Whatsapp icon Whatsapp

Maceió

Maceió, conhecida como Caribe brasileiro, é a capital e a maior cidade do estado de Alagoas. É um dos principais centros do turismo de praia do litoral brasileiro.
Mapa de Alagoas, com destaque para a capital, Maceió.
Mapa de Alagoas, com destaque para a capital, Maceió.

Maceió é a capital do estado de Alagoas, divisão administrativa brasileira localizada na região nordestina. A cidade de Maceió possui uma geografia diversificada, marcada pela influência do oceano Atlântico e pela presença de várias formações de lagoas.

Historicamente sua fundação está vinculada à cultura canavieira da região assim como à importância do seu porto marítimo, utilizado desde a época da colonização brasileira. Na atualidade, a cidade possui cerca de um milhão de habitantes e é administrada por meio da lógica da divisão de poderes existente no Brasil.

A economia maceioense está ancorada na administração pública e no turismo. A extração de sal-gema também é uma atividade econômica importante. A infraestrutura urbana de Maceió é a mais desenvolvida do estado de Alagoas. Contudo, a urbanização acelerada da cidade e a ausência de políticas públicas culminaram no crescimento desordenado do município e na grande desigualdade social entre a população local. A cidade é muito rica culturalmente e artisticamente, com destaque para a produção de artesanatos, como a cerâmica e o bordado filé.

Leia também: Quais são as capitais dos estados do Brasil?

Dados gerais de Maceió

Localização

  • País: Brasil

  • Unidade federativa: Alagoas

  • Região intermediária: Maceió

  • Região imediata: Maceió

  • Região metropolitana: Maceió

  • Municípios limítrofes: Paripueira, São Luís do Quitunde, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Rio Largo, Satuba, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco.

Geografia

  • Área total: 509,552 quilômetros quadrados

  • População total: 1.012.382 habitantes

  • Densidade demográfica: 1.986,8 habitantes/quilômetro quadrado

  • Gentílico: maceioense

  • Clima: Tropical

  • Altitude: sete metros

  • Fuso horário: UTC -3

Histórico

  • Fundação: 5 de dezembro de 1815

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História de Maceió

A história de Maceió está diretamente vinculada ao processo de colonização do Brasil. A região Nordeste foi uma das porções territoriais de ocupação mais antigas por parte dos portugueses, razão pela qual a costa litorânea do oceano Atlântico, incluindo a cidade de Maceió, foi densamente ocupada.

No período da colonização, a região da atual cidade de Maceió foi um importante centro de exploração e comercialização de pau-brasil e, posteriormente, de cana-de-açúcar. A cultura açucareira, inclusive, está diretamente relacionada ao crescimento urbano da cidade de Maceió, uma vez que o município cresceu em razão da existência de um engenho produtor de açúcar e também do porto de Jaraguá, utilizado, desde a época da colonização, para o comércio de produtos primários.

A exportação de bens madeireiros e agrícolas fomentou o desenvolvimento da cidade, e tão logo Maceió se tornou o principal centro político e econômico de Alagoas. A fundação da cidade está vinculada ao ano de 1815, quando foi territorialmente separada do município vizinho de Marechal Deodoro.

As duas cidades, inclusive, disputaram o posto da então capital da capitania de Alagoas, a partir da sua separação da capitania de Pernambuco, sendo que a cidade de Maceió foi oficializada já como capital provincial de Alagoas em 1839. A capital alagoana, desde então, passou a concentrar ainda mais o poder político e econômico no estado, tornando-se uma das principais cidades nordestinas do Brasil.

Veja também: Quilombo dos Palmares – maior quilombo do Brasil, localizava-se na região de Alagoas

Geografia de Maceió

A geografia de Maceió é caracterizada pela influência da sua localização em uma faixa tropical do globo. Ela está localizada na porção oriental do estado de Alagoas, na região Nordeste do Brasil, sendo banhada pelo oceano Atlântico.

O clima de Maceió é tipicamente Tropical, marcado pelas altas temperaturas. O fenômeno da maritimidade, em razão da proximidade com o oceano, confere elevados níveis de umidade para a cidade. Já a vegetação é composta por formações litorâneas, manguezais e pequenas porções de florestas tropicais.

As principais praias de Maceió são Ponta Verde, Pajuçara, Sete Coqueiros e Jatiúca.

Vista aérea do lago Mundaú, em Maceió, Alagoas, Brasil.
A influência do oceano está presente nas formações de relevo e no clima da cidade de Maceió.

A cidade de Maceió está predominantemente situada em uma área de relevo plano, formada por planícies litorâneas, sendo marcada pela influência oceânica. A cidade conta com a lagoa do Mundaú, importante porção de água do estado, que está em contato com as águas oceânicas por meio da formação de vários canais, que correm em meio às ilhas constituídas pela deposição de sedimentos.

Essa formação conta com nove ilhas, sendo elas: Irineu, Almirante, Bora Bora, Fogo, Um Coqueiro Só, Santa Rita, Santa Marta, Cabras, e Andorinhas. Além da lagoa do Mundaú, a cidade possui lagoas menores, como Manguaba, Roteiro e Jequiá. Já o principal rio da cidade é o Paraíba do Meio.

Demografia de Maceió

A população de Maceió é composta por pouco mais de um milhão de habitantes. É a décima sétima cidade mais populosa do Brasil, sendo a quinta mais populosa da região Nordeste do país. A sua região metropolitana é uma das maiores concentrações populacionais do Nordeste.

A principal característica demográfica de Maceió é a sua elevada densidade demográfica, reconhecidamente uma das maiores entre as principais cidades do globo. A razão para tal se dá no grande volume populacional da cidade, que está situada em um pequeno território. Os motivos para a concentração populacional são de ordem política e econômica, uma vez que Maceió é o principal centro político e o município mais desenvolvido economicamente de Alagoas.

Em termos de formação populacional, a cidade de Maceió recebeu muitos imigrantes de origem portuguesa, além de população africana, trazida por meio do intenso tráfico de escravos na região durante o período de colonização do Brasil. A cidade já foi um dos principais centros de repulsão de emigrantes, em especial, para as cidades do Sudeste brasileiro. Entretanto, nas últimas décadas, tem vivenciado um processo de imigração de retorno assim como de migração da população do interior alagoano para a capital do estado.

Os indicadores demográficos de Maceió são considerados positivos, em especial, pelo aumento demográfico da população municipal assim como pela melhoria dos índices sociais da cidade. Contudo, a capital alagoana possui um Índice de Desenvolvimento Humano mediano, com problemas relacionados às questões de saúde e saneamento básico. Além disso, a sociedade maceioense apresenta uma grande desigualdade social, e o município é marcado pelos registros elevados de violência urbana.

Economia de Maceió

A cidade de Maceió é o principal centro econômico do estado de Alagoas. O setor terciário é o principal da cidade, em especial a administração pública, o comércio e o turismo. A cidade é um polo de serviços para a população alagoana. Além disso, é um dos principais centros do turismo de praia do litoral brasileiro.

O setor secundário também é importante. A cidade conta com indústrias de grande porte, principalmente nas áreas extrativista, química, alimentícia, açucareira e de álcool. Já o setor primário é caracterizado pelo cultivo de cana-de-açúcar e de espécies frutíferas, com destaque para o coco. No entanto, o município possui uma área rural muito pequena territorialmente. A exploração de sal-gema também é uma atividade primária importante da cidade.

Foto do Mirante São Gonçalo, com monumento “Eu amo Maceió”
O turismo é uma das principais atividades econômicas da cidade de Maceió.

Infraestrutura de Maceió

A cidade de Maceió possui a infraestrutura mais desenvolvida entre os municípios alagoanos. A sua estrutura urbana é dotada de uma rede de equipamentos de transporte e comunicação, com destaque para as redes de avenidas e os sistemas ferroviários e cicloviários. Os dois principais equipamentos de transporte da região da cidade de Maceió são o Porto de Jaraguá e o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.

A estrutura portuária local já era utilizada desde os tempos da colonização brasileira, sendo o principal centro de exportação do estado; já o aeroporto é o principal modal de chegada de turistas para a cidade, sendo um dos principais da região nordestina. A cidade concentra, ainda, os principais jornais e emissoras de televisão do estado de Alagoas. A infraestrutura turística também é muito desenvolvida, apesar de extremamente restrita aos visitantes.

Em termos de serviços, a cidade oferece uma ampla cobertura em áreas como saúde e educação, assim como no que toca ao acesso ao abastecimento de água e energia. Contudo, o município possui muitas áreas de ocupação urbana irregular, e, ainda, apresenta índices de saneamento urbano considerados insatisfatórios. Além disso, a cidade de Maceió sofreu um processo de urbanização muito rápido e desordenado, razão pela qual parte da população encontra dificuldade em termos de habitação e acesso aos serviços públicos.

A cidade apresenta grandes níveis de desigualdade social e também de violência urbana. Mesmo assim, concentra importantes equipamentos de cultura e educação, como universidades e centros de pesquisa. A cidade de Maceió está dividida em 50 bairros e oito regiões administrativas.

Veja também: Quais são as metrópoles brasileiras?

Governo de Maceió

O governo municipal da cidade de Maceió é dividido administrativamente conforme a composição dos Três Poderes. Dessa maneira, a figura do prefeito é a principal do Poder Executivo, assim como os vereadores representam a população por meio do Poder Legislativo. O Poder Judiciário é representado pelos órgãos de justiça municipais. A cidade de Maceió conta com 25 vereadores.

Cultura de Maceió

A cidade de Maceió é um dos principais centros culturais do Nordeste do Brasil. A diversidade populacional da região culminou na prática de diversas festividades e hábitos culturais, notadamente marcados pela influência africana e portuguesa. São as principais manifestações folclóricas típicas da cidade: o reisado, o coco alagoano e a Festa de Reis. A cidade conta, ainda, com vários equipamentos culturais, como museus, bibliotecas e cinemas, além de espaços para exposições e comércio de produtos típicos.

O artesanato local é muito conhecido pela confecção de cerâmicas e pelo bordado filé. Já a culinária é composta por alimentos como peixes, crustáceos, coco, caju e derivados da cana-de-açúcar. O futebol é o esporte mais praticado e admirado pelos maceioenses. A cidade é marcada pela rivalidade esportiva, sendo sede de dois dos principais clubes do futebol nordestino, o CSA e o CRB.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Alagoas
Clique e veja as características físicas e geográficas de Alagoas e entenda também os fatores históricos, políticos, territoriais e econômicos desse estado.
Brasília
Conheça as principais características naturais e humanas da capital do Brasil. Saiba mais sobre a cidade brasileira que é Patrimônio Cultural da Humanidade.
Capitais do Brasil
Quais são as capitais mais ricas do Brasil? E as mais populosas? Conheça as capitais dos estados e leia a história dos municípios que foram sede do governo federal.
Cidade de São Paulo
Clique aqui e saiba mais sobre a cidade de São Paulo. Conheça seus principais aspectos geográficos, economia, população e um pouco da cultura da capital paulista.
Bandeira de João Pessoa.
João Pessoa
Saiba mais sobre a fundação de João Pessoa. Conheça o significado do nome da cidade. Veja aspectos relacionados à geografia física e humana da capital paraibana.
Região Nordeste
Clique aqui e veja detalhes da geografia do Nordeste, seus aspectos econômicos, produção, agricultura, pecuária e turismo. Saiba também a história do Nordeste.
video icon
Português
Argumento por confronto | Tipos de argumento para redação
O argumento por confronto é muito utilizado em debates e em discussões públicas. Contudo, ele também pode ser bem aproveitado em um texto que expresse ponto de vista. Nesta aula, o profº. Guga mostra o que é, como fazer e quando usar esse argumento.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.