Whatsapp icon Whatsapp

Tonga

Tonga é país insular paradisíaco localizado na Oceania. É formado por cerca de 170 ilhas cercadas pelas águas do oceano Pacífico, com clima tipicamente tropical.
Bandeira de Tonga.
Bandeira de Tonga.

Tonga é um pequeno país insular formado por um conjunto de ilhas e localizado na Oceania. A história local está atrelada ao povoamento dos polinésios nas ilhas do Pacífico. O país tem fortes laços com o Reino Unido, que dominou política e economicamente a ilha, até meados do século XX.

A geografia local é marcada por clima e vegetação tropicais. A população tonganesa é predominantemente jovem. O país tem uma economia baseada no setor primário e um promissor setor de turismo. Os habitantes tonganeses são governados por uma monarquia constitucional. O país possui uma forte cultura tradicional, com destaque para as danças típicas locais.

Leia também: Quais países fazem parte da Oceania?

Resumo sobre Tonga

  • O Reino de Tonga é habitado há milhares de anos, sendo considerado uma das monarquias mais antigas de todo o mundo.
  • O país adquiriu a independência do Reino Unido no ano de 1970, e hoje é uma monarquia constitucional.
  • Seu território é formado por cerca de 170 ilhas, dispostas na porção sul do oceano Pacífico.
  • Sua população é formada por cerca de 100 mil habitantes, sendo marcada por ser muito jovem e pelas altas taxas de emigração.
  • Sua economia está baseada no setor primário; são destaques dela a produção de coco, mandioca, baunilha e banana.
  • Sua principal prática cultural é a dança lakalaka, a dança nacional do país.
  • Suas ilhas foram duramente atingidas por um tsunami originado da erupção de um vulcão submarino em 2022.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais de Tonga

  • Nome oficial: Reino de Tonga
  • Gentílico: tonganês
  • Extensão territorial: 747 quilômetros quadrados
  • Localização: Oceania
  • Capital: Nucualofa
  • Clima: tropical
  • Governo: monarquia constitucional
  • Idioma: tonganês e inglês
  • Religiões: 89% (cristianismo), 11% (outras)
  • População: 105.697 habitantes
  • Densidade demográfica: 162 habitantes/quilômetro quadrado
  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,725 (elevado)
  • Moeda: Pa'anga
  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 512,4 bilhões
  • PIB per capita: US$ 4903
  • Gini: 37,6%
  • Fuso horário: UTC+13
  • Relações exteriores:
    • Organização das Nações Unidas (ONU);
    • Secretariado da Comunidade do Pacífico;
    • Comunidade das Nações.
  • Divisão administrativa: cinco distritos administrativos, sendo eles:

ʻEua

Tongatapu

Ha'apai

Vava'u

Niuas

 

Mapa de Tonga

Mapa de Tonga

História de Tonga

As ilhas de Tonga foram habitadas por diferentes etnias polinésias ao longo do tempo. Os nativos locais, que povoam a região há, pelo menos, três mil anos, fundaram um reino insular baseado em tradições tribais. O Reino de Tonga é considerado inclusive uma das monarquias mais antigas de todo o mundo. O país viveu muitos anos isolado por meio do desenvolvimento de atividades como a coleta de frutos e a caça de animais marinhos.

Em períodos mais recentes, Tonga foi dominada pelo Império Britânico. Os dominadores britânicos tinham grande interesse na localização geográfica estratégica das ilhas. A independência de Tonga do Reino Unido ocorreu de forma pacífica somente em 1970. Tão logo, foram instituídas reformas políticas e econômicas no país. O Reino Unido ainda é um grande parceiro diplomático de Tonga.

Etimologia de Tonga

Há algumas versões para o nome do Reino de Tonga. A versão mais aceita em âmbito internacional o relaciona com a direção sul, conforme idiomas tradicionais polinésios, indicando assim a posição do referido país no oceano Pacífico. A versão local do termo defende que ele significa “jardim” em línguas nativas.

Geografia de Tonga

O Reino de Tonga é um país insular, ou seja, formado por um conjunto de ilhas, cerca de 170, localizadas na porção meridional do oceano Pacífico, na região da Polinésia, no continente Oceania. Somente 40 ilhas são habitadas, devido a questões geográficas. Em Tonga, muitas ilhas são formadas por vulcões, recifes e atóis.

Os aspectos geográficos de Tonga são tipicamente tropicais, com destaque para o clima e a vegetação, marcados pelas altas temperaturas, pelo grande volume de chuvas e pela presença de grande biodiversidade vegetal. As florestas tropicais e os mangues são a vegetação típica local. O país conta com poucas reservas de água doce.

Leia também: Por que vulcões entram em erupção?

Demografia de Tonga

A população de Tonga é formada por cerca de 100 mil habitantes. As ilhas locais são densamente povoadas em razão do diminuto território do país. A maior ilha em população é Tongatapu. Em termos demográficos, Tonga apresenta uma população predominantemente jovem, com indicadores constantes de crescimento vegetativo.

No entanto, o país possui um grande movimento de emigração, especialmente para países mais desenvolvidos da Oceania. A maior parte da população de Tonga mora em áreas rurais, muitas vezes isoladas, com indicadores sociais considerados insatisfatórios.

Economia de Tonga

A economia de Tonga é pouco desenvolvida. O país, devido às limitações geográficas e políticas, tem pouco destaque na economia regional. Portanto, há o predomínio de atividades locais de agricultura e pesca.

Há em Tonga cultivos importantes de coco, mandioca, baunilha e banana, além de pesca e coleta de peixes de água salgada e frutos do mar. O setor secundário é praticamente inexistente no país, enquanto a principal atividade terciária é o turismo.

Infraestrutura de Tonga

As características geográficas e econômicas de Tonga dificultam a implementação de infraestruturas básicas no país. A maior parte da rede rodoviária local não é asfaltada e o país não dispõe de ferrovias. Ademais, há apenas um aeroporto de grande porte, o Aeroporto Internacional de Fuaʻamotu, e um porto de maior capacidade de recebimento de produtos, o Porto Marítimo de Nucualofa.

A maior parte da população do país não dispõe de serviços básicos como acesso à água tratada e coleta de esgoto. O abastecimento de energia é bastante intermitente. Em Tonga ainda é comum o uso de lenha como fonte de energia. As comunicações no país são instáveis e enfrentam problemas de acesso e constância.

Leia também: Os 10 países mais pobres do mundo

Governo de Tonga

A estrutura governamental de Tonga é baseada em uma monarquia constitucional. Há a figura do rei, o chefe máximo do país, mas que atua com o primeiro-ministro, escolhido pelo rei. Aliás, todo o poder executivo local tem forte influência da família real na escolha dos seus representantes. Já os poderes judiciário e legislativo têm maior autonomia e independência. A participação popular por meio do voto ocorre por meio da escolha de parte dos representantes do legislativo.

Palácio Real de Tonga
O Palácio Real de Tonga é a residência oficial do rei do país.

Cultura de Tonga

A cultura de Tonga está diretamente ligada às práticas empreendidas pelos polinésios, povos insulares que habitam parte das ilhas localizadas no Pacífico Sul. O isolamento geográfico do país ao longo dos anos contribuiu para a formação de diversas tradições culturais bastante particulares. O uso de um idioma próprio e adoção de uma monarquia local são exemplos desse processo.

Tonga não esteve imune à influência dos colonizadores, com destaque para a religião. A principal prática cultural do país é a dança lakalaka. Na culinária, há o consumo de diversos alimentos tropicais, como coco, banana e taioba. Já em relação ao esporte, há a predominância da prática do rugby.

Curiosidades de Tonga

  • A obesidade é uma epidemia em Tonga. A maior parte da população do país é considerada obesa, e há um número considerável de indivíduos diabéticos.
  • Suas ilhas exibem belas paisagens favoráveis à prática de esportes náuticos, como o surfe e o kitesurfe.
  • No país há um grande jardim botânico, o Ene’io Botanical Gardens, com mais de 500 espécies de plantas diversas.
  • O reino ficou famoso mundialmente nas Olimpíadas de Verão do Rio de Janeiro (2016), quando o atleta local Pia Taufatofua desfilou com o corpo besuntado com óleo na abertura do evento.
  • O ano de 2022 marcou o país com uma de suas maiores tragédias, pois ele foi atingido por um tsunami resultado da erupção do vulcão submarino Hunga-Tonga-Hunga-Ha'apai. Houve o registro de grandes prejuízos econômicos e perdas de vidas humanas.
Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Oceania
Seção destinada aos diversos temas e aspectos referentes à Oceania, o menor continente do planeta.
Oceano Pacífico
Saiba mais sobre o Oceano Pacífico, o maior e mais profundo oceano do planeta. Confira suas características, ilhas, curiosidades e mais!
Países da Oceania
Descubra quais são os países da Oceania. Veja a lista de países e suas respectivas capitais. Saiba quais são as regiões da Oceania e as suas maiores economias.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.