três Poderes, presente no regime republicano brasileiro, sendo respeitada por todos os entes federados do Brasil. Dessa maneira, a cidade possui o Poder Judiciário, representado pelas unidades de Justiça; o Poder Executivo, formado pelo prefeito e sua equipe; e também o Poder Legislativo, composto pelos vereadores. A cidade de Cuiabá possui 25 vereadores em exercício.

Cultura de Cuiabá

A cidade de Cuiabá reúne um conjunto de influências, tanto dos colonizadores portugueses quanto das populações tradicionais locais e dos vários grupos de imigrantes que se assentaram no município. A arquitetura da cidade, por exemplo, tem uma forte influência portuguesa, com várias construções em estilo colonial.

Já a tradição indígena é vista em elementos como a culinária. Em Cuiabá, são alimentos típicos os peixes de água doce, junto com farinha de mandioca, abóbora e banana. O consumo de pirão e de carne bovina também é forte no município. As músicas e os festejos da região são marcados por gêneros como o rasqueado e o lambadão cuiabano. As danças do cururu e do siriri também são elementos típicos da cultura local. O esporte mais admirado pela população cuiabana é o futebol, e a cidade conta com um time profissional nas principais divisões competitivas do país.

Créditos das imagens

[1] Roberto Tetsuo Okamura / Shutterstock.com

[2] Alexandre Siqueira / Shutterstock.com

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

O bioma Amazônia é o maior do Brasil e considerado a área de maior biodiversidade do planeta.
Amazônia
Aprenda mais sobre a Amazônia. Veja suas principais características quanto à vegetação, fauna, flora, hidrografia e ao clima. Saiba a respeito do seu desmatamento.
Localização do complexo regional amazônico
Complexo regional da Amazônia
As características geográficas do Complexo Regional da Amazônia.
Bandeira de Curitiba.
Curitiba
Saiba mais sobre as principais características da cidade de Curitiba. Veja aspectos relacionados à geografia, à economia e à infraestrutura da capital paranaense.
Mato Grosso
Conheça as principais características do Mato Grosso. Veja dados sobre sua população e economia, e saiba mais sobre a ocupação do território mato-grossense.
Pantanal
Clique e veja as características da região do Pantanal, como seu clima, relevo, vegetação e hidrografia. Confira também os impactos ambientais na região pantaneira.
Região Centro-Oeste
Conheça os aspectos físicos e humanos da região Centro-Oeste. Saiba mais sobre a geografia centro-oestina e faça exercícios sobre as características dessa região.
video icon
Guia de Profissões
Guia de Profissões | A vida na Nutrição, com Thiago monteiro, o @Nutri Fofo
Quer ter mais informações sobre o curso de Nutrição e a profissão? Confira uma entrevista com o nutricionista Thiago Monteiro, o Nutri Fofo, que fala tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.