Whatsapp icon Whatsapp

Deslizamento de terra

Os deslizamentos de terra são movimentos de massa potencializados pela ação humana. Eles geram inúmeros prejuízos econômicos e humanos por todo o mundo.
Os deslizamentos de terra são gerados pelo deslocamento de massa. [1]
Os deslizamentos de terra são gerados pelo deslocamento de massa. [1]

O deslizamento de terra é um fenômeno natural, amplamente potencializado pela ação humana, gerado pelo deslocamento de massa. Ele envolve porções de solo e, ainda, fragmentos de rocha e vegetação.

As causas dos deslizamentos de terra estão especialmente ligadas à ação antrópica, por meio da ocupação irregular do solo, além da retirada da vegetação nativa. Os tipos de deslizamentos de terra variam conforme o material de origem e a movimentação do objeto natural. Suas consequências envolvem perdas econômicas e humanas.

Essa ocorrência é evitável mediante a adoção de medidas simples que visem a promoção de políticas de planejamento urbano. Vale destacar que o Brasil é um país que registra diversos deslizamentos de terra, principalmente durante o verão.

Leia também: Enchentes no Brasil — ocorrência que gera vítimas todos os anos

Resumo sobre deslizamento de terra

  • O deslizamento de terra é gerado a partir da movimentação de elementos naturais, como solo e rochas, por meio de mecanismos condicionantes.

  • As causas dos deslizamentos de terra envolvem principalmente a ocupação irregular do solo pelas sociedades humanas.

  • Os movimentos de massa são classificados, de acordo com o material de origem e o tipo de movimento, em queda, tombamento e deslizamento.

  • Os deslizamentos de terra são evitáveis mediante a adoção de políticas públicas de planejamento urbano.

  • A preservação da vegetação nativa e a conservação das encostas são ações que evitam a ocorrência de deslizamentos.

  • Os movimentos de massa geram inúmeros prejuízos econômicos e humanos, principalmente em zonas densamente povoadas.

  • O Brasil é um país marcado pela ocorrência de deslizamentos de terra, especialmente no verão, quando geram grande número de vítimas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é um deslizamento de terra?

Os deslizamentos de terra são fenômenos naturais potencializados pela ação humana. Eles são resultantes de movimentos de massa que ocorrem na superfície terrestre. A partir dessa movimentação, uma grande quantidade de diversos rejeitos é movimentada no meio natural, gerando inúmeros impactos no espaço geográfico. Os deslizamentos de terra podem causar enormes perdas econômicas e humanas.

Causas do deslizamento de terra

Sendo fenômenos naturais, os deslizamentos de terra ocorrem com certa frequência na natureza, especialmente quando derivados do acúmulo de água no solo. Porém, a causa dos deslizamentos de terra tem um forte condicionante antrópico, uma vez que a ação humana no meio potencializa a sua ocorrência, a partir de diferentes intervenções no espaço geográfico e na paisagem.

São exemplos das causas antrópicas nos deslizamentos de terra:

  • remoção da vegetação nativa para a construção de residências e outros equipamentos;

  • sedimentação e compactação do solo;

  • artificialização do meio, causando dificuldade de infiltração da água no solo.

 Casas construídas em áreas propícias para deslizamentos de terra.
A ocupação irregular do solo pelo ser humano é uma das causas dos deslizamentos de terra. [2]

Tipos de deslizamento de terra

Os deslizamentos de terra são um fenômeno classificado como um movimento de massa, ou seja, envolve o deslocamento de um corpo natural no meio. Ele se relaciona não somente ao solo, popularmente chamado de terra, mas também a fragmentos diversos de rochas e vegetais. Os movimentos de massa são tipificados conforme o seu material de origem e a sua movimentação. Os mais comuns são:

  • Queda: envolve a queda direta de determinado material, especialmente de blocos de rocha em zonas com declividade considerável.

  • Tombamento: ocorre por meio da fragmentação de um bloco de rocha que se movimenta para frente, caindo em uma posição frontal.

  • Deslizamento: resulta da movimentação de massa, especialmente de solo, que se desprende do seu substrato em movimentos rotacionais.

Leia também: Problemas ambientais urbanos — fenômenos que causam graves impactos no espaço das cidades

Como impedir o deslizamento de terra?

A ocorrência de deslizamentos de terra é evitável, incluindo seus danos econômicos e humanos, por meio da implementação de políticas de planejamento urbano e territorial. Portanto, a promoção de políticas públicas em setores como habitação e assistência social possibilitam a atenuação dos estragos causados pelos deslizamentos de terra, além de resultar em melhoria na qualidade de vida da população.

Ademais, para evitar o fenômeno, é necessário preservar as condições naturais do meio. Nesse sentido, a preservação da vegetação nativa, a conservação das matas ciliares, a deposição correta do lixo e a não sedimentação do solo são pontos importantes que minimizam os eventos de deslizamento de terra. Assim, de forma geral, deve-se evitar ao máximo a ocupação humana em zonas muito declivosas e ambientalmente frágeis, como encostas e margens de rios.

Consequências do deslizamento de terra

Equipe de resgate procura vítimas de um deslizamento de terra causado por fortes chuvas em São Paulo.
Os deslizamentos de terra têm como consequência inúmeros prejuízos econômicos e humanos. [3]

Os deslizamentos de terra têm um grande potencial de destruição, especialmente quando ocorrem em áreas povoadas, com presença de estruturas diversas. Logo, eles têm como consequência principal o grande prejuízo econômico, por meio da destruição de estradas, residências, comércios, dentre outros equipamentos humanos.

Além disso, eles geram ainda um número considerável de mortos e feridos e grandes traumas psicológicos na população. No Brasil, todos os anos pessoas perdem a vida em razão de deslizamentos de terra. O fenômeno também resulta na perda da biodiversidade local, na inutilização do solo e na geração de outros problemas ambientais, como o assoreamento.

Leia também: Desmatamento — prática que pode trazer inúmeras consequências

Deslizamento de terra no Brasil

O Brasil tem dois condicionantes físicos importantes em relação aos deslizamentos de terra: o clima e o relevo. Primeiramente, a maior parte do território brasileiro possui clima tropical, marcado pela dualidade estacional, com grandes concentrações de chuva em determinado período do ano. Portanto, a elevada pluviosidade, notadamente concentrada em certas épocas, tem grande potencial para gerar deslizamentos de massa.

Em relação ao relevo, o Brasil possui formações serranas densamente ocupadas, justamente em zonas muito povoadas do país. São exemplos disso a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira, além de diversas formações serranas localizadas na porção centro-sul do país, a mais populosa do Brasil. O relevo declivoso facilita a ocorrência de deslizamentos de terra por meio da ação da gravidade, em conjunto com outros fatores, naturais e antrópicos.

Por fim, o processo de urbanização desenfreada, gerado por questões como o êxodo rural e a industrialização, resulta em ocupação humana em áreas inadequadas. A marcante desigualdade social brasileira leva muitas pessoas sem moradia digna a ocuparem áreas de risco, como as encostas.

  • Videoaula sobre deslizamentos de terra no Brasil

Créditos das imagens

[1] Nelson Antoine / Shutterstock

[2] Joa Souza / Shutterstock

[3] Nelson Antoine / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Depósito de sedimentos nos rios, a principal causa do assoreamento
Assoreamento
Entenda o que é o assoreamento, as suas causas e os fatores que intensificam esse problema socioambiental.
Ação antrópica no meio ambiente: impactos positivos e negativos.
Ação antrópica
Saiba mais sobre o que é ação antrópica e quais são seus efeitos no meio ambiente. O texto a seguir irá ajudá-lo na compreensão do impacto (positivo ou negativo) causado pelas alterações provocadas pelo homem no meio ambiente. Saiba também quais são as ações antrópicas que podem favorecer a preservação do meio ambiente.
As enchentes são um fenômeno recorrente em nível mundial.[1]
Enchentes
Saiba quais são as principais causas naturais e humanas das enchentes. Veja também as consequências geradas pelo transbordamento dos rios no espaço geográfico.
As enchentes são fenômenos recorrentes no território brasileiro.[1]
Enchentes no Brasil
Saiba quais são as principais causas e consequências das enchentes que ocorrem no Brasil. Veja também uma lista das maiores enchentes já registradas.
O aumento na temperatura média do planeta pode desencadear longos períodos de estiagem no futuro.
Mudanças climáticas
Amplie seus conhecimentos sobre mudanças climáticas conhecendo melhor o que é esse fenômeno, bem como suas principais causas e consequências para o planeta.
As enchentes são problemas ambientais urbanos típicos das cidades brasileiras. [1]
Problemas ambientais urbanos
Saiba quais são os principais problemas ambientais registrados no meio urbano. Leia sobre as principais causas e consequências do impacto do homem no meio natural.
  As falésias são exemplos de relevos modelados por meio da força das águas.
Água: agente modelador do relevo
A influência das águas na superfície terrestre.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.