Whatsapp icon Whatsapp

Curitiba

Curitiba é referência nacional em planejamento territorial e qualidade de vida. A maior cidade em população do Paraná é conhecida, ainda, pelos seus parques.
Bandeira de Curitiba.
Bandeira de Curitiba.

Curitiba é a capital e maior cidade do estado do Paraná. Está localizada na porção leste do estado, entre formações serranas e o planalto paranaense. A cidade foi fundada por bandeirantes, que se instalaram na região em busca de metais preciosos. O seu crescimento demográfico foi possibilitado pela chegada de um grande volume de imigrantes, principalmente de origem europeia. A cultura da cidade, inclusive, guarda fortes influências das populações migrantes que auxiliaram no desenvolvimento local.

O município de Curitiba é considerado modelo em termos de infraestrutura urbana. O sistema de transporte da cidade, por exemplo, já foi copiado em várias outras regiões do mundo. A economia curitibana também é muito dinâmica, com destaque para as atividades secundárias e terciárias. O governo municipal é formado pela estrutura de Três Poderes.

Leia também: Quais são os estados do Brasil?

Resumo sobre Curitiba

  • A cidade de Curitiba foi fundada, em 1693, como o nome de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. O nome Curitiba foi implantado somente a partir de 1721.

  • O município tornou-se capital do Paraná a partir do desmembramento do território paranaense do estado de São Paulo.

  • O clima curitibano é Subtropical, portanto, a cidade é climaticamente caracterizada pelas temperaturas amenas e pela constância anual das chuvas.

  • O município de Curitiba é a mais populoso do estado do Paraná e da região Sul brasileira. No cenário nacional, é a oitava cidade em maior número de habitantes.

  • Em Curitiba, há um grande centro industrial, formado por indústrias diversificadas. O setor terciário também é importante para a economia local.

  • A cidade de Curitiba é dividida em 75 bairros, que estão agrupados em 10 regiões administrativas.

  • Os principais eventos culturais do município são o Festival de Teatro de Curitiba, a Bienal Internacional de Curitiba, e o Festival de Cinema Internacional de Curitiba.

Dados gerais de Curitiba

Localização

  • País: Brasil

  • Unidade federativa: Paraná

  • Região intermediária: Curitiba

  • Região imediata: Curitiba

  • Região metropolitana: Região Metropolitana de Curitiba

  • Municípios limítrofes: Almirante Tamandaré, Colombo, Pinhais, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Araucária, Campo Largo e Campo Magro.

Geografia

  • Área total: 434,892 quilômetros quadrados

  • População total: 1.948.626 habitantes

  • Densidade demográfica: 4027,04 habitantes/quilômetro quadrado

  • Gentílico: curitibano

  • Clima: Subtropical

  • Altitude: 934 metros

  • Fuso horário: UTC -3

Histórico

  • Fundação: 29 de março de 1693

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História de Curitiba

O povoamento do atual território de Curitiba se deu em razão do desbravamento da porção ao sul de São Paulo pelos bandeirantes. O pequeno núcleo urbano, formado por grupos de bandeirantes que procuravam riquezas na região, foi fundado, em 1693, como o nome de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. O nome Curitiba foi implantado somente a partir de 1721.

No decorrer dos anos, Curitiba foi um pequeno núcleo urbano, cuja população vivia de atividades de subsistência. A cidade prosperou, em termos demográficos e econômicos, por meio da fundação da província do Paraná, emancipada de São Paulo, fato histórico que ocorreu em 1853. Assim, a cidade de Curitiba tornou-se a capital paranaense.

A emancipação política gerou um forte crescimento econômico para o território curitibano, sendo que a cidade recebeu um grande fluxo de imigrantes, principalmente de origem europeia. Ademais, a administração urbana estabeleceu várias diretrizes para a ocupação da cidade, sendo um dos municípios pioneiros no estabelecimento de projetos de planejamento urbano no Brasil.

Sendo assim, a cidade vivenciou um grande progresso econômico e urbanístico, alicerçado pela forte produção agropecuária nas zonas rurais e, também, pela introdução de indústrias na zona urbana do município. Na atualidade, Curitiba é uma referência nacional em termos de estrutura urbana e qualidade de vida.

Foto de um parque da cidade de Curitiba.
A cidade de Curitiba possui um ótimo planejamento urbano. O município tem muitas áreas verdes.

Geografia de Curitiba

A cidade de Curitiba está localizada no Paraná, estado da região Sul do território brasileiro. O município está situado na porção leste do território do Paraná, em uma área geomorfológica denominada Primeiro Planalto Paranaense, marcada por um relevo suavemente ondulado. A cidade é separada do litoral atlântico por meio de uma formação serrana, chamada de serra do Mar. Em termos hidrográficos, o município está situado na bacia do rio Iguaçu. Os principais rios de Curitiba são:

  • Atuba

  • Belém

  • Barigui

  • Iguaçu

  • Padilhas

  • Passaúna

O clima curitibano é tipicamente Subtropical. A cidade está geograficamente localizada em uma zona de transição entre as faixas tropical e temperada do globo. Sendo assim, o município possui um clima mais ameno quando comparado à grande parte das demais capitais brasileiras. Ademais, há uma constância de chuvas durante todo o ano. Curitiba está situada em uma área de forte atuação de massas de ar polar, que conferem temperaturas baixas para a região, em especial no inverno, quando é recorrente o registro de temperaturas mínimas abaixo de 10 ºC.

A vegetação do território curitibano é caracterizada pela Mata Atlântica e pela mata de araucárias. Esses tipos vegetacionais são característicos do território paranaense, porém são vegetações que já foram duramente exploradas pelo homem, em especial, devido ao elevado aproveitamento econômico das madeiras das espécies típicas locais.

Em Curitiba, a vegetação nativa encontra-se parcialmente protegida em cerca de 30 áreas verdes da cidade, formadas por parques e bosques. Curitiba também é um dos municípios mais arborizados do Brasil. O pinheiro-do-paraná, também chamado de araucária, é a árvore símbolo da cidade.

Veja também: Quais são os principais biomas brasileiros?

Mapa de Curitiba

Mapa do Paraná com destaque à cidade de Curitiba.

Demografia de Curitiba

A população de Curitiba é formada por quase dois milhões de habitantes, sendo a oitava maior cidade em população do Brasil. Ademais, é o município com maior número de habitantes do Paraná e da região Sul brasileira. Em termos demográficos, a cidade registrou, no último século, um crescimento populacional significativo, por meio da chegada de muitos imigrantes.

A formação da população curitibana se deu por meio do estabelecimento de vários povos europeus, como italianos, alemães, ucranianos e poloneses, além de indivíduos provenientes do Japão e do Oriente Médio. Na atualidade, a cidade vive uma estabilidade do seu crescimento populacional, em razão da queda da taxa de natalidade local e da diminuição do fluxo migratório.

O desenvolvimento humano municipal de Curitiba é considerado elevado. A população desfruta de boas condições de vida, marcadas pela elevada expectativa de vida, pelo baixo índice de analfabetismo e pelo amplo acesso à renda. A capital paranaense é uma referência em qualidade de vida no Brasil. Contudo, mesmo com indicadores sociais positivos, o município possui uma elevada concentração de renda. Ademais, há algumas comunidades, em especial na zona periférica, marcadas pelo alto índice de pobreza.

Economia de Curitiba

A cidade de Curitiba possui os setores econômicos muitos bem desenvolvidos, com destaque para o secundário e o terciário, que são a base da economia municipal na atualidade. O setor primário, outrora muito importante para o município, perdeu grande parte do protagonismo econômico, em razão da expansão das áreas urbanas. Ainda assim, Curitiba possui atividades primárias voltadas para a criação de animais e cultivação de gêneros alimentícios, assim como a produção de leite e mel.

o setor secundário é bastante desenvolvido na cidade, sendo composto por quase mil plantas fabris, de diversos ramos industriais. Em Curitiba, há um grande centro industrial, formado por indústrias de ramos como farmacêutico, madeireiro, alimentício, metalúrgico, químico. Já na Região Metropolitana de Curitiba, zona altamente industrializada, estão as indústrias automobilísticas e de eletroeletrônicos.

Por fim, o setor terciário está ancorado na administração pública, no comércio, nos serviços e no turismo. A cidade de Curitiba é sede de importantes empresas do país. Além disso, é um dos principais centros comerciais da região Sul do Brasil. A atividade turística é muito forte no município, que conta com excelente infraestrutura hoteleira.

Leia também: Quais são os tipos de industrialização e suas características?

Infraestrutura de Curitiba

O município de Curitiba é uma referência em termos de infraestrutura urbana no Brasil e até mesmo no mundo. Esse cenário é dado em razão do planejamento urbano da cidade, que realça aspectos como a arborização e o transporte público, além do crescimento ordenado das habitações. O município tem um modelo de sistema público de transporte que foi adotado em várias cidades do globo. Além disso, há na cidade muitas áreas verdes de convivência para a população, como parques e praças públicas.

Foto de passageiros embarcando em ônibus.
O sistema de transporte público de Curitiba é conhecido pela sua pontualidade e eficiência. [1]

O planejamento do solo urbano curitibano resultou em um amplo acesso da população aos serviços públicos de saneamento básico, energia e telecomunicações. Ademais, Curitiba é uma referência em termos de qualidade na saúde e educação. A cidade conta com ótimos indicadores de saúde, como baixa taxa de mortalidade infantil e alta expectativa de vida. Já a educação municipal é reconhecida pelos altos índices de qualidade atingidos em avaliações externas. Há também na cidade instituições de Ensino Superior de tradição no contexto educacional brasileiro.

A infraestrutura de Curitiba é complementada pelos equipamentos localizados na sua região metropolitana, em especial, estruturas de transporte, como aeroportos e sistemas de rodovia. Em termos de administração pública, a cidade de Curitiba é dividida em 75 bairros, que estão agrupados em 10 regiões administrativas.

Governo de Curitiba

O sistema de governo curitibano segue a lógica da divisão de Três Poderes presente no Brasil. Desse modo, o governo local é formado pelo Executivo municipal, composto pelo prefeito e sua equipe; e pelo Legislativo, representado por 38 vereadores. Há, por fim, o Poder Judiciário, formado pelas unidades de justiça locais.

Cultura de Curitiba

A cultura de Curitiba foi fortemente marcada pela influência dos imigrantes, que contribuíram para a construção da cidade. Desse modo, é comum a realização de festivais culturais de origem italiana e japonesa, por exemplo. Há também uma forte tradição cultural de imigrantes portugueses, assim como de outros grupos que compõem a população local.

O município conta com importantes equipamentos culturais, como o Teatro Guaíra, criado em 1912, e a famosa Ópera de Arame, inaugurada em 1992, esta última é um dos principais pontos turísticos da capital paranaense. Mais recentemente, em 2002, foi construído o Museu Oscar Niemeyer, exemplar de arte modernista que abriga muitas exposições.

Os principais eventos de cultura da cidade são:

  • o Festival de Teatro de Curitiba

  • a Bienal Internacional de Curitiba

  • o Festival de Cinema Internacional de Curitiba

No município há um grande número de cinemas, bares e restaurantes. A culinária local é muito diversa, sendo o prato mais típico da cidade o barreado, espécie de cozido muito comum em todo o Paraná. Já o esporte mais admirado pela população local é o futebol, sendo que a cidade possui grandes clubes futebolísticos em nível nacional. Também conta-se com vários equipamentos, como praças, que permitem a realização de esportes ao ar livre, como corrida e caminhada.

Crédito da imagem

[1] Marcio Jose Bastos Silva / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Bandeira de Belo Horizonte.
Belo Horizonte
Saiba mais sobre a história da construção de Belo Horizonte. Veja dados sobre a geografia, a demografia e a economia de um dos principais centros urbanos do Brasil.
Bandeira de Campo Grande
Campo Grande
Saiba mais sobre o processo histórico de fundação do município de Campo Grande. Veja também dados relacionados à economia, demografia e infraestrutura da cidade.
Capitais do Brasil
Quais são as capitais mais ricas do Brasil? E as mais populosas? Conheça as capitais dos estados e leia a história dos municípios que foram sede do governo federal.
Bandeira de Cuiabá
Cuiabá
Saiba mais sobre a história de Cuiabá. Leia sobre o papel dos bandeirantes na fundação dessa cidade e veja dados sobre a geografia, demografia e economia cuiabana.
Bandeira de Florianópolis
Florianópolis
Saiba mais sobre os aspectos geográficos de Florianópolis. Veja as principais informações relacionadas aos aspectos físicos e culturais da capital catarinense.
Paraná
Conheça os aspectos geográficos do estado do Paraná. Saiba mais sobre o processo de ocupação histórica estadual, assim como sobre o seu desenvolvimento econômico.
Bandeira de Porto Alegre.
Porto Alegre
Conheças as principais características geográficas de Porto Alegre. Entenda o processo de formação do município. Veja os dados demográficos e econômicos da cidade.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.