Whatsapp icon Whatsapp

Florianópolis

A cidade de Florianópolis, também conhecida como “Ilha da Magia”, é a capital de Santa Catarina. É considerada um dos melhores municípios em qualidade de vida do Brasil.
Bandeira de Florianópolis
Bandeira de Florianópolis

 Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina. A fundação da cidade ocorreu no contexto do processo de colonização do território brasileiro pelos invasores portugueses. Os açorianos estão entre os principais povos que contribuíram para o desenvolvimento da capital catarinense. A influência dessa população é percebida, por exemplo, nos aspectos culturais da cidade.

Na atualidade, o município conta com cerca de meio milhão de habitantes. Possui uma economia alicerçada no setor terciário e uma infraestrutura muito desenvolvida. O turismo é uma das principais atividades econômicas da cidade, devido, entre outros fatores, às belas paisagens da geografia do território municipal. Os florianopolitanos são governados pela divisão entre Três Poderes.

Leia também: Quais são as capitais dos estados brasileiros?

Resumo sobre Florianópolis

  • O ano de 1673 marca oficialmente a fundação da cidade de Florianópolis. A cidade tornou-se capital de Santa Catarina em 1823.

  • A cidade de Florianópolis possui uma parte insular, formada predominantemente pela Ilha de Santa Catarina, e uma porção continental.

  • A vegetação de Florianópolis é constituída por áreas de Mata Atlântica, além de formas vegetacionais litorâneas, como mangues e restingas.

  • A população florianopolitana é formada por cerca de meio milhão de habitantes. A cidade é a segunda maior em população do estado de Santa Catarina, logo atrás de Joinville.

  • Os principais setores da economia de Florianópolis estão atrelados às atividades terciárias, com destaque para comércio, serviços e turismo.

  • A divisão administrativa de Florianópolis é formada por 12 distritos. A cidade possui um total de 85 bairros.

  • A dança do pau de fita e o folguedo do boi mamão são manifestações culturais típicas de Florianópolis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais de Florianópolis

  • Localização de Florianópolis

    • País: Brasil.
    • Unidade federativa: Santa Catarina.

    • Região intermediária: Florianópolis.

    • Região imediata: Florianópolis.

    • Região metropolitana: Região Metropolitana de Florianópolis.

    • Municípios limítrofes: São José.

  • Geografia de Florianópolis

    • Área total: 674,844 quilômetros quadrados.
    • População total: 508.826 habitantes.

    • Densidade demográfica: 623,68 habitantes/quilômetro quadrado.

    • Gentílico: florianopolitano.

    • Clima: subtropical.

    • Altitude: 3 metros.

    • Fuso horário: UTC-3.

  • Histórico de Florianópolis

    • Fundação: 23 de março de 1673.

Veja também: Porto Alegre uma das capitais mais desenvolvidas do Brasil

História de Florianópolis

O território de Florianópolis era habitado pelos índios tupi-guarani, que desenvolviam atividades de caça e coleta, devido à vasta oferta de alimentos na região. A ocupação da ilha ocorreu no contexto do processo de colonização brasileiro. A área foi invadida pelos portugueses, que, no ano de 1673, fundaram oficialmente a cidade de Florianópolis.

Além dos colonizadores, a cidade recebeu ainda muitos imigrantes após esse período, com destaque para os açorianos. Desde então, Florianópolis vivenciou um forte processo de crescimento econômico e demográfico.

A construção de fortalezas militares no território florianopolitano foi um exemplo do aumento da importância da cidade. Ademais, a partir da escolha de Florianópolis como capital de Santa Catarina, em 1823, o crescimento urbano local foi ainda mais intensificado. Na atualidade, Florianópolis é uma das principais cidades da Região Sul brasileira.

Geografia de Florianópolis

O sítio urbano de Florianópolis está disposto ao longo da Ilha de Santa Catarina, além de uma pequena porção continental, localizada na costa catarinense. A referida ilha em que está localizada a maior parte da cidade de Florianópolis possui cerca de 54 quilômetros de extensão. A cidade é formada ainda por um amplo conjunto de ilhas menores, que estão dispostas ao longo do litoral, banhado pelo Oceano Atlântico. As principais praias de Florianópolis são Jurerê, Joaquina, Campeche, Mole, Forte e Lagoinha.

 Vista aérea da orla de uma praia em Florianópolis.
A maior parte do território de Florianópolis é banhada pelo Oceano Atlântico.

O relevo florianopolitano é bastante diversificado. Há um conjunto de formações serranas dispostas ao longo das planícies litorâneas. A ocorrência pontual de dunas também é comum no território municipal. O ponto mais alto de Florianópolis, com cerca de 520 metros de altitude, é o Morro do Ribeirão.

A rede hidrográfica da cidade é diminuta e formada por um conjunto de pequenos rios, lagos e lagoas. Os principais rios de Florianópolis são Bulha, Brás e Papaquara. Há ainda as lagoas de Conceição e Peri.

Geograficamente, a cidade de Florianópolis está situada em uma zona de clima subtropical. Esse tipo climático é caracterizado pela boa distribuição das chuvas ao longo do ano. A influência da maritimidade no clima da cidade é muito forte, fator que confere elevados níveis de umidade para a região. As médias termais são mais elevadas ao longo do verão, mas registram uma forte queda no inverno. A vegetação de Florianópolis é formada por zonas de Mata Atlântica, além de formas vegetacionais tipicamente litorâneas, como o mangue e a restinga.

Mapa de Florianópolis

Mapa de Santa Catarina com destaque para Florianópolis.

Demografia de Florianópolis

A população florianopolitana é formada por cerca de meio milhão de habitantes. A cidade é a segunda maior em população do estado de Santa Catarina. No contexto brasileiro, é uma das menores capitais estaduais em termos de população. Mesmo assim, é considerada extremamente povoada, principalmente em razão da distribuição da sua população em uma pequena extensão territorial. A região metropolitana de Florianópolis, formada por nove municípios, é uma das principais aglomerações urbanas do estado de Santa Catarina.

O município de Florianópolis apresenta um desenvolvimento humano considerado muito elevado. A cidade oferece boas condições de emprego e renda. No mesmo sentido, registra bons indicadores sociais e demográficos. O crescimento populacional de Florianópolis é considerado acelerado, em razão do alto fluxo de atração de migrantes para a cidade, que é reconhecida nacionalmente pela sua elevada qualidade de vida. Porém, como comum nos grandes centros brasileiros, a população florianopolitana possui altos índices de desigualdade de renda.

Economia de Florianópolis

A economia de Florianópolis é bastante diversificada. O setor econômico municipal mais dinâmico é o terciário. São destaque as atividades de comércio, de serviços e de turismo. Há na cidade uma ampla oferta de serviços públicos e privados para a população local e para municípios vizinhos. O comércio é formado por muitas redes de varejo e pela presença de grandes centros comerciais. Já o turismo é um dos maiores contribuintes para o desenvolvimento econômico da cidade. O ecoturismo, por exemplo, é uma das atividades econômicas que mais crescem localmente.

Já o setor secundário é caracterizado pelas atividades relacionadas às novas tecnologias de informação. As indústrias de informática são as principais da cidade. A capital catarinense é considerada um dos maiores polos de tecnologia do Brasil. Na Região Metropolitana de Florianópolis, estão situadas outras indústrias, como metalúrgicas, moveleiras e têxteis. Por sua vez, o setor primário está concentrado na pesca, muito praticada pela população local. A agropecuária e o extrativismo são ramos praticamente inexistentes na cidade.

Leia também: Terciarização da economia direcionamento do emprego e renda para o setor terciário

Infraestrutura de Florianópolis

A infraestrutura urbana de Florianópolis é bastante desenvolvida. A cidade é uma referência no que toca à oferta de serviços públicos para a população. Ademais, a cobertura de água, esgoto, energia elétrica e telecomunicação é considerada muito abrangente. A capital catarinense concentra ainda equipamentos de destaque nas áreas de saúde e educação. Além disso, é um centro urbano muito arborizado e que conta com várias áreas de preservação ambiental.

O principal equipamento de infraestrutura de Florianópolis é o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, modal de transporte responsável pela entrada de boa parte dos turistas que visitam a cidade. Já a ligação intramunicipal, entre as porções continental e insular da cidade, é realizada por três pontes. A principal delas é a Ponte Hercílio Luz, considerada o principal cartão-postal florianopolitano, mas que está em processo de restauração.

A Ponte Hercílio Luz é um dos principais pontos turísticos de Florianópolis.
A Ponte Hercílio Luz é um dos principais pontos turísticos de Florianópolis.

A divisão administrativa de Florianópolis é bastante complexa e está disposta em 12 distritos, que são formados por um conjunto de 85 bairros. Os distritos de Florianópolis são:

  • Florianópolis (sede);

  • Ribeirão da Ilha;

  • Campeche;

  • Ingleses do Rio Vermelho;

  • Cachoeira do Bom Jesus;

  • Canasvieiras;

  • Lagoa da Conceição;

  • São João do Rio Vermelho;

  • Pântano do Sul;

  • Santo Antônio de Lisboa;

  • Barra da Lagoa;

  • Ratones.

Governo de Florianópolis

A estrutura governamental florianopolitana é formada pela divisão de Três Poderes, típica da estrutura política brasileira. A cidade conta com o Poder Executivo, composto pelo prefeito e sua equipe; o Poder Legislativo, representado por 23 vereadores; e também com as unidades de Justiça locais que compõem o Poder Judiciário. Os cargos representativos do Executivo e do Legislativo são escolhidos pela população local nas eleições municipais, que ocorrem de quatro em quatro anos.

Cultura de Florianópolis

A cidade de Florianópolis possui uma cultura muito diversificada, formada a partir da contribuição dos imigrantes que fundaram cidade, com destaque para os açorianos. Além disso, há uma forte influência de elementos naturais, como o mar, que contribuíram para a criação de lendas e para a origem de festividades que ocorrem no município. A dança do pau de fita e o Folguedo do Boi Mamão são manifestações folclóricas típicas de Florianópolis.

A população florianopolitana é considerada muito hospitaleira. O artesanato típico da capital catarinense é caracterizado pelas peças de renda, redes de praia e tapeçarias diversas. Já culinária local tem como base o consumo de peixes de água salgada, moluscos e crustáceos. Os esportes ao ar livre são os mais praticados no município, com destaque para corrida, caminhada, skate, surfe, kitesurfe e vela. A cultura do surfe e do skate, inclusive, é muito forte nas áreas litorâneas da cidade. 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Bandeira de Campo Grande
Campo Grande
Saiba mais sobre o processo histórico de fundação do município de Campo Grande. Veja também dados relacionados à economia, demografia e infraestrutura da cidade.
Capitais do Brasil
Quais são as capitais mais ricas do Brasil? E as mais populosas? Conheça as capitais dos estados e leia a história dos municípios que foram sede do governo federal.
Cidade de São Paulo
Clique aqui e saiba mais sobre a cidade de São Paulo. Conheça seus principais aspectos geográficos, economia, população e um pouco da cultura da capital paulista.
Bandeira de Curitiba.
Curitiba
Saiba mais sobre as principais características da cidade de Curitiba. Veja aspectos relacionados à geografia, à economia e à infraestrutura da capital paranaense.
Bandeira de Porto Alegre.
Porto Alegre
Conheças as principais características geográficas de Porto Alegre. Entenda o processo de formação do município. Veja os dados demográficos e econômicos da cidade.
Santa Catarina
Conheças as características de Santa Catarina. Veja quais são os setores de destaque da economia local. Saiba mais sobre os imigrantes que povoaram o estado.
video icon
Português
Os cuidados com a saúde mental no Brasil
Quando se fala em saúde, os cuidados com a mental são sempre os menores. Em face dessa informação, vê-se que os casos de doenças mentais têm subido assustadoramente nos últimos anos. Nesta aula, o profº. Guga discute o problema e dá aquela força no repertório para sua redação.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.