Whatsapp icon Whatsapp

Porto Alegre

Porto Alegre é uma das cidades mais desenvolvidas do Brasil. A capital gaúcha está localizada na região Sul do território brasileiro. O município é banhado pelo lago Guaíba.
Bandeira de Porto Alegre.
Bandeira de Porto Alegre.

Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul. A cidade foi fundada por imigrantes açorianos, que se instalaram no extremo sul da costa brasileira em busca de melhores condições de vida. A capital gaúcha recebeu ainda muitos imigrantes, sobretudo, de origem europeia.

Na atualidade, a cidade conta com quase 1,5 milhão de habitantes e possui uma das infraestruturas urbanas mais modernas entre as capitais brasileiras. A atividade econômica está centrada no setor terciário, e a estrutura governamental é organizada por meio da divisão de Três Poderes. Porto Alegre possui uma geografia diversa, formada por belas paisagens naturais, como o lago Guaíba. O município possui uma efervescente cena cultural, fortemente influenciada pelos grupos populacionais que contribuíram para a construção da cidade.

Leia também: Quais são as capitais dos estados brasileiros?

Resumo sobre Porto Alegre

  • Foi fundada por imigrantes açorianos que se estabeleceram nas margens do lago Guaíba, no final do século XVIII.

  • Seu clima é do tipo Subtropical. Já a vegetação é formada pelos biomas Mata Atlântica e Pampas.

  • Sua população é de quase 1,5 milhão de habitantes. A cidade é a maior, em termos populacionais, do estado do Rio Grande do Sul.

  • Seu índice de desenvolvimento humano é considerado elevado. O município possui bons indicadores sociais.

  • Sua economia tem como atividades importantes a administração pública, o comércio, os serviços e o turismo.

  • Seu planejamento urbano contempla uma divisão administrativa de 81 bairros oficiais.

  • A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes e a Semana Farroupilha são dois eventos importantes do calendário cultural porto-alegrense.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais de Porto Alegre

Localização

  • País: Brasil

  • Unidade federativa: Rio Grande do Sul

  • Região intermediária: Porto Alegre

  • Região imediata: Porto Alegre

  • Região metropolitana: Região Metropolitana de Porto Alegre

  • Municípios limítrofes: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Nova Santa Rita, Triunfo e Viamão.

Geografia

  • Área total: 495,390 quilômetros quadrados

  • População total: 1.488.252 habitantes

  • Densidade demográfica: 2837,53 habitantes/quilômetro quadrado

  • Gentílico: porto-alegrense

  • Clima: Subtropical

  • Altitude: 10 metros

  • Fuso horário: UTC -3

Histórico

  • Fundação: 26 de março de 1772

Veja também: Brasília - dados históricos e geográficos da capital federal

História de Porto Alegre

A origem do povoamento de Porto Alegre está ligada à chegada de imigrantes da ilha de Açores (Portugal), que se estabeleceram nas margens do lago Guaíba, no final do século XVIII. A concentração de imigrantes na região culminou na fundação, no ano de 1772, da freguesia de São Francisco do Porto dos Casais. O referido povoado tornou-se a capital da então capitania do Rio Grande do Sul já em 1773, com o nome de Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre, mais tarde alterado para Porto Alegre somente.

O crescimento da cidade esteve ancorado ao longo dos anos por meio da chegada de grandes levas de imigrantes, principalmente, provenientes da Europa. A Proclamação da República (1889) marcou um período de forte crescimento de Porto Alegre. Os descendentes de europeus implementaram as primeiras fábricas da cidade, assim como auxiliaram no desenvolvimento da rede urbana municipal.

O município deteve, ainda, um papel de protagonismo nas relações políticas brasileiras ao longo dos dois últimos séculos. Portanto, Porto Alegre se estabeleceu como o principal centro urbano, político e econômico do Rio Grande do Sul.

Geografia de Porto Alegre

A cidade de Porto Alegre é capital do Rio Grande do Sul, estado localizado na região Sul do território brasileiro. O município está situado em uma zona predominantemente plana, mas com formações de morros no seu interior, e conta, ainda, com a presença de um grande lago, chamado Guaíba. O ponto mais alto de Porto Alegre é o morro Santana, com cerca de 311 metros de altura. Contudo, a maior parte da cidade está assentada em altitudes médias de 10 metros.

O território municipal é banhado em quase sua totalidade pelo lago Guaíba. Esse reservatório natural de água é o maior da capital gaúcha. No lago Guaíba estão localizadas 16 ilhas fluviais. O referido lago possui ainda uma extensa orla, de cerca de 70 quilômetros de extensão, que banha vários bairros porto-alegrenses. Já os principais rios da região de Porto Alegre são o Jacuí, o Gravataí, o Caí e o Sinos.

Imagem do lago Guaíba em Porto Alegre, RS.
O lago Guaíba banha a maior parte do território porto-alegrense.

O clima de Porto Alegre é do tipo Subtropical. As condições climáticas da cidade são marcadas pela expressiva mudança de temperaturas ao longo do ano, com quedas bruscas das médias térmicas no inverno e elevação das temperaturas máximas no verão. A precipitação permanece constante ao longo de todo ano. A maritimidade exerce forte influência no clima regional e garante elevados níveis de umidade do ar.

Já a vegetação porto-alegrense é formada por espécies vegetais de dois dos principais biomas brasileiros:

Desse modo, há uma diversidade de espécies vegetais, com destaque para a formação de campos assim como para a presença de árvores de maior porte. A vegetação nativa de Porto Alegre foi bastante suprimida ao longo do processo de ocupação da cidade. No entanto, o município conta com algumas áreas de preservação permanente e é um dos mais arborizados do Brasil.

Mapa de Porto Alegre

Mapa do Rio Grande do Sul com destaque para Porto Alegre.

Demografia de Porto Alegre

A população de Porto Alegre é de quase 1,5 milhão de habitantes. O município é o 12º mais populoso do Brasil. No cenário regional, é a segunda cidade em população da porção Sul brasileira, logo atrás de Curitiba. Já no contexto demográfico do Rio Grande do Sul, Porto Alegre é a maior cidade em população e forma, com a sua região metropolitana, a maior aglomeração urbana do estado.

A formação populacional porto-alegrense é resultante do processo de miscigenação advindo da chegada de várias populações durante o desenvolvimento da capital gaúcha. Destacam-se as contribuições das populações indígenas, portuguesas e africanas, ou seja, os grupos que formaram as bases do povo brasileiro. Além desses, a cidade recebeu muitos outros grupos de imigrantes, como italianos, eslavos, alemães, sírios e libaneses.

A demografia de Porto Alegre é caracterizada pelos indicadores constantes de crescimento populacional. A cidade é um tradicional centro receptor de movimentos migratórios, inclusive de imigrantes internacionais. O processo de migração vem sustentando o crescimento populacional porto-alegrense. A cidade registra o fenômeno de envelhecimento da população, em razão da queda da taxa de natalidade municipal atrelada ao aumento da expectativa de vida da população local.

O município de Porto Alegre possui um desenvolvimento humano considerado elevado. A cidade é conhecida nacionalmente pela presença de indicadores sociais satisfatórios. Dentre eles, destaca-se a baixíssima taxa de analfabetismo. A população local desfruta de boas condições de vida e renda. Entretanto, a capital gaúcha também apresenta problemas sociais, como o aumento das ocupações irregulares e a expressiva desigualdade social entre a sua população.

Leia também: Qual é a diferença entre povo e nação?

Economia de Porto Alegre

A economia de Porto Alegre é extremamente diversificada. O município tem a base da sua economia ancorada no setor terciário, em razão da sua centralidade econômica, já que é o principal polo de oferta de serviços do estado do Rio Grande do Sul. Portanto, destacam-se os setores de administração pública, comércio e serviços. O turismo também é uma atividade importante para a capital gaúcha.

o setor secundário, apesar de ainda importante, perdeu espaço para as atividades terciárias. A cidade de Porto Alegre foi fortemente atingida por um processo de desconcentração industrial, que culminou na saída de indústrias da cidade para o interior do Rio Grande do Sul. Mesmo assim, o município ainda é sede de empresas de grande porte e tem se destacado na área da indústria de alta tecnologia. A Região Metropolitana de Porto Alegre também possui grandes indústrias. A construção civil também é uma atividade que gera muitas divisas para o município.

Por sua vez, o setor primário porto-alegrense está centrado nas atividades agropecuárias. A capital gaúcha possui uma ampla zona rural, local em que estão instaladas pequenas propriedades familiares, com foco no abastecimento de produtos agrícolas para o mercado interno. O cultivo de arroz é um dos mais praticados no município. Há ainda em Porto Alegre uma grande tradição na produção de alimentos orgânicos, entre frutas e verduras.

Infraestrutura de Porto Alegre

A cidade de Porto Alegre possui uma infraestrutura muito moderna quando comparada às demais capitais brasileiras. Ademais, o planejamento urbano da cidade é considerado muito desenvolvido e aborda pontos como mobilidade urbana, arborização e preservação dos espaços públicos. A capital gaúcha é considerada uma cidade de alta qualidade de vida, em especial, devido aos seus serviços públicos, apontados como de excelência no cenário brasileiro. A divisão administrativa de Porto Alegre contempla um total de 81 bairros oficiais.

As taxas de abastecimento de água e esgoto, além dos índices de cobertura de saúde e educação, são consideradas muito satisfatórias. As redes de energia e telecomunicação também possuem ampla cobertura espacial. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é um dos principais equipamentos de educação da capital gaúcha. A cidade conta também com muitos centros de saúde para a população.

Em relação ao transporte, destacam-se as redes rodoviárias, que funcionam como ligação entre a capital gaúcha e o interior do estado. Há o Aeroporto Internacional de Porto Alegre, um dos mais movimentados do Brasil, que realiza ligações de média e longa distância. Já o ramo ferroviário e a estrutura portuária de Porto Alegre são equipamentos importantes para o escoamento da produção do interior do Rio Grande do Sul. Essas duas estruturas de transportes são fundamentais para a economia da cidade.

Imagem de uma estrutura portuária em Porto Alegre.
A estrutura portuária de Porto Alegre é importante para o escoamento da produção regional.

Governo de Porto Alegre

O governo porto-alegrense é formado por uma estrutura de Três Poderes. Portanto, há o Poder Judiciário, formado pelas unidades de justiça locais; o Poder Executivo, representado pelo prefeito e sua equipe; e o Poder Legislativo, composto por 36 vereadores. Os cargos representativos do Executivo e do Legislativo são escolhidos pela população local por meio do voto direto de quatro em quatro anos.

Cultura de Porto Alegre

A cultura de Porto Alegre é bastante diversa e representativa das diferentes vertentes étnicas que construíram a identidade brasileira. Ademais, a cidade recebeu um grande fluxo de imigrantes que contribuíram ativamente para as atividades culturais locais. Em Porto Alegre, destaca-se a ampla estrutura de equipamentos culturais, como cinemas, museus e teatros. A cidade conta também com muitos festivais de arte e cultura, como as tradicionais feiras de literatura.

As principais festividades da capital gaúcha são o Carnaval e a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. A Semana Farroupilha, que celebra as tradições do Rio Grande do Sul, também é uma das maiores manifestações culturais da cidade. O prato culinário tipicamente porto-alegrense é o churrasco. Já o esporte mais praticado é o futebol. A cidade possui times nacionais de grande porte e sediou a Copa do Mundo de Futebol Masculino de 2014.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Bandeira de Campo Grande
Campo Grande
Saiba mais sobre o processo histórico de fundação do município de Campo Grande. Veja também dados relacionados à economia, demografia e infraestrutura da cidade.
Capitais do Brasil
Quais são as capitais mais ricas do Brasil? E as mais populosas? Conheça as capitais dos estados e leia a história dos municípios que foram sede do governo federal.
Bandeira de Curitiba.
Curitiba
Saiba mais sobre as principais características da cidade de Curitiba. Veja aspectos relacionados à geografia, à economia e à infraestrutura da capital paranaense.
Bandeira de Florianópolis
Florianópolis
Saiba mais sobre os aspectos geográficos de Florianópolis. Veja as principais informações relacionadas aos aspectos físicos e culturais da capital catarinense.
Bandeira de Goiânia
Goiânia
Saiba mais sobre a cidade de Goiânia e a história da construção da capital de Goiás. Veja também dados demográficos e econômicos sobre o território goianiense.
Rio Grande do Sul
Clique aqui e aprenda sobre a história do Rio Grande do Sul. Conheça seus aspectos econômicos, sociais, demográficos e naturais. Entenda também a economia do estado.
video icon
Sociologia
Movimentos Sociais no Enem: como esse tema é cobrado?
Movimentos sociais é um dos temas que recorrentemente estão nas provas do Enem. Veja exemplos de exercícios resolvidos para entender melhor como a prova cobra esses variados assuntos.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.