Whatsapp icon Whatsapp

Paraguai

Paraguai, um dos menores países da América do Sul, é propício ao desenvolvimento de atividades agropecuárias, como a produção de soja e carne.
Bandeira do Paraguai.
Bandeira do Paraguai.

O Paraguai, um pequeno país da América do Sul, tem como marca o relevo plano e a densa hidrografia. Foi colonizado por espanhóis e se envolveu em diversos conflitos com os países vizinhos. A cultura paraguaia tem forte influência indígena, e a população local possui dois idiomas oficiais, o espanhol e o guarani. A economia do Paraguai está concentrada na produção de bens agropecuários, sendo esse país um grande produtor e exportador de energia elétrica.

Leia também: Países subdesenvolvidos — nações pouco industrializadas e com muitas vulnerabilidades sociais

Resumo sobre o Paraguai

  • É um atinga colônia da Espanha que alcançou sua independência em 1811, formando uma das repúblicas da América do Sul.

  • A Guerra do Paraguai e a Guerra do Chaco foram dois conflitos militares sul-americanos que aconteceram no território.

  • Sua geografia é caracterizada pelas vastas áreas de relevo plano favoráveis ao desenvolvimento de atividades agropecuárias.

  • Possui na sua composição populacional muitos residentes estrangeiros, inclusive brasileiros, os chamados “brasiguaios”.

  • A produção de energia elétrica é muito grande no país, que é um grande produtor e exportador de energia produzida por meio da água.

  • Sua cultura tem como marco a manutenção da influência indígena no país, como por meio da adoção oficial da língua guarani no país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais do Paraguai

  • Nome oficial: República do Paraguai

  • Gentílico: paraguaio

  • Extensão territorial: 406.752 quilômetros quadrados

  • Localização: América do Sul

  • Capital: Assunção

  • Clima: subtropical

  • Governo: república presidencialista

  • Idioma: espanhol e guarani

  • Religiões: 97% (cristianismo), 1% (ateísmo), 2% (outras)

  • População: 7.133.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 15 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,728 (elevado)

  • Moeda: Guarani

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 35,3 bilhões

  • PIB per capita: US$ 4949

  • Gini: 45%

  • Fuso horário: UTC–4

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • Organização dos Estados Americanos (OEA);

    • Mercado Comum do Sul (Mercosul).

  • Divisão administrativa: 17 departamentos e um Distrito Capital. Os departamentos paraguaios são:

Alto Paraguay

Cordillera

Alto Paraná

Guairá

Amambay

Itapúa

Boquerón

Misiones

Caaguazú

Ñeembucú

Caazapá

Paraguarí

Canindeyú

Presidente Hayes

Central

San Pedro

Concepción

 

Mapa do Paraguai

Mapa do Paraguai

História do Paraguai

O Paraguai é um ex-colônia espanhola, colonizado com outras nações sul-americanas, no contexto das Grandes Navegações. A colônia foi administrada com outras colônias espanholas na região, como Peru e Argentina. A independência do Paraguai ocorreu somente em 1811.

Após a independência, o Paraguai viveu um período de isolacionismo político marcado por governos militares. O país enfrentou uma guerra, conhecida como Guerra do Paraguai (1865-1870), contra Argentina, Brasil e Uruguai. O conflito bélico resultou em grandes perdas econômicas e humanas para o Paraguai. Ademais, já entre 1932 e 1935, o país enfrentou uma disputa territorial contra a Bolívia, conhecida como Guerra do Chaco.

Após os distúrbios externos de elevado grau bélico, o Paraguai ainda passou por grandes complicações políticas internas marcadas pela sucessão de governos ditatoriais. A redemocratização, já no final do século XX, marcou uma reestruturação da economia local e, por consequência, um crescimento do país.

  • Videoaula sobre a Guerra do Paraguai

Etimologia do Paraguai

O nome do país, Paraguai, é uma referência ao rio de mesmo nome. O rio Paraguai é o principal do país e seu nome tem origem indígena, cujo significado é “água que vem do mar”. Assim, o nome do rio, e consequentemente do país, é um indicativo da abundância local de água. O mar em questão seria uma referência ao bioma Pantanal.

Geografia do Paraguai

O Paraguai é um pequeno país encravado no centro-sul da América do Sul. O território paraguaio faz fronteira com Argentina, Brasil e Bolívia. O país não possui saída para o mar.

Sua geografia, em razão do seu pequeno território, é bastante homogênea. Seu relevo é predominantemente plano, sendo muito favorável ao desenvolvimento de atividades agropecuárias. Já o clima é o subtropical úmido, com forte influência da continentalidade.

A vegetação do Paraguai varia entre campos subtropicais e formações alagadiças, sendo estas últimas típicas do Pantanal. O Paraguai possui uma ampla disponibilidade de reservas de água doce. Seus principais rios são o Paraguai e o Paraná.

Leia também: Bacia Platina — bacia hidrográfica da qual o rio Paraguai faz parte

Demografia do Paraguai

O Paraguai é um país pouco populoso, com cerca de sete milhões de habitantes, e também pouco povoado, com cerca de 15 habitantes por quilômetro quadrado. A maior parte da sua população está concentrada da região metropolitana da capital nacional. As maiores cidades em população são Assunção, Ciudad del Este, San Lorenzo e Lambaré.

Em termos demográficos, o Paraguai tem registrado um crescimento constante da sua população em conjunto com a melhora de indicadores sociais, como o aumento da expectativa de vida. O país possui uma significativa população de origem estrangeira, inclusive brasileira, sendo esta chamada de “brasiguaia”.

Economia do Paraguai

O Paraguai é um grande produtor de bens agropecuários. A produção de energia, especialmente a hidráulica, também é muito importante para a economia paraguaia. Há no país uma forte produção de grãos, como soja e milho; além da criação de gado de corte.

A indústria do país está centrada no beneficiamento de bens primários, como fábricas de alimentos, bebidas, produtos minerais, materiais construtivos, entre outros. O setor terciário é muito forte no país, especialmente por meio do comércio local e da exportação de bens primários. O Paraguai possui diversos incentivos fiscais, princialmente focados na redução de impostos, o que possibilita o desenvolvimento de um amplo comércio de bens de consumo.

Infraestrutura do Paraguai

Vista da Usina de Itaipu
A Usina Binacional de Itaipu é uma das maiores do mundo.

O Paraguai tem uma infraestrutura bem desenvolvida, notadamente atrelada ao desenvolvimento das atividades produtivas, especialmente centradas no setor primário. Portanto, o país possui grandes estruturas em termos de transporte, como rodoviais, ferrovias e hidrovias, além de forte capacidade de armazenagem de grãos e demais alimentos.

O Paraguai também é uma potência da produção de energia elétrica, especialmente por meio de hidrelétricas, sendo um importante exportador de energia sul-americano. O país possui redes de serviços públicos consideradas satisfatórias para a população, mas com certa dificuldade de abrangência espacial, especialmente no interior. Os índices de violência no Paraguai também são considerados elevados.

Leia também: Mercosul — bloco econômico sul-americano do qual o Paraguai faz parte

Governo do Paraguai

O Paraguai é uma república presidencialista, logo, o poder está centrado na mãos do presidente, que governa em conjunto com os outros poderes, Legislativo e Judiciário. Os representantes do Executivo e do Legislativo são escolhidos por meio do voto direto da população para um período de cinco anos.

O sistema político paraguaio envolve a existência de diversos partidos políticos que disputam as eleições locais. No caso específico do Legislativo nacional, há o Senado e a Câmara dos Deputados. O Paraguai é considerado um país com pouca abertura política e econômica. O país é bastante conservador e possui poucas legislações de atendimento ao respeito das liberdades individuais da sua população.

Cultura do Paraguai

A cultura do Paraguai tem como marco mais importante a influência indígena, que, ao contrário da maioria das nações americanas, ainda é bastante presente no cotidiano do país. A língua guarani é um exemplo de resistência da cultura indígena no âmbito local. Já a religião tem uma forte base europeia, assim como costumes culturais diversos, como a música e o cinema.

O Paraguai é um importante polo de artesanato indígena e possui diversos equipamentos de conservação da cultura local, como os museus nacionais do país. As danças típicas locais são a polca e a galopa. A culinária paraguaia tem como base o consumo de carnes e grãos diversos. O futebol é o esporte mais admirado do país.

Curiosidades do Paraguai

  • O chá-mate, conhecido no Paraguai como tererê, é a bebida nacional do país. Ele é consumido frio pelos paraguaios.

  • A chipa, o bori bori e a sopa paraguaia são nomes dos pratos típicos amplamente consumidos no Paraguai.

  • O Paraguai possui diversas ruínas históricas de cidades construídas durante a colonização do país por meio das missões jesuíticas.

  • A Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo, é binacional, uma vez que pertence ao Brasil e ao Paraguai.

  • O Paraguai é um importante centro de compras da América do Sul e atrai muitos brasileiros em razão dos preços baixos das mercadorias. 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

As ruínas da cidade inca de Machu Picchu é um dos símbolos da América do Sul.
América do Sul
Saiba quais são as principais características geográficas da América do Sul. Veja dados sobre a demografia, a economia e a infraestrutura dos países sul-americanos.
Bandeira da Argentina.
Argentina
Saiba quais são as principais características geográficas da Argentina. Veja dados sobre a demografia, a economia e a cultura dessa importante nação sul-americana.
Bacia Platina
Clique e veja como se forma a Bacia Hidrográfica Platina. Entenda sua importância econômica, quais os rios que a formam e as suas características gerais.
Brasil
Aprenda mais sobre o Brasil. Conheça mais sobre seus aspectos geográficos, como vegetação, relevo, clima. Relembre quais são os seus estados e regiões.
Mercosul
Clique para saber o que é o Mercosul. Entenda seu funcionamento, como os países atuam nesse bloco e os objetivos dessa integração.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas