Amazonas

O estado do Amazonas pertence à região Norte do Brasil, sendo o maior em território, com uma população de 4,2 milhões de habitantes. Tem na sua capital, Manaus, a principal cidade e aglomeração urbana do estado. O estado apresenta dinâmica econômica voltada aos setores secundário e terciário, com destaque para os serviços e a indústria, que somam juntos mais de 80% do seu PIB.

Com uma geografia rica, diversa e dinâmica, o estado conta com a maior rede hidrográfica do país, clima tropical úmido, maior área de Floresta Amazônica preservada, regime de chuvas o ano todo, e ampla área de relevo fluvial, fator esse que favorece a navegação como meio de transporte e distribuição, principal infraestrutura de transporte do país.

Leia também: Queimadas na Amazônia – processo que está destruindo essa rica biodiversidade

História do Amazonas

A descoberta da região da Amazônia, hoje correspondente aos estados do Pará e Amazonas, é de responsabilidade do espanhol Francisco de Orelhana. O viajante do século XVI descreveu as paisagens vistas e disse também ter encontrado mulheres amazonas guerreiras, uma história cheia de fantasias, mitos e folclores. Após esse evento, a região ficou esquecida na história brasileira, sendo somente por volta de 1637 relembrada pelos frades Domingos de Brieba e André Toledo, que realizaram uma expedição ao rio Amazonas e despertaram o interesse dos capitães portugueses na região.

Em 1669, Manaus teve sua origem situada à margem direita do rio Negro, o pequeno arraial foi formado em torno da Fortaleza de São José do Rio Negro, criada para guarnecer a região de possíveis investidas dos inimigos. Nesse mesmo ano, foi erguido o Forte de São João da Barra do Rio Negro, que ficava a três léguas da foz do rio. Durante 114 anos, funcionou como defesa da região.

No ano de 1833, o arraial tornou-se vila, ganhando o nome de Manaós, em homenagem a uma tribo que se recusava a ser dominada pelos portugueses e a tornar-se mão de obra escrava na época. Somente em 1848, Manaus recebeu o título de cidade e o governo federal reconheceu o estado do Amazonas. O apogeu e o reconhecimento do estado do Amazonas e de suas cidades vêm no ano de 1900, com o látex. Por anos, o estado e a cidade foram ricos e conhecidos no Brasil inteiro com essa atividade econômica, durante o ciclo da borracha.

Dados gerais do estado do Amazonas

Manaus, capital do Amazonas. [1]
Manaus, capital do Amazonas. [1]
  • Região: Norte

  • Capital: Manaus

  • Governo: Wilson Miranda de Lima (2019-2022)

  • Área territorial: 1.559.167.889 Km² (IBGE, 2019)

  • População: 4.207.714 (estimativa IBGE, 2020)

  • Densidade demográfica: 2,23 hab./km² (IBGE, 2010)

  • Fuso: UTC - 4

  • Clima: equatorial

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Geografia do estado do Amazonas

O estado do Amazonas é o maior em extensão territorial do Brasil, possui sua população em torno de 4,2 milhões de habitantes e uma densidade demográfica baixa, 2,23 Hab/km², segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado está situado no extremo noroeste do país, fazendo fronteira com cinco estados brasileiros e três repúblicas sul-americanas:

O clima do Amazonas é o equatorial úmido, o estado conta com temperaturas elevadas o ano todo e regime de chuvas constantes, com estação quente e úmida, precipitações médias de 2500 mm ao ano, e temperatura entre 25 ºC e 28 ºC.

A vegetação da região é de Floresta Amazônia, que faz parte das florestas equatoriais, e possui algumas características fitofisionômicas (fisionomia ou forma da floresta) próprias. A floresta tem presença de igapó, mata de várzea e terra firme. A mata de igapó ocorre nas áreas mais baixas do relevo da floresta, sendo áreas alagadas na maior parte do tempo; a mata de várzea está um pouco mais elevada em relação ao igapó, porém sofre inundações em algumas épocas do ano; já as terras firmes são as áreas da floresta que não sofrem inundações.

Matas de igapó são alagadas na maior parte do ano.
Matas de igapó são alagadas na maior parte do ano.

A hidrografia da região é baseada na presença da bacia hidrográfica do rio Amazonas, que tem o Amazonas como principal manancial de água da região e diversos afluentes importantes, como os rios Madeira, Branco, Tapajós, entre outros. A bacia do Amazonas é a maior bacia hidrográfica do mundo e possui uma vazão de mais 209.000 m³/s.

O relevo do Amazonas é quase todo formado por áreas de planícies fluviais, com altitudes médias de 100 metros. Há também a presença de planaltos no norte do estado, com o planalto das Guianas, onde se encontra o pico mais elevado do Brasil, o pico da Neblina, com altitude máxima de 3.996 metros. Esse planalto sofre com o processo de erosão do vento e da água da chuva, fatores que contribuem para seu desgaste.

Veja também: Domínio morfoclimático da Amazônia – características e importância

Mapa do Amazonas

Amazonas
Amazonas

Demografia do Amazonas

A população do estado do Amazonas é de 4.207.715 milhões de habitantes, com área territorial de 1.559.167,889 Km², o estado apresenta a menor densidade demográfica do país, com 2,23 hab./km². Sua população está concentrada na região metropolitana de Manaus (RMM), que conta com 13 municípios.

A população da região é de aproximadamente 2,7 milhões de habitantes, equivalente a 64% da população do estado. Os municípios que formam a RMM são:

  • Autazes

  • Careiro

  • Careiro da Várzea

  • Iranduba

  • Itacoatiara

  • Itapiranga

  • Manacapuru

  • Manaquiri

  • Manaus

  • Novo Airão

  • Presidente Figueiredo

  • Rio Preto da Eva

  • Silves

Outras cidades importantes para o Amazonas e sua dinâmica populacional e econômica são:

  • Parintins

  • Coari

  • Tabatinga

  • Maués

  • Tefé

  • Manicoré

  • Humaitá

O IBGE também identificou 65 grupos indígenas no estado, que detém a maior população de índios do país, no total de 168.680, de acordo com o Censo 2010.

Acesse também: Quais são os tipos de crescimento populacional?

Divisão geográfica do Amazonas

A divisão geográfica do estado do Amazonas é macro, ou seja, o estado apresenta macrorregiões administrativas reconhecidas pelo governo estadual e IBGE. Essa divisão dá-se com as regiões norte, central, sul e sudoeste. Observe o mapa:

A divisão geográfica do Amazonas ocorre com base em macrorregiões.
A divisão geográfica do Amazonas ocorre com base em macrorregiões.

Economia do Amazonas

Os setores de serviço e de indústria são os mais fortes do estado. Os serviços correspondem a 51,92% do PIB, representado força no comércio varejista, principalmente na região metropolitana de Manaus e em cidades com maiores populações. A indústria representa 29,53% da participação do PIB do estado, com o polo industrial de Manaus, que concentra mais de 600 indústrias de diversos setores, com destaque para as indústrias de

  • eletrodomésticos;

  • eletrônicos;

  • automóveis;

  • bebidas;

  • máquinas;

  • equipamentos.

A atividade agropecuária representou um avanço no estado, hoje representa cerca 8% de seu PIB, com destaque para a expansão de lavouras, como de arroz, laranja, milho e mandioca — principais produtos. O rebanho mais expressivo é o bovino, com pouco mais de 1.5 milhões de cabeças de gado e 81 mil cabeças de bubalinos, sendo o segundo maior do Brasil, atrás apenas do Pará.

Das demais atividades ligadas a essa composição do PIB amazonense, cerca de 10,5%, são relativos ao extrativismo vegetal — com exploração de madeira, látex, açaí, castanha-do-pará e frutos da Amazônia —, à bioindústria e ao turismo — principalmente o ecológico, ligado à Floresta Amazônica e ao rio Amazonas e seus afluentes.

Governo do Amazonas

Assim como no restante do Brasil, o governo do estado do Amazonas possui estruturação em uma democracia e três poderes — Legislativo, Executivo e Judiciário.

O poder Legislativo é formado pelos deputados estaduais, que são eleitos democraticamente, em eleições de quatro em quatro anos. Hoje, o estado do Amazonas conta com 24 deputados estaduais. A função central do Legislativo é criar, aprovar e aprimorar leis estaduais, que visam a melhorias sociais, políticas e econômicas ao estado e sua sociedade.

O Judiciário tem função central de legislar sobre as leis, no que tange a sua aplicação e cumprimento. A casa visa pelos direitos e deveres de todos os integrantes do estado, em quaisquer esferas. Atualmente o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas é a instância superior nos aspectos legais dos municípios amazonenses e estado.

Já o Executivo é liderado pelo governador do estado Wilson Miranda Lima, eleito em 2019, tendo seu mandato por quatro anos, terminando-o em 2022. As eleições para governar também ocorrem de quatro em quatro anos, sendo realizadas de forma democrática. O papel do executivo é aplicar as leis, criar projetos, executar as deliberações realizadas pelo Legislativo, e governar de maneira que atenda as demandas sociais.

Infraestrutura do Amazonas

A infraestrutura amazonense é pouco desenvolvida, contando com poucos objetos técnicos no estado. O transporte hidroviário é comum e de maior relevância. São cinco terminais hidroviários:

  • Terminal de Boca do Acre

  • Terminal de Itacoatiara

  • Porto de Manaus

  • Porto de Parintins

  • Terminal de Humaitá

Esse fator favorece a distribuição e o transporte de pessoas por esse meio. Ocorre na região distribuição industrial, via rede fluvial, para Belém – PA.

O setor aeroviário tem destaque para os aeroportos internacionais de Manaus (maior do Estado) e de Tabatinga. Além desses dois, destacam-se os aeroportos regionais de Coari e Parintins.

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (Manaus) é o maior da região Norte do Brasil e o terceiro do país em movimentação de carga, atrás apenas do Aeroporto de Guarulhos e do Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas-SP).

As rodovias mais importantes do estado estão nos arredores de Manaus, e são poucas, considerando-se que o meio de transporte mais comum é o hidroviário. São elas a BR 174 (Manaus a Boa Vista – AC) e BR 319 (Manaus a Porto Velho – RO), com destaque também para a BR 230 (Transamazônica) e a BR 317 (Manaus ao Acre). As rodovias estaduais de destaque são as AM-010, AM-070, AM-174 e AM-254.

Leia também: Rodoviarismo no Brasil – política predominante no modal de transportes brasileiro

Cultura do Amazonas

A cultura amazonense divide-se entre suas raízes indígenas e traços da colonização europeia. O estado conta, desde 1918, com a Academia Amazonense de Letras, que fortalece suas riquezas culturais. Na capital, destaca-se o Teatro Amazonas, considerado patrimônio cultural e arquitetônico da região, tombado em 1966.

Alguns eventos ganham destaque na região, como:

  • Festival Breves Cenas de Teatro

  • Festival Amazonas de Ópera

  • Festival Amazonas de Jazz

  • Festival de Teatro da Amazônia

  • Amazonas Film Festival

Na cultura popular, o Festival Folclórico de Parintins é visto e conhecido por todo Brasil. Tido como um ótimo carnaval fora de época, o festival atrai diversos turistas para o Amazonas todos os anos.

A culinária amazonense é diversificada, rica e traz consigo diversos sabores da Amazônia, com frutos e delicias típicas da região. Destaque para:

  • açaí

  • cupuaçu

  • castanha-do-pará ou castanha-da-amazônia

  • guaraná

  • buriti

  • tucumã

  • pupunha

  • graviola

Esses frutos são usados para fazer sucos, cremes, sorvetes e também na produção industrial de cosméticos.

Crédito da imagem

[1] Shawn Eastman Photography / Shutterstock.com

Publicado por Gustavo Henrique Mendonça

Artigos Relacionados

Acre
Saiba mais sobre o Acre. Leia sobre a sua história e veja de que forma é composta a cultura da região. Conheça os principais aspectos geográficos do estado.
Amapá
Saiba mais sobre o estado do Amapá, localizado no extremo Norte do Brasil. Conheça aspectos naturais do território, leia sobre sua economia, história e cultura.
O bioma Amazônia é o maior do Brasil e considerado a área de maior biodiversidade do planeta.
Amazônia
Aprenda mais sobre a Amazônia. Veja suas principais características quanto à vegetação, fauna, flora, hidrografia e ao clima. Saiba a respeito do seu desmatamento.
Rio Amazonas, o principal da Bacia Amazônica.
Bacia Amazônica
A Bacia Amazônica é de imensa importância para o Brasil e para o mundo. Confira!
Localização do complexo regional amazônico
Complexo regional da Amazônia
As características geográficas do Complexo Regional da Amazônia.
Aparentemente a floresta Amazônica é homogênea.
Floresta Amazônica
Floresta Amazônica, O que é a floresta Amazônica, Onde está localizada a floresta Amazônica na América do Sul, As características climáticas da floresta Amazônica, As classificações da floresta Amazônica.
O Teatro Amazonas é um equipamento cultural de Manaus que foi construído durante o Ciclo da Borracha. [1]
Manaus
Conheças os principais aspectos geográficos de Manaus e saiba mais sobre a Zona Franca de Manaus. Veja também dados sobre o território e a população desse município.
Pescadores no meio do rio Amazonas.
O Rio Amazonas
Você sabia que o rio Amazonas é o maior rio do mundo? Confira aqui!
Pará
Conheça as principais características do estado do Pará. Saiba mais sobre o povoamento histórico do estado, seus aspectos demográficos e sua dinâmica econômica.
Região Norte
Clique para saber mais sobre a Região Norte. Conheça os estados dessa região e suas características geográficas mais importantes.
Rondônia
Conheça as principais características de Rondônia. Saiba mais sobre os aspectos culturais desse estado, assim como a sua ligação com a Floresta Amazônica.
Roraima
Saiba mais sobre os aspectos geográficos de Roraima. Veja quais são as características históricas, demográficas e econômicas do estado menos populoso do Brasil.
A cidade de Manaus teve um grande crescimento após a criação da Zona Franca
Zona Franca de Manaus
Entenda o que é a Zona Franca de Manaus, os tipos de indústria que ela abriga e alguns dos seus aspectos históricos e gerais.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?